Logo Passei Direto
Buscar

Trimestre 2 - Recuperação

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmacoes a seguir.
Está(ão) correta(s):
1) A partir do f inal do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de suburbanização da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.
2) A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superf ície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verif icado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo.
3) Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da inf raestrutura administrativa, cultural e tecnológica.
4) A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade.
a) 4 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 1, 2 e 4 apenas
d) 2, 3 e 4 apenas
e) 1, 2, 3 e 4.

Com base na charge e nos conhecimentos sobre exclusão social em grandes cidades, considere as afirmativas a seguir.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A charge remete ao problema da exclusão social nas grandes cidades, cuja população afetada acaba fazendo das ruas seu local de moradia, expressão territorial das enormes desigualdades sociais dos países em desenvolvimento como o Brasil.
II. A charge mostra a estupefação dos moradores de rua da metrópole paulistana, que foram obrigados a fazer parte do cenário de comemoração dos 450 anos da cidade, a f im de demonstrarem o quanto os recentes governos municipais estiveram comprometidos com sua causa.
III. A charge faz referência à tendência de redução do número dos “sem teto”, um problema característico das regiões metropolitanas brasileiras, em função do processo de Globalização e da consequente formação de uma aldeia global.
IV. A charge remete à segregação socioespacial nas grandes cidades e mostra que os moradores de rua têm poucos motivos para comemorar o aniversário das metrópoles onde moram, haja vista que sua sobrevivência tem sido constantemente ameaçada.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

A cultura contemporânea é marcada pelo medo do outro, pelo egoísmo e pela intolerância; é possível identif icar, ainda, uma ideologia que é caracterizada pela ausência de f raternidade, pela desintegração dos laços humanos e pela solidão. Entre as principais críticas relacionadas a essa problemática (guerra civil, democracia e exclusão) estão as queixas ao sistema representativo, as queixas de direito e justiça, as queixas econômicas.
Sobre o tema assinale a alternativa incorreta.
A) O ceticismo quanto à política – sobretudo a democracia – acompanha esta mesma linha de raciocínio. As relações autônomas minoram a criação de uma identidade e os direitos já reconhecidos, poucas vezes são efetivados. A solidão cresce na mesma proporção da atitude cética.
B) Embora haja medo do outro, as culturas de um modo geral estão se abrindo para acolher o diferente, e isso pode ser percebido tanto na Europa, com relação ao mulçumano, quanto no Brasil, com relação aos negros e indígenas, por exemplo.
C) As queixas de representatividade se dirigem tanto às distorções de representação internas de cada Estado, quanto externas, voltadas a atacar as distorções de representatividade existentes na Organização das Nações Unidas, por exemplo.
D) As queixas de direito e justiça ocorrem porque, a despeito de serem f requentemente reconhecidos nas constituições nacionais, não são efetivados especialmente no tocante aos grupos minoritários, isso tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo subdesenvolvido, o que tem colaborado para o aumento do número de movimentos que têm por escopo a reivindicação de direitos, ou da efetivação dos já reconhecidos.
E) Quanto às queixas econômicas, diga-se que estão relacionadas ao alcance da pobreza no mundo de hoje. Embora presente no mundo todo, ela é distribuída de forma desigual, de acordo com critérios de raça, etnia e gênero. Por exemplo, encontram-se no sul da Ásia e na África subsaariana aproximadamente 70% da população mundial que vivem com menos de um dólar por dia.

Com relação ao processo de urbanização do mundo contemporâneo, é correto afirmar:
A) A rede urbana se organiza somente nos países industrializados porque se estabelece uma dependência dos serviços urbanos dos pólos industriais em relação às demais cidades periféricas.
B) Uma rede urbana começa a se estabelecer a partir dos f luxos industriais mantidos entre um grupo de cidades.
C) O processo de globalização possibilitou o estabelecimento de um conceito único de cidade para todos os países do mundo.
D) A Revolução Industrial, momento essencial para o desenvolvimento do sistema capitalista, desencadeou grandes transformações sócio-espaciais nas cidades, elevando cada vez mais os índices de urbanização.
E) A urbanização acelerada promove a ocupação dos espaços vazios no interior das cidades dos países subdesenvolvidos ou emergentes, principalmente, pela moderna verticalização das moradias.

A aplicação de métodos etnográficos às análises sociais e à sociologia urbana e a ênfase dada às pesquisas das minúcias da vida cotidiana e dos processos simbólicos, estimulado pelo desenvolvimento de uma produção científica que teve seu apogeu entre 1915 e 1940, são as contribuições da:
A) Escola de Paris.
B) Escola do México.
C) Escola de Frankfurt.
D) Escola de Berlim.
E) Escola de Chicago.

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
A) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
B) direcionamento maior do f luxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
C) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço f ísico, melhorando a qualidade de vida.
D) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
E) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

Com base nos dados apresentados acima, assinale a alternativa correta.
A) A maior parte dos homofóbicos é do sexo masculino, jovem, branco e desconhecido da vítima.
B) Os dados apontam a correlação entre homofobia, faixa etária e questões raciais.
C) Os casos de homofobia são predominantemente vinculados ao tipo de vida dos próprios homossexuais, uma vez que se relacionam com pessoas contatadas em chats ou em locais de pouca segurança, como parques e boates gays.
D) A maior parte dos suspeitos prefere não informar sua orientação sexual, o que também se aplica ao perf il das vítimas.
E) Embora porcentagem considerável de mulheres tenham sido vítimas de violência, não se constata índice relevante de mulheres suspeitas de homofobia.

O texto abaixo retrata um dos temas trabalhados pela Sociologia: Questão de Gênero.
Com base nas informações da charge, do texto e seus conhecimentos sobre o tema, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO:
A) A violência f ísica contra a mulher é o estágio de uma série de violências verbais, simbólicas, psicológicas que atingem mulheres todos os dias. A discriminação histórica contra a mulher não é f ruto de uma concepção patriarcal que ainda impera, mesmo inconscientemente, na sociedade.
B) A marcha das vadias objetiva conscientizar a sociedade de que a culpa do estupro não é da mulher e o estupro não dever estar associado ao modo como ela se veste. Protestam contra a culpabilização das vitimas nos cas os das violências sofridas. Criticam também as instituições que sustentam a dominação e a exploração contra a mulher.
C) A mercantilização do corpo da mulher, do prazer e a banalização da exploração sexual são dimensões da globalização econômica. A mulher é considerada alvo estratégico do consumismo e o apelo sexual o elemento central nesse método.
D) Mulheres trabalhadoras assalariadas, depois do trabalho nas fábricas, no comércio, no campo ou como empregadas domésticas, são subordinadas à dupla jornada de trabalho ao realizarem as tarefas domésticas ao chegarem em casa. Já as mulheres burguesas ou de classe média alta, mesmo que trabalhem, relegam as mulheres mais pobres a essa segunda atividade. Logo, em sua grande maioria são as mulheres pobres e trabalhadoras exploradas e oprimidas que lutam de forma consciente contra a opressão.
E) A opressão ao sexo feminino nas empresas se dá na prática do assédio e abuso sexual em troca da manutenção do emprego e das promoções de cargos. As mulheres que não aceitam esses “pré-requisitos” têm que se desdobrar e demonstrar capacidade e superioridade para se manter em seus empregos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmacoes a seguir.
Está(ão) correta(s):
1) A partir do f inal do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de suburbanização da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.
2) A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superf ície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verif icado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo.
3) Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da inf raestrutura administrativa, cultural e tecnológica.
4) A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade.
a) 4 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 1, 2 e 4 apenas
d) 2, 3 e 4 apenas
e) 1, 2, 3 e 4.

Com base na charge e nos conhecimentos sobre exclusão social em grandes cidades, considere as afirmativas a seguir.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A charge remete ao problema da exclusão social nas grandes cidades, cuja população afetada acaba fazendo das ruas seu local de moradia, expressão territorial das enormes desigualdades sociais dos países em desenvolvimento como o Brasil.
II. A charge mostra a estupefação dos moradores de rua da metrópole paulistana, que foram obrigados a fazer parte do cenário de comemoração dos 450 anos da cidade, a f im de demonstrarem o quanto os recentes governos municipais estiveram comprometidos com sua causa.
III. A charge faz referência à tendência de redução do número dos “sem teto”, um problema característico das regiões metropolitanas brasileiras, em função do processo de Globalização e da consequente formação de uma aldeia global.
IV. A charge remete à segregação socioespacial nas grandes cidades e mostra que os moradores de rua têm poucos motivos para comemorar o aniversário das metrópoles onde moram, haja vista que sua sobrevivência tem sido constantemente ameaçada.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

A cultura contemporânea é marcada pelo medo do outro, pelo egoísmo e pela intolerância; é possível identif icar, ainda, uma ideologia que é caracterizada pela ausência de f raternidade, pela desintegração dos laços humanos e pela solidão. Entre as principais críticas relacionadas a essa problemática (guerra civil, democracia e exclusão) estão as queixas ao sistema representativo, as queixas de direito e justiça, as queixas econômicas.
Sobre o tema assinale a alternativa incorreta.
A) O ceticismo quanto à política – sobretudo a democracia – acompanha esta mesma linha de raciocínio. As relações autônomas minoram a criação de uma identidade e os direitos já reconhecidos, poucas vezes são efetivados. A solidão cresce na mesma proporção da atitude cética.
B) Embora haja medo do outro, as culturas de um modo geral estão se abrindo para acolher o diferente, e isso pode ser percebido tanto na Europa, com relação ao mulçumano, quanto no Brasil, com relação aos negros e indígenas, por exemplo.
C) As queixas de representatividade se dirigem tanto às distorções de representação internas de cada Estado, quanto externas, voltadas a atacar as distorções de representatividade existentes na Organização das Nações Unidas, por exemplo.
D) As queixas de direito e justiça ocorrem porque, a despeito de serem f requentemente reconhecidos nas constituições nacionais, não são efetivados especialmente no tocante aos grupos minoritários, isso tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo subdesenvolvido, o que tem colaborado para o aumento do número de movimentos que têm por escopo a reivindicação de direitos, ou da efetivação dos já reconhecidos.
E) Quanto às queixas econômicas, diga-se que estão relacionadas ao alcance da pobreza no mundo de hoje. Embora presente no mundo todo, ela é distribuída de forma desigual, de acordo com critérios de raça, etnia e gênero. Por exemplo, encontram-se no sul da Ásia e na África subsaariana aproximadamente 70% da população mundial que vivem com menos de um dólar por dia.

Com relação ao processo de urbanização do mundo contemporâneo, é correto afirmar:
A) A rede urbana se organiza somente nos países industrializados porque se estabelece uma dependência dos serviços urbanos dos pólos industriais em relação às demais cidades periféricas.
B) Uma rede urbana começa a se estabelecer a partir dos f luxos industriais mantidos entre um grupo de cidades.
C) O processo de globalização possibilitou o estabelecimento de um conceito único de cidade para todos os países do mundo.
D) A Revolução Industrial, momento essencial para o desenvolvimento do sistema capitalista, desencadeou grandes transformações sócio-espaciais nas cidades, elevando cada vez mais os índices de urbanização.
E) A urbanização acelerada promove a ocupação dos espaços vazios no interior das cidades dos países subdesenvolvidos ou emergentes, principalmente, pela moderna verticalização das moradias.

A aplicação de métodos etnográficos às análises sociais e à sociologia urbana e a ênfase dada às pesquisas das minúcias da vida cotidiana e dos processos simbólicos, estimulado pelo desenvolvimento de uma produção científica que teve seu apogeu entre 1915 e 1940, são as contribuições da:
A) Escola de Paris.
B) Escola do México.
C) Escola de Frankfurt.
D) Escola de Berlim.
E) Escola de Chicago.

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
A) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
B) direcionamento maior do f luxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
C) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço f ísico, melhorando a qualidade de vida.
D) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
E) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

Com base nos dados apresentados acima, assinale a alternativa correta.
A) A maior parte dos homofóbicos é do sexo masculino, jovem, branco e desconhecido da vítima.
B) Os dados apontam a correlação entre homofobia, faixa etária e questões raciais.
C) Os casos de homofobia são predominantemente vinculados ao tipo de vida dos próprios homossexuais, uma vez que se relacionam com pessoas contatadas em chats ou em locais de pouca segurança, como parques e boates gays.
D) A maior parte dos suspeitos prefere não informar sua orientação sexual, o que também se aplica ao perf il das vítimas.
E) Embora porcentagem considerável de mulheres tenham sido vítimas de violência, não se constata índice relevante de mulheres suspeitas de homofobia.

O texto abaixo retrata um dos temas trabalhados pela Sociologia: Questão de Gênero.
Com base nas informações da charge, do texto e seus conhecimentos sobre o tema, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO:
A) A violência f ísica contra a mulher é o estágio de uma série de violências verbais, simbólicas, psicológicas que atingem mulheres todos os dias. A discriminação histórica contra a mulher não é f ruto de uma concepção patriarcal que ainda impera, mesmo inconscientemente, na sociedade.
B) A marcha das vadias objetiva conscientizar a sociedade de que a culpa do estupro não é da mulher e o estupro não dever estar associado ao modo como ela se veste. Protestam contra a culpabilização das vitimas nos cas os das violências sofridas. Criticam também as instituições que sustentam a dominação e a exploração contra a mulher.
C) A mercantilização do corpo da mulher, do prazer e a banalização da exploração sexual são dimensões da globalização econômica. A mulher é considerada alvo estratégico do consumismo e o apelo sexual o elemento central nesse método.
D) Mulheres trabalhadoras assalariadas, depois do trabalho nas fábricas, no comércio, no campo ou como empregadas domésticas, são subordinadas à dupla jornada de trabalho ao realizarem as tarefas domésticas ao chegarem em casa. Já as mulheres burguesas ou de classe média alta, mesmo que trabalhem, relegam as mulheres mais pobres a essa segunda atividade. Logo, em sua grande maioria são as mulheres pobres e trabalhadoras exploradas e oprimidas que lutam de forma consciente contra a opressão.
E) A opressão ao sexo feminino nas empresas se dá na prática do assédio e abuso sexual em troca da manutenção do emprego e das promoções de cargos. As mulheres que não aceitam esses “pré-requisitos” têm que se desdobrar e demonstrar capacidade e superioridade para se manter em seus empregos.

Prévia do material em texto

COLÉGIO AVELINO ANTONIO VIEIRA – EFM 
NOME: ................................................................................................................................ Nº: ............
SÉRIE: TURMA: D ATA:.........../......../......... 
PROVA DE: SOCIOLOGIA PROFESSOR (A): VIVIANE 
 Orientações:
Sua prova vale 3,0 pontos; Ao receber sua prova coloque nome e número;
Não utilize corretivo. Questões rasuradas serão anuladas;
As respostas devem ser a caneta ( azul/preta)
Boa Prova!!!!!!
NOTA:
 	
RECUPERAÇÃO – 2º Trimestre
Sociologia Urbana e Questões de Gênero
1. (UFAL) Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmações a seguir.
 
1) A partir do final do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de suburbanização
da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.
 2) A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superfície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verificado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo.
 3) Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da infraestrutura administrativa, cultural e tecnológica.
 4) A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade.
 
Está(ão) correta(s):
 a) 4 apenas
b) 1 e 2 apenas
c) 1, 2 e 4 apenas
d) 2, 3 e 4 apenas
e) 1, 2, 3 e 4.
Resposta:_____ (valor 0,5)
2. (UEL) Analise a figura a seguir.
Com base na charge e nos conhecimentos sobre exclusão social em grandes cidades, considere as afirmativas a seguir.
I. A charge remete ao problema da exclusão social nas grandes cidades, cuja população afetada acaba fazendo das ruas seu local de moradia, expressão territorial das enormes desigualdades sociais dos países em desenvolvimento como o Brasil.
II. A charge mostra a estupefação dos moradores de rua da metrópole paulistana, que foram obrigados a fazer parte do cenário de comemoração dos 450 anos da cidade, a fim de demonstrarem o quanto os recentes governos municipais estiveram comprometidos com sua causa.
III. A charge faz referência à tendência de redução do número dos “sem teto”, um problema característico das regiões metropolitanas brasileiras, em função do processo de Globalização e da consequente formação de uma aldeia global.
IV. A charge remete à segregação socioespacial nas grandes cidades e mostra que os moradores de rua têm poucos motivos para comemorar o aniversário das metrópoles onde moram, haja vista que sua sobrevivência tem sido constantemente ameaçada.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
Resposta:_____ (valor 0,5)
3. (UENP 2011) A cultura contemporânea é marcada pelo medo do outro, pelo egoísmo e pela intolerância; é possível identificar, ainda, uma ideologia que é caracterizada pela ausência de fraternidade, pela desintegração dos laços humanos e pela solidão. Entre as principais críticas relacionadas a essa problemática (guerra civil, democracia e exclusão) estão as queixas ao sistema representativo, as queixas de direito e justiça, as queixas econômicas. 
Sobre o tema assinale a alternativa incorreta. 
A) O ceticismo quanto à política – sobretudo a democracia – acompanha esta mesma linha de raciocínio. As relações autônomas minoram a criação de uma identidade e os direitos já reconhecidos, poucas vezes são efetivados. A solidão cresce na mesma proporção da atitude cética. 
B) Embora haja medo do outro, as culturas de um modo geral estão se abrindo para acolher o diferente, e isso pode ser percebido tanto na Europa, com relação ao mulçumano, quanto no Brasil, com relação aos negros e indígenas, por exemplo. 
C) As queixas de representatividade se dirigem tanto às distorções de representação internas de cada Estado, quanto externas, voltadas a atacar as distorções de representatividade existentes na Organização das Nações Unidas, por exemplo. 
D) As queixas de direito e justiça ocorrem porque, a despeito de serem frequentemente reconhecidos nas constituições nacionais, não são efetivados especialmente no tocante aos grupos minoritários, isso tanto no mundo desenvolvido quanto no mundo subdesenvolvido, o que tem colaborado para o aumento do número de movimentos que têm por escopo a reivindicação de direitos, ou da efetivação dos já reconhecidos. 
E) Quanto às queixas econômicas, diga-se que estão relacionadas ao alcance da pobreza no mundo de hoje. Embora presente no mundo todo, ela é distribuída de forma desigual, de acordo com critérios de raça, etnia e gênero. Por exemplo, encontram-se no sul da Ásia e na África subsaariana aproximadamente 70% da população mundial que vivem com menos de um dólar por dia.
Resposta:_____ (valor 0,5)
4. (UFPI) Com relação ao processo de urbanização do mundo contemporâneo, é correto afirmar:
A) A rede urbana se organiza somente nos países industrializados porque se estabelece uma dependência dos serviços urbanos dos pólos industriais em relação às demais cidades periféricas.
B) Uma rede urbana começa a se estabelecer a partir dos fluxos industriais mantidos entre um grupo de cidades.
C) O processo de globalização possibilitou o estabelecimento de um conceito único de cidade para todos os países do mundo.
D) A Revolução Industrial, momento essencial para o desenvolvimento do sistema capitalista, desencadeou grandes transformações sócio-espaciais nas cidades, elevando cada vez mais os índices de urbanização.
E) A urbanização acelerada promove a ocupação dos espaços vazios no interior das cidades dos países subdesenvolvidos ou emergentes, principalmente, pela moderna verticalização das moradias.
Resposta:_____ (valor 0,5)
5. (ENEM 2014) A aplicação de métodos etnográficos às análises sociais e à sociologia urbana e a ênfase dada às pesquisas das minúcias da vida cotidiana e dos processos simbólicos, estimulado pelo desenvolvimento de uma produção científica que teve seu apogeu entre 1915 e 1940, são as contribuições da:
A) Escola de Paris.
B) Escola do México.
C) Escola de Frankfurt.
D) Escola de Berlim.
E) Escola de Chicago.
Resposta:_____ (valor 0,5)
6. (ENEM 2013) Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, Vozes, 2001.
A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
A) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
B) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
C) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
D) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
E) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.
Resposta:_____ (valor 0,5)
7. A partir da leitura dos textos abaixo, elabore um texto dissertativo em que você discorra sobre: Como seria possível combater a violência, mas sem criminalizar a pobreza? 
(Valor 2,0)
Texto A: Criminalização da pobrezaO problema é que as classes mais favorecidas associaram o lugar onde pessoas pobres moram à violência do tráfico e à criminalidade. Excluídos pela pobreza, ainda restaram preconceituosamente vinculados à marginalidade - na maioria maciça das vezes de forma injusta - fato que os segregam ainda mais. Assim, difundida esta crença, parte da sociedade entende que o pobre, leia-se "criminoso ou conivente com o crime", deve ser tratado a ferro e fogo. Sob esta lógica obtusa, à favela, basta enviar as forças repressivas.
(AMENDOLA, Paulo. EXTRA em 11/06/10 Disponível em http://extra.globo.com/casos-de-policia/paulo-amendola/criminalizacao-da-pobreza-371715.html)
Texto B: Redução da maioridade penal criminaliza a pobreza
A redução da maioridade penal para 16 anos, preconizada pela PEC, ilustra de forma candente esse trágico panorama legislativo. Apresentada como solução para resolver o problema da violência urbana, ela expressa, na verdade, um sentimento generalizado e raivoso de vingança. A redução da idade penal não vai resolver nem vai amenizar o problema da criminalidade e da segurança pública no país. Nos últimos dez anos diversos diplomas legais de recrudescimento da legislação penal já foram editados e a criminalidade não diminuiu, só aumentou.Trata-se, na verdade, de mais um expediente de criminalização da pobreza, de mais uma ilusão que vem se passando para a população brasileira.
(DAMOUS, Wadih. Especial para o UOL 07/04/2015. Disponível em http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2015/04/07/reducao-da-maioridade-penal-criminaliza-a-pobreza.htm)
Atenção: Seu texto deve possuir no mínimo 15 linhas e não pode ultrapassar as linhas disponíveis. 
1_____________________________________________________________________________________________
2_____________________________________________________________________________________________
3_____________________________________________________________________________________________
4_____________________________________________________________________________________________
5_____________________________________________________________________________________________
6_____________________________________________________________________________________________
7_____________________________________________________________________________________________
8_____________________________________________________________________________________________
9_____________________________________________________________________________________________
10____________________________________________________________________________________________
11____________________________________________________________________________________________
12____________________________________________________________________________________________
13____________________________________________________________________________________________
14____________________________________________________________________________________________
15____________________________________________________________________________________________
16____________________________________________________________________________________________
17____________________________________________________________________________________________
18____________________________________________________________________________________________
19____________________________________________________________________________________________
20____________________________________________________________________________________________
8. (UDESC 2015) Com base nos dados apresentados acima, assinale a alternativa correta.
A) A maior parte dos homofóbicos é do sexo masculino, jovem, branco e desconhecido da vítima. 
B) Os dados apontam a correlação entre homofobia, faixa etária e questões raciais. 
C) Os casos de homofobia são predominantemente vinculados ao tipo de vida dos próprios homossexuais, uma vez que se relacionam com pessoas contatadas em chats ou em locais de pouca segurança, como parques e boates gays. 
D) A maior parte dos suspeitos prefere não informar sua orientação sexual, o que também se aplica ao perfil das vítimas. 
E) Embora porcentagem considerável de mulheres tenham sido vítimas de violência, não se constata índice relevante de mulheres suspeitas de homofobia. 
Resposta:_____ (valor 0,5)
9. (UFG 2014) Leia o texto e analise a figura a seguir.
Em 1991, a renda média das brasileiras correspondia a 63% do rendimento masculino. Em 2000, chegou a 71%. As conquistas comprovam dedicação, mas também necessidade. As pesquisas revelam que quase 30% delas apresentam em seus currículos mais de dez anos de escolaridade, contra 20% dos profissionais masculinos.
PROBST, Elisiana Renata. “A evolução da mulher no mercado de trabalho”. Revista do Instituto Catarinense de Pós Graduação. Disponível em: <www.icpg.com.br>. Acesso em: 4 abr. 2014
Tendo em vista o texto e o implícito no discurso iconográfico, percebe-se
A) as diferenças na valorização da força de trabalho entre os gêneros e a ampliação das demandas das mulheres na luta pelo reconhecimento social. 
B) a queda da taxa de fecundidade, elevando a renda feminina, e os tabus da adequação a padrões de beleza vigentes. 
C) a alteração do perfil das trabalhadoras que se tornam mais velhas, casadas e mães e a participação das mulheres no movimento feminista. 
D) a classificação do trabalho doméstico contabilizado como atividade econômica e a continuidade de modelos familiares tradicionais. 
E) as diferenças da jornada de trabalho entre os gêneros e a influência da mídia estabelecendo um padrão de corpo feminino. 
 Resposta:_____ (valor 0,5)
10. (UNICENTRO 2012) Considerando-se as teorias sociológicas a respeito das questões sobre gênero, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) O termo gênero faz referência a uma construção cultural, enfatizando o caráter social e histórico das diferenças sexuais.
( ) Vários elementos estão envolvidos na constituição das relações de gênero, tais como a organização política, econômica e social.
( ) A referência a gênero leva a pensar nas maneiras como as sociedades entendem o que é “ser homem” e “ser mulher”, o que consideram “masculino” e “feminino”.
( ) O termo gênero se refere às diferenças biológicas e naturais dos seres humanos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
a) F F V F 
b) V V V F 
c) V F F V 
d) F V V F 
e) V V V V
Resposta:_____ (valor 0,5)
11. (UEL 2011) Leia o texto a seguir, que remete ao debate sobre questões de gênero. 
A violência contra a mulher acontece cotidianamente e nem sempre ganha destaque na imprensa, afirmou a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire [...]. “Quando surgem casos, principalmente com pessoas famosas, que chegam aos jornais, é que a sociedade efetivamente se dá conta de que aquilo acontece cotidianamente e não sai nos jornais. As mulheres são violentadas, são subjugadas cotidianamente [...]”, afirmou a ministra. [...] “Eliza morreu porque contrariou um homem que achou que lhe deveria impor um castigo. Ela morreu como morrem tantas outras quando rompem relacionamentos violentos”, disse a ministra. 
(“Violência contra as mulheres é diária”, diz ministra, Agência Brasil, Brasília, 11 jul. 2010.)
Com base no texto e nos conhecimentos socioantropológicos sobre o tema, é correto afirmar:
A) Questões de gênero são definidas a partir da classe social, razão pela qual são mais presentes nas camadas populares do que entre as elites. 
B) As identidades sociais masculina e feminina são configuradas a partir de características biológicas imutáveis presentes em cada um. 
C) As diferenças de gênero são determinadas no terreno econômico, daí o fato de serem produto da sociedade capitalista. 
D) As experiências socialistas do século XX demonstram que nelas as questões de gênero são resolvidas de modo a estabelecer a igualdade real entre homens e mulheres. 
E) As relações de gênero são construídassocialmente e favorecem, nas condições históricas atuais, a dominação masculina.
Resposta:_____ (valor 0,5)
12. O texto abaixo retrata um dos temas trabalhados pela Sociologia: Questão de Gênero.
“O direito a uma vida livre de violência é um dos direitos básicos de toda mulher. É pela garantia desse direito que marchamos hoje e marcharemos sempre, até que todas sejamos livres”.
Esse texto constava entre os inúmeros cartazes na Segunda Marcha das Vadias no Distrito Federal.
Com base nas informações da charge, do texto e seus conhecimentos sobre o tema, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO:
A) A violência física contra a mulher é o estágio de uma série de violências verbais, simbólicas, psicológicas que atingem mulheres todos os dias. A discriminação histórica contra a mulher não é fruto de uma concepção patriarcal que ainda impera, mesmo inconscientemente, na sociedade.
B) A marcha das vadias objetiva conscientizar a sociedade de que a culpa do estupro não é da mulher e o estupro não dever estar associado ao modo como ela se veste. Protestam contra a culpabilização das vitimas nos casos das violências sofridas. Criticam também as instituições que sustentam a dominação e a exploração contra a mulher.
C) A mercantilização do corpo da mulher, do prazer e a banalização da exploração sexual são dimensões da globalização econômica. A mulher é considerada alvo estratégico do consumismo e o apelo sexual o elemento central nesse método.
D) Mulheres trabalhadoras assalariadas, depois do trabalho nas fábricas, no comércio, no campo ou como empregadas domésticas, são subordinadas à dupla jornada de trabalho ao realizarem as tarefas domésticas ao chegarem em casa. Já as mulheres burguesas ou de classe média alta, mesmo que trabalhem, relegam as mulheres mais pobres a essa segunda atividade. Logo, em sua grande maioria são as mulheres pobres e trabalhadoras exploradas e oprimidas que lutam de forma consciente contra a opressão.
E) A opressão ao sexo feminino nas empresas se dá na prática do assédio e abuso sexual em troca da manutenção do emprego e das promoções de cargos. As mulheres que não aceitam esses “pré-requisitos” têm que se desdobrar e demonstrar capacidade e superioridade para se manter em seus empregos.
Resposta:_____ (valor 0,5)
13. Maria da Penha
Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa
Da dona “Maria da Penha”
Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal, é bom e eu gosto
[…]
Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde
[…]
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da “Maria da Penha”
ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.
A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)
A) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.
B) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.
C) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.
D) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.
E) ingestão excessiva de álcool pelos homens.
Resposta:_____ (valor 0,5)
14. A partir da leitura dos textos abaixo, elabore um texto dissertativo em que você discorra sobre: Como seria possível combater a Desigualdade de gênero?					 (Valor 2,0)
Texto A: OIT: paridade salarial entre mulheres e homens vai levar mais de 70 anos
O relatório da OIT mostra que a desigualdade entre homens e mulheres acontece numa grande variedade de todos os setores profissionais do mundo inteiro.
A pesquisa, feita em 178 países, revelou ainda que as mulheres trabalham mais horas do que os homens nos setores que pagam os salários mais baixos.
Segundo a agência da ONU, as opções de emprego para as mulheres estão piores agora em comparação a 1995. A proporção da força de trabalho feminina permaneceu praticamente igual nos últimos 20 anos (Edgard Júnior, Da Rádio ONU em Nova York 07/03/2016, disponível em <http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2016/03/07/oit-paridade-salarial-entre-mulheres-e-homens-vai-levar-mais-de-70-anos.htm>)
Texto B: As mulheres estudam mais e continuam ganhando menos no Brasil
Segundo os dados, coletados no país todo ao longo do ano passado ouvindo 363.000 pessoas, de maneira geral, o número médio de anos de estudos no Brasil subiu de 6,5 em 2004 para 7,7 no ano passado. Esse crescimento se dá principalmente pelas mulheres, que estudam em média oito anos, frente aos 7,5 anos dos homens.
Apesar de dedicar mais tempo de vida aos estudos, as mulheres continuam ganhando menos que os homens. A pesquisa aponta que elas são a maioria entre os que ganham entre um e dois salários mínimos (entre 788 e 1.576 reais). (MENDONÇA, Heloísa; ROSSI, Marina. El País, Edição do dia 13/11/2015, disponível em <http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/13/politica/1447423205_196245.html>)
Atenção: Seu texto deve possuir no mínimo 15 linhas e não pode ultrapassar as linhas disponíveis.
1_____________________________________________________________________________________________
2_____________________________________________________________________________________________
3_____________________________________________________________________________________________
4_____________________________________________________________________________________________
5_____________________________________________________________________________________________
6_____________________________________________________________________________________________
7_____________________________________________________________________________________________
8_____________________________________________________________________________________________
9_____________________________________________________________________________________________
10____________________________________________________________________________________________
11____________________________________________________________________________________________
12____________________________________________________________________________________________
13____________________________________________________________________________________________
14____________________________________________________________________________________________
15____________________________________________________________________________________________
16____________________________________________________________________________________________
17____________________________________________________________________________________________
18____________________________________________________________________________________________
19____________________________________________________________________________________________
20____________________________________________________________________________________________

Mais conteúdos dessa disciplina