Logo Passei Direto
Buscar

Gestão de Serviços e Obras Públicas

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Lei 8.987/95 determina que toda concessão ou permissão de serviços públicos pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos cidadãos usuários, conforme estabelecido na própria Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato administrativo.
Avalie as asserções a seguir: I. As concessões de serviços públicos ocorrem por meio de contratos administrativos, precedidos de licitação na modalidade concorrência, como regra, com a realização de grandes investimentos por parte do concessionário. II. A permissão de serviços públicos é ato administrativo unilateral e precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, como regra, utilizado para menores investimentos. III. Odete Medauar entende que “a concessão destinar-se-ia a serviços de longa duração, inclusive para proporcionar retorno de altos investimentos da concessionária; a permissão supõe média ou curta duração” (MEDAUAR, 2015, p. 390). Assinale a alternativa correta:

O fundamento do poder de polícia é o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular, Di Pietro (2017) informa que no conceito moderno o poder de polícia “é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.” O interesse público refere-se à vida, saúde, segurança, moral, meio ambiente, propriedade entre outros.
Assinale a alternativa correta:
I. Segurança pública; Ordem pública; Tranquilidade pública; e, Trânsito.
II. Higiene e saúde pública; Estéticos e artísticos; Históricos e paisagísticos; e, Riquezas naturais.
III. Moralidade pública; Economia popular; Pesos e medidas para defesa da economia popular.
IV. Proteção da fauna terrestre e aquática e da ora; Polícia de divertimento público, garantindo que valores sociais sejam garantidos em espetáculos culturais como cinema e teatro.
V. Sanitária e de medicamentos; Polícia de atmosfera e das águas; e, de edificações.

O art. 37 da Constituição Federal estabelece cinco princípios explícitos que guiarão a atuação da Administração Pública Direta e Indireta. Esses princípios são tão importantes que são reiterados no art. 5º da Lei 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).
Analise os itens abaixo e identifique quais apresentam apenas princípios explícitos constantes no art. 37 da Constituição Federal e no art. 5º da Lei de Licitações e Contratos Administrativos:
I. Legalidade
II. Contraditório e Ampla Defesa
III. Motivação
IV. Impessoalidade
V. Eficiência

Segundo (DI PIETRO, 2009), nos termos da Constituição de 1988, o Estado tem várias atribuições, inclusive de prestação de serviços públicos exclusivos e não exclusivos, a exploração direta de atividades econômicas, exercício do Poder de Polícia e fomento. O fomento realizado pelo Estado, junto à iniciativa privada, das atividades consideradas de interesse da coletividade, de interesse público, é uma ação com várias denominações.
Avalie as afirmacoes referentes a denominações do fomento realizado pelo Estado.
I. Considera-se fomento econômico os auxílios, subvenções, financiamentos, isenções fiscais, desapropriações por interesse social.
II. Considera-se fomento honorífico os privilégios próprios do Poder Público.
III. Considera-se fomento jurídico os prêmios, recompensas, títulos, menções honrosas.

Sobre serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA:
1. Um dos princípios do serviço público é o princípio da adaptabilidade, pois deve haver atualização e modernização, dentro das possibilidades econômicas do Poder Público.
2. O princípio da supremacia do interesse público se aplica também aos serviços públicos.
3. Um dos princípios do serviço público é o de que, em regra, eles devem ser prestados por particulares.
4. Um dos princípios do serviço público é no sentido e que é dever inesquecível do Estado de promover-lhe a prestação, seja diretamente, ou indiretamente.
5. O princípio da publicidade se aplica aos serviços públicos.

Considere as sentenças abaixo sobre a modalidade licitatória da Concorrência: Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) Admite vários critérios de julgamento.
( ) Só pode ser usada para contratação de serviços de engenharia especiais.
( ) Pode ser usada tanto para contratação de serviços de engenharia especiais como para serviços comuns.
( ) É utilizada para alienação de bens imóveis e móveis inservíveis.
( ) Foi extinta com o advento da Lei 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).

A respeito das agencias reguladoras, avalie as asserções a seguir:
I. A independência das agencias reguladoras torna-se necessária, uma vez que as decisões que afetam diretamente os direitos e as liberdades dos cidadãos devem ser decididas por pessoas imparciais, sem compromissos partidários (ORTIZ, 1996).
II. O objetivo da delegação de poder normativo às agências reguladoras tem como causa única e exclusiva, possibilitar a edição de forma rápida normas de cunho exclusivamente técnico. A discricionariedade técnica é o fundamento de validade das normas reguladoras baixadas pelas agências (MADEIRA, 2000).
III. As agências reguladoras deverão ser fortes e atentas à área sob seu controle, não permitindo o inevitável risco de que pessoas privadas pratiquem abuso de poder econômico, dominando os mercados e eliminando a concorrência, provocando aumento arbitrário de seus lucros (CARVALHO FILHO, 2000).

Qualquer cidadão precisa ter uma noção sobre que atividades são serviços públicos. Sobre serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA:
1. O serviço postal e o correio aéreo nacional só podem ser prestados pelo Estado, mais especificamente pela União, não havendo a possibilidade da realização de concessão ou permissão de serviços públicos.
2. O Estado é obrigado a prestar os serviços públicos de educação, saúde, previdência social e assistência social. Mas o Poder Público não tem o poder de decidir que apenas ele vai prestar esses serviços. São serviços os quais podem ser explorados pelos particulares, sem necessidade de que participem de uma licitação e celebrem contratos de concessão ou permissão de serviços públicos.
3. Os serviços de rádio e televisão (TV) são obrigados, constitucionalmente, a serem prestados, de forma complementar, pelas TVs e rádios estatais, públicas e privadas.
4. Os serviços de energia, água e transporte coletivo só podem ser prestados pelo Poder Público.
5. O serviço de transporte coletivo municipal é de responsabilidade dos municípios.

Analise as afirmacoes relativas a terceirização de serviços públicos;
I. Qualquer terceirização a ser realizada pela Administração Pública, independentemente do instrumento a ser utilizado, apenas será lícita se o objeto for a execução de alguma atividade-meio do órgão ou entidade estatal.
II. Estado é um ator fundamental na prestação direta de serviços sociais, principalmente na educação, na saúde e na assistência social.
III. A terceirização lícita acontece quando qualquer repasse de atuações do Estado para o “terceiro setor” ocorrer apenas com relação às atividades -fim das entidades estatais.

Sobre essas entidades da Administração indireta, marque a alternativa INCORRETA:
1. As empresas públicas são um tipo de empresa estatal.
2. As empresas estatais que exploram atividades econômicas apenas podem ser criadas quando necessárias aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.
3. São exemplos de empresas estatais o INSS e a FUNAI.
4. As empresas estatais prestadoras de serviços públicos são previstas no art. 175 da Constituição e nelas há um interesse público.
5. As empresas estatais exploradoras de atividades econômicas têm um regime mais próximo das empresas privadas.

Dentro deste contexto, analise as afirmações a seguir:
I. A regulação normalmente recairá sobre a iniciativa privada, porém pode também dirigir-se sobre entidades da Administração Pública, como quando a ANP regula as atividades da Petrobrás.
II. No Estado Social, o Estado será apenas regulador, não prestando diretamente serviços públicos ou explorando as atividades econômicas, mas sim, apenas regulando-as.
III. No Estado Neoliberal, o Poder Público vai fazer regulação, intervindo diretamente na economia e no social.

Sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse das parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA:
1. Os valores relativos a projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados não serão ressarcidos à pessoa física ou jurídica de direito privado responsável pelos projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados tenham sido efetivamente utilizados no certame.
2. O Procedimento de Manifestação de Interesse será composto das seguintes fases: abertura, por meio de publicação de edital de chamamento público; autorização para a apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos; e avaliação, seleção e aprovação.
3. Ficam os Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios autorizados a estabelecer normas para regular procedimento administrativo, visando a estimular a iniciativa privada a apresentar, por sua conta e risco, estudos e projetos relativos à concessão de serviços públicos, concessão de obra pública ou parceria público privada.
4. O Procedimento de Manifestação de Interesse pode ser usado na apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
5. O Procedimento de Manifestação de Interesse tem a finalidade de subsidiar a Administração Pública na estruturação de empreendimentos objeto de concessão ou permissão de serviços públicos, de parceria público-privada, de arrendamento de bens públicos ou de concessão de direito real de uso.

A respeito das estatais exploradoras de atividades econômicas, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa correta:
I. Suas licitações e contratos administrativos são iguais aos das pessoas jurídicas de Direito Público, uma vez que prestam serviços públicos.
II. A essas empresas aplicam-se as mesmas normas da responsabilidade civil do Estado, sendo que o Estado responde subsidiariamente pelos danos causados por elas.
III. Nas suas relações de negócios com terceiros, em regra serão regidas pelo Direito Privado, seus contratos não serão contratos administrativos, suas responsabilidades serão as mesmas das empresas privadas e o Estado não responde subsidiariamente.
1. Apenas as afirmativas I e II
2. Apenas a afirmativa III
3. Incorreta: Apenas a afirmativa I
4. As afirmativas I, II e III estão corretas
5. Apenas a afirmativa II

A Constituição e as leis disciplinam os serviços públicos. Sobre concessões de serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA:
1. Qualquer concessão ou permissão de serviços públicos demanda a realização de licitação prévia, não existindo na Constituição a previsão expressa de ressalva dos casos de dispensa ou inexigibilidade.
2. Não há serviços públicos municipais e estaduais, mas apenas federais.
3. O art. 175 da Constituição é regulamentado pela Lei 8.987/95, que é a lei nacional que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.
4. Há debate se permissão é ato ou contrato.
5. Há debate se é possível que um cidadão pode sofrer paralisação na prestação de serviços públicos de energia elétrica por não ter dinheiro para pagar pelo serviço.

A Lei 14.230/2021 trouxe inovações significativas na temática da Improbidade Administrativa. Uma das novidades é que agora, para incorrer em improbidade administrativa, o infrator precisa ter a intenção de praticar esse ato. Isto significa que agora a Improbidade Administrativa necessariamente exige uma conduta:
1. dolosa
2. fortuita
3. culposa
4. delituosa
5. infratora

De acordo com Violin (2016), o ordenamento jurídico, composto pelas normas (regras e princípios) constitucionais e legais, permite aos cidadãos exercerem vários direitos, inclusive os direitos de liberdade e propriedade, que devem ser compatíveis com a supremacia do interesse público sobre o privado e o bem-estar social, da coletividade, sendo que os interesses egoísticos dos cidadãos não podem ser uma barreira para o interesse público, sempre lembrando que os direitos fundamentais devem ser respeitados.
Dentro deste contexto, analise as afirmacoes a seguir: Assinale a alternativa correta:
I. A liberdade e a propriedade das pessoas devem prevalecer contra atividades de interesse da sociedade, por meio de leis ou de atos administrativos vinculados ou discricionários.
II. Existem situações em que claramente a Administração poderá, por exemplo, limitar a liberdade de uma pessoa, como quando esta comete um flagrante delito.
III. Existem situações em que cada caso concreto deverá ser analisado, de forma razoável e proporcional.
1. Apenas nas afirmativas II e III
2. As afirmativas I, II e III estão corretas
3. Apenas na afirmativa III
4. Apenas nas afirmativas I e II
5. Apenas na afirmativa I

Sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse das parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA:
1. O Procedimento de Manifestação de Interesse tem a finalidade de subsidiar a Administração Pública na estruturação de empreendimentos objeto de concessão ou permissão de serviços públicos, de parceria público-privada, de arrendamento de bens públicos ou de concessão de direito real de uso.
2. Os valores relativos a projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados não serão ressarcidos à pessoa física ou jurídica de direito privado responsável pelos projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados tenham sido efetivamente utilizados no certame.
3. O Procedimento de Manifestação de Interesse pode ser usado na apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
4. Ficam os Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios autorizados a estabelecer normas para regular procedimento administrativo, visando a estimular a iniciativa privada a apresentar, por sua conta e risco, estudos e projetos relativos à concessão ou permissão de serviços públicos.

Uma das atividades do Estado é o exercício do poder de polícia. Sobre poder de polícia, marque a alternativa INCORRETA:
1. Poder de polícia não é um tipo de serviço público.
2. A liberdade e a propriedade das pessoas não poderão ser limitadas em nome do interesse público.
3. O vocábulo polícia vem do grego politeia, sendo todas as atividades da cidade-estado (polis).
4. Na Idade Média, durante o feudalismo, o príncipe tinha um poder denominado jus politiae, que designava tudo o que era necessário à boa ordem da sociedade civil sob autoridade do Estado, em contraposição à boa ordem moral e religiosa de competência exclusiva da moral religiosa.
5. No fim do século XV, o jus politiae voltou a designar, na Alemanha, toda a atividade do Estado, sendo os poderes amplos do príncipe de ingerência na vida privada dos cidadãos, incluindo a vida religiosa e espiritual, com a desculpa de assegurar o bem-estar coletivo e a segurança.

Com o intuito de diferenciar das fundações estatais de Direito Público, pode-se dizer que as autarquias apenas podem exercer atividades típicas exclusivas do Estado, o que seria uma das diferenças para aquelas, as quais exercem atividades sociais não exclusivas. Autarquia na administração pública é uma entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração publica, porém fiscalizada e tutelada pelo Estado, com patrimônio formado com recursos próprios, cuja finalidade é executar serviços que interessam a coletividade ou de natureza estatal.
Aponte nas opções abaixo um órgão considerado como uma autarquia.
1. Fundação de Ação Social (FAS de Curitiba).
2. Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).
3. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): previdência pública.
4. Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
5. Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo).

A maioria das agências reguladoras no Brasil foram criadas no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Sobre as agências reguladoras, marque a alternativa INCORRETA:
1. Em alguns estados da Federação também estão sendo criadas agências reguladoras, cuja maioria são as chamadas “agências multisetoriais”, que não têm especialização.
2. Entre as agências reguladoras federais estão a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
3. Já existiam no Brasil, mesmo antes dos anos 1990, entidades que faziam algum tipo de regulação, como por exemplo o Banco Central do Brasil (BACEN), o Conselho Monetário Nacional (CMN), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
4. Apenas existem agências reguladoras setoriais no Brasil.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A Lei 8.987/95 determina que toda concessão ou permissão de serviços públicos pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos cidadãos usuários, conforme estabelecido na própria Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato administrativo.
Avalie as asserções a seguir: I. As concessões de serviços públicos ocorrem por meio de contratos administrativos, precedidos de licitação na modalidade concorrência, como regra, com a realização de grandes investimentos por parte do concessionário. II. A permissão de serviços públicos é ato administrativo unilateral e precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, como regra, utilizado para menores investimentos. III. Odete Medauar entende que “a concessão destinar-se-ia a serviços de longa duração, inclusive para proporcionar retorno de altos investimentos da concessionária; a permissão supõe média ou curta duração” (MEDAUAR, 2015, p. 390). Assinale a alternativa correta:

O fundamento do poder de polícia é o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular, Di Pietro (2017) informa que no conceito moderno o poder de polícia “é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.” O interesse público refere-se à vida, saúde, segurança, moral, meio ambiente, propriedade entre outros.
Assinale a alternativa correta:
I. Segurança pública; Ordem pública; Tranquilidade pública; e, Trânsito.
II. Higiene e saúde pública; Estéticos e artísticos; Históricos e paisagísticos; e, Riquezas naturais.
III. Moralidade pública; Economia popular; Pesos e medidas para defesa da economia popular.
IV. Proteção da fauna terrestre e aquática e da ora; Polícia de divertimento público, garantindo que valores sociais sejam garantidos em espetáculos culturais como cinema e teatro.
V. Sanitária e de medicamentos; Polícia de atmosfera e das águas; e, de edificações.

O art. 37 da Constituição Federal estabelece cinco princípios explícitos que guiarão a atuação da Administração Pública Direta e Indireta. Esses princípios são tão importantes que são reiterados no art. 5º da Lei 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).
Analise os itens abaixo e identifique quais apresentam apenas princípios explícitos constantes no art. 37 da Constituição Federal e no art. 5º da Lei de Licitações e Contratos Administrativos:
I. Legalidade
II. Contraditório e Ampla Defesa
III. Motivação
IV. Impessoalidade
V. Eficiência

Segundo (DI PIETRO, 2009), nos termos da Constituição de 1988, o Estado tem várias atribuições, inclusive de prestação de serviços públicos exclusivos e não exclusivos, a exploração direta de atividades econômicas, exercício do Poder de Polícia e fomento. O fomento realizado pelo Estado, junto à iniciativa privada, das atividades consideradas de interesse da coletividade, de interesse público, é uma ação com várias denominações.
Avalie as afirmacoes referentes a denominações do fomento realizado pelo Estado.
I. Considera-se fomento econômico os auxílios, subvenções, financiamentos, isenções fiscais, desapropriações por interesse social.
II. Considera-se fomento honorífico os privilégios próprios do Poder Público.
III. Considera-se fomento jurídico os prêmios, recompensas, títulos, menções honrosas.

Sobre serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA:
1. Um dos princípios do serviço público é o princípio da adaptabilidade, pois deve haver atualização e modernização, dentro das possibilidades econômicas do Poder Público.
2. O princípio da supremacia do interesse público se aplica também aos serviços públicos.
3. Um dos princípios do serviço público é o de que, em regra, eles devem ser prestados por particulares.
4. Um dos princípios do serviço público é no sentido e que é dever inesquecível do Estado de promover-lhe a prestação, seja diretamente, ou indiretamente.
5. O princípio da publicidade se aplica aos serviços públicos.

Considere as sentenças abaixo sobre a modalidade licitatória da Concorrência: Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) Admite vários critérios de julgamento.
( ) Só pode ser usada para contratação de serviços de engenharia especiais.
( ) Pode ser usada tanto para contratação de serviços de engenharia especiais como para serviços comuns.
( ) É utilizada para alienação de bens imóveis e móveis inservíveis.
( ) Foi extinta com o advento da Lei 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).

A respeito das agencias reguladoras, avalie as asserções a seguir:
I. A independência das agencias reguladoras torna-se necessária, uma vez que as decisões que afetam diretamente os direitos e as liberdades dos cidadãos devem ser decididas por pessoas imparciais, sem compromissos partidários (ORTIZ, 1996).
II. O objetivo da delegação de poder normativo às agências reguladoras tem como causa única e exclusiva, possibilitar a edição de forma rápida normas de cunho exclusivamente técnico. A discricionariedade técnica é o fundamento de validade das normas reguladoras baixadas pelas agências (MADEIRA, 2000).
III. As agências reguladoras deverão ser fortes e atentas à área sob seu controle, não permitindo o inevitável risco de que pessoas privadas pratiquem abuso de poder econômico, dominando os mercados e eliminando a concorrência, provocando aumento arbitrário de seus lucros (CARVALHO FILHO, 2000).

Qualquer cidadão precisa ter uma noção sobre que atividades são serviços públicos. Sobre serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA:
1. O serviço postal e o correio aéreo nacional só podem ser prestados pelo Estado, mais especificamente pela União, não havendo a possibilidade da realização de concessão ou permissão de serviços públicos.
2. O Estado é obrigado a prestar os serviços públicos de educação, saúde, previdência social e assistência social. Mas o Poder Público não tem o poder de decidir que apenas ele vai prestar esses serviços. São serviços os quais podem ser explorados pelos particulares, sem necessidade de que participem de uma licitação e celebrem contratos de concessão ou permissão de serviços públicos.
3. Os serviços de rádio e televisão (TV) são obrigados, constitucionalmente, a serem prestados, de forma complementar, pelas TVs e rádios estatais, públicas e privadas.
4. Os serviços de energia, água e transporte coletivo só podem ser prestados pelo Poder Público.
5. O serviço de transporte coletivo municipal é de responsabilidade dos municípios.

Analise as afirmacoes relativas a terceirização de serviços públicos;
I. Qualquer terceirização a ser realizada pela Administração Pública, independentemente do instrumento a ser utilizado, apenas será lícita se o objeto for a execução de alguma atividade-meio do órgão ou entidade estatal.
II. Estado é um ator fundamental na prestação direta de serviços sociais, principalmente na educação, na saúde e na assistência social.
III. A terceirização lícita acontece quando qualquer repasse de atuações do Estado para o “terceiro setor” ocorrer apenas com relação às atividades -fim das entidades estatais.

Sobre essas entidades da Administração indireta, marque a alternativa INCORRETA:
1. As empresas públicas são um tipo de empresa estatal.
2. As empresas estatais que exploram atividades econômicas apenas podem ser criadas quando necessárias aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.
3. São exemplos de empresas estatais o INSS e a FUNAI.
4. As empresas estatais prestadoras de serviços públicos são previstas no art. 175 da Constituição e nelas há um interesse público.
5. As empresas estatais exploradoras de atividades econômicas têm um regime mais próximo das empresas privadas.

Dentro deste contexto, analise as afirmações a seguir:
I. A regulação normalmente recairá sobre a iniciativa privada, porém pode também dirigir-se sobre entidades da Administração Pública, como quando a ANP regula as atividades da Petrobrás.
II. No Estado Social, o Estado será apenas regulador, não prestando diretamente serviços públicos ou explorando as atividades econômicas, mas sim, apenas regulando-as.
III. No Estado Neoliberal, o Poder Público vai fazer regulação, intervindo diretamente na economia e no social.

Sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse das parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA:
1. Os valores relativos a projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados não serão ressarcidos à pessoa física ou jurídica de direito privado responsável pelos projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados tenham sido efetivamente utilizados no certame.
2. O Procedimento de Manifestação de Interesse será composto das seguintes fases: abertura, por meio de publicação de edital de chamamento público; autorização para a apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos; e avaliação, seleção e aprovação.
3. Ficam os Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios autorizados a estabelecer normas para regular procedimento administrativo, visando a estimular a iniciativa privada a apresentar, por sua conta e risco, estudos e projetos relativos à concessão de serviços públicos, concessão de obra pública ou parceria público privada.
4. O Procedimento de Manifestação de Interesse pode ser usado na apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
5. O Procedimento de Manifestação de Interesse tem a finalidade de subsidiar a Administração Pública na estruturação de empreendimentos objeto de concessão ou permissão de serviços públicos, de parceria público-privada, de arrendamento de bens públicos ou de concessão de direito real de uso.

A respeito das estatais exploradoras de atividades econômicas, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa correta:
I. Suas licitações e contratos administrativos são iguais aos das pessoas jurídicas de Direito Público, uma vez que prestam serviços públicos.
II. A essas empresas aplicam-se as mesmas normas da responsabilidade civil do Estado, sendo que o Estado responde subsidiariamente pelos danos causados por elas.
III. Nas suas relações de negócios com terceiros, em regra serão regidas pelo Direito Privado, seus contratos não serão contratos administrativos, suas responsabilidades serão as mesmas das empresas privadas e o Estado não responde subsidiariamente.
1. Apenas as afirmativas I e II
2. Apenas a afirmativa III
3. Incorreta: Apenas a afirmativa I
4. As afirmativas I, II e III estão corretas
5. Apenas a afirmativa II

A Constituição e as leis disciplinam os serviços públicos. Sobre concessões de serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA:
1. Qualquer concessão ou permissão de serviços públicos demanda a realização de licitação prévia, não existindo na Constituição a previsão expressa de ressalva dos casos de dispensa ou inexigibilidade.
2. Não há serviços públicos municipais e estaduais, mas apenas federais.
3. O art. 175 da Constituição é regulamentado pela Lei 8.987/95, que é a lei nacional que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.
4. Há debate se permissão é ato ou contrato.
5. Há debate se é possível que um cidadão pode sofrer paralisação na prestação de serviços públicos de energia elétrica por não ter dinheiro para pagar pelo serviço.

A Lei 14.230/2021 trouxe inovações significativas na temática da Improbidade Administrativa. Uma das novidades é que agora, para incorrer em improbidade administrativa, o infrator precisa ter a intenção de praticar esse ato. Isto significa que agora a Improbidade Administrativa necessariamente exige uma conduta:
1. dolosa
2. fortuita
3. culposa
4. delituosa
5. infratora

De acordo com Violin (2016), o ordenamento jurídico, composto pelas normas (regras e princípios) constitucionais e legais, permite aos cidadãos exercerem vários direitos, inclusive os direitos de liberdade e propriedade, que devem ser compatíveis com a supremacia do interesse público sobre o privado e o bem-estar social, da coletividade, sendo que os interesses egoísticos dos cidadãos não podem ser uma barreira para o interesse público, sempre lembrando que os direitos fundamentais devem ser respeitados.
Dentro deste contexto, analise as afirmacoes a seguir: Assinale a alternativa correta:
I. A liberdade e a propriedade das pessoas devem prevalecer contra atividades de interesse da sociedade, por meio de leis ou de atos administrativos vinculados ou discricionários.
II. Existem situações em que claramente a Administração poderá, por exemplo, limitar a liberdade de uma pessoa, como quando esta comete um flagrante delito.
III. Existem situações em que cada caso concreto deverá ser analisado, de forma razoável e proporcional.
1. Apenas nas afirmativas II e III
2. As afirmativas I, II e III estão corretas
3. Apenas na afirmativa III
4. Apenas nas afirmativas I e II
5. Apenas na afirmativa I

Sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse das parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA:
1. O Procedimento de Manifestação de Interesse tem a finalidade de subsidiar a Administração Pública na estruturação de empreendimentos objeto de concessão ou permissão de serviços públicos, de parceria público-privada, de arrendamento de bens públicos ou de concessão de direito real de uso.
2. Os valores relativos a projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados não serão ressarcidos à pessoa física ou jurídica de direito privado responsável pelos projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados tenham sido efetivamente utilizados no certame.
3. O Procedimento de Manifestação de Interesse pode ser usado na apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos, por pessoa física ou jurídica de direito privado.
4. Ficam os Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios autorizados a estabelecer normas para regular procedimento administrativo, visando a estimular a iniciativa privada a apresentar, por sua conta e risco, estudos e projetos relativos à concessão ou permissão de serviços públicos.

Uma das atividades do Estado é o exercício do poder de polícia. Sobre poder de polícia, marque a alternativa INCORRETA:
1. Poder de polícia não é um tipo de serviço público.
2. A liberdade e a propriedade das pessoas não poderão ser limitadas em nome do interesse público.
3. O vocábulo polícia vem do grego politeia, sendo todas as atividades da cidade-estado (polis).
4. Na Idade Média, durante o feudalismo, o príncipe tinha um poder denominado jus politiae, que designava tudo o que era necessário à boa ordem da sociedade civil sob autoridade do Estado, em contraposição à boa ordem moral e religiosa de competência exclusiva da moral religiosa.
5. No fim do século XV, o jus politiae voltou a designar, na Alemanha, toda a atividade do Estado, sendo os poderes amplos do príncipe de ingerência na vida privada dos cidadãos, incluindo a vida religiosa e espiritual, com a desculpa de assegurar o bem-estar coletivo e a segurança.

Com o intuito de diferenciar das fundações estatais de Direito Público, pode-se dizer que as autarquias apenas podem exercer atividades típicas exclusivas do Estado, o que seria uma das diferenças para aquelas, as quais exercem atividades sociais não exclusivas. Autarquia na administração pública é uma entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração publica, porém fiscalizada e tutelada pelo Estado, com patrimônio formado com recursos próprios, cuja finalidade é executar serviços que interessam a coletividade ou de natureza estatal.
Aponte nas opções abaixo um órgão considerado como uma autarquia.
1. Fundação de Ação Social (FAS de Curitiba).
2. Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).
3. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): previdência pública.
4. Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
5. Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo).

A maioria das agências reguladoras no Brasil foram criadas no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Sobre as agências reguladoras, marque a alternativa INCORRETA:
1. Em alguns estados da Federação também estão sendo criadas agências reguladoras, cuja maioria são as chamadas “agências multisetoriais”, que não têm especialização.
2. Entre as agências reguladoras federais estão a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
3. Já existiam no Brasil, mesmo antes dos anos 1990, entidades que faziam algum tipo de regulação, como por exemplo o Banco Central do Brasil (BACEN), o Conselho Monetário Nacional (CMN), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
4. Apenas existem agências reguladoras setoriais no Brasil.

Prévia do material em texto

Gestão de Serviços e Obras Públicas
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0,45/0,45
A Lei 8.987/95 determina que toda concessão ou permissão de serviços públicos pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos cidadãos usuários, conforme estabelecido na própria Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato administrativo.
Avalie as asserções a seguir:
I. As concessões de serviços públicos ocorrem por meio de contratos administrativos, precedidos de licitação na modalidade concorrência, como regra, com a realização de grandes investimentos por parte do concessionário.
II. A permissão de serviços públicos é ato administrativo unilateral e precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, como regra, utilizado para menores investimentos.
III. Odete Medauar entende que “a concessão destinar-se-ia a serviços de longa duração, inclusive para proporcionar retorno de altos investimentos da concessionária; a permissão supõe média ou curta duração” (MEDAUAR, 2015, p. 390).
Assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
2. Pergunta 2
0/0,45
O fundamento do poder de polícia é o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular, Di Pietro (2017) informa que no conceito moderno o poder de polícia “é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.” O interesse público refere-se à vida, saúde, segurança, moral, meio ambiente, propriedade entre outros.
I. Segurança pública; Ordem pública; Tranquilidade pública; e, Trânsito.
II. Higiene e saúde pública; Estéticos e artísticos; Históricos e paisagísticos; e, Riquezas naturais.
III. Moralidade pública; Economia popular; Pesos e medidas para defesa da economia popular.
IV. Proteção da fauna terrestre e aquática e da ora; Polícia de divertimento público, garantindo que valores sociais sejam garantidos em espetáculos culturais como cinema e teatro.
V. Sanitária e de medicamentos; Polícia de atmosfera e das águas; e, de edificações.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas nas afirmativas I, II, IV e V.
2. 
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Resposta correta
3. Incorreta:
Apenas nas afirmativas I e II. 
4. 
Apenas nas afirmativas I, II e III.
5. 
Apenas nas afirmativas I, III, IV e V.
3. Pergunta 3
0/0,45
O art. 37 da Constituição Federal estabelece cinco princípios explícitos que guiarão a atuação da Administração Pública Direta e Indireta. Esses princípios são tão importantes que são reiterados no art. 5º da Lei 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). 
Analise os itens abaixo e identifique quais apresentam apenas princípios explícitos constantes no art. 37 da Constituição Federal e no art. 5º da Lei de Licitações e Contratos Administrativos:
I. Legalidade
II. Contraditório e Ampla Defesa
III. Motivação
IV. Impessoalidade
V. Eficiência
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta:
Todas estão corretas.
2. 
Apenas II, III e IV estão corretas.
3. 
Apenas I, IV e V estão corretas.
Resposta correta
4. 
Apenas I, III, IV e V estão corretas.  
5. 
Apenas I, II e III estão corretas.
4. Pergunta 4
0,45/0,45
Não são serviços públicos segundo a Constituição de 1988: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens (rádio e televisão). 
2. 
serviço postal e o correio aéreo nacional. 
3. 
serviços de portos marítimos. 
4. 
serviços bancários. 
Resposta correta
5. 
serviços de telecomunicações. 
5. Pergunta 5
0/0,45
Segundo (DI PIETRO, 2009), nos termos da Constituição de 1988, o Estado tem várias atribuições, inclusive de prestação de serviços públicos exclusivos e não exclusivos, a exploração direta de atividades econômicas, exercício do Poder de Polícia e fomento. O fomento realizado pelo Estado, junto à iniciativa privada, das atividades consideradas de interesse da coletividade, de interesse público, é uma ação com várias denominações.
Avalie as afirmações referentes a denominações do fomento realizado pelo Estado.
I. Considera-se fomento econômico os auxílios, subvenções, financiamentos, isenções fiscais, desapropriações por interesse social.
II. Considera-se fomento honorífico os privilégios próprios do Poder Público.
III. Considera-se fomento jurídico os prêmios, recompensas, títulos, menções honrosas.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas nas afirmativas I e III
2. Incorreta:
As afirmativas I II e III estão corretas 
3. 
Apenas na afirmativa I
Resposta correta
4. 
Apenas na afirmativa III
5. 
Apenas nas afirmativas I e II
6. Pergunta 6
0,45/0,45
Os exemplos de concessões de serviços públicos são variados. Sobre concessões de serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Exemplos de concessão de serviços públicos são os contratos de concessão de transporte coletivo municipal, quando uma empresa privada vencedora de uma licitação assume os serviços de transporte que são de titularidade do município.
2. 
É exemplo de terceirização de serviços, e não de concessão de serviços públicos: contratação do serviço de um arquiteto para a elaboração de um projeto específico para a Administração Pública, quando o corpo técnico do Poder Público não tem profissional qualificado para esse serviço específico.
3. 
Exemplo de concessão de serviços públicos: um estado da federação repassa dinheiro público para uma associação na área da assistência social.
Resposta correta
4. 
É exemplo de terceirização de serviços, e não de concessão de serviços públicos: contratação de um serviço de engenharia para arrumar um maquinário da Administração Pública, que excepcionalmente é demandado.
5. 
Exemplo de concessão de serviços públicos: União, quando repassa para uma empresa de telefonia a prestação de serviços públicos de telefonia fixa.
7. Pergunta 7
0,45/0,45
Sobre serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Um dos princípios do serviço público é o princípio da adaptabilidade, pois deve haver atualização e modernização, dentro das possibilidades econômicas do Poder Público. 
2. 
O princípio da supremacia do interesse público se aplica também aos serviços públicos. 
3. 
Um dos princípios do serviço público é o de que, em regra, eles devem ser prestados por particulares. 
Resposta correta
4. 
Um dos princípios do serviço público é no sentido e que é dever inescusável do Estado de promover-lhe a prestação, seja diretamente, ou indiretamente. 
5. 
O princípio da publicidade se aplica aos serviços públicos. 
8. Pergunta 8
0,45/0,45
Considere as sentenças abaixo sobre a modalidade licitatória da Concorrência:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) Admite vários critérios de julgamento.
( ) Só pode ser usada para contratação de serviços de engenharia especiais.
( ) Pode ser usada tanto para contratação de serviços de engenharia especiais como para serviços comuns.
( ) É utilizada para alienação de bens imóveis e móveis inservíveis.
( ) Foi extinta com o advento da Lei 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).
A sequência correta é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F, F
2. 
V, F, V, F, F
Resposta correta
3. 
V, V, V, F, V 
4. 
V, F, V, F, V
5. 
F, V, V, V, F
9. Pergunta 9
0,45/0,45
A Lei das OSC traz várias inovações no Direito brasileiro. Sobre as organizações da sociedade civil (OSC), marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A Lei prevê a possibilidade de criação, no âmbito federal, do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração, de composição paritária entre governo e sociedade civil.  
2. 
Os chamamentos públicos serão realizados por comissões de licitação ou pregoeiros. 
Resposta correta
3. 
Chamamento público é o procedimento no qual se deve garantir a observância dos princípios da isonomia, da legalidade,da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 
4. 
Um das maiores inovações da Lei das OSCs é a criação, por meio de lei, do chamamento público para a seleção das entidades que possam ser fomentadas pelo Poder Público. 
5. 
Chamamento público é o procedimento destinado a selecionar a OSC para firmar parcerias.
10. Pergunta 10
0,45/0,45
É importante que os cidadão conheçam as empresas estatais e o que elas fazem. Sobre essas entidades da Administração indireta, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As empresas estatais prestadoras de serviços públicos são previstas no art. 175 da Constituição e nelas um influxo mais acentuado.
2. 
São exemplos de empresas estatais o INSS e a FUNAI. 
Resposta correta
3. 
As empresas estatais exploradoras de atividades econômicas têm um regime mais próximo das empresas privadas.  
4. 
As empresas públicas são um tipo de empresa estatal. 
5. 
As empresas estatais que exploram atividades econômicas apenas podem ser criadas quando necessárias aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo.
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0,45/0,45
Considere as sentenças abaixo sobre a modalidade licitatória da Concorrência:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) Admite vários critérios de julgamento.
( ) Só pode ser usada para contratação de serviços de engenharia especiais.
( ) Pode ser usada tanto para contratação de serviços de engenharia especiais como para serviços comuns.
( ) É utilizada para alienação de bens imóveis e móveis inservíveis.
( ) Foi extinta com o advento da Lei 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos).
A sequência correta é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F, V 
2. 
V, F, V, F, F
Resposta correta
3. 
F, V, V, V, F
4. 
F, V, V, F, F
5. 
V, F, V, F, V
2. Pergunta 2
0/0,45
A Constituição Federal de 1988 é considerada uma Constituição Social, que prevê que o Estado brasileiro explorará diretamente algumas atividades econômicas por meio de empresas estatais e será titular de serviços públicos. Alguns desses serviços públicos poderão ser prestados pelo Estado, em especial em regime de concessão, por meio de contratos administrativos (VIOLIN 2016).
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Os serviços públicos prestados pela Administração Pública são mais passíveis de ser transparentes e ter suas tarifas controladas pelo povo. 
Porque
II - Os serviços públicos não passíveis de competição que estejam nas mãos da iniciativa privada serão menos transparentes, com menor controle popular sobre a tarifa e geram altos lucros privados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Resposta correta
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. 
As asserções I e II são proposições falsas.
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
3. Pergunta 3
0,45/0,45
As agências reguladoras são autarquias especiais no Brasil. Sobre as agências reguladoras, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Uma tentativa de efetivação da autonomia das agências reguladoras é a instituição da chamada “quarentena”, período de quatro meses em que dirigentes das agências estariam impedidos de atuar no setor regulado da iniciativa privada após deixarem seus cargos, com o intuito de impedir o repasse de informações importantes. Recebem, por causa disso, uma remuneração compensatória no período. 
2. 
Os servidores públicos das agências reguladoras são celetistas.
Resposta correta
3. 
Um dos pilares da autonomia das agências reguladoras é a estabilidade de seus dirigentes, que são escolhidos pelo Presidente da República, sabatinados e aprovados pelo Senado Federal, não podendo ser exonerados de seus cargos apenas por decisão política do Presidente, pois estes dirigentes têm mandato xo), mas apenas se cometerem falta grave apurada em processo administrativo ou judicial ou renúncia.
4. 
A previsão de mandato que se estenda para além do mandato do próprio governante do Executivo é inconstitucional para parte da doutrina, pois retira o poder do povo, nas eleições, de escolherem seus dirigentes.
5. 
A ANATEL é uma agência reguladora. 
4. Pergunta 4
0/0,45
De acordo com Leila Cuéllar (2001) as agências reguladoras “são pessoas jurídicas de Direito Público, com estrutura formal autárquica e competência para regulamentar, contratar, fiscalizar, aplicar sanções e atender aos reclamos dos usuários/consumidores de determinado serviços público ou atividade econômica”.
A respeito das agencias reguladoras, avalie as asserções a seguir:
I. A independência das agencias reguladoras torna-se necessária, uma vez que as decisões que afetam diretamente os direitos e as liberdades dos cidadãos devem ser decididas por pessoas imparciais, sem compromissos partidários (ORTIZ, 1996).
II. O objetivo da delegação de poder normativo às agências reguladoras tem como causa única e exclusiva, possibilitar a edição de forma rápida normas de cunho exclusivamente técnico. A discricionariedade técnica é o fundamento de validade das normas reguladoras baixadas pelas agências (MADEIRA, 2000).
III. As agências reguladoras deverão ser fortes e atentas à área sob seu controle, não permitindo o inevitável risco de que pessoas privadas pratiquem abuso de poder econômico, dominando os mercados e eliminando a concorrência, provocando aumento arbitrário de seus lucros (CARVALHO FILHO, 2000).
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas nas afirmativas I e II
2. 
Apenas nas afirmativas II e III
3. 
Apenas nas afirmativas I e III
4. 
Apenas a afirmativa I
5. 
As afirmativas I, II e III estão corretas
Resposta correta
5. Pergunta 5
0/0,45
As atividades da Administração Pública são várias e são ligadas a algum tipo de intervenção na ordem econômica ou social. A intervenção do Estado no domínio econômico, nada mais é do que todo ato ou medida legal que restrinja, condiciona ou tenha por m suprimir a iniciativa privada em determinada área, visando assim, o desenvolvimento nacional e a justiça social, assegurados os direitos e garantias individuais. Aponte a opção que representa uma atividade administrativa.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Quando se fala em atuação direta, o próprio Estado atua na economia de um país, seja em regime de monopólio, seja de participação com as empresas do setor privado. .
2. 
Estado possui três deveres, sendo estes: a realização de obras públicas, desde que estas não possam ser realizadas pela iniciativa privada; a defesa da sociedade contra inimigos externos; e a proteção dos indivíduos contra as ofensas mútuas.
3. 
A exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.
4. 
Fomento – intervenção indireta do Estado na economia e no social. São os incentivos à iniciativa privada de interesse público, como auxílios e subvenções públicas, financiamentos econômicos sob condições especiais e favores fiscais.
Resposta correta
5. 
No Brasil, há duas formas de exploração direta da atividade econômica pelo Estado. Uma delas é o monopólio, e a outra, embora não esteja prevista expressamente na Constituição, é a necessária, ou seja, quando o exigir a segurança nacional ou interesse coletivo relevante, conforme denidos em lei.
6. Pergunta 6
0/0,45
Qualquer cidadão precisa ter uma noção sobre que atividades são serviços públicos. Sobre serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O serviço postal e o correio aéreo nacionalsó podem ser prestados pelo Estado, mais especificamente pela União, não havendo a possibilidade da realização de concessão ou permissão de serviços públicos.
2. 
O Estado é obrigado a prestar os serviços públicos de educação, saúde, previdência social e assistência social. Mas o Poder Público não tem o poder de decidir que apenas ele vai prestar esses serviços. São serviços os quais podem ser explorados pelos particulares, sem necessidade de que participem de uma licitação e celebrem contratos de concessão ou permissão de serviços públicos. 
3. 
Os serviços de rádio e televisão (TV) são obrigados, constitucionalmente, a serem prestados, de forma complementar, pelas TVs e rádios estatais, públicas e privadas. 
4. 
Os serviços de energia, água e transporte coletivo só podem ser prestados pelo Poder Público. 
Resposta correta
5. 
O serviço de transporte coletivo municipal é de responsabilidade dos municípios.
7. Pergunta 7
0/0,45
Quando a Administração Pública firma um acordo de vontade com terceiros para que exerçam alguma atividade para o Poder Público, seja por meio de contratos administrativos, convênios, contratos de gestão, termos de parceria, ou qualquer outra denominação, isso será denominado terceirização (VIOLIN, 2016).
Analise as afirmações relativas a terceirização de serviços públicos;
I. Qualquer terceirização a ser realizada pela Administração Pública, independentemente do instrumento a ser utilizado, apenas será lícita se o objeto for a execução de alguma atividade-meio do órgão ou entidade estatal.
II. Estado é um ator fundamental na prestação direta de serviços sociais, principalmente na educação, na saúde e na assistência social.
III. A terceirização lícita acontece quando qualquer repasse de atuações do Estado para o “terceiro setor” ocorrer apenas com relação às atividades-fim das entidades estatais.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas nas afirmativas I e II
Resposta correta
2. 
Apenas na afirmativa I
3. 
Apenas na afirmativa II
4. 
As afirmativas I II e III estão corretas.  
5. 
Apenas nas afirmativas I e III
8. Pergunta 8
0/0,45
É importante que os cidadão conheçam as empresas estatais e o que elas fazem. Sobre essas entidades da Administração indireta, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As empresas públicas são um tipo de empresa estatal. 
2. 
As empresas estatais que exploram atividades econômicas apenas podem ser criadas quando necessárias aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo. 
3. 
São exemplos de empresas estatais o INSS e a FUNAI. 
Resposta correta
4. 
As empresas estatais prestadoras de serviços públicos são previstas no art. 175 da Constituição e nelas há um interesse público.
5. 
As empresas estatais exploradoras de atividades econômicas têm um regime mais próximo das empresas privadas.  
9. Pergunta 9
0/0,45
De acordo com Violin (2016), Entre as várias funções do Estado está a função de agente normativo e regulador, exercendo a tríplice atuação de fiscalizar, incentivar e planejar, nos termos do art. 174 da Constituição de 1988. Na regulação, o Poder Público não estará prestando um serviço público ou explorando uma atividade econômica de forma direta, mas sim regulando essas atividades, o que é uma intervenção indireta. Essa atividade estatal de regulação pode ser uma função administrativa, mas também legislativa e jurisdicional, em qualquer uma das esferas federal, estadual ou municipal.
Dentro deste contexto, analise as afirmações a seguir:
I. A regulação normalmente recairá sobre a iniciativa privada, porém pode também dirigir-se sobre entidades da Administração Pública, como quando a ANP regula as atividades da Petrobrás.
II. No Estado Social, o Estado será apenas regulador, não prestando diretamente serviços públicos ou explorando as atividades econômicas, mas sim, apenas regulando-as.
III. No Estado Neoliberal, o Poder Público vai fazer regulação, intervindo diretamente na economia e no social.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas nas afirmativas II e III
2. 
Apenas nas afirmativas I e II
3. 
As afirmativas I II e III estão corretas 
4. 
Apenas na afirmativa I
Resposta correta
5. 
Apenas nas afirmativas I e III
10. Pergunta 10
0/0,45
Sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse das parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os valores relativos a projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados não serão ressarcidos à pessoa física ou jurídica de direito privado responsável pelos projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados tenham sido efetivamente utilizados no certame. 
Resposta correta
2. 
O Procedimento de Manifestação de Interesse será composto das seguintes fases: abertura, por meio de publicação de edital de chamamento público; autorização para a apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos; e avaliação, seleção e aprovação. 
3. 
Ficam os Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios autorizados a estabelecer normas para regular procedimento administrativo, visando a estimular a iniciativa privada a apresentar, por sua conta e risco, estudos e projetos relativos à concessão de serviços públicos, concessão de obra pública ou parceria público privada.  
4. 
O Procedimento de Manifestação de Interesse pode ser usado na apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos, por pessoa física ou jurídica de direito privado. 
5. 
O Procedimento de Manifestação de Interesse tem a finalidade de subsidiar a Administração Pública na estruturação
de empreendimentos objeto de concessão ou permissão de serviços públicos, de parceria público-privada, de arrendamento de bens públicos ou de concessão de direito real de uso. 
1. Pergunta 1
0,45/0,45
A maioria das agências reguladoras no Brasil foram criadas no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Sobre as agências reguladoras, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Em alguns estados da Federação também estão sendo criadas agências reguladoras, cuja maioria são as chamadas “agências multisetoriais”, que não têm especialização. 
2. 
Entre as agências reguladoras federais estão a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 
3. 
Já existiam no Brasil, mesmo antes dos anos 1990, entidades que faziam algum tipo de regulação, como por exemplo o Banco Central do Brasil (BACEN), o Conselho Monetário Nacional (CMN), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). 
4. 
Apenas existem agências reguladoras setoriais no Brasil. 
Resposta correta
5. 
A ANEEL é setorial. 
2. Pergunta 2
0,45/0,45
Na composição do projeto básico, deve constar também o cronograma físico- financeiro com as despesas mensais previstas para serem incorridas ao longo da execução da obra ou serviço. Esse cronograma auxiliará na estimativa dos recursos orçamentários necessários ao longo de cada exercício financeiro. O cronograma físico- financeiro deve ser elaborado deforma que sirva de balizador, em fase posterior, para a análise das propostas apresentadas pelas empresas participantes do certame licitatório. Importa destacar que, após o início das obras, sempre que o prazo e as respectivas etapas de execução forem alterados, há a necessidade de se adequar o cronograma físico financeiro, de modo que esse sempre reflita as condições reais do empreendimento.
I. A junção do cronograma físico e do cronograma financeiro em um único documento permite ao gestor e sua equipe a avaliação da funcionalidade do projeto proposto, bem como, a disponibilidade de recursos.
II. Compatibiliza o planejamento da execução com a previsão e o efetivo desembolso a ser efetuado.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A afirmativa II é verdadeira e a I é uma afirmativafalsa.
2. 
As asserções I e II são falsas.
3. 
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
4. 
A afirmativa I é verdadeira e a II é uma afirmativa falsa.
5. 
A afirmativa I e II são verdadeiras, mas, a II não é uma justificativa da I.
3. Pergunta 3
0/0,45
De acordo com Violin (2016), a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 175 dispõe sobre as empresas estatais exploradoras de atividades econômicas. Entretanto, estas empresas apenas podem ser criadas quando necessárias aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, pois, no Brasil o estado pode atuar apenas de forma complementar na economia, sendo a iniciativa privada a responsável pela exploração das atividades econômicas.
A respeito das estatais exploradoras de atividades econômicas, analise as afirmativas a seguir:
I. Suas licitações e contratos administrativos são iguais aos das pessoas jurídicas de Direito Público, uma vez que prestam serviços públicos.
II. A essas empresas aplicam-se as mesmas normas da responsabilidade civil do Estado, sendo que o Estado responde subsidiariamente pelos danos causados por elas.
III. Nas suas relações de negócios com terceiros, em regra serão regidas pelo Direito Privado, seus contratos não serão contratos administrativos, suas responsabilidades serão as mesmas das empresas privadas e o Estado não responde subsidiariamente.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas as afirmativas I e II
2. 
Apenas a afirmativa III
Resposta correta
3. Incorreta:
Apenas a afirmativa I
4. 
As afirmativas I, II e III estão corretas
5. 
Apenas a afirmativa II
4. Pergunta 4
0,45/0,45
A Constituição e as leis disciplinam os serviços públicos. Sobre concessões de serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Qualquer concessão ou permissão de serviços públicos demanda a realização de licitação prévia, não existindo na Constituição a previsão expressa de ressalva dos casos de dispensa ou inexigibilidade.
2. 
Não há serviços públicos municipais e estaduais, mas apenas federais.
Resposta correta
3. 
O art. 175 da Constituição é regulamentado pela Lei 8.987/95, que é a lei nacional que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.
4. 
Há debate se permissão é ato ou contrato.
5. 
Há debate se é possível que um cidadão pode sofrer paralisação na prestação de serviços públicos de energia elétrica por não ter dinheiro para pagar pelo serviço.
5. Pergunta 5
0,45/0,45
A Lei 14.230/2021 trouxe inovações significativas na temática da Improbidade Administrativa. Uma das novidades é que agora, para incorrer em improbidade administrativa, o infrator precisa ter a intenção de praticar esse ato. Isto significa que agora a Improbidade Administrativa necessariamente exige uma conduta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
dolosa
Resposta correta
2. 
fortuita
3. 
culposa
4. 
delituosa
5. 
infratora
6. Pergunta 6
0,45/0,45
De acordo com Violin (2016), o ordenamento jurídico, composto pelas normas (regras e princípios) constitucionais e legais, permite aos cidadãos exercerem vários direitos, inclusive os direitos de liberdade e propriedade, que devem ser compatíveis com a supremacia do interesse público sobre o privado e o bem-estar social, da coletividade, sendo que os interesses egoísticos dos cidadãos não podem ser uma barreira para o interesse público, sempre lembrando que os direitos fundamentais devem ser respeitados.
Dentro deste contexto, analise as afirmações a seguir:
I. A liberdade e a propriedade das pessoas devem prevalecer contra atividades de interesse da sociedade, por meio de leis ou de atos administrativos vinculados ou discricionários.
II. Existem situações em que claramente a Administração poderá, por exemplo, limitar a liberdade de uma pessoa, como quando esta comete um flagrante delito.
III. Existem situações em que cada caso concreto deverá ser analisado, de forma razoável e proporcional.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas nas afirmativas II e III
Resposta correta
2. 
As afirmativas I II e III estão corretas 
3. 
Apenas na afirmativa III
4. 
Apenas nas afirmativas I e II
5. 
Apenas na afirmativa I
7. Pergunta 7
0,45/0,45
Sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse das parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O Procedimento de Manifestação de Interesse tem a finalidade de subsidiar a Administração Pública na estruturação
de empreendimentos objeto de concessão ou permissão de serviços públicos, de parceria público-privada, de arrendamento de bens públicos ou de concessão de direito real de uso. 
2. 
Os valores relativos a projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados não serão ressarcidos à pessoa física ou jurídica de direito privado responsável pelos projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados tenham sido efetivamente utilizados no certame. 
Resposta correta
3. 
O Procedimento de Manifestação de Interesse pode ser usado na apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos, por pessoa física ou jurídica de direito privado. 
4. 
Ficam os Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios autorizados a estabelecer normas para regular procedimento administrativo, visando a estimular a iniciativa privada a apresentar, por sua conta e risco, estudos e projetos relativos à concessão de serviços públicos, concessão de obra pública ou parceria público privada.  
5. 
O Procedimento de Manifestação de Interesse será composto das seguintes fases: abertura, por meio de publicação de edital de chamamento público; autorização para a apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos; e avaliação, seleção e aprovação. 
8. Pergunta 8
0/0,45
A Constituição e as leis disciplinam os serviços públicos. Sobre concessões de serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Não há serviços públicos municipais e estaduais, mas apenas federais.
Resposta correta
2. 
O art. 175 da Constituição é regulamentado pela Lei 8.987/95, que é a lei nacional que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos. 
3. 
Há debate se é possível que um cidadão pode sofrer paralisação na prestação de serviços públicos de energia elétrica por não ter dinheiro para pagar pelo serviço.  
4. 
Há debate se permissão é ato ou contrato. 
5. Incorreta:
Qualquer concessão ou permissão de serviços públicos demanda a realização de licitação prévia, não existindo na Constituição a previsão expressa de ressalva dos casos de dispensa ou inexigibilidade. 
9. Pergunta 9
0,45/0,45
Uma das atividades do Estado é o exercício do poder de polícia. Sobre poder de polícia, marque a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Poder de polícia não é um tipo de serviço público.
2. 
A liberdade e a propriedade das pessoas não poderão ser limitadas em nome do interesse público.
Resposta correta
3. 
O vocábulo polícia vem do grego politeia, sendo todas as atividades da cidade-estado (polis).
4. 
Na Idade Média, durante o feudalismo, o príncipe tinha um poder denominado jus politiae, que designava tudo o que
era necessário à boa ordem da sociedade civil sob autoridade do Estado, em contraposição à boa ordem moral e
religiosa de competência exclusiva da moral religiosa.
5. 
No fim do século XV, o jus politiae voltou a designar, na Alemanha, toda a atividade do Estado, sendo os poderes
amplos do príncipe de ingerência na vida privada dos cidadãos, incluindo a vida religiosa e espiritual, com a desculpa
de assegurar o bem-estar coletivo e a segurança.
10. Pergunta 10
0,45/0,45
Com o intuito de diferenciar das fundações estatais de Direito Público, pode-se dizer que as autarquias apenas podem exercer atividades típicas exclusivas do Estado, o que seria uma das diferenças para aquelas, as quais exercem atividades sociais não exclusivas. Autarquia na administração pública éuma entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração publica, porém fiscalizada e tutelada pelo Estado, com patrimônio formado com recursos próprios, cuja finalidade é executar serviços que interessam a coletividade ou de natureza estatal. 
Aponte nas opções abaixo um órgão
considerado como uma autarquia.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Fundação de Ação Social (FAS de Curitiba).  
2. 
Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).
3. 
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): previdência pública. 
Resposta correta
4. 
Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
5. 
Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo). 
1. Pergunta 1
0,45/0,45
A maioria das agências reguladoras no Brasil foram criadas no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Sobre as agências reguladoras, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Em alguns estados da Federação também estão sendo criadas agências reguladoras, cuja maioria são as chamadas “agências multisetoriais”, que não têm especialização. 
2. 
Entre as agências reguladoras federais estão a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 
3. 
Já existiam no Brasil, mesmo antes dos anos 1990, entidades que faziam algum tipo de regulação, como por exemplo o Banco Central do Brasil (BACEN), o Conselho Monetário Nacional (CMN), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). 
4. 
Apenas existem agências reguladoras setoriais no Brasil. 
Resposta correta
5. 
A ANEEL é setorial. 
2. Pergunta 2
0,45/0,45
Na composição do projeto básico, deve constar também o cronograma físico- financeiro com as despesas mensais previstas para serem incorridas ao longo da execução da obra ou serviço. Esse cronograma auxiliará na estimativa dos recursos orçamentários necessários ao longo de cada exercício financeiro. O cronograma físico- financeiro deve ser elaborado deforma que sirva de balizador, em fase posterior, para a análise das propostas apresentadas pelas empresas participantes do certame licitatório. Importa destacar que, após o início das obras, sempre que o prazo e as respectivas etapas de execução forem alterados, há a necessidade de se adequar o cronograma físico financeiro, de modo que esse sempre reflita as condições reais do empreendimento.
I. A junção do cronograma físico e do cronograma financeiro em um único documento permite ao gestor e sua equipe a avaliação da funcionalidade do projeto proposto, bem como, a disponibilidade de recursos.
II. Compatibiliza o planejamento da execução com a previsão e o efetivo desembolso a ser efetuado.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A afirmativa II é verdadeira e a I é uma afirmativa falsa.
2. 
As asserções I e II são falsas.
3. 
As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
4. 
A afirmativa I é verdadeira e a II é uma afirmativa falsa.
5. 
A afirmativa I e II são verdadeiras, mas, a II não é uma justificativa da I.
3. Pergunta 3
0/0,45
De acordo com Violin (2016), a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 175 dispõe sobre as empresas estatais exploradoras de atividades econômicas. Entretanto, estas empresas apenas podem ser criadas quando necessárias aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, pois, no Brasil o estado pode atuar apenas de forma complementar na economia, sendo a iniciativa privada a responsável pela exploração das atividades econômicas.
A respeito das estatais exploradoras de atividades econômicas, analise as afirmativas a seguir:
I. Suas licitações e contratos administrativos são iguais aos das pessoas jurídicas de Direito Público, uma vez que prestam serviços públicos.
II. A essas empresas aplicam-se as mesmas normas da responsabilidade civil do Estado, sendo que o Estado responde subsidiariamente pelos danos causados por elas.
III. Nas suas relações de negócios com terceiros, em regra serão regidas pelo Direito Privado, seus contratos não serão contratos administrativos, suas responsabilidades serão as mesmas das empresas privadas e o Estado não responde subsidiariamente.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas as afirmativas I e II
2. 
Apenas a afirmativa III
Resposta correta
3. Incorreta:
Apenas a afirmativa I
4. 
As afirmativas I, II e III estão corretas
5. 
Apenas a afirmativa II
4. Pergunta 4
0,45/0,45
A Constituição e as leis disciplinam os serviços públicos. Sobre concessões de serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Qualquer concessão ou permissão de serviços públicos demanda a realização de licitação prévia, não existindo na Constituição a previsão expressa de ressalva dos casos de dispensa ou inexigibilidade.
2. 
Não há serviços públicos municipais e estaduais, mas apenas federais.
Resposta correta
3. 
O art. 175 da Constituição é regulamentado pela Lei 8.987/95, que é a lei nacional que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.
4. 
Há debate se permissão é ato ou contrato.
5. 
Há debate se é possível que um cidadão pode sofrer paralisação na prestação de serviços públicos de energia elétrica por não ter dinheiro para pagar pelo serviço.
5. Pergunta 5
0,45/0,45
A Lei 14.230/2021 trouxe inovações significativas na temática da Improbidade Administrativa. Uma das novidades é que agora, para incorrer em improbidade administrativa, o infrator precisa ter a intenção de praticar esse ato. Isto significa que agora a Improbidade Administrativa necessariamente exige uma conduta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
dolosa
Resposta correta
2. 
fortuita
3. 
culposa
4. 
delituosa
5. 
infratora
6. Pergunta 6
0,45/0,45
De acordo com Violin (2016), o ordenamento jurídico, composto pelas normas (regras e princípios) constitucionais e legais, permite aos cidadãos exercerem vários direitos, inclusive os direitos de liberdade e propriedade, que devem ser compatíveis com a supremacia do interesse público sobre o privado e o bem-estar social, da coletividade, sendo que os interesses egoísticos dos cidadãos não podem ser uma barreira para o interesse público, sempre lembrando que os direitos fundamentais devem ser respeitados.
Dentro deste contexto, analise as afirmações a seguir:
I. A liberdade e a propriedade das pessoas devem prevalecer contra atividades de interesse da sociedade, por meio de leis ou de atos administrativos vinculados ou discricionários.
II. Existem situações em que claramente a Administração poderá, por exemplo, limitar a liberdade de uma pessoa, como quando esta comete um flagrante delito.
III. Existem situações em que cada caso concreto deverá ser analisado, de forma razoável e proporcional.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas nas afirmativas II e III
Resposta correta
2. 
As afirmativas I II e III estão corretas 
3. 
Apenas na afirmativa III
4. 
Apenas nas afirmativas I e II
5. 
Apenas na afirmativa I
7. Pergunta 7
0,45/0,45
Sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse das parcerias público-privadas, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O Procedimento de Manifestação de Interesse tem a finalidade de subsidiar a Administração Pública na estruturação
de empreendimentos objeto de concessão ou permissão de serviços públicos, de parceria público-privada, de arrendamento de bens públicos ou de concessão de direito real de uso. 
2. 
Os valores relativos a projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados não serão ressarcidos à pessoa física ou jurídica de direito privado responsável pelos projetos, levantamentos, investigações e estudos selecionados tenham sido efetivamente utilizados no certame. 
Resposta correta
3. 
O Procedimento de Manifestação de Interesse pode ser usado na apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos, por pessoa física ou jurídica de direito privado.4. 
Ficam os Poderes Executivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios autorizados a estabelecer normas para regular procedimento administrativo, visando a estimular a iniciativa privada a apresentar, por sua conta e risco, estudos e projetos relativos à concessão de serviços públicos, concessão de obra pública ou parceria público privada.  
5. 
O Procedimento de Manifestação de Interesse será composto das seguintes fases: abertura, por meio de publicação de edital de chamamento público; autorização para a apresentação de projetos, levantamentos, investigações ou estudos; e avaliação, seleção e aprovação. 
8. Pergunta 8
0/0,45
A Constituição e as leis disciplinam os serviços públicos. Sobre concessões de serviços públicos, marque a alternativa INCORRETA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Não há serviços públicos municipais e estaduais, mas apenas federais.
Resposta correta
2. 
O art. 175 da Constituição é regulamentado pela Lei 8.987/95, que é a lei nacional que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos. 
3. 
Há debate se é possível que um cidadão pode sofrer paralisação na prestação de serviços públicos de energia elétrica por não ter dinheiro para pagar pelo serviço.  
4. 
Há debate se permissão é ato ou contrato. 
5. Incorreta:
Qualquer concessão ou permissão de serviços públicos demanda a realização de licitação prévia, não existindo na Constituição a previsão expressa de ressalva dos casos de dispensa ou inexigibilidade. 
9. Pergunta 9
0,45/0,45
Uma das atividades do Estado é o exercício do poder de polícia. Sobre poder de polícia, marque a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Poder de polícia não é um tipo de serviço público.
2. 
A liberdade e a propriedade das pessoas não poderão ser limitadas em nome do interesse público.
Resposta correta
3. 
O vocábulo polícia vem do grego politeia, sendo todas as atividades da cidade-estado (polis).
4. 
Na Idade Média, durante o feudalismo, o príncipe tinha um poder denominado jus politiae, que designava tudo o que
era necessário à boa ordem da sociedade civil sob autoridade do Estado, em contraposição à boa ordem moral e
religiosa de competência exclusiva da moral religiosa.
5. 
No fim do século XV, o jus politiae voltou a designar, na Alemanha, toda a atividade do Estado, sendo os poderes
amplos do príncipe de ingerência na vida privada dos cidadãos, incluindo a vida religiosa e espiritual, com a desculpa
de assegurar o bem-estar coletivo e a segurança.
10. Pergunta 10
0,45/0,45
Com o intuito de diferenciar das fundações estatais de Direito Público, pode-se dizer que as autarquias apenas podem exercer atividades típicas exclusivas do Estado, o que seria uma das diferenças para aquelas, as quais exercem atividades sociais não exclusivas. Autarquia na administração pública é uma entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração publica, porém fiscalizada e tutelada pelo Estado, com patrimônio formado com recursos próprios, cuja finalidade é executar serviços que interessam a coletividade ou de natureza estatal. 
Aponte nas opções abaixo um órgão
considerado como uma autarquia.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Fundação de Ação Social (FAS de Curitiba).  
2. 
Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).
3. 
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): previdência pública. 
Resposta correta
4. 
Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
5. 
Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo).

Mais conteúdos dessa disciplina