Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto abaixo: "A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar as experiências e os fatos já ocorridos. (...) Tudo o que uma pessoa aprende em sua vida depende intimamente da capacidade de memorização. Além disso, todos os processos relacionados com a memória são altamente contextualizados." DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais . 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 137.
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Memória é um termo dado ao armazenamento e recuperação de informações.
( ) Quanto melhor a atenção dada a um estímulo, melhor tende a ser sua memorização.
( ) O que está fora do campo de atenção raramente entra na memória.
( ) A noção de continuidade do eu depende mais da consciência do que da memória.
a. V - V - V - F
b. V - F - F - V
c. F - V - F - V
d. F - V - V - V
e. V - V - V - V

Leia o excerto abaixo: "Segundo o caráter consciente ou não-consciente do processo mnêmico, têm-se as memórias explícita e implícita. (...) Muito próximo a essa separação entre explícita e implícita, faz-se também a divisão da memória em declarativa e não-declarativa." DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais . 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 141.
Sobre os tipos de memória, relacione as colunas.
( 1 ) Memória explícita
( 2 ) Memória implícita
( 3 ) Memória de operação
( 4 ) Memória de longo prazo
( ) Usada conscientemente para armazenar nomes de cidades e datas comemorativas.
( ) Armazena materiais necessários por curtos períodos.
( ) Armazena informação tão curtas quanto alguns minutos ou durante a vida inteira.
( ) Usada inconscientemente para armazenar habilidades manuais e motoras.

Leia o texto abaixo: "Já sabemos que uma informação relevante, para se tornar consciente, tem que ultrapassar inicialmente o filtro da atenção. Admite-se que a primeira impressão em nossa consciência se faz por meio de uma memória sensorial, ou memória imediata, que tem a duração de alguns segundos e corresponde apenas à ativação dos sistemas sensoriais relacionados a ela." COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociências e educação : como o cérebro aprende.Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 29.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A memória humana e a do computador apresentam o mesmo grau de confiança. Porque: II. São memórias do tipo reconstrutivas, isto é, que reconstroem fielmente as cenas passadas. A seguir, assinale a alternativa correta.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o texto abaixo: A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Não é possível localizar funções do cérebro, como a frenologia fazia. Porque: II. As funções cerebrais envolvem muitas áreas que não são possíveis de serem localizadas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Leia o excerto abaixo: "A noção de que a insanidade era devida a uma punição divina ressurgiu e resultou na perseguição de muitos indivíduos na Europa Medieval. No início do século XIV, a crença na possessão demoníaca e na bruxaria inflamou ainda mais a perseguição aos indivíduos que sofriam de doenças psiquiátricas." WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em round, na clínica, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, p.476.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Na atualidade, conhecimentos baseados em evidências científicas são uma boa forma para evitar abusos e que a ciência possa contribuir sem prejudicar nenhuma pessoa. Porque: II. Em sociedades tão plurais, é comum que valores humanos se choquem e que uma cultura busque métodos pseudo-científicos para sobrepujar outros. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o excerto abaixo: "Quando a lesão incide sobre a região lateral inferior do lobo frontal esquerdo, o paciente apresenta uma afasia de expressão (ou afasia de Broca). Sem déficits motores propriamente ditos, torna-se incapaz de falar, ou apresenta uma fala não-fluente, restrita a poucas sílabas ou palavras curtas sem verbos (fala telegráfica). O paciente se esforça muito para encontrar as palavras, sem sucesso." LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 635.
Sendo assim, assinale a alternativa que indique qual é o paciente que apresenta os sintomas típicos de afasia de expressão:
a. Durante uma cirurgia para retirar um tumor cerebral, o paciente é solicitado a contar até 10, com a estimulação de uma região cortical específica ele interrompe a contagem, mas continua quando o estímulo no cérebro é removido.
b. Após uma queda, um homem consciente não consegue lembrar o nome de pessoas conhecidas para entrar em contato quando lhe solicitam. Ele não consegue lembrar nome algum, nem mesmo o seu.
c. Um homem de 60 anos bateu o lado esquerdo do seu carro em um poste porque não conseguiu ver o poste. Seu lado esquerdo do rosto nunca está tão bem barbeado quando o outro lado.
d. Uma mulher de 50 anos não consegue colocar seu braço esquerdo na manga da camisa enquanto se veste, ela afirma que o braço esquerdo não é dela. Seu campo visual é normal e suas sensações na pele também.
e. Uma paciente de 70 anos apresenta súbita alteração da fala, que agora é uma série de palavras desconectadas, compreensíveis, mas nada coerentes. A senhora já não responde de modo apropriado a comandos verbais, embora com movimentos faciais normais.

Leia o texto abaixo: "(...) a natureza nos dotou de mecanismos que permitem selecionar a informação que é importante. Através do fenômeno da atenção somos capazes de focalizar em cada momento determinados aspectos do ambiente, deixando de lado o que for dispensável." COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociências e educação : como o cérebro aprende.Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 23.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Um exemplo da atenção seletiva é ouvir o próprio nome em meio a muitos ruídos em uma festa. Porque: II. A atenção amplia o que é importante psicológica e biologicamente. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o excerto abaixo: "Com o advento de cada novo método de abordagem, há uma nova explosão na pesquisa em Neurociência. A mais recente ocorreu nos anos 1990, com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das técnicas de visualização do funcionamento cerebral." LENT, R. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, p. 15.
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) a técnica de microestimulação elétrica do cérebro permitiu estudos mais amplos sobre o cérebro do que a observação aleatória.
( ) A observação assistemática é o único método de observar efeito de lesões em cérebro de humanos.
( ) Uma dificuldade da observação sistemática é que depende do surgimento espontâneo de casos.
( ) Uma desvantagem da microestimulação é que consegue observar manifestações comportamentais a partir de estimulação elétrica do cérebro.
a. V - V - V - V
b. F - F - V - V
c. V - V - V - F
d. V - F - F - V
e. F - V - V - V

Leia o trecho a seguir: "Até o século XIX, casos de membros fantasmas foram descritos apenas ocasionalmente. Um dos primeiros foi apresentado pelo francês Ambroise Paré (1510-1590), pioneiro da cirurgia. (...) Mas analisando casos isolados era difícil encontrar algum indício de uma explicação fisiológica para essa estranha sensação." Fonte: LENT, R. Cem bilhões de neurônios. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 148.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A relatada dor no membro fantasma pode ser diminuída se a pessoa é colocada de frente a um jogo de espelhos onde tem a sensação de ver o membro perdido novamente e o coçar. Porque: II. Ao ver o membro perdido, o esquema corporal é, por alguns minutos, completo reduzindo a sensação de dor. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Por mais infundada que fosse a proposição de Gall de medir as funções mentais através de protuberâncias do crânio, a novidade da sua suposta localização em diferentes regiões do cérebro oferecia uma hipótese de trabalho muito clara e facilmente testável: se cada parte do córtex tem uma função diferente, deveria ser possível provocar deficiências específicas no comportamento animal através da remoção de porções circunscritas”. LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 21.
A respeito da história da neurociência, mais especificamente dedicado à frenologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) A frenologia permitiu descobrir que existem múltiplos mapas no córtex cerebral para modalidades como sensação somática, visão e audição.
( ) A área da frenologia está em ampla expansão, levando a entendimentos profundos das características cranianas que interferem na cognição e inteligência.
( ) A base em que a frenologia se assenta é de que o nível de atividade de cada função determina o tamanho do órgão cortical específico.
( ) A proposta da frenologia é que o desenvolvimento de certas funções mentais geram determinadas protuberâncias no crânio do indivíduo.
a. V - V - F - F
b. F - V - F - V
c. F - V - V - F
d. V - F - F - V
e. F -F - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto abaixo: "A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar as experiências e os fatos já ocorridos. (...) Tudo o que uma pessoa aprende em sua vida depende intimamente da capacidade de memorização. Além disso, todos os processos relacionados com a memória são altamente contextualizados." DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais . 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 137.
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Memória é um termo dado ao armazenamento e recuperação de informações.
( ) Quanto melhor a atenção dada a um estímulo, melhor tende a ser sua memorização.
( ) O que está fora do campo de atenção raramente entra na memória.
( ) A noção de continuidade do eu depende mais da consciência do que da memória.
a. V - V - V - F
b. V - F - F - V
c. F - V - F - V
d. F - V - V - V
e. V - V - V - V

Leia o excerto abaixo: "Segundo o caráter consciente ou não-consciente do processo mnêmico, têm-se as memórias explícita e implícita. (...) Muito próximo a essa separação entre explícita e implícita, faz-se também a divisão da memória em declarativa e não-declarativa." DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais . 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 141.
Sobre os tipos de memória, relacione as colunas.
( 1 ) Memória explícita
( 2 ) Memória implícita
( 3 ) Memória de operação
( 4 ) Memória de longo prazo
( ) Usada conscientemente para armazenar nomes de cidades e datas comemorativas.
( ) Armazena materiais necessários por curtos períodos.
( ) Armazena informação tão curtas quanto alguns minutos ou durante a vida inteira.
( ) Usada inconscientemente para armazenar habilidades manuais e motoras.

Leia o texto abaixo: "Já sabemos que uma informação relevante, para se tornar consciente, tem que ultrapassar inicialmente o filtro da atenção. Admite-se que a primeira impressão em nossa consciência se faz por meio de uma memória sensorial, ou memória imediata, que tem a duração de alguns segundos e corresponde apenas à ativação dos sistemas sensoriais relacionados a ela." COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociências e educação : como o cérebro aprende.Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 29.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A memória humana e a do computador apresentam o mesmo grau de confiança. Porque: II. São memórias do tipo reconstrutivas, isto é, que reconstroem fielmente as cenas passadas. A seguir, assinale a alternativa correta.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o texto abaixo: A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Não é possível localizar funções do cérebro, como a frenologia fazia. Porque: II. As funções cerebrais envolvem muitas áreas que não são possíveis de serem localizadas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Leia o excerto abaixo: "A noção de que a insanidade era devida a uma punição divina ressurgiu e resultou na perseguição de muitos indivíduos na Europa Medieval. No início do século XIV, a crença na possessão demoníaca e na bruxaria inflamou ainda mais a perseguição aos indivíduos que sofriam de doenças psiquiátricas." WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em round, na clínica, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, p.476.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Na atualidade, conhecimentos baseados em evidências científicas são uma boa forma para evitar abusos e que a ciência possa contribuir sem prejudicar nenhuma pessoa. Porque: II. Em sociedades tão plurais, é comum que valores humanos se choquem e que uma cultura busque métodos pseudo-científicos para sobrepujar outros. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o excerto abaixo: "Quando a lesão incide sobre a região lateral inferior do lobo frontal esquerdo, o paciente apresenta uma afasia de expressão (ou afasia de Broca). Sem déficits motores propriamente ditos, torna-se incapaz de falar, ou apresenta uma fala não-fluente, restrita a poucas sílabas ou palavras curtas sem verbos (fala telegráfica). O paciente se esforça muito para encontrar as palavras, sem sucesso." LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 635.
Sendo assim, assinale a alternativa que indique qual é o paciente que apresenta os sintomas típicos de afasia de expressão:
a. Durante uma cirurgia para retirar um tumor cerebral, o paciente é solicitado a contar até 10, com a estimulação de uma região cortical específica ele interrompe a contagem, mas continua quando o estímulo no cérebro é removido.
b. Após uma queda, um homem consciente não consegue lembrar o nome de pessoas conhecidas para entrar em contato quando lhe solicitam. Ele não consegue lembrar nome algum, nem mesmo o seu.
c. Um homem de 60 anos bateu o lado esquerdo do seu carro em um poste porque não conseguiu ver o poste. Seu lado esquerdo do rosto nunca está tão bem barbeado quando o outro lado.
d. Uma mulher de 50 anos não consegue colocar seu braço esquerdo na manga da camisa enquanto se veste, ela afirma que o braço esquerdo não é dela. Seu campo visual é normal e suas sensações na pele também.
e. Uma paciente de 70 anos apresenta súbita alteração da fala, que agora é uma série de palavras desconectadas, compreensíveis, mas nada coerentes. A senhora já não responde de modo apropriado a comandos verbais, embora com movimentos faciais normais.

Leia o texto abaixo: "(...) a natureza nos dotou de mecanismos que permitem selecionar a informação que é importante. Através do fenômeno da atenção somos capazes de focalizar em cada momento determinados aspectos do ambiente, deixando de lado o que for dispensável." COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociências e educação : como o cérebro aprende.Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 23.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Um exemplo da atenção seletiva é ouvir o próprio nome em meio a muitos ruídos em uma festa. Porque: II. A atenção amplia o que é importante psicológica e biologicamente. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o excerto abaixo: "Com o advento de cada novo método de abordagem, há uma nova explosão na pesquisa em Neurociência. A mais recente ocorreu nos anos 1990, com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das técnicas de visualização do funcionamento cerebral." LENT, R. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, p. 15.
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) a técnica de microestimulação elétrica do cérebro permitiu estudos mais amplos sobre o cérebro do que a observação aleatória.
( ) A observação assistemática é o único método de observar efeito de lesões em cérebro de humanos.
( ) Uma dificuldade da observação sistemática é que depende do surgimento espontâneo de casos.
( ) Uma desvantagem da microestimulação é que consegue observar manifestações comportamentais a partir de estimulação elétrica do cérebro.
a. V - V - V - V
b. F - F - V - V
c. V - V - V - F
d. V - F - F - V
e. F - V - V - V

Leia o trecho a seguir: "Até o século XIX, casos de membros fantasmas foram descritos apenas ocasionalmente. Um dos primeiros foi apresentado pelo francês Ambroise Paré (1510-1590), pioneiro da cirurgia. (...) Mas analisando casos isolados era difícil encontrar algum indício de uma explicação fisiológica para essa estranha sensação." Fonte: LENT, R. Cem bilhões de neurônios. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 148.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A relatada dor no membro fantasma pode ser diminuída se a pessoa é colocada de frente a um jogo de espelhos onde tem a sensação de ver o membro perdido novamente e o coçar. Porque: II. Ao ver o membro perdido, o esquema corporal é, por alguns minutos, completo reduzindo a sensação de dor. A seguir, assinale a alternativa correta:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Por mais infundada que fosse a proposição de Gall de medir as funções mentais através de protuberâncias do crânio, a novidade da sua suposta localização em diferentes regiões do cérebro oferecia uma hipótese de trabalho muito clara e facilmente testável: se cada parte do córtex tem uma função diferente, deveria ser possível provocar deficiências específicas no comportamento animal através da remoção de porções circunscritas”. LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 21.
A respeito da história da neurociência, mais especificamente dedicado à frenologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) A frenologia permitiu descobrir que existem múltiplos mapas no córtex cerebral para modalidades como sensação somática, visão e audição.
( ) A área da frenologia está em ampla expansão, levando a entendimentos profundos das características cranianas que interferem na cognição e inteligência.
( ) A base em que a frenologia se assenta é de que o nível de atividade de cada função determina o tamanho do órgão cortical específico.
( ) A proposta da frenologia é que o desenvolvimento de certas funções mentais geram determinadas protuberâncias no crânio do indivíduo.
a. V - V - F - F
b. F - V - F - V
c. F - V - V - F
d. V - F - F - V
e. F -F - V - F.

Prévia do material em texto

Iniciado em
	sexta, 8 jul 2022, 21:20
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 8 jul 2022, 21:26
	Tempo empregado
	6 minutos 36 segundos
	Avaliar
	0,20 de um máximo de 0,50(40%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto abaixo:
“A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar as experiências e os fatos já ocorridos. (...) Tudo o que uma pessoa aprende em sua vida depende intimamente da capacidade de memorização.Além disso, todos os processos relacionados com a memória são altamente contextualizados.”
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 137. 
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
(   ) Memória é um termo dado ao armazenamento e recuperação de informações. 
(   ) Quanto melhor a atenção dada a um estímulo, melhor tende a ser sua memorização.
(   ) O que está fora do campo de atenção raramente entra na memória.
(   ) A noção de continuidade do eu depende mais da consciência do que da memória.
a.
V - V - V - F
b.
V - F - F - V
c.
F - V - F - V
d.
F - V - V - V
e.
V - V - V - V
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
V - V - V - F
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto abaixo:
“Segundo o caráter consciente ou não-consciente do processo mnêmico, têm-se as memórias explícita e implícita. (...) Muito próximo a essa separação entre explícita e implícita, faz-se também a divisão da memória em declarativa e não-declarativa.”
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 141. 
Sobre os tipos de memória, relacione as colunas.
( 1 ) Memória explícita
( 2 ) Memória implícita
( 3 ) Memória de operação
( 4 ) Memória de longo prazo
 
( ) Usada conscientemente para armazenar nomes de cidades e datas comemorativas.
( ) Armazena materiais necessários por curtos períodos.
( ) Armazena informação tão curtas quanto alguns minutos ou durante a vida inteira. 
( ) Usada inconscientemente para armazenar habilidades manuais e motoras. 
Aponte a sequencia correta.
a.
1 - 3 - 4 - 2
b.
3 - 1 - 2 - 4
c.
2 - 4 - 3 - 1
d.
4 - 2 - 1 - 3
e.
2 - 3 - 4 - 1
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
1 - 3 - 4 - 2
Questão 3
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto abaixo:
“Já sabemos que uma informação relevante, para se tornar consciente, tem que ultrapassar inicialmente o filtro da atenção. Admite-se que a primeira impressão em nossa consciência se faz por meio de uma memória sensorial, ou memória imediata, que tem a duração de alguns segundos e corresponde apenas à ativação dos sistemas sensoriais relacionados a ela.”
COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B.  Neurociências e educação: como o cérebro aprende.Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 29. 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A memória humana  e a do computador apresentam o mesmo grau de confiança.
Porque:
II. São memórias do tipo reconstrutivas, isto é, que reconstroem fielmente as cenas passadas.
A seguir, assinale a alternativa correta.
a.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto abaixo: 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
      I.        Não é possível localizar  funções do cérebro, como a frenologia fazia.
Porque:
II.  As funções cerebrais envolvem muitas áreas que não são  possíveis de serem localizada. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto abaixo:
“A noção de que a insanidade era devida a uma punição divina ressurgiu e resultou na perseguição de muitos indivíduos na Europa Medieval. No início do século XIV, a crença na possessão demoníaca e na bruxaria inflamou ainda mais a perseguição aos indivíduos que sofriam de doenças psiquiátricas”.
WONG-RILEY, M. T. T. Segredos em neurociências: respostas necessárias ao dia-a-dia em round, na clínica, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, p.476.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
      I.        Na atualidade, conhecimentos baseados em evidências científicas são uma boa forma para evitar abusos e que a ciência possa contribuir sem prejudicar nenhuma pessoa.
Porque:
     II.        Em sociedades tão plurais, é comum que valores humanos se choquem e que uma cultura busque métodos pseudo-científicos para sobrepujar outros. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto a seguir:
“Quando a lesão incide sobre a região lateral inferior do lobo frontal esquerdo, o paciente apresenta uma afasia de expressão (ou afasia de Broca). Sem déficits motores propriamente ditos, torna-se incapaz de falar, ou apresenta uma fala não-fluente, restrita a poucas sílabas ou palavras curtas sem verbos (fala telegráfica). O paciente se esforça muito para encontrar as palavras, sem sucesso”.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 635.
Sendo assim, assinale a alternativa que indique qual é o paciente que apresenta os sintomas típicos de afasia de expressão:
a.
Durante uma cirurgia para retirar um tumor cerebral, o paciente é solicitado a contar até 10, com a estimulação de uma região cortical específica ele interrompe a contagem, mas continua quando o estímulo no cérebro é removido.
b.
Após uma queda, um homem consciente não consegue lembrar o nome de pessoas conhecidas para entrar em contato quando lhe solicitam. Ele não consegue lembrar nome algum, nem mesmo o seu.
c.
Um homem de 60 anos bateu o lado esquerdo do seu carro em um poste porque não conseguiu ver o poste. Seu lado esquerdo do rosto nunca está tão bem barbeado quando o outro lado.
d.
Uma mulher de 50 anos não consegue colocar seu braço esquerdo na manga da camisa enquanto se veste, ela afirma que o braço esquerdo não é dela. Seu campo visual é normal e suas sensações na pele também.
e.
Uma paciente de 70 anos apresenta súbita alteração da fala, que agora é uma série de palavras desconectadas, compreensíveis, mas nada coerentes.A senhora já não responde de modo apropriado a comandos verbais, embora com movimentos faciais normais.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
Uma paciente de 70 anos apresenta súbita alteração da fala, que agora é uma série de palavras desconectadas, compreensíveis, mas nada coerentes. A senhora já não responde de modo apropriado a comandos verbais, embora com movimentos faciais normais.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto abaixo:
“(...) a natureza nos dotou de mecanismos que permitem selecionar a informação que é importante. Através do fenômeno da atenção somos capazes de focalizar em cada momento determinados aspectos do ambiente, deixando de lado o que for dispensável.”  
COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B.  Neurociências e educação: como o cérebro aprende.Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 23.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Um exemplo da atenção seletiva é ouvir o próprio nome em meio a muitos ruídos em um festa.
Porque:
II. A atenção amplia o que é importante psicológica e biologicamente. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
d.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto abaixo:
“Com o advento de cada novo método de abordagem, há uma nova explosão na pesquisa em Neurociência. A mais recente ocorreu nos anos 1990, com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das técnicas de visualização do funcionamento cerebral.”
LENT, R. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, p. 15.
 
Considerando o material estudado e o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
(    ) a técnica de microestimulação elétrica do cérebro permitiu estudos mais amplos sobre o cérebro do que a observação aleatória.
(    ) A observação assistemática é o único método de observar efeito de lesões em cérebro de humanos.
(    ) Uma dificuldade da observação sistemática é que depende do surgimento espontâneo de casos.
(    ) Uma desvantagem da microestimulação é que consegue observar manifestações comportamentais a partir de estimulação elétrica do cérebro. 
A sequência correta é:
a.
V - V - V - V
b.
F - F - V - V
c.
V - V - V - F
d.
V - F - F - V
e.
F - V - V - V
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V - V - V - F
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
“Até o século XIX, casos de membros fantasmas foram descritos apenas ocasionalmente. Um dos primeiros foi apresentado pelo francês Ambroise Paré (1510-1590), pioneiro da cirurgia. (...) Mas analisando casos isolados era difícil encontrar algum indício de uma explicação fisiológica para essa estranha sensação”.
Fonte: LENT, R. Cem bilhões de neurônios. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 148. 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
                      I.        A relatada dor no membro fantasma pode ser diminuída se a pessoa é colocada de frente a um jogo de espelhos onde tem a sensação de ver o membro perdido novamente e o coçar.
Porque:
                     II.        Ao ver o membro perdido, o esquema corporal é, por alguns minutos, completo reduzindo a sensação de dor. 
A seguir, assinale a alternativa correta:.
a.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
b.
As asserções I e II são proposições falsas
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir:
“Por mais infundada que fosse a proposição de Gall de medir as funções mentais através de protuberâncias do crânio, a novidade da sua suposta localização em diferentes regiões do cérebro oferecia uma hipótese de trabalho muito clara e facilmente testável: se cada parte do córtex tem uma função diferente, deveria ser possível provocar deficiências específicas no comportamento animal através da remoção de porções circunscritas”.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. São Paulo: Atheneu, 2001, p. 21.
A respeito da história da neurociência, mais especificamente dedicado à frenologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
(  ) A frenologia permitiu descobrir que existem múltiplos mapas no córtex cerebral para modalidades como sensação somática, visão e audição.
(  ) A área da frenologia está em ampla expansão, levando a entendimentos profundos das características cranianas que interferem na cognição e inteligência.
(  ) A base em que a frenologia se assenta é de que o nível de atividade de cada função determina o tamanho do órgão cortical específico.
IV.                    (  ) A proposta da frenologia é que o desenvolvimento de certas funções mentais geram determinadas protuberâncias no crânio do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a.
V - V - F - F
b.
F - V - F - V
c.
F - V - V - F
d.
V - F - F - V
e.
F -F - V -  F.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
F -F - V -  F.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina