Logo Passei Direto
Buscar

Tópicos Avançados em Banco de dados

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Diagrama Entidade Relacionamento (Diagrama ER ou ainda DER) é a representação gráfica e principal ferramenta modelo conceitual de dados. Em situações práticas, o diagrama é tido muitas vezes como sinônimo de modelo, uma vez que sem uma forma de visualizar as informações, o modelo pode ficar abstrato demais para auxiliar no desenvolvimento do sistema. O diagrama facilita ainda a comunicação entre os integrantes da equipe, pois oferece uma linguagem comum utilizada tanto pelo analista, responsável por levantar os requisitos, e os desenvolvedores, responsáveis por implementar aquilo que foi modelado. Em sua notação original, proposta por Peter Chen (idealizador do modelo e do diagrama), as entidades deveriam ser representadas por retângulos, seus atributos por elipses e os relacionamentos por losangos, ligados às entidades por linhas, contendo também sua cardinalidade (1..1, 1..n ou n..n).
Utilizando como referência o Diagrama Entidade Relacionamento do Sistema de Imobiliária acima, selecione as afirmativas corretas.
a. Proprietário contata Corretor (um proprietário pode contatar vários corretores e um corretor pode ser contatado por vários proprietários).
b. Corretor atende Inquilino (um corretor pode atender um inquilino e um inquilino pode ser atendido por vários corretores).
c. Proprietário possui Imóvel (um proprietário possui um imóvel e um imóvel pertence a apenas um proprietário).
d. Inquilino aluga Imóvel (um inquilino aluga um imóvel e um imóvel pode ser alugado por vários inquilinos).

Na grande maioria dos casos, as entidades normalizadas até a 3FN são fáceis de entender, atualizar e recuperar dados, mas às vezes podem surgir problemas com relação a algum atributo não chave, que recebe valores múltiplos para um mesmo valor de chave. Essa nova dependência recebe o nome de multivalorada que existe somente se a entidade contiver no mínimo três atributos.
Faça a associação correta dos itens abaixo, com suas respectivas descrições:
Se e somente se todas as colunas possuem um único valor, e não existem grupos repetitivos (colunas) em uma linha ou atributos compostos.
Essa forma normal trata especificamente dos casos de perda de informação, quando da decomposição de relacionamentos múltiplos.
Essa dependência não é o mesmo que uma associação M:N entre atributos, geralmente descrita desta forma em algumas literaturas, mas ocorre quando consideramos a existência de relacionamentos, por exemplo, ternários.
Podemos afirmar que uma estrutura está nesta forma normal se ela estiver na forma normal anterior e não possuir campos dependentes de outros campos não chaves.
A resolução da aplicação da desta forma normal é realizada através da exclusão dos atributos que não dependem totalmente da chave primária, da tabela original.
Primeira Forma Normal
Quinta Forma Normal
Quarta Forma Normal
Terceira Forma Normal
Segunda Forma Normal

Um plano de execução serializável sobre um conjunto “S” de transações efetivadas é um plano de execução cujo efeito em qualquer instância consistente do banco de dados é idêntico ao de algum plano de execução serial completo sobre “S”. Isto é, a instância do banco de dados que resulta da execução do plano dado é idêntica à instância do banco de dados resultante da execução das transações em alguma ordem serial.
Julgue as asserções abaixo sobre gerenciamento de transações em banco de dados:
I) A execução de transações em série, em ordens diferentes, pode produzir resultados diferentes, mas é presumido que todos são aceitáveis; o SGBD não dá garantias sobre qual delas será o resultado de uma execução intercalada.
II) Um SGBD deve ser capaz de garantir que apenas planos de execução serializáveis e recuperáveis sejam permitidos e que nenhuma ação de transações efetivadas seja perdida ao desfazer transações canceladas.
III) Protocolo de bloqueio é um pequeno objeto de controle associado a um objeto do banco de dados.
IV) Bloqueio é um conjunto de regras a serem seguidas por transação (e impostas pelo SGBD) para garantir que, mesmo intercalando as ações de várias transações, o resultado seja idêntico à execução de todas as transações em alguma ordem serial.
a. I e III, são corretas
b. III é falsa
c. Todas estão corretas
d. Apenas duas estão corretas
e. II e IV, são falsas

Grande parte das atividades sobre bancos de dados são baseadas nos modelos de entidade-relacionamento. Eles são a documentação, a planta que norteia todos os colaboradores que se envolvem com o sistema, e servem para melhorar o fluxo de trabalho e a manutenção dos sistemas de bancos de dados. Os dois tipos de representação de modelos de entidade-relacionamento (MERs) mais usados são: Peter Chen e James Martin.
Sobre a notação “Peter Chen”, análise as opções e complete a opção correta conforme a numeração citada:
a. 1: Atributo; 2: Atributo-chave; 3: Relacionamento
b. 1: Entidade; 2: atributo-chave; 3: Relacionamento
c. 1: Relacionamento; 2: Atributo-chave; 3: Entidade associativa
d. 1: Entidade associativa; 2: Atributo-chave; 3: Relacionamento

O mapeamento MER-MR é feito em etapas para não perdermos nenhuma informação e restrições já impostas no projeto. É possível mapear em esquemas de tabelas os seguintes elementos do diagrama entidade-relacionamento: entidades, atributos e relacionamentos. Para fazermos essa migração, a indicação básica e determinante é a cardinalidade prescrita.
Julgue as afirmativas abaixo sobre a realização do mapeamento MER-MR:
I) O primeiro passo é transformar as entidades em tabelas e os atributos em campos ou colunas da tabela.
II) O mapeamento correto da figura acima para o MR seria: A entidade será Alunos com os atributos matrícula, nome e endereço.
III) As duas representações abaixo estão corretas para a tabela Alunos apresentados na figura anterior.
IV) No modelo relacional, o mapeamento da entidade é uma tabela e os atributos campos da referida tabela.
a. I e III, são corretas
b. II e IV, são falsas
c. III é falsa
d. Apenas duas estão corretas
e. Todas estão corretas

Uma transação é definida como qualquer execução única de um programa de usuário em um SGBD e difere da execução de um programa fora do SGBD em aspectos importantes. Para oferecer aos usuários uma maneira simples de entender o efeito da execução de seus programas, a intercalação é feita cuidadosamente para garantir que o resultado de uma execução concorrente de transações seja, contudo, equivalente (em seu efeito sobre o banco de dados) a alguma execução em série, ou de uma por vez, do mesmo conjunto de transações.
Julgue as asserções abaixo sobre gerenciamento de transações em banco de dados:
I) O SGBD garante que as alterações feitas por tais transações parciais não sejam vistas por outras transações.
II) Uma transação é vista pelo SGBD como uma série ou lista de ações. As ações que podem ser executadas por uma transação incluem leituras e gravações de objetos de banco de dados.
III) Sobre a execução intercalada de duas transações, enquanto uma transação está esperando que uma página seja lida do disco, a CPU pode processar outra transação. Isso acontece porque a atividade de E/S pode ser realizada em paralelo com a atividade da CPU em um computador.
IV) A execução intercalada de uma transação curta com uma longa normalmente permite que a transação curta termine rapidamente.
a. Apenas duas estão corretas
b. II e IV, são falsas
c. I e III, são corretas
d. Todas estão corretas
e. III é falsa

Vários modelos de dados foram propostos que podem ser classificados em modelos de alto nível e de baixo nível. Os modelos de alto nível (ou modelos de dados conceituais) possuem conceitos que descrevem os dados como os usuários os percebem, enquanto os de baixo nível (ou modelos de dados físicos), contêm conceitos que descrevem os detalhes de como os dados estão armazenados no computador.
Os modelos de dados conceituais utilizam conceitos como entidades, atributos e relacionamentos, dessa forma analise as afirmacoes que se seguem.
I. Uma entidade representa um objeto do mundo real ou um conceito, como um funcionário ou um projeto, que são descritos no banco de dados.
II. Um atributo corresponde a alguma propriedade de interesse que ajuda a descrever uma entidade, como o nome do funcionário ou seu salário.
III. Um relacionamento entre duas ou mais entidades mostra uma associação entre estas: por exemplo, um relacionamento 'trabalha-em' de um funcionário com um projeto.
a. Nenhuma das afirmativas
b. I e III, apenas
c. II e III, apenas
d. I, apenas
e. Todas as afirmativas

Uma característica fundamental do uso de bancos de dados é que permitem a abstração dos dados, ocultando detalhes do armazenamento de dados.
Sobre os conceitos, arquitetura e modelos de dados dos Sistemas de Banco de dados, analise as afirmações que se seguem.
I. Um modelo de dados pode ser entendido como o conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados (fornece o significado necessário para permitir essa abstração).
II. Por estrutura de dados, entendemos os tipos de dados, relacionamentos e restrições que devem suportar os dados.
III. A maioria dos modelos de dados também inclui uma série de operações básicas (inserir, modificar, excluir ou pesquisar) para a recuperação e atualizações no banco de dados.
a. Nenhuma das afirmativas
b. II e III, apenas
c. Todas as afirmativas
d. I, apenas
e. I e III, apenas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Diagrama Entidade Relacionamento (Diagrama ER ou ainda DER) é a representação gráfica e principal ferramenta modelo conceitual de dados. Em situações práticas, o diagrama é tido muitas vezes como sinônimo de modelo, uma vez que sem uma forma de visualizar as informações, o modelo pode ficar abstrato demais para auxiliar no desenvolvimento do sistema. O diagrama facilita ainda a comunicação entre os integrantes da equipe, pois oferece uma linguagem comum utilizada tanto pelo analista, responsável por levantar os requisitos, e os desenvolvedores, responsáveis por implementar aquilo que foi modelado. Em sua notação original, proposta por Peter Chen (idealizador do modelo e do diagrama), as entidades deveriam ser representadas por retângulos, seus atributos por elipses e os relacionamentos por losangos, ligados às entidades por linhas, contendo também sua cardinalidade (1..1, 1..n ou n..n).
Utilizando como referência o Diagrama Entidade Relacionamento do Sistema de Imobiliária acima, selecione as afirmativas corretas.
a. Proprietário contata Corretor (um proprietário pode contatar vários corretores e um corretor pode ser contatado por vários proprietários).
b. Corretor atende Inquilino (um corretor pode atender um inquilino e um inquilino pode ser atendido por vários corretores).
c. Proprietário possui Imóvel (um proprietário possui um imóvel e um imóvel pertence a apenas um proprietário).
d. Inquilino aluga Imóvel (um inquilino aluga um imóvel e um imóvel pode ser alugado por vários inquilinos).

Na grande maioria dos casos, as entidades normalizadas até a 3FN são fáceis de entender, atualizar e recuperar dados, mas às vezes podem surgir problemas com relação a algum atributo não chave, que recebe valores múltiplos para um mesmo valor de chave. Essa nova dependência recebe o nome de multivalorada que existe somente se a entidade contiver no mínimo três atributos.
Faça a associação correta dos itens abaixo, com suas respectivas descrições:
Se e somente se todas as colunas possuem um único valor, e não existem grupos repetitivos (colunas) em uma linha ou atributos compostos.
Essa forma normal trata especificamente dos casos de perda de informação, quando da decomposição de relacionamentos múltiplos.
Essa dependência não é o mesmo que uma associação M:N entre atributos, geralmente descrita desta forma em algumas literaturas, mas ocorre quando consideramos a existência de relacionamentos, por exemplo, ternários.
Podemos afirmar que uma estrutura está nesta forma normal se ela estiver na forma normal anterior e não possuir campos dependentes de outros campos não chaves.
A resolução da aplicação da desta forma normal é realizada através da exclusão dos atributos que não dependem totalmente da chave primária, da tabela original.
Primeira Forma Normal
Quinta Forma Normal
Quarta Forma Normal
Terceira Forma Normal
Segunda Forma Normal

Um plano de execução serializável sobre um conjunto “S” de transações efetivadas é um plano de execução cujo efeito em qualquer instância consistente do banco de dados é idêntico ao de algum plano de execução serial completo sobre “S”. Isto é, a instância do banco de dados que resulta da execução do plano dado é idêntica à instância do banco de dados resultante da execução das transações em alguma ordem serial.
Julgue as asserções abaixo sobre gerenciamento de transações em banco de dados:
I) A execução de transações em série, em ordens diferentes, pode produzir resultados diferentes, mas é presumido que todos são aceitáveis; o SGBD não dá garantias sobre qual delas será o resultado de uma execução intercalada.
II) Um SGBD deve ser capaz de garantir que apenas planos de execução serializáveis e recuperáveis sejam permitidos e que nenhuma ação de transações efetivadas seja perdida ao desfazer transações canceladas.
III) Protocolo de bloqueio é um pequeno objeto de controle associado a um objeto do banco de dados.
IV) Bloqueio é um conjunto de regras a serem seguidas por transação (e impostas pelo SGBD) para garantir que, mesmo intercalando as ações de várias transações, o resultado seja idêntico à execução de todas as transações em alguma ordem serial.
a. I e III, são corretas
b. III é falsa
c. Todas estão corretas
d. Apenas duas estão corretas
e. II e IV, são falsas

Grande parte das atividades sobre bancos de dados são baseadas nos modelos de entidade-relacionamento. Eles são a documentação, a planta que norteia todos os colaboradores que se envolvem com o sistema, e servem para melhorar o fluxo de trabalho e a manutenção dos sistemas de bancos de dados. Os dois tipos de representação de modelos de entidade-relacionamento (MERs) mais usados são: Peter Chen e James Martin.
Sobre a notação “Peter Chen”, análise as opções e complete a opção correta conforme a numeração citada:
a. 1: Atributo; 2: Atributo-chave; 3: Relacionamento
b. 1: Entidade; 2: atributo-chave; 3: Relacionamento
c. 1: Relacionamento; 2: Atributo-chave; 3: Entidade associativa
d. 1: Entidade associativa; 2: Atributo-chave; 3: Relacionamento

O mapeamento MER-MR é feito em etapas para não perdermos nenhuma informação e restrições já impostas no projeto. É possível mapear em esquemas de tabelas os seguintes elementos do diagrama entidade-relacionamento: entidades, atributos e relacionamentos. Para fazermos essa migração, a indicação básica e determinante é a cardinalidade prescrita.
Julgue as afirmativas abaixo sobre a realização do mapeamento MER-MR:
I) O primeiro passo é transformar as entidades em tabelas e os atributos em campos ou colunas da tabela.
II) O mapeamento correto da figura acima para o MR seria: A entidade será Alunos com os atributos matrícula, nome e endereço.
III) As duas representações abaixo estão corretas para a tabela Alunos apresentados na figura anterior.
IV) No modelo relacional, o mapeamento da entidade é uma tabela e os atributos campos da referida tabela.
a. I e III, são corretas
b. II e IV, são falsas
c. III é falsa
d. Apenas duas estão corretas
e. Todas estão corretas

Uma transação é definida como qualquer execução única de um programa de usuário em um SGBD e difere da execução de um programa fora do SGBD em aspectos importantes. Para oferecer aos usuários uma maneira simples de entender o efeito da execução de seus programas, a intercalação é feita cuidadosamente para garantir que o resultado de uma execução concorrente de transações seja, contudo, equivalente (em seu efeito sobre o banco de dados) a alguma execução em série, ou de uma por vez, do mesmo conjunto de transações.
Julgue as asserções abaixo sobre gerenciamento de transações em banco de dados:
I) O SGBD garante que as alterações feitas por tais transações parciais não sejam vistas por outras transações.
II) Uma transação é vista pelo SGBD como uma série ou lista de ações. As ações que podem ser executadas por uma transação incluem leituras e gravações de objetos de banco de dados.
III) Sobre a execução intercalada de duas transações, enquanto uma transação está esperando que uma página seja lida do disco, a CPU pode processar outra transação. Isso acontece porque a atividade de E/S pode ser realizada em paralelo com a atividade da CPU em um computador.
IV) A execução intercalada de uma transação curta com uma longa normalmente permite que a transação curta termine rapidamente.
a. Apenas duas estão corretas
b. II e IV, são falsas
c. I e III, são corretas
d. Todas estão corretas
e. III é falsa

Vários modelos de dados foram propostos que podem ser classificados em modelos de alto nível e de baixo nível. Os modelos de alto nível (ou modelos de dados conceituais) possuem conceitos que descrevem os dados como os usuários os percebem, enquanto os de baixo nível (ou modelos de dados físicos), contêm conceitos que descrevem os detalhes de como os dados estão armazenados no computador.
Os modelos de dados conceituais utilizam conceitos como entidades, atributos e relacionamentos, dessa forma analise as afirmacoes que se seguem.
I. Uma entidade representa um objeto do mundo real ou um conceito, como um funcionário ou um projeto, que são descritos no banco de dados.
II. Um atributo corresponde a alguma propriedade de interesse que ajuda a descrever uma entidade, como o nome do funcionário ou seu salário.
III. Um relacionamento entre duas ou mais entidades mostra uma associação entre estas: por exemplo, um relacionamento 'trabalha-em' de um funcionário com um projeto.
a. Nenhuma das afirmativas
b. I e III, apenas
c. II e III, apenas
d. I, apenas
e. Todas as afirmativas

Uma característica fundamental do uso de bancos de dados é que permitem a abstração dos dados, ocultando detalhes do armazenamento de dados.
Sobre os conceitos, arquitetura e modelos de dados dos Sistemas de Banco de dados, analise as afirmações que se seguem.
I. Um modelo de dados pode ser entendido como o conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados (fornece o significado necessário para permitir essa abstração).
II. Por estrutura de dados, entendemos os tipos de dados, relacionamentos e restrições que devem suportar os dados.
III. A maioria dos modelos de dados também inclui uma série de operações básicas (inserir, modificar, excluir ou pesquisar) para a recuperação e atualizações no banco de dados.
a. Nenhuma das afirmativas
b. II e III, apenas
c. Todas as afirmativas
d. I, apenas
e. I e III, apenas

Prévia do material em texto

Questão 1 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
O Diagrama Entidade Relacionamento (Diagrama ER ou ainda DER) é a representação grá�ca
e principal ferramenta modelo conceitual de dados. Em situações práticas, o diagrama é tido
muitas vezes como sinônimo de modelo, uma vez que sem uma forma de visualizar as
informações, o modelo pode �car abstrato demais para auxiliar no desenvolvimento do
sistema.
O diagrama facilita ainda a comunicação entre os integrantes da equipe, pois oferece uma
linguagem comum utilizada tanto pelo analista, responsável por levantar os requisitos, e os
desenvolvedores, responsáveis por implementar aquilo que foi modelado.
Em sua notação original, proposta por Peter Chen (idealizador do modelo e do diagrama), as
entidades deveriam ser representadas por retângulos, seus atributos por elipses e os
relacionamentos por losangos, ligados às entidades por linhas, contendo também sua
cardinalidade (1..1, 1..n ou n..n).
 Utilizando como referência o Diagrama Entidade Relacionamento do Sistema de Imobiliária
acima, selecione as a�rmativas corretas.
Escolha uma ou mais:
a. Proprietário contata Corretor (um proprietário pode contatar vários corretores e um
corretor pode ser contatado por vários proprietários).
b. Corretor atende Inquilino (um corretor pode atender um inquilino e um inquilino pode ser
atendido por vários corretores).
c. Proprietário possui Imóvel (um proprietário possui um imóvel e um imóvel pertence a apenas

um proprietário).
d. Inquilino aluga Imóvel (um inquilino aluga um imóvel e um imóvel pode ser alugado por
vários inquilinos).
Sua resposta está correta.
As respostas corretas são: Proprietário contata Corretor (um proprietário pode contatar vários
corretores e um corretor pode ser contatado por vários proprietários)., Inquilino aluga Imóvel
(um inquilino aluga um imóvel e um imóvel pode ser alugado por vários inquilinos).

Questão 2 Parcialmente correto Atingiu 0,60 de 1,00
Na grande maioria dos casos, as entidades normalizadas até a 3FN são fáceis de entender,
atualizar e recuperar dados, mas às vezes podem surgir problemas com relação a algum
atributo não chave, que recebe valores múltiplos para um mesmo valor de chave. Essa nova
dependência recebe o nome de multivalorada que existe somente se a entidade contiver no
mínimo três atributos.  (CARDOSO, 2008 – adaptado)
Faça a associação correta dos itens abaixo, com suas respectivas descrições:
.
Se e somente se todas as colunas possuem um único valor, e não
existem grupos repetitivos (colunas) em uma linha ou atributos
compostos.
Essa forma normal trata especi�camente dos casos de perda de
informação, quando da decomposição de relacionamentos múltiplos.
Essa dependência não é o mesmo que uma associação M:N entre
atributos, geralmente descrita desta forma em algumas literaturas,
mas ocorre quando consideramos a existência de relacionamentos, por
exemplo, ternários.
Podemos a�rmar que uma estrutura está́ na nesta forma normal se ela
estiver na forma normal anterior e não possuir campos dependentes
de outros campos não chaves.
A resolução da aplicação da desta forma normal é realizada através da
exclusão dos atributos que não dependem totalmente da chave
primária, da tabela original.
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 3.
A resposta correta é: Se e somente se todas as colunas possuem um único valor, e não existem
grupos repetitivos (colunas) em uma linha ou atributos compostos. → Primeira Forma Normal,
Essa forma normal trata especi�camente dos casos de perda de informação, quando da
decomposição de relacionamentos múltiplos. → Quinta Forma Normal, Essa dependência não é o
mesmo que uma associação M:N entre atributos, geralmente descrita desta forma em algumas
literaturas, mas ocorre quando consideramos a existência de relacionamentos, por exemplo,
ternários. → Quarta Forma Normal, Podemos a�rmar que uma estrutura está́ na nesta forma
Primeira Forma Normal
Quinta Forma Normal
Quarta Forma Normal
Segunda Forma Normal
Terceira Forma Normal

normal se ela estiver na forma normal anterior e não possuir campos dependentes de outros
campos não chaves. → Terceira Forma Normal, A resolução da aplicação da desta forma normal é
realizada através da exclusão dos atributos que não dependem totalmente da chave primária, da
tabela original. → Segunda Forma Normal.

Questão 3 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Um plano de execução serializável sobre um conjunto “S” de transações efetivadas é um
plano de execução cujo efeito em qualquer instância consistente do banco de dados é
idêntico ao de algum plano de execução serial completo sobre “S”. Isto é, a instância do
banco de dados que resulta da execução do plano dado é idêntica à instância do banco de
dados resultante da execução das transações em alguma ordem serial.  (RAMAKRISHNAN,
2008 – Adaptado)
Julgue as asserções abaixo sobre gerenciamento de transações em banco de dados:
I)                     A execução de transações em série, em ordens diferentes, pode produzir
resultados diferentes, mas é presumido que todos são aceitáveis; o SGBD não dá garantias
sobre qual delas será o resultado de uma execução intercalada.
II)                    Um SGBD deve ser capaz de garantir que apenas planos de execução
serializáveis e recuperáveis sejam permitidos e que nenhuma ação de transações efetivadas
seja perdida ao desfazer transações canceladas.
III)                 Protocolo de bloqueio é um pequeno objeto de controle associado a um objeto
do banco de dados.
IV)                 Bloqueio é um conjunto de regras a serem seguidas por transação (e impostas
pelo SGBD) para garantir que, mesmo intercalando as ações de várias transações, o
resultado seja idêntico à execução de todas as transações em alguma ordem serial.
É correto a�rmar que:
.
Escolha uma ou mais:
a. I e III, são corretas
b. III é falsa
c. Todas estão corretas

d. Apenas duas estão corretas
e. II e IV, são falsas
Sua resposta está correta.
As respostas corretas são: Apenas duas estão corretas, III é falsa

Questão 4 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Grande parte das atividades sobre bancos de dados são baseadas nos modelos de entidade-
relacionamento. Eles são a documentação, a planta que norteia todos os colaboradores que
se envolvem com o sistema, e servem para melhorar o �uxo de trabalho e a manutenção
dos sistemas de bancos de dados.
Os dois tipos de representação de modelos de entidade-relacionamento (MERs) mais usados
são: Peter Chen e James Martin.
Sobre a notação “Peter Chen”, análise as opções e complete a opção correta conforme a
numeração citada:
Escolha uma opção:
a. 1: Relacionamento; 2: Atributo-chave; 3: Entidade associativa
b. 1: Entidade; 2: atributo-chave; 3: Relacionamento
c. 1: Entidade associativa; 2: Atributo-chave; 3: Relacionamento
d. 1: Atributo; 2: Atributo-chave; 3: Relacionamento
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 1: Relacionamento; 2: Atributo-chave; 3: Entidade associativa

Questão 5 Incorreto Atingiu 0,00 de 1,00
O modelo relacional, muito utilizado hoje. É um modelo simples com poucos conceitos, mas
uma ferramenta muito e�ciente. O modelo entidade-relacionamento (MER) é um modelo
lógico, com base em objetos e utilizado na primeira fase de modelagem do projeto de banco
de dados. O modelo relacional (MR) é um modelo lógico fundamentado em registros, com
uma estrutura diferente do MER. O MR torna-se muito simples, fácil e útil quando o
mapeamos, assim �ca quase isento de erros e enganos, tornando-se um projeto mais
con�ável.  (CARDOSO, 2008 – adaptado)
Julgue as asserções abaixo sobre o Modelo Relacional (MR):
I)                     Esse modelo foi de�nido por Edgar Frank Codd em 1970 na IBM, mais
precisamente na Califórnia.
II)                   É um modelo com uma sólida base formal, construído sob a teoria dos
conjuntos. Seu nome é devido à relação matemática da teoria dos conjuntos e não aos
relacionamentos, comomuitos pensam.
III)                 O modelo relacional é um modelo da terceira geração que surgiu depois dos
modelos pré-relacionais, hierárquicos e de rede.
IV)                 Também para melhor acompanhamento e para estudos, pode-se utilizar álgebra
relacional e cálculo relacional.
É correto a�rmar que:
.
Escolha uma opção:
a. Apenas duas estão corretas
b. II e IV, são falsas
c. III é falsa
d. I e III, são corretas
e. Todas estão corretas
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: III é falsa

Questão 6 Incorreto Atingiu 0,00 de 1,00
O mapeamento MER-MR é feito em etapas para não perdermos nenhuma informação e
restrições já́ impostas no projeto. É possível mapear em esquemas de tabelas os seguintes
elementos do diagrama entidade-relacionamento: entidades, atributos e relacionamentos.
Para fazermos essa migração, a indicação básica e determinante é a cardinalidade
prescrita.  (CARDOSO, 2008 – adaptado)
Julgue as a�rmativas abaixo sobre a realização do mapeamento MER-MR:
I)                     O primeiro passo é transformar as entidades em tabelas e os atributos em
campos ou colunas da tabela.
 II)                  

O mapeamento correto da �gura acima para o MR seria: A entidade será Alunos com os
atributos matrícula, nome e endereço.
III)                As duas representações abaixo estão corretas para a tabela Alunos apresentados
na �gura anterior.
IV)                 No modelo relacional, o mapeamento da entidade é uma tabela e os atributos
campos da referida tabela.
É correto a�rmar que:
.
Escolha uma opção:
a. I e III, são corretas
b. II e IV, são falsas
c. III é falsa
d. Apenas duas estão corretas
e. Todas estão corretas

Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: I e III, são corretas

Questão 7 Incorreto Atingiu 0,00 de 1,00
Uma transação é de�nida como qualquer execução única de um programa de usuário em
um SGBD e difere da execução de um programa fora do SGBD em aspectos importantes. Para
oferecer aos usuários uma maneira simples de entender o efeito da execução de seus
programas, a intercalação é feita cuidadosamente para garantir que o resultado de uma
execução concorrente de transações seja, contudo, equivalente (em seu efeito sobre o
banco de dados) a alguma execução em série, ou de uma por vez, do mesmo conjunto de
transações.  (RAMAKRISHNAN, 2008 – Adaptado)
Julgue as asserções abaixo sobre gerenciamento de transações em banco de dados:
I)                     O SGBD garante que as alterações feitas por tais transações parciais não sejam
vistas por outras transações.
II)                   Uma transação é vista pelo SGBD como uma série ou lista de ações. As ações que
podem ser executadas por uma transação incluem leituras e gravações de objetos de banco
de dados.
III)                 Sobre a execução intercalada de duas transações, enquanto uma transação está
esperando que uma página seja lida do disco, a CPU pode processar outra transação. Isso
acontece porque a atividade de E/S pode ser realizada em paralelo com a atividade da CPU
em um computador.
IV)                 A execução intercalada de uma transação curta com uma longa normalmente
permite que a transação curta termine rapidamente.
É correto a�rmar que:
.
Escolha uma opção:
a. Apenas duas estão corretas
b. II e IV, são falsas
c. I e III, são corretas
d. Todas estão corretas
e. III é falsa

Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas estão corretas

Questão 8 Incorreto Atingiu 0,00 de 1,00


Escolha uma opção:
A)
B)
C)
D)
E)
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: C)

Questão 9 Incorreto Atingiu 0,00 de 1,00
Vários modelos de dados foram propostos que podem ser classi�cados em modelos de alto
nível e de baixo nível. Os modelos de alto nível (ou modelos de dados conceituais) possuem
conceitos que descrevem os dados os dados como os usuários os percebem, enquanto os de
baixo nível (ou modelos de dados físicos), contêm conceitos que descrevem os detalhes de
como os dados estão armazenados no computador. (ELMASRI, 2012 - Adaptado)
.
Os modelos de dados conceituais utilizam conceitos como entidades, atributos e
relacionamentos, dessa forma analise as a�rmações que se seguem.
.
I. Uma entidade representa um objeto do mundo real ou um conceito, como um funcionário
ou um projeto, que são descritos no banco de dados.
II. Um atributo corresponde a alguma propriedade de interesse que ajuda a descrever uma
entidade, como o nome do funcionário ou seu salário.
III. Um relacionamento entre duas ou mais entidades mostra uma associação entre estas:
por exemplo, um relacionamento “trabalha-em” de um funcionário com um projeto.
.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma opção:
a. Nenhuma das a�rmativas
b. I e III, apenas
c. II e III, apenas
d. I, apenas
e. Todas as a�rmativas
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas as a�rmativas

Questão 10 Incorreto Atingiu 0,00 de 1,00
Uma característica fundamental do uso de bancos de dados é que permitem a abstração dos
dados, ocultando detalhes do armazenamento de dados. (ELMASRI, 2012 - Adaptado)
Sobre os conceitos, arquitetura e modelos de dados dos Sistemas de Banco de dados, analise
as a�rmações que se seguem.
.
I. Um modelo de dados pode ser entendido como o conjunto de conceitos que podem ser
usados para descrever a estrutura de um banco de dados (fornece o signi�cado necessário
para permitir essa abstração).
II. Por estrutura de dados, entendemos os tipos de dados, relacionamentos e restrições que
devem suportar os dados.
III. A maioria dos modelos de dados também inclui uma série de operações básicas (inserir,
modi�car, excluir ou pesquisar) para a recuperação e atualizações no banco de dados.
.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma opção:
a. Nenhuma das a�rmativas
b. II e III, apenas
c. Todas as a�rmativas
d. I, apenas
e. I e III, apenas
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas as a�rmativas
◄ Modelagem Dimensional
Seguir para...
Prova de Recuperação (Valor: 10,0 pontos) ►

https://faculdadeprojecao.nucleoead.net/ava/mod/url/view.php?id=13854&forceview=1
https://faculdadeprojecao.nucleoead.net/ava/mod/quiz/view.php?id=11135&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina