Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A conduta do mediador deve estar pautada na realização dos diversos princípios norteadores de processos autocompositivos. Assim, o mediador deve guardar alguns preceitos, conforme observamos no manual da mediação judicial.
Sobre a mediação, de acordo com o conteúdo estudado nas aulas e no livro base da disciplina, avalie as asserções abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
Mãe e filha estão com problemas familiares gravíssimos, há muito tempo emocionais e, agora, atingindo também questões financeiras, com acusação de furto por parte da mãe. A mãe, que procurou o auxílio de um mediador, começou contando o que a levou ali. Depois que a mãe contou seus medos e suas desconfianças, o mediador olhou para a filha e sua primeira pergunta a ela foi: “está certa essa sua maneira de tratar a sua mãe?”.
A abordagem utilizada pelo mediador não é correta PORQUE Dá a entender que, no conflito, uma parte tem roda a razão e a outra não tem nenhuma.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Sabemos que os conflitos podem ser resolvidos uma vez que aconteçam, mas dificilmente são evitados. Uma vez que há um conflito, há meios que podem ser utilizados para sua solução, listados abaixo.
Identifique quais deles são meios alternativos de solução de conflitos.
I – conciliação.
II – Mediação.
III – arbitragem.
IV – poder judiciário.
A I, III e IV.
B I, II e IV.
C II e IV.
D I e IV.
E II, III e IV.

A respeito das técnicas e conceitos estudados sobre negociação, complete as lacunas abaixo com as palavras que se encaixam no que é apresentado:
A ______ consiste em fixar, de início, o ponto sobre o qual irá girar a negociação. A ______ consiste em mudar a proposta inicial, trazendo outros parâmetros para a negociação. A primeira trata de uma proposta ______, até acima do que se pretende.
A ZOPA, ancoragem, padrão.
B MAANA, contra-ancoragem, abusiva.
C Ancoragem, contra-ancoragem, baixa.
D MAANA, ancoragem, elevada.
E Ancoragem, contra-ancoragem, otimista.

A ancoragem e a contra-ancoragem são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas na negociação entre as partes em um conflito.
De acordo com o livro base e os estudos em aula, assinale a alternativa correta acerca das ferramentas da ancoragem e contra-ancoragem.
A A parte que ancora uma negociação tem uma vantagem sobre a parte adversa.
B A contra-ancoragem é uma resposta à ancoragem, constituindo uma vantagem à parte que a faz.
C Não é recomendável utilizar a contra-ancoragem, pois ela representa um desinteresse em negociar.
D É recomendável se valer da ancoragem sempre que se tiver confiança sobre o valor que se quer obter.
E Não é recomendável fazer uma ancoragem em valor muito superior ao que se considera razoável.

Quando os envolvidos no conflito não conseguem chegar a uma solução por si próprios, mediante a negociação, há diversos caminhos que podem adotar. Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Considere os dois casos a seguir e, de acordo com o livro base da disciplina e os estudos em aula, identifique a alternativa que os classifica de acordo com o método de solução de conflito adotado.
I. Maria e Marta trabalham para a mesma empresa de fabricação e comércio de cosméticos. Tiveram um desentendimento sobre o percentual de comissão que cada uma deveria receber, e seu superior disse que aceitaria o que decidissem. Assim, ambas conversaram e decidiram que a comissão seria repartida meio a meio.
II. Rômulo e Remo fundaram uma pequena vila no famoso município de Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo. Ambos titulares de ofícios de registro de imóveis no município, discordaram quanto à competência de cada um em relação ao território em que registravam imóveis. Desse modo, submeteram o caso ao único juízo da comarca, para proferir sentença sobre o caso.
A O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por mediação.
B O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por processo judicial.
C O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por processo judicial.
D O primeiro caso foi resolvido por conciliação; o segundo por mediação.
E O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por conciliação.

Sobre os aspectos relevantes do conflito, Morton Deutsch, em sua obra “The Resolution of Conflict: Constructive and Destructive Processes”, apresentou importante classificação de processos de resolução de disputas ao indicar que esses podem ser construtivos ou destrutivos.
Segundo a proposta de Deutsch, analise as características abaixo, relativas a cada um dos processos: I - enfraquecimento ou rompimento da relação social preexistente à disputa em razão da forma pela qual esta é conduzida. II - aquele em razão do qual as partes concluem a relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa. III - tendência de o conflito se expandir ou tornar-se mais acentuado no desenvolvimento da relação processual. As características apontadas referem-se, respectivamente, a um processo:
A Destrutivo, construtivo, destrutivo.
B Destrutivo, destrutivo, construtivo.
C Construtivo, destrutivo, construtivo.
D Construtivo, construtivo, destrutivo.
E Destrutivo, construtivo, construtivo.

A MAANA, ou BATNA na sigla em inglês (Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo ou Best Alternative To a Negotiated Agreement) é um conceito fundamental quando tratamos de negociação.
A respeito da MAANA e outros conceitos da negociação, analise as assertivas abaixo.
I – A MAANA é uma alternativa caso a negociação gere um acordo.
II – Você está negociando a compra de um serviço que não é crítico para sua empresa e, por algum motivo, não chega a um acordo que supra seus interesses. Você pode fazer aquele mesmo serviço desviando pessoas de alguns departamentos de sua empresa. Nesse caso, você tem uma boa MAANA.
III – A MAANA sempre deve ser revelada à outra parte, pois assim as propostas serão claras e objetivas.
IV – Costuma ser vantajoso aceitar uma proposta que esteja abaixo do preço-reserva.
A II e III.
B I e IV.
C III e IV.
D II.
E I.

O conflito existe desde há muito tempo: desde os primórdios da humanidade, associa-se a história com o conflito. As palavras muito comumente associadas ao conflito são: “Guerra, Briga, Disputa, Agressão, Tristeza, Violência, Raiva, Perda, Processo”.
Como se pode definir o conflito?
A Uma situação em que duas ou mais pessoas divergem em razão de metas, interesses ou objetivos individuais percebidos como mutuamente incompatíveis.
B Uma situação em que pessoas concordam com seus interesses ou objetivos acerca de determinado fato.
C Um estado no qual há um embate físico entre duas ou mais pessoas que se veem diante de interesses incompatíveis.
D Uma perda de controle dos participantes de determinada negociação, que gera a necessidade de intervenção de terceiros.
E Um ônus intransigente para a compactuação de metas predeterminadas por pessoas exteriores ao conflito, mais aptas à resolução do caso.

Quando os envolvidos no conflito não conseguem chegar a uma solução por si próprios, mediante a negociação, há diversos caminhos que podem adotar.
De acordo com o livro base da disciplina e os estudos em aula, assinale a alternativa que aponta o melhor caminho a ser tomado para a resolução de um conflito:
A Provar que estão com a razão à força, com violência, ou seja, exercer a justiça com as próprias mãos.
B Deixar de lado as emoções negativas e perdoar a outra parte.
C Esquecer o conflito, guardando o amargor de uma situação não resolvida.
D Levar o caso para resolução pelo Poder Judiciário.
E Entrar em um acordo pela negociação, mediante o emprego de técnicas que facilitem o consenso.

Quando participamos de uma negociação, há conceitos que devemos conhecer para obter os resultados almejados. Uma vez que pretendemos negociar, temos algumas alternativas sobre como a negociação ocorrerá.
Sobre a negociação, analise as assertivas abaixo. I – A negociação baseada em posição envolve o apego a questões pessoais. II – A negociação baseada em posição traz melhores chances de resultados favoráveis às partes. III – A negociação baseada em interesse leva em consideração questões substantivas. IV – A postura objetiva é uma característica da negociação baseada em posição. É correto apenas o que se afirma em:
A II, III e IV.
B II e III.
C III e IV.
D II e IV.
E I e III.

Em uma notícia de janeiro de 2016, lemos que um adolescente amputou por iniciativa própria uma de suas mãos após ter sido acusado publicamente de blasfêmia no Paquistão.
Com base nesse caso, analise as assertivas abaixo. I - O senso de justiça e a aplicação da justiça no Paquistão não é idêntico ao que existe no Brasil. II - Os sistemas judiciais pouco variam ao redor do mundo, pois o sentido de justiça é praticamente igual entre os países. III - Os sistemas judiciais baseados na religião muitas vezes não são aceitos por países do ocidente. IV - O Paquistão adota oficialmente um sistema religioso, mais particularmente o islamismo. V- Os países do ocidente têm, em sua maioria, o mesmo sistema de justiça demonstrado na notícia. É correto afirmar apenas o que se encontra em:
A II, IV e V.
B III e IV.
C I, IV V.
D II e V.
E I, III e IV.

A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.
Sobre os métodos alternativos de resolução de conflitos, de acordo com o livro base e os estudos em aula, analise as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa correta. I - Se um caso for tratado pela mediação, é papel do mediador apontar as vantagens de um acordo, mesmo com concessões mútuas, a fim de evitar prejuízos e desgastes emocionais. II - O conciliador toma decisões em vez de dar às partes a oportunidade de aceitar ou não a solução. III - Segundo as orientações do novo CPC, a conciliação é o procedimento de autocomposição adequado a esse caso. IV - A discriminação pelas diferenças pessoais deve ser prioridade na resolução desse conflito.
A São corretas apenas I e III.
B São corretas apenas II e III.
C São corretas apenas III e IV.
D São corretas apenas I e II.
E São corretas apenas I e IV.

Na imagem, à direita temos a Bíblia; à esquerda, o Alcorão. Uma não conversa com a outra: elas têm conceitos divergentes, e aquele que segue fielmente os ensinamentos de uma não pode seguir fielmente os ensinamentos da outra.
Se um Cristão, crente na Bíblia, e um muçulmano, crente no Alcorão, entram em conflito sobre convicção e tentam convencer um ao outro à conversão para aquilo em que acreditam, sem inventar dados, quais são os resultados possíveis?
I – Se um tentar convencer ao outro, mas nenhum abrir mão de sua crença, o conflito não terá solução.
II – Para que o conflito seja resolvido, ambos precisam abrir mão de suas convicções.
III – Se apenas um se converter, abrindo mão de sua convicção original, o conflito não pode ser sanado.
IV – Esse é um conflito que não possibilita uma negociação ganha-ganha, pois tem apenas duas posições completamente antagônicas: ou um, ou outro.
A I e IV.
B II e III.
C II.
D III.
E IV.

Sobre Mediação e Arbitragem, segundo o INAMA (Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem), mencionado nas rotas da disciplina, diz-se que: "A Mediação e Arbitragem são meios privados, alternativos ao Judiciário para solução de controvérsias que estão dando os primeiros passos no Brasil."
Conforme o texto aqui apresentado, é correto afirmar que: I – A mediação e a arbitragem não têm qualquer expectativa de crescimento no Brasil. II – O Brasil demonstra interesse nos meios alternativos de solução de conflitos. III – Pessoas que realizam um curso de mediação serão imediatamente empregados e poderão viver do que aprenderam sobre resolução alternativa de conflitos. IV – Sobreviver da atividade de mediação depende de outros fatores além de realizar um curso a respeito. É correto afirmar somente o que se encontra em:
A I e II.
B II e III.
C II e IV.
D I e IV.
E I e III.

A conduta do mediador deve estar pautada na realização dos diversos princípios norteadores de processos autocompositivos. Assim, o mediador deve guardar alguns preceitos, conforme observamos no manual da mediação judicial.
De acordo com o livro base e os estudos em aula, assinale a alternativa que indica, corretamente, os princípios que norteiam a mediação:
A Imparcialidade do mediador, isonomia entre as partes e oralidade.
B Devido processo legal, dignidade da pessoa humana e legalidade.
C Contraditório, ampla defesa e publicidade.
D Duração razoável do processo, igualdade e eficiência.
E Efetividade, adequação e cooperação.

Quando um conflito surge, quais opções lícitas (conformes ao direito) os envolvidos têm para resolvê-lo?
É correto apenas o que se afirma em:
I - Esquecer o conflito, perdoando e cedendo.
II - Levar o caso para resolução por um terceiro.
III - Exercer a justiça com as próprias mãos, ainda que com violência.
IV - Negociar para obtenção de um acordo.
A I, II, III e IV.
B I, II e IV.
C II e IV.
D I e IV.
E II, III e IV.

Sabemos que, quando surge um conflito, é possível resolvê-lo de uma ou de várias formas combinadas. A maioria delas é lícita e pode ser obtida por meio oficial ou informalmente. Há, porém, formas consideradas ilegais, ilícitos, que não devem ser utilizadas.
Qual dos métodos abaixo é ilícito?
A Fazer justiça com violência, com as próprias mãos.
B Esquecer o conflito com rancor.
C Perdoar.
D Negociar.
E Ajuizar ação perante o Judiciário.

Sobre a disciplina de Mediação e Arbitragem, veja: A “negociação baseada em princípios” ou “negociação baseada em méritos” ou “em interesses” sugere que, para a obtenção da negociação de resultados sensatos e justos (com a vantagem de evitar a deterioração do relacionamento entre as pessoas) faz-se necessário que se abordem os interesses reais dos envolvidos (e não suas posições).
A negociação baseada em princípios tem 4 fundamentos para obtenção de bons resultados. Associe os fundamentos da Coluna 1 à sua característica na Coluna 2.
Coluna 1 (Fundamentos da negociação baseada em princípios)
1. Separar as pessoas do problema.
2. Foco nos interesses.
3. Geração de opções de ganhos mútuos.
4. Utilização de critérios objetivos.
A 1-B, 2-E, 3-F, 4-D.
B 1-B, 2-E, 3-F, 4-E.
C 1-C, 2-E, 3-A, 4-F.
D 1-A, 2-E, 3-F, 4-C.
E 1-C, 2-A, 3-D, 4-F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A conduta do mediador deve estar pautada na realização dos diversos princípios norteadores de processos autocompositivos. Assim, o mediador deve guardar alguns preceitos, conforme observamos no manual da mediação judicial.
Sobre a mediação, de acordo com o conteúdo estudado nas aulas e no livro base da disciplina, avalie as asserções abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
Mãe e filha estão com problemas familiares gravíssimos, há muito tempo emocionais e, agora, atingindo também questões financeiras, com acusação de furto por parte da mãe. A mãe, que procurou o auxílio de um mediador, começou contando o que a levou ali. Depois que a mãe contou seus medos e suas desconfianças, o mediador olhou para a filha e sua primeira pergunta a ela foi: “está certa essa sua maneira de tratar a sua mãe?”.
A abordagem utilizada pelo mediador não é correta PORQUE Dá a entender que, no conflito, uma parte tem roda a razão e a outra não tem nenhuma.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Sabemos que os conflitos podem ser resolvidos uma vez que aconteçam, mas dificilmente são evitados. Uma vez que há um conflito, há meios que podem ser utilizados para sua solução, listados abaixo.
Identifique quais deles são meios alternativos de solução de conflitos.
I – conciliação.
II – Mediação.
III – arbitragem.
IV – poder judiciário.
A I, III e IV.
B I, II e IV.
C II e IV.
D I e IV.
E II, III e IV.

A respeito das técnicas e conceitos estudados sobre negociação, complete as lacunas abaixo com as palavras que se encaixam no que é apresentado:
A ______ consiste em fixar, de início, o ponto sobre o qual irá girar a negociação. A ______ consiste em mudar a proposta inicial, trazendo outros parâmetros para a negociação. A primeira trata de uma proposta ______, até acima do que se pretende.
A ZOPA, ancoragem, padrão.
B MAANA, contra-ancoragem, abusiva.
C Ancoragem, contra-ancoragem, baixa.
D MAANA, ancoragem, elevada.
E Ancoragem, contra-ancoragem, otimista.

A ancoragem e a contra-ancoragem são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas na negociação entre as partes em um conflito.
De acordo com o livro base e os estudos em aula, assinale a alternativa correta acerca das ferramentas da ancoragem e contra-ancoragem.
A A parte que ancora uma negociação tem uma vantagem sobre a parte adversa.
B A contra-ancoragem é uma resposta à ancoragem, constituindo uma vantagem à parte que a faz.
C Não é recomendável utilizar a contra-ancoragem, pois ela representa um desinteresse em negociar.
D É recomendável se valer da ancoragem sempre que se tiver confiança sobre o valor que se quer obter.
E Não é recomendável fazer uma ancoragem em valor muito superior ao que se considera razoável.

Quando os envolvidos no conflito não conseguem chegar a uma solução por si próprios, mediante a negociação, há diversos caminhos que podem adotar. Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Considere os dois casos a seguir e, de acordo com o livro base da disciplina e os estudos em aula, identifique a alternativa que os classifica de acordo com o método de solução de conflito adotado.
I. Maria e Marta trabalham para a mesma empresa de fabricação e comércio de cosméticos. Tiveram um desentendimento sobre o percentual de comissão que cada uma deveria receber, e seu superior disse que aceitaria o que decidissem. Assim, ambas conversaram e decidiram que a comissão seria repartida meio a meio.
II. Rômulo e Remo fundaram uma pequena vila no famoso município de Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo. Ambos titulares de ofícios de registro de imóveis no município, discordaram quanto à competência de cada um em relação ao território em que registravam imóveis. Desse modo, submeteram o caso ao único juízo da comarca, para proferir sentença sobre o caso.
A O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por mediação.
B O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por processo judicial.
C O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por processo judicial.
D O primeiro caso foi resolvido por conciliação; o segundo por mediação.
E O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por conciliação.

Sobre os aspectos relevantes do conflito, Morton Deutsch, em sua obra “The Resolution of Conflict: Constructive and Destructive Processes”, apresentou importante classificação de processos de resolução de disputas ao indicar que esses podem ser construtivos ou destrutivos.
Segundo a proposta de Deutsch, analise as características abaixo, relativas a cada um dos processos: I - enfraquecimento ou rompimento da relação social preexistente à disputa em razão da forma pela qual esta é conduzida. II - aquele em razão do qual as partes concluem a relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa. III - tendência de o conflito se expandir ou tornar-se mais acentuado no desenvolvimento da relação processual. As características apontadas referem-se, respectivamente, a um processo:
A Destrutivo, construtivo, destrutivo.
B Destrutivo, destrutivo, construtivo.
C Construtivo, destrutivo, construtivo.
D Construtivo, construtivo, destrutivo.
E Destrutivo, construtivo, construtivo.

A MAANA, ou BATNA na sigla em inglês (Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo ou Best Alternative To a Negotiated Agreement) é um conceito fundamental quando tratamos de negociação.
A respeito da MAANA e outros conceitos da negociação, analise as assertivas abaixo.
I – A MAANA é uma alternativa caso a negociação gere um acordo.
II – Você está negociando a compra de um serviço que não é crítico para sua empresa e, por algum motivo, não chega a um acordo que supra seus interesses. Você pode fazer aquele mesmo serviço desviando pessoas de alguns departamentos de sua empresa. Nesse caso, você tem uma boa MAANA.
III – A MAANA sempre deve ser revelada à outra parte, pois assim as propostas serão claras e objetivas.
IV – Costuma ser vantajoso aceitar uma proposta que esteja abaixo do preço-reserva.
A II e III.
B I e IV.
C III e IV.
D II.
E I.

O conflito existe desde há muito tempo: desde os primórdios da humanidade, associa-se a história com o conflito. As palavras muito comumente associadas ao conflito são: “Guerra, Briga, Disputa, Agressão, Tristeza, Violência, Raiva, Perda, Processo”.
Como se pode definir o conflito?
A Uma situação em que duas ou mais pessoas divergem em razão de metas, interesses ou objetivos individuais percebidos como mutuamente incompatíveis.
B Uma situação em que pessoas concordam com seus interesses ou objetivos acerca de determinado fato.
C Um estado no qual há um embate físico entre duas ou mais pessoas que se veem diante de interesses incompatíveis.
D Uma perda de controle dos participantes de determinada negociação, que gera a necessidade de intervenção de terceiros.
E Um ônus intransigente para a compactuação de metas predeterminadas por pessoas exteriores ao conflito, mais aptas à resolução do caso.

Quando os envolvidos no conflito não conseguem chegar a uma solução por si próprios, mediante a negociação, há diversos caminhos que podem adotar.
De acordo com o livro base da disciplina e os estudos em aula, assinale a alternativa que aponta o melhor caminho a ser tomado para a resolução de um conflito:
A Provar que estão com a razão à força, com violência, ou seja, exercer a justiça com as próprias mãos.
B Deixar de lado as emoções negativas e perdoar a outra parte.
C Esquecer o conflito, guardando o amargor de uma situação não resolvida.
D Levar o caso para resolução pelo Poder Judiciário.
E Entrar em um acordo pela negociação, mediante o emprego de técnicas que facilitem o consenso.

Quando participamos de uma negociação, há conceitos que devemos conhecer para obter os resultados almejados. Uma vez que pretendemos negociar, temos algumas alternativas sobre como a negociação ocorrerá.
Sobre a negociação, analise as assertivas abaixo. I – A negociação baseada em posição envolve o apego a questões pessoais. II – A negociação baseada em posição traz melhores chances de resultados favoráveis às partes. III – A negociação baseada em interesse leva em consideração questões substantivas. IV – A postura objetiva é uma característica da negociação baseada em posição. É correto apenas o que se afirma em:
A II, III e IV.
B II e III.
C III e IV.
D II e IV.
E I e III.

Em uma notícia de janeiro de 2016, lemos que um adolescente amputou por iniciativa própria uma de suas mãos após ter sido acusado publicamente de blasfêmia no Paquistão.
Com base nesse caso, analise as assertivas abaixo. I - O senso de justiça e a aplicação da justiça no Paquistão não é idêntico ao que existe no Brasil. II - Os sistemas judiciais pouco variam ao redor do mundo, pois o sentido de justiça é praticamente igual entre os países. III - Os sistemas judiciais baseados na religião muitas vezes não são aceitos por países do ocidente. IV - O Paquistão adota oficialmente um sistema religioso, mais particularmente o islamismo. V- Os países do ocidente têm, em sua maioria, o mesmo sistema de justiça demonstrado na notícia. É correto afirmar apenas o que se encontra em:
A II, IV e V.
B III e IV.
C I, IV V.
D II e V.
E I, III e IV.

A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial.
Sobre os métodos alternativos de resolução de conflitos, de acordo com o livro base e os estudos em aula, analise as afirmativas abaixo e, após, assinale a alternativa correta. I - Se um caso for tratado pela mediação, é papel do mediador apontar as vantagens de um acordo, mesmo com concessões mútuas, a fim de evitar prejuízos e desgastes emocionais. II - O conciliador toma decisões em vez de dar às partes a oportunidade de aceitar ou não a solução. III - Segundo as orientações do novo CPC, a conciliação é o procedimento de autocomposição adequado a esse caso. IV - A discriminação pelas diferenças pessoais deve ser prioridade na resolução desse conflito.
A São corretas apenas I e III.
B São corretas apenas II e III.
C São corretas apenas III e IV.
D São corretas apenas I e II.
E São corretas apenas I e IV.

Na imagem, à direita temos a Bíblia; à esquerda, o Alcorão. Uma não conversa com a outra: elas têm conceitos divergentes, e aquele que segue fielmente os ensinamentos de uma não pode seguir fielmente os ensinamentos da outra.
Se um Cristão, crente na Bíblia, e um muçulmano, crente no Alcorão, entram em conflito sobre convicção e tentam convencer um ao outro à conversão para aquilo em que acreditam, sem inventar dados, quais são os resultados possíveis?
I – Se um tentar convencer ao outro, mas nenhum abrir mão de sua crença, o conflito não terá solução.
II – Para que o conflito seja resolvido, ambos precisam abrir mão de suas convicções.
III – Se apenas um se converter, abrindo mão de sua convicção original, o conflito não pode ser sanado.
IV – Esse é um conflito que não possibilita uma negociação ganha-ganha, pois tem apenas duas posições completamente antagônicas: ou um, ou outro.
A I e IV.
B II e III.
C II.
D III.
E IV.

Sobre Mediação e Arbitragem, segundo o INAMA (Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem), mencionado nas rotas da disciplina, diz-se que: "A Mediação e Arbitragem são meios privados, alternativos ao Judiciário para solução de controvérsias que estão dando os primeiros passos no Brasil."
Conforme o texto aqui apresentado, é correto afirmar que: I – A mediação e a arbitragem não têm qualquer expectativa de crescimento no Brasil. II – O Brasil demonstra interesse nos meios alternativos de solução de conflitos. III – Pessoas que realizam um curso de mediação serão imediatamente empregados e poderão viver do que aprenderam sobre resolução alternativa de conflitos. IV – Sobreviver da atividade de mediação depende de outros fatores além de realizar um curso a respeito. É correto afirmar somente o que se encontra em:
A I e II.
B II e III.
C II e IV.
D I e IV.
E I e III.

A conduta do mediador deve estar pautada na realização dos diversos princípios norteadores de processos autocompositivos. Assim, o mediador deve guardar alguns preceitos, conforme observamos no manual da mediação judicial.
De acordo com o livro base e os estudos em aula, assinale a alternativa que indica, corretamente, os princípios que norteiam a mediação:
A Imparcialidade do mediador, isonomia entre as partes e oralidade.
B Devido processo legal, dignidade da pessoa humana e legalidade.
C Contraditório, ampla defesa e publicidade.
D Duração razoável do processo, igualdade e eficiência.
E Efetividade, adequação e cooperação.

Quando um conflito surge, quais opções lícitas (conformes ao direito) os envolvidos têm para resolvê-lo?
É correto apenas o que se afirma em:
I - Esquecer o conflito, perdoando e cedendo.
II - Levar o caso para resolução por um terceiro.
III - Exercer a justiça com as próprias mãos, ainda que com violência.
IV - Negociar para obtenção de um acordo.
A I, II, III e IV.
B I, II e IV.
C II e IV.
D I e IV.
E II, III e IV.

Sabemos que, quando surge um conflito, é possível resolvê-lo de uma ou de várias formas combinadas. A maioria delas é lícita e pode ser obtida por meio oficial ou informalmente. Há, porém, formas consideradas ilegais, ilícitos, que não devem ser utilizadas.
Qual dos métodos abaixo é ilícito?
A Fazer justiça com violência, com as próprias mãos.
B Esquecer o conflito com rancor.
C Perdoar.
D Negociar.
E Ajuizar ação perante o Judiciário.

Sobre a disciplina de Mediação e Arbitragem, veja: A “negociação baseada em princípios” ou “negociação baseada em méritos” ou “em interesses” sugere que, para a obtenção da negociação de resultados sensatos e justos (com a vantagem de evitar a deterioração do relacionamento entre as pessoas) faz-se necessário que se abordem os interesses reais dos envolvidos (e não suas posições).
A negociação baseada em princípios tem 4 fundamentos para obtenção de bons resultados. Associe os fundamentos da Coluna 1 à sua característica na Coluna 2.
Coluna 1 (Fundamentos da negociação baseada em princípios)
1. Separar as pessoas do problema.
2. Foco nos interesses.
3. Geração de opções de ganhos mútuos.
4. Utilização de critérios objetivos.
A 1-B, 2-E, 3-F, 4-D.
B 1-B, 2-E, 3-F, 4-E.
C 1-C, 2-E, 3-A, 4-F.
D 1-A, 2-E, 3-F, 4-C.
E 1-C, 2-A, 3-D, 4-F.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Mediação e Arbitragem 
A conduta do mediador deve estar pautada na realização dos diversos princípios norteadores de processos autocompositivos. Assim, o mediador 
deve guardar alguns preceitos, conforme observamos no manual da mediação judicial. 
Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
Sobre a mediação, de acordo com o conteúdo estudado nas aulas e no livro base da disciplina, avalie as asserções abaixo e, após, 
assinale a alternativa correta. 
 
Mãe e filha estão com problemas familiares gravíssimos, há muito tempo emocionais e, agora, atingindo também questões financeiras, com 
acusação de furto por parte da mãe. A mãe, que procurou o auxílio de um mediador, começou contando o que a levou ali. Depois que a mãe 
contou seus medos e suas desconfianças, o mediador olhou para a filha e sua primeira pergunta a ela foi: “está certa essa sua maneira de tratar 
a sua mãe?”. 
A abordagem utilizada pelo mediador não é correta 
PORQUE 
Dá a entender que, no conflito, uma parte tem roda a razão e a outra não tem nenhuma. 
Nota: 0.0 
 
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
A alternativa correta é a letra A - as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I, pois a 
atitude correta do mediador é empregar uma linguagem neutra em relação à compreensão do conflito e permitir que as 
partes percebam as vantagens de acordar em vez de brigar. Nesse caso, a filha sequer teve espaço para falar sobre 
questões importantes, tendo sido restringida desde a primeira pergunta dirigida a ela. 
Referência: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 75 e 196. 
 
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
 
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 
E As asserções I e II são proposições falsas. 
 
Questão 2/10 - Mediação e Arbitragem 
Sabemos que os conflitos podem ser resolvidos uma vez que aconteçam, mas dificilmente são evitados. Uma vez que há um conflito, há meios 
que podem ser utilizados para sua solução, listados abaixo. 
Identifique quais deles são meios alternativos de solução de conflitos. 
I – conciliação. 
II – Mediação. 
III – arbitragem. 
IV – poder judiciário. 
São meios alternativos de solução de conflitos apenas: 
Nota: 10.0 
 
A I, III e IV. 
 
B I e II. 
 
C III e IV. 
 
D I, II e III. 
Você acertou! 
Os conflitos podem ser solucionados de várias maneiras: pela negociação direta, pela conciliação, pela mediação, pela 
arbitragem ou, ainda, por meio do Poder Judiciário. Alternativos são todos aqueles meios lícitos que não o Poder 
Judiciário, logo, é alternativo a negociação, a conciliação, a mediação, e a arbitragem 
(Conforme aula 1 de Mediação e Arbitragem, em especial na Síntese, slide 27; KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e 
Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 19). 
 
E II e III. 
 
Questão 3/10 - Mediação e Arbitragem 
A respeito das técnicas e conceitos estudados sobre negociação, complete as lacunas abaixo com as palavras que se encaixam no 
que é apresentado: 
A ______ consiste em fixar, de início, o ponto sobre o qual irá girar a negociação. A ______ consiste em mudar a proposta inicial, trazendo 
outros parâmetros para a negociação. A primeira trata de uma proposta ______, até acima do que se pretende. 
Nota: 10.0 
 
A ZOPA, ancoragem, padrão. 
 
B MAANA, contra-ancoragem, abusiva. 
 
C Ancoragem, contra-ancoragem, baixa. 
 
D MAANA, ancoragem, elevada. 
 
E Ancoragem, contra-ancoragem, otimista. 
Você acertou! 
A ancoragem consiste em fixar, de início, o ponto sobre o qual irá girar a negociação. A contra-ancoragem consiste em 
mudar a proposta inicial, trazendo outros parâmetros para a negociação. A primeira trata de uma proposta otimista, até 
acima do que se pretende. 
(KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 40-45; aula 3, slide 12.) 
 
Questão 4/10 - Mediação e Arbitragem 
A ancoragem e a contra-ancoragem são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas na negociação entre as partes em um conflito. 
Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
De acordo com o livro base e os estudos em aula, assinale a alternativa correta acerca das ferramentas da ancoragem e contra-
ancoragem. 
Nota: 0.0 
 
A A parte que ancora uma negociação tem uma vantagem sobre a parte adversa. 
 
B A contra-ancoragem é uma resposta à ancoragem, constituindo uma vantagem à parte que a faz. 
 
C Não é recomendável utilizar a contra-ancoragem, pois ela representa um desinteresse em negociar. 
 
D É recomendável se valer da ancoragem sempre que se tiver confiança sobre o valor que se quer obter. 
 
E Não é recomendável fazer uma ancoragem em valor muito superior ao que se considera razoável. 
A alternativa correta é a letra E, pois, nem sempre a parte que ancora uma negociação, estabelecendo um ponto de início, 
tem vantagem. Depende sempre da situação, do objeto da negociação e da forma como é feita a ancoragem. O mesmo 
ocorre com a contra-ancoragem. Lembre-se de que a técnica por si só não traz resultados, e sim seu uso correto e na 
situação certa. Não é a confiança que determina o que se deve fazer, mas as informações coletadas e a decisão em cada 
caso sobre como agir. 
Referência: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 40-41 e 193. 
 
Questão 5/10 - Mediação e Arbitragem 
Quando os envolvidos no conflito não conseguem chegar a uma solução por si próprios, mediante a negociação, há diversos caminhos que 
podem adotar. 
Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
Considere os dois casos a seguir e, de acordo com o livro base da disciplina e os estudos em aula, identifique a alternativa que os classifica de 
acordo com o método de solução de conflito adotado. 
I. Maria e Marta trabalham para a mesma empresa de fabricação e comércio de cosméticos. Tiveram um desentendimento sobre o percentual 
de comissão que cada uma deveria receber, e seu superior disse que aceitaria o que decidissem. Assim, ambas conversaram e decidiram que 
a comissão seria repartida meio a meio. 
II. Rômulo e Remo fundaram uma pequena vila no famoso município de Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo. Ambos titulares de 
ofícios de registro de imóveis no município, discordaram quanto à competência de cada um em relação ao território em que registravam imóveis. 
Desse modo, submeteram o caso ao único juízo da comarca, para proferir sentença sobre o caso. 
Nota: 10.0 
 
A O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por mediação. 
 
B O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por processo judicial. 
Você acertou! 
A alternativa correta é a letra B, pois, ao resolverem por si mesmas, maria e marta se valeram de negociação. Já Rômulo 
e Remo tiveram o conflito julgado pelo poder judiciário. 
Referência: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 19 e 193. 
 
C O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por processo judicial. 
 
D O primeiro caso foi resolvido por conciliação; o segundo por mediação. 
 
E O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por conciliação. 
 
Questão 6/10 - Mediação e Arbitragem 
Sobre os aspectos relevantes do conflito, Morton Deutsch, em sua obra “The Resolution of Conflict: Constructive and Destructive Processes”, 
apresentou importante classificação de processos de resolução de disputas ao indicar que esses podem ser construtivos ou destrutivos. 
Segundo a proposta de Deutsch, analise as características abaixo, relativas a cada um dos processos: 
I - enfraquecimento ou rompimento da relação social preexistente à disputa em razão da forma pela qualesta é conduzida. 
II - aquele em razão do qual as partes concluem a relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa. 
III - tendência de o conflito se expandir ou tornar-se mais acentuado no desenvolvimento da relação processual. 
As caraterísticas apontadas referem-se, respectivamente, a um processo: 
Nota: 10.0 
 
A Destrutivo, construtivo, destrutivo. 
Você acertou! 
Para Deutsch, um processo destrutivo se caracteriza pelo enfraquecimento ou rompimento da relação social 
preexistente à disputa em razão da forma pela qual esta é conduzida. Em processos destrutivos há a tendência de o 
conflito se expandir ou tornar-se mais acentuado no desenvolvimento da relação processual. Como resultado, tal conflito 
frequentemente torna-se “independente de suas causas iniciais.” 
Por sua vez, processos construtivos, segundo Deutsch, seriam aqueles em razão dos quais as partes concluiriam a 
relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa. 
(KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 49-50.) 
 
B Destrutivo, destrutivo, construtivo. 
 
C Construtivo, destrutivo, construtivo. 
 
D Construtivo, construtivo, destrutivo. 
 
E Destrutivo, construtivo, construtivo. 
 
Questão 7/10 - Mediação e Arbitragem 
A MAANA, ou BATNA na sigla em inglês (Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo ou Best Alternative To a Negotiated Agreement) é 
um conceito fundamental quando tratamos de negociação. 
A respeito da MAANA e outros conceitos da negociação, analise as assertivas abaixo. 
I – A MAANA é uma alternativa caso a negociação gere um acordo. 
II – Você está negociando a compra de um serviço que não é crítico para sua empresa e, por algum motivo, não chega a um acordo que supra 
seus interesses. Você pode fazer aquele mesmo serviço desviando pessoas de alguns departamentos de sua empresa. Nesse caso, você tem 
uma boa MAANA. 
III – A MAANA sempre deve ser revelada à outra parte, pois assim as propostas serão claras e objetivas. 
IV – Costuma ser vantajoso aceitar uma proposta que esteja abaixo do preço-reserva. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 0.0 
 
A II e III. 
 
B I e IV. 
 
C III e IV. 
 
D II. 
A MAANA é uma alternativa caso não haja acordo. 
Não se deve revelar a MAANA e outras informações de forma aberta ou precoce, pois mantê-las é parte da negociação. 
Se, em contrapartida a uma negociação sem acordo, você pode fazer o mesmo serviço negociado apenas desviando 
pessoas de alguns departamentos de sua empresa, você tem uma boa MAANA. 
Normalmente não é vantajoso negociar abaixo do preço-reserva, que é o já estabelecido como mínimo aceitável. 
(Aula 3, slides 13-14; KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 40-44.) 
Portanto, correto apenas: 
II – Você está negociando a compra de um serviço que não é crítico para sua empresa e, por algum motivo, não chega a 
um acordo que supra seus interesses. Você pode fazer aquele mesmo serviço desviando pessoas de alguns 
departamentos de sua empresa. Nesse caso, você tem uma boa MAANA. 
 
E I. 
 
Questão 8/10 - Mediação e Arbitragem 
O conflito existe desde há muito tempo: desde os primórdios da humanidade, associa-se a história com o conflito. As palavras muito 
comumente associadas ao conflito são: 
“Guerra, Briga, Disputa, Agressão, Tristeza, Violência, Raiva, Perda, Processo” 
(AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Manual de Mediação Judicial. 5. ed. Brasília: CNJ, 2015, p. 43.) 
Como se pode definir o conflito? 
Nota: 10.0 
 
A Uma situação em que duas ou mais pessoas divergem em razão de metas, interesses ou objetivos individuais 
percebidos como mutuamente incompatíveis. 
Você acertou! 
Conflito pode ser definido como uma situação em que duas ou mais pessoas divergem em razão de metas, interesses 
ou objetivos individuais percebidos como mutuamente incompatíveis. (KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. 
Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 18.) 
Pode haver embate físico, mas não necessariamente. 
 
B Uma situação em que pessoas concordam com seus interesses ou objetivos acerca de determinado fato. 
 
C Um estado no qual há um embate físico entre duas ou mais pessoas que se veem diante de interesses 
incompatíveis. 
 
 
D Uma perda de controle dos participantes de determinada negociação, que gera a necessidade de intervenção 
de terceiros. 
 
E Um ônus intransigente para a compactuação de metas predeterminadas por pessoas exteriores ao conflito, 
mais aptas à resolução do caso. 
 
Questão 9/10 - Mediação e Arbitragem 
Quando os envolvidos no conflito não conseguem chegar a uma solução por si próprios, mediante a negociação, há diversos caminhos que 
podem adotar. 
Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
De acordo com o livro base da disciplina e os estudos em aula, assinale a alternativa que aponta o melhor caminho a ser tomado para 
a resolução de um conflito: 
Nota: 10.0 
 
A Provar que estão com a razão à força, com violência, ou seja, exercer a justiça com as próprias mãos. 
 
B Deixar de lado as emoções negativas e perdoar a outra parte. 
 
C Esquecer o conflito, guardando o amargor de uma situação não resolvida. 
 
D Levar o caso para resolução pelo Poder Judiciário. 
 
E Entrar em um acordo pela negociação, mediante o emprego de técnicas que facilitem o consenso. 
Você acertou! 
A alternativa correta é a letra E, pois, no Processo Civil brasileiro, a autocomposição é a regra. Há duas razões que tornam 
o caminho da autocomposição tão positivo para os envolvidos: em primeiro lugar, é mais rápido do que esperar uma 
decisão de outrem. Em segundo lugar, quando as partes chegam a uma solução por si mesmas, elas tendem a valorizá-
la e a respeitá-la mais do que uma decisão trazida de fora. 
 
Questão 10/10 - Mediação e Arbitragem 
Quando participamos de uma negociação, há conceitos que devemos conhecer para obter os resultados almejados. Uma vez que 
pretendemos negociar, temos algumas alternativas sobre como a negociação ocorrerá. 
Sobre a negociação, analise as assertivas abaixo. 
I – A negociação baseada em posição envolve o apego a questões pessoais. 
II – A negociação baseada em posição traz melhores chances de resultados favoráveis às partes. 
III – A negociação baseada em interesse leva em consideração questões substantivas. 
IV – A postura objetiva é uma característica da negociação baseada em posição. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 0.0 
 
A II, III e IV. 
 
B II e III. 
 
C III e IV. 
 
D II e IV. 
 
E I e III. 
É correto apenas: 
I – A negociação baseada em posição envolve o apego a questões pessoais. 
III – A negociação baseada em interesse leva em consideração questões substantivas. 
(KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 34-38; aula 3, slide 19.) 
 
 
Questão 1/10 - Mediação e Arbitragem 
Sobre os aspectos relevantes do conflito, Morton Deutsch, em sua obra “The Resolution of Conflict: Constructive and Destructive Processes”, 
apresentou importante classificação de processos de resolução de disputas ao indicar que esses podem ser construtivos ou destrutivos. 
Segundo a proposta de Deutsch, analise as características abaixo, relativas a cada um dos processos: 
I - enfraquecimento ou rompimento da relação social preexistente à disputa em razão da forma pela qual esta é conduzida. 
II - aquele em razão do qual as partes concluem a relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa. 
III - tendência de o conflito se expandir ou tornar-se mais acentuado no desenvolvimento da relação processual. 
As caraterísticas apontadas referem-se, respectivamente, a um processo: 
Nota: 10.0 
 
A Destrutivo, construtivo, destrutivo. 
Você acertou! 
Para Deutsch, um processo destrutivo se caracteriza pelo enfraquecimento ou rompimento da relação social 
preexistente à disputa emrazão da forma pela qual esta é conduzida. Em processos destrutivos há a tendência de o 
conflito se expandir ou tornar-se mais acentuado no desenvolvimento da relação processual. Como resultado, tal conflito 
frequentemente torna-se “independente de suas causas iniciais.” 
Por sua vez, processos construtivos, segundo Deutsch, seriam aqueles em razão dos quais as partes concluiriam a 
relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa. 
(KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 49-50.) 
 
B Destrutivo, destrutivo, construtivo. 
 
C Construtivo, destrutivo, construtivo. 
 
D Construtivo, construtivo, destrutivo. 
 
E Destrutivo, construtivo, construtivo. 
 
Questão 2/10 - Mediação e Arbitragem 
Quando participamos de uma negociação, há conceitos que devemos conhecer para obter os resultados almejados. Uma vez que 
pretendemos negociar, temos algumas alternativas sobre como a negociação ocorrerá. 
Sobre a negociação, analise as assertivas abaixo. 
I – A negociação baseada em posição envolve o apego a questões pessoais. 
II – A negociação baseada em posição traz melhores chances de resultados favoráveis às partes. 
III – A negociação baseada em interesse leva em consideração questões substantivas. 
IV – A postura objetiva é uma característica da negociação baseada em posição. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 0.0 
 
A II, III e IV. 
 
B II e III. 
 
C III e IV. 
 
D II e IV. 
 
E I e III. 
É correto apenas: 
I – A negociação baseada em posição envolve o apego a questões pessoais. 
III – A negociação baseada em interesse leva em consideração questões substantivas. 
(KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 34-38; aula 3, slide 19.) 
 
Questão 3/10 - Mediação e Arbitragem 
Em uma notícia de janeiro de 2016, lemos que um adolescente amputou por iniciativa própria uma de suas mãos após ter sido acusado 
publicamente de blasfêmia no Paquistão. Leia o que aconteceu: 
"O incidente aconteceu quando Qaiser (nome fictício), um jovem de 15 anos, entendeu errado uma pergunta durante uma celebração a 
Maomé realizada em uma mesquita na Província de Punjab, no leste do país. 
Durante a oração em homenagem ao nascimento do profeta, o clérigo perguntou aos presentes: "Quem entre vocês crê em Maomé?". Todos 
levantaram as mãos. Em seguida, ele questionou: "Quem entre vocês não acredita nos ensinamentos do santo profeta? Levantem suas 
mãos!". 
Qaiser entendeu errado a pergunta e, sem querer, levantou a mão. 
Havia cerca de cem pessoas na mesquita, e o clérigo imediatamente acusou o garoto de blasfêmia. Qaiser voltou para casa e quis provar seu 
amor pelo profeta – amputando sua própria mão com um cortador de grama. Depois, ele colocou-a em um prato e apresentou ao clérigo." 
(BBC. Notícia disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160119_menino_mao_amputada_rm>. Acesso em: em 20 fev. 
2017.) 
Com base nesse caso, analise as assertivas abaixo. 
I - O senso de justiça e a aplicação da justiça no Paquistão não é idêntico ao que existe no Brasil. 
II - Os sistemas judiciais pouco variam ao redor do mundo, pois o sentido de justiça é praticamente igual entre os países. 
III - Os sistemas judiciais baseados na religião muitas vezes não são aceitos por países do ocidente. 
IV - O Paquistão adota oficialmente um sistema religioso, mais particularmente o islamismo. 
V- Os países do ocidente têm, em sua maioria, o mesmo sistema de justiça demonstrado na notícia. 
É correto afirmar apenas o que se encontra em: 
Nota: 10.0 
 
A II, IV e V. 
 
B III e IV. 
 
C I, IV V. 
 
D II e V. 
 
E I, III e IV. 
Você acertou! 
O senso de justiça e a aplicação da justiça no Paquistão não é idêntico ao que existe no Brasil. (Ainda que possa ter 
sinagogas em seu território, pela liberdade religiosa, o credo não é imposto, ao contrário do país mencionado na notícia). 
Os sistemas judiciais baseados na religião muitas vezes não são aceitos por países do ocidente. (Isso porque o ocidente 
adota valores diferentes, comumente sendo estados laicos.) 
O Paquistão adota oficialmente um sistema religioso, mais particularmente o islamismo. (O país inclusive tem o nome 
oficial de República Islâmica do Paquistão). 
(Conforme a aula 1, slides e a interpretação da notícia.) 
 
Questão 4/10 - Mediação e Arbitragem 
Quando os envolvidos no conflito não conseguem chegar a uma solução por si próprios, mediante a negociação, há diversos caminhos que 
podem adotar. 
Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
De acordo com o livro base da disciplina e os estudos em aula, assinale a alternativa que aponta o melhor caminho a ser tomado para 
a resolução de um conflito: 
Nota: 10.0 
 
A Provar que estão com a razão à força, com violência, ou seja, exercer a justiça com as próprias mãos. 
 
B Deixar de lado as emoções negativas e perdoar a outra parte. 
 
C Esquecer o conflito, guardando o amargor de uma situação não resolvida. 
 
D Levar o caso para resolução pelo Poder Judiciário. 
 
E Entrar em um acordo pela negociação, mediante o emprego de técnicas que facilitem o consenso. 
Você acertou! 
A alternativa correta é a letra E, pois, no Processo Civil brasileiro, a autocomposição é a regra. Há duas razões que tornam 
o caminho da autocomposição tão positivo para os envolvidos: em primeiro lugar, é mais rápido do que esperar uma 
decisão de outrem. Em segundo lugar, quando as partes chegam a uma solução por si mesmas, elas tendem a valorizá-
la e a respeitá-la mais do que uma decisão trazida de fora. 
 
Questão 5/10 - Mediação e Arbitragem 
A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores 
públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial. 
Fonte: BRASIL, Lei 13.105 de 2015: Código de Processo Civil, 2015, art. 3º, § 3º. 
Sobre os métodos alternativos de resolução de conflitos, de acordo com o livro base e os estudos em aula, analise as afirmativas 
abaixo e, após, assinale a alternativa correta. 
I - Se um caso for tratado pela mediação, é papel do mediador apontar as vantagens de um acordo, mesmo com concessões mútuas, a f im de 
evitar prejuízos e desgastes emocionais. 
II - O conciliador toma decisões em vez de dar às partes a oportunidade de aceitar ou não a solução. 
III - Segundo as orientações do novo CPC, a conciliação é o procedimento de autocomposição adequado a esse caso. 
IV - A discriminação pelas diferenças pessoais deve ser prioridade na resolução desse conflito. 
Nota: 10.0 
 
A São corretas apenas I e III. 
Você acertou! 
A alternativa correta é a letra A, pois o mediador deve apontar as vantagens de um acordo, para que as partes entendam 
a vantagem de estarem ali, na sessão de mediação. O conciliador pode propor soluções, o mediador não. Segundo o 
CPC, a conciliação é o meio autocompositivo a ser utilizado quando as partes não se conhecem; já a mediação é para 
quando se conhecem. O conciliador pode propor soluções, mas não decide em nome das partes. 
Referência: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 23-26 e 195. 
 
B São corretas apenas II e III. 
 
C São corretas apenas III e IV. 
 
D São corretas apenas I e II. 
 
E São corretas apenas I e IV. 
 
Questão 6/10 - Mediação e Arbitragem 
 
 
 
Na imagem, à direita temos a Bíblia; à esquerda, o Alcorão. Uma não conversa com a outra: elas têm conceitos divergentes, e aquele que 
segue fielmente os ensinamentos de uma não pode seguir fielmente os ensinamentos da outra. 
Se um Cristão, crente na Bíblia, e um muçulmano, crente no Alcorão, entram em conflito sobre convicção e tentam convencer um ao 
outro à conversão para aquilo em que acreditam, sem inventar dados, quais são os resultados possíveis? 
I – Se um tentar convencer ao outro, mas nenhum abrir mão desua crença, o conflito não terá solução. 
II – Para que o conflito seja resolvido, ambos precisam abrir mão de suas convicções. 
III – Se apenas um se converter, abrindo mão de sua convicção original, o conflito não pode ser sanado. 
IV – Esse é um conflito que não possibilita uma negociação ganha-ganha, pois tem apenas duas posições completamente antagônicas: ou um, 
ou outro. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 10.0 
 
A I e IV. 
Você acertou! 
Como descobrimos na aula 1 de Mediação e Arbitragem, quando tratamos de conflitos, a resolução de um conflito de 
forma amigável depende de que as partes cedam, ou pelo menos uma delas. Caso não haja consenso, o conflito não se 
resolve. 
Caso um deles abra mão daquilo em que acredita para se converter, o conflito já se resolve. 
 
B II e III. 
 
C II. 
 
D III. 
 
E IV. 
 
Questão 7/10 - Mediação e Arbitragem 
Sobre Mediação e Arbitragem, segundo o INAMA (Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem), mencionado nas rotas da disciplina, diz-se 
que: 
“A Mediação e Arbitragem são meios privados, alternativos ao Judiciário para solução de controvérsias que estão dando os primeiros passos 
no Brasil. Portanto, não pense que fazendo um Curso no INAMA, ou em qualquer outra entidade, ou mesmo filiando-se a elas poderá vir a 
sobreviver dessas atividades, resolvendo o seu problema de emprego/desemprego, atendendo as suas expectativas financeiras ou outras. 
Não, isso não ocorrerá a curto ou médio prazo, porém é inegável que existe grande interesse e expectativa a respeito no País.” 
Conforme o texto aqui apresentado, é correto afirmar que: 
I – A mediação e a arbitragem não têm qualquer expectativa de crescimento no Brasil. 
II – O Brasil demonstra interesse nos meios alternativos de solução de conflitos. 
III – Pessoas que realizam um curso de mediação serão imediatamente empregados e poderão viver do que aprenderam sobre resolução 
alternativa de conflitos. 
IV – Sobreviver da atividade de mediação depende de outros fatores além de realizar um curso a respeito. 
É correto afirmar somente o que se encontra em: 
Nota: 10.0 
 
A I e II. 
 
B II e III. 
 
C II e IV. 
Você acertou! 
Trata-se fundamentalmente da interpretação do texto trazido. É correto afirmar que o Brasil demonstra interesse nos 
meios alternativos de solução de conflitos e que a mera realização de um curso não é suficiente para sobreviver da 
atividade: sobreviver da atividade de mediação depende de outros fatores além de realizar um curso a respeito. 
(Link: http://www.inama.org.br/home, trazido na p. 5 da rota 1). 
 
D I e IV. 
 
E I e III. 
 
Questão 8/10 - Mediação e Arbitragem 
A conduta do mediador deve estar pautada na realização dos diversos princípios norteadores de processos autocompositivos. Assim, o mediador 
deve guardar alguns preceitos, conforme observamos no manual da mediação judicial. 
Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
De acordo com o livro base e os estudos em aula, assinale a alternativa que indica, corretamente, os princípios que norteiam a 
mediação: 
Nota: 10.0 
 
A Imparcialidade do mediador, isonomia entre as partes e oralidade. 
Você acertou! 
A alternativa correta é a letra A, pois os princípios que norteiam a mediação estão dispostos nos incisos do art. 2º da Lei 
de Mediação (13.140 de 26 de junho de 2015). São eles: imparcialidade do mediador, isonomia entre as partes e oralidade, 
informalidade, autonomia da vontade das partes, busca do consenso, confidencialidade e boa-fé. 
Referência: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 72 e 73. 
 
B Devido processo legal, dignidade da pessoa humana e legalidade. 
 
C Contraditório, ampla defesa e publicidade. 
 
D Duração razoável do processo, igualdade e eficiência. 
 
E Efetividade, adequação e cooperação. 
 
Questão 9/10 - Mediação e Arbitragem 
Quando os envolvidos no conflito não conseguem chegar a uma solução por si próprios, mediante a negociação, há diversos caminhos que 
podem adotar. 
Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
Considere os dois casos a seguir e, de acordo com o livro base da disciplina e os estudos em aula, identifique a alternativa que os classifica de 
acordo com o método de solução de conflito adotado. 
I. Maria e Marta trabalham para a mesma empresa de fabricação e comércio de cosméticos. Tiveram um desentendimento sobre o percentual 
de comissão que cada uma deveria receber, e seu superior disse que aceitaria o que decidissem. Assim, ambas conversaram e decidiram que 
a comissão seria repartida meio a meio. 
II. Rômulo e Remo fundaram uma pequena vila no famoso município de Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo. Ambos titulares de 
ofícios de registro de imóveis no município, discordaram quanto à competência de cada um em relação ao território em que registravam imóveis. 
Desse modo, submeteram o caso ao único juízo da comarca, para proferir sentença sobre o caso. 
Nota: 0.0 
 
A O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por mediação. 
 
B O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por processo judicial. 
A alternativa correta é a letra B, pois, ao resolverem por si mesmas, maria e marta se valeram de negociação. Já Rômulo 
e Remo tiveram o conflito julgado pelo poder judiciário. 
Referência: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 19 e 193. 
 
C O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por processo judicial. 
 
D O primeiro caso foi resolvido por conciliação; o segundo por mediação. 
 
E O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por conciliação. 
 
Questão 10/10 - Mediação e Arbitragem 
Sabemos que os conflitos podem ser resolvidos uma vez que aconteçam, mas dificilmente são evitados. Uma vez que há um conflito, há meios 
que podem ser utilizados para sua solução, listados abaixo. 
Identifique quais deles são meios alternativos de solução de conflitos. 
I – conciliação. 
II – Mediação. 
III – arbitragem. 
IV – poder judiciário. 
São meios alternativos de solução de conflitos apenas: 
Nota: 10.0 
 
A I, III e IV. 
 
B I e II. 
 
C III e IV. 
 
D I, II e III. 
Você acertou! 
Os conflitos podem ser solucionados de várias maneiras: pela negociação direta, pela conciliação, pela mediação, pela 
arbitragem ou, ainda, por meio do Poder Judiciário. Alternativos são todos aqueles meios lícitos que não o Poder 
Judiciário, logo, é alternativo a negociação, a conciliação, a mediação, e a arbitragem 
(Conforme aula 1 de Mediação e Arbitragem, em especial na Síntese, slide 27; KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e 
Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 19). 
 
E II e III. 
 
Questão 1/10 - Mediação e Arbitragem 
No Brasil, a união homoafetiva não era permitida e foi bastante debatida na esfera da tomada de decisões do Estado em especial até o ano de 
2013, quando foi oficialmente autorizada a união entre pessoas do mesmo sexo, tanto por meio do casamento quanto pela união estável. A 
norma que permite esse ato é a Resolução Nº 175 do CNJ, de 14/05/2013. 
No caso narrado, temos o exemplo de qual sistema judicial? 
Nota: 10.0 
 
A Leis morais. 
 
B Leis religiosas. 
 
C Civil law. 
Você acertou! 
Conforme a aula 1 e seus slides, o Brasil adota o sistema de civil law, o que significa dizer que, via de regra, apenas o 
que está em normas escritas é que tem vigência; os casos passados não costumam ser vinculantes, apenas em poucas 
hipóteses estabelecem precedentes obrigatórios, por influência da common law. 
A resolução mencionada (Resolução Nº 175 do CNJ, de 14/05/2013) está disponível em: <http://www.cnj.jus.br/atos-
normativos?documento=1754>. Acesso em: 29 jan. 2016. 
 
D Sharia. 
 
E Sistema judaico. 
 
Questão 2/10 - Mediação e Arbitragem 
De acordo com as aulas de Mediação e Arbitragem, é praticamente impossível evitar um conflito. No entanto, é possível tomardecisões 
quanto a ele. 
Quando um conflito surge, quais opções lícitas (conformes ao direito) os envolvidos têm para resolvê-lo? 
I - Esquecer o conflito, perdoando e cedendo. 
II - Levar o caso para resolução por um terceiro. 
III - Exercer a justiça com as próprias mãos, ainda que com violência. 
IV - Negociar para obtenção de um acordo. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 0.0 
 
A I, II, III e IV. 
 
B I, II e IV. 
Quando um conflito surge, os envolvidos têm, como opções lícitas para resolvê-lo, as seguintes opções: 
- Esquecer o conflito, perdoando e cedendo. 
- Levar o caso para resolução por um terceiro. 
- Negociar para obtenção de um acordo. 
(KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 18; aula 3, slides 9-11.) 
 
C II e IV. 
 
D I e IV. 
 
E II, III e IV. 
 
Questão 3/10 - Mediação e Arbitragem 
Quando os envolvidos no conflito não conseguem chegar a uma solução por si próprios, mediante a negociação, há diversos caminhos que 
podem adotar. 
Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
Considere os dois casos a seguir e, de acordo com o livro base da disciplina e os estudos em aula, identifique a alternativa que os classifica de 
acordo com o método de solução de conflito adotado. 
I. Maria e Marta trabalham para a mesma empresa de fabricação e comércio de cosméticos. Tiveram um desentendimento sobre o percentual 
de comissão que cada uma deveria receber, e seu superior disse que aceitaria o que decidissem. Assim, ambas conversaram e decidiram que 
a comissão seria repartida meio a meio. 
II. Rômulo e Remo fundaram uma pequena vila no famoso município de Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo. Ambos titulares de 
ofícios de registro de imóveis no município, discordaram quanto à competência de cada um em relação ao território em que registravam imóveis. 
Desse modo, submeteram o caso ao único juízo da comarca, para proferir sentença sobre o caso. 
Nota: 0.0 
 
A O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por mediação. 
 
B O primeiro caso foi resolvido por negociação; o segundo por processo judicial. 
A alternativa correta é a letra B, pois, ao resolverem por si mesmas, maria e marta se valeram de negociação. Já Rômulo 
e Remo tiveram o conflito julgado pelo poder judiciário. 
Referência: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 19 e 193. 
 
C O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por processo judicial. 
 
D O primeiro caso foi resolvido por conciliação; o segundo por mediação. 
 
E O primeiro caso foi resolvido por mediação; o segundo por conciliação. 
 
Questão 4/10 - Mediação e Arbitragem 
Sabemos que, quando surge um conflito, é possível resolvê-lo de uma ou de várias formas combinadas. A maioria delas é lícita e pode ser 
obtida por meio oficial ou informalmente. Há, porém, formas consideradas ilegais, ilícitos, que não devem ser utilizadas. 
Qual dos métodos abaixo é ilícito? 
Nota: 10.0 
 
A Fazer justiça com violência, com as próprias mãos. 
Você acertou! 
Exercer a justiça com as próprias mãos é ilícito, não só pela violência física, mas por qualquer meio de coerção. 
(Conforme aula 3, explicação à altura do slide 9.) 
 
B Esquecer o conflito com rancor. 
 
C Perdoar. 
 
D Negociar. 
 
E Ajuizar ação perante o Judiciário. 
 
Questão 5/10 - Mediação e Arbitragem 
Quando participamos de uma negociação, há conceitos que devemos conhecer para obter os resultados almejados. Uma vez que 
pretendemos negociar, temos algumas alternativas sobre como a negociação ocorrerá. 
Sobre a negociação, analise as assertivas abaixo. 
I – A negociação baseada em posição envolve o apego a questões pessoais. 
II – A negociação baseada em posição traz melhores chances de resultados favoráveis às partes. 
III – A negociação baseada em interesse leva em consideração questões substantivas. 
IV – A postura objetiva é uma característica da negociação baseada em posição. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 0.0 
 
A II, III e IV. 
 
B II e III. 
 
C III e IV. 
 
D II e IV. 
 
E I e III. 
É correto apenas: 
I – A negociação baseada em posição envolve o apego a questões pessoais. 
III – A negociação baseada em interesse leva em consideração questões substantivas. 
(KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 34-38; aula 3, slide 19.) 
 
Questão 6/10 - Mediação e Arbitragem 
Sobre a disciplina de Mediação e Arbitragem, veja: 
A “negociação baseada em princípios” ou “negociação baseada em méritos” ou “em interesses” sugere que, para a obtenção da negociação de 
resultados sensatos e justos (com a vantagem de evitar a deterioração do relacionamento entre as pessoas) faz-se necessário que se 
abordem os interesses reais dos envolvidos (e não suas posições). 
A negociação baseada em princípios tem 4 fundamentos para obtenção de bons resultados. Associe os fundamentos da Coluna 1 à 
sua característica na Coluna 2. (Atenção: há conceitos sobrando na coluna 2). 
Coluna 1 (Fundamentos da negociação baseada em princípios) 
1. Separar as pessoas do problema. 
2. Foco nos interesses. 
3. Geração de opções de ganhos mútuos. 
4. Utilização de critérios objetivos. 
Coluna 2 (Característica) 
a) deve ser criada uma variedade de possibilidades antes de se decidir qual solução será adotada. 
b) obter-se-á um bom desfecho quando as emoções se misturam com os méritos da negociação. 
c) o revide em uma discussão não encaminhará a questão para uma solução satisfatória para as partes. 
d) deve-se negociar com uma única alternativa de solução. 
e) as posições devem ser deixadas de lado. 
f) uso de padrões objetivos. 
 
A associação correta é: 
Nota: 10.0 
 
A 1-B, 2-E, 3-F, 4-D. 
 
B 1-B, 2-E, 3-F, 4-E. 
 
C 1-C, 2-E, 3-A, 4-F. 
Você acertou! 
A técnica de separar as pessoas do problema ensina que o revide em uma discussão não encaminhará a questão para 
uma solução satisfatória para as partes. 
O foco nos interesses, e não em posições, determina que as posições devem ser deixadas de lado e trabalhadas para 
se focar no real interesse das partes a fim de se chegar a uma solução justa, razoável e adequada. 
A geração de opções de ganhos mútuos diz que deve ser criada uma variedade de possibilidades antes de se decidir 
qual solução será adotada. Para isso, deve-se separar tempo para a geração de elevado número de opções de ganho 
mútuo que abordem os interesses comuns e criativamente reconciliem interesses divergentes. 
A utilização de critérios objetivos consiste na utilização de padrões objetivos como tabelas de preços de veículos 
usados, valores médios de metro quadrado construído, ou índices de correção monetária. 
(KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 39.) 
 
D 1-A, 2-E, 3-F, 4-C. 
 
E 1-C, 2-A, 3-D, 4-F. 
 
Questão 7/10 - Mediação e Arbitragem 
Segundo o Manual de Mediação do CNJ, é “importante que a parte realize uma autoanálise ao preparar-se para negociar, em outras palavras, 
que avalie os seus interesses, as opções que se apresentam, suas vantagens e desvantagens. (AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Manual 
de Mediação Judicial. 5. ed. Brasília: CNJ, 2015.) 
Sobre o tema, analise as assertivas abaixo: 
I – É importante que o negociador estabeleça previamente o seu MAANA e que, assim, valore os esforços que serão empreendidos na 
negociação. 
II – A MAANA é um conceito secundário em uma negociação; qualquer negociação pode dar bons resultados sem conhecimento da MAANA. 
III – Antes que as partes se encontrem para o estabelecimento de eventual acordo, é importante que elas tenham detectado as suas condições 
e limites 
IV – O preparo ameniza as chances de confusão, surpresa ou posterior arrependimento. Sendo assim, antes da fase de resolução de 
questões, o mediador precisa confundir as partes para que elas possam ser facilmente enganadas para chegar a um acordo rápido, poréminsatisfatório. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 10.0 
 
A I e III. 
Você acertou! 
KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 47-53. 
Nos termos tratados, “mostra-se importante que o negociador estabeleça previamente o seu MAANA (ou que o 
mediador estimule as partes a fazê-lo) e que, assim, valore os esforços que serão empreendidos na negociação. 
Também, é recomendado que ele trace possibilidades à eventual frustração de acordo. Assim, ao detectar alternativas, 
a parte deve procurar aprimorá-las e fortalecê-las, de tal modo a criar vantagens e evitar a completa dependência da 
parte alheia. De fato, antes que as partes se encontrem para o estabelecimento de eventual acordo, é importante que 
elas tenham detectado as suas condições e limites. Além de ancorá-las à realidade, o preparo ameniza as chances de 
confusão, surpresa ou posterior arrependimento. Sendo assim, antes da fase de resolução de questões, o mediador 
precisa estar convicto de que estimulou as partes a se prepararem devidamente.” (AZEVEDO, André Gomma de 
(Org.). Manual de Mediação Judicial. 5. ed. Brasília: CNJ, 2015, p. 78.) 
 
B II e IV. 
 
C I e IV. 
 
D III. 
 
E III e IV. 
 
Questão 8/10 - Mediação e Arbitragem 
A conduta do mediador deve estar pautada na realização dos diversos princípios norteadores de processos autocompositivos. Assim, o mediador 
deve guardar alguns preceitos, conforme observamos no manual da mediação judicial. 
Fonte: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017. 
Sobre a mediação, de acordo com o conteúdo estudado nas aulas e no livro base da disciplina, avalie as asserções abaixo e, após, 
assinale a alternativa correta. 
 
Mãe e filha estão com problemas familiares gravíssimos, há muito tempo emocionais e, agora, atingindo também questões financeiras, com 
acusação de furto por parte da mãe. A mãe, que procurou o auxílio de um mediador, começou contando o que a levou ali. Depois que a mãe 
contou seus medos e suas desconfianças, o mediador olhou para a filha e sua primeira pergunta a ela foi: “está certa essa sua maneira de tratar 
a sua mãe?”. 
A abordagem utilizada pelo mediador não é correta 
PORQUE 
Dá a entender que, no conflito, uma parte tem roda a razão e a outra não tem nenhuma. 
Nota: 10.0 
 
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
Você acertou! 
A alternativa correta é a letra A - as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I, pois a 
atitude correta do mediador é empregar uma linguagem neutra em relação à compreensão do conflito e permitir que as 
partes percebam as vantagens de acordar em vez de brigar. Nesse caso, a filha sequer teve espaço para falar sobre 
questões importantes, tendo sido restringida desde a primeira pergunta dirigida a ela. 
Referência: KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 75 e 196. 
 
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
 
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 
E As asserções I e II são proposições falsas. 
 
Questão 9/10 - Mediação e Arbitragem 
Sobre os aspectos relevantes do conflito, Morton Deutsch, em sua obra “The Resolution of Conflict: Constructive and Destructive Processes”, 
apresentou importante classificação de processos de resolução de disputas ao indicar que esses podem ser construtivos ou destrutivos. 
Segundo a proposta de Deutsch, analise as características abaixo, relativas a cada um dos processos: 
I - enfraquecimento ou rompimento da relação social preexistente à disputa em razão da forma pela qual esta é conduzida. 
II - aquele em razão do qual as partes concluem a relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa. 
III - tendência de o conflito se expandir ou tornar-se mais acentuado no desenvolvimento da relação processual. 
As caraterísticas apontadas referem-se, respectivamente, a um processo: 
Nota: 10.0 
 
A Destrutivo, construtivo, destrutivo. 
Você acertou! 
Para Deutsch, um processo destrutivo se caracteriza pelo enfraquecimento ou rompimento da relação social 
preexistente à disputa em razão da forma pela qual esta é conduzida. Em processos destrutivos há a tendência de o 
conflito se expandir ou tornar-se mais acentuado no desenvolvimento da relação processual. Como resultado, tal conflito 
frequentemente torna-se “independente de suas causas iniciais.” 
Por sua vez, processos construtivos, segundo Deutsch, seriam aqueles em razão dos quais as partes concluiriam a 
relação processual com um fortalecimento da relação social preexistente à disputa. 
(KAMEL, Antoine Youssef. Mediação e Arbitragem. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 49-50.) 
 
B Destrutivo, destrutivo, construtivo. 
 
C Construtivo, destrutivo, construtivo. 
 
D Construtivo, construtivo, destrutivo. 
 
E Destrutivo, construtivo, construtivo. 
 
Questão 10/10 - Mediação e Arbitragem 
 
 
 
Na imagem, à direita temos a Bíblia; à esquerda, o Alcorão. Uma não conversa com a outra: elas têm conceitos divergentes, e aquele que 
segue fielmente os ensinamentos de uma não pode seguir fielmente os ensinamentos da outra. 
Se um Cristão, crente na Bíblia, e um muçulmano, crente no Alcorão, entram em conflito sobre convicção e tentam convencer um ao 
outro à conversão para aquilo em que acreditam, sem inventar dados, quais são os resultados possíveis? 
I – Se um tentar convencer ao outro, mas nenhum abrir mão de sua crença, o conflito não terá solução. 
II – Para que o conflito seja resolvido, ambos precisam abrir mão de suas convicções. 
III – Se apenas um se converter, abrindo mão de sua convicção original, o conflito não pode ser sanado. 
IV – Esse é um conflito que não possibilita uma negociação ganha-ganha, pois tem apenas duas posições completamente antagônicas: ou um, 
ou outro. 
É correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 10.0 
 
A I e IV. 
Você acertou! 
Como descobrimos na aula 1 de Mediação e Arbitragem, quando tratamos de conflitos, a resolução de um conflito de 
forma amigável depende de que as partes cedam, ou pelo menos uma delas. Caso não haja consenso, o conflito não se 
resolve. 
Caso um deles abra mão daquilo em que acredita para se converter, o conflito já se resolve. 
 
B II e III. 
 
C II. 
 
D III. 
 
E IV.

Mais conteúdos dessa disciplina