Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Maranhão
Centro de Ciências Sociais
Departamento de Educação II
Fundamentos de Educação de Jovens e Adultos
Turma 2
Profa. Edinólia Lima Portela
Estudo Dirigido/ 22/07/2022
Escolha duas questões e responda de forma discursiva(Consulte os textos indicados). 
Questões:
1. Relacione a poesia da música “Disparada” com a Educação de Jovens e Adultos.
A música Disparada que tem como escritor os compositores Geraldo Vandré e Theo de Barros, e interpretada por Jair Rodrigues retrata a realidade das classes sociais menos favorecidas e como a classes mais ricas se sobressaem sobre estes, muitos falam que a poesia da música na verdade retrata a trajetória do Presidente João Goulart, contudo a poesia em questão é tão rica que podemos fazer analogias sobe diversas temas, principalmente para a pauta que é a Educação de Jovens e Adultos.
É de conhecimento mútuo a realidade que são as salas de aulas do EJA, onde na grande maioria é composta por alunos a qual não tiveram a oportunidade de ter um ensino regular, ou que por qual seja a situação, precisou abandonar os estudos durante a infância e adolescência para trabalhar justamente por dificuldades passadas no âmbito familiar. Acaba que as pessoas tratam o eja com certa indiferença e a colocam a margem da sociedade, e não entendem o quanto a educação de jovens e adultos tem o poder de transformar vidas e fazer com que a as pessoas possam sair da realidade a qual estão, e é o que tem explícito na poesia da música “Disparada” Nesse trecho: 
“Mas o mundo foi rodando
Nas patas do meu cavalo
E já que um dia montei
Agora sou cavaleiro
Laço firme e braço forte
Num reino que não tem rei...”
Aqui nesse trecho podemos relacionar o despertar da classe trabalhadora ou como o próprio Paulo Freire denomina a classe oprimida, que é justamente a consciência que é possível mudar e que podemos sim ter opiniões próprias ( Eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar...).
 2. O texto “Ontologia Humana enquanto Referência para uma Educação Popular Emancipatória” ( Bonfim), coloca o ser homem no centro da discussão e mostra a necessidade de se entender os atributos humanos( em Marx), como princípios didáticos pedagógicos, para se desenvolver a concepção de Educação Popular, para tanto o autor elenca alguns princípios, faça a relação entre os princípios da Consciência e da Universalidade.
 3.Relacione o conteúdo do texto: Estudo Particular do Problema da Educação de Adultos com a discussão realizada por nosso convidado Evilásio Barbosa.
 4.Qual a ideia central do texto: Formação de professores e EJA: percorrendo a trilha do bom senso? ( Portela)
 
 Bons estudos!

Mais conteúdos dessa disciplina