Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Iniciado em
	Projeto Integrador 
	Concluída em
	quinta, 2 Jun 2022, 14:31
	Avaliar
	0,00 de um máximo de 10,00(0%)
Questão 1
Incorreto
Texto da questão
Os primeiros livros para crianças foram produzidos ao final do século XVII e durante o século XVIII. Antes disso, não se escrevia para elas, porque não existia a “infância”. 
Hoje, a afirmação pode surpreender; todavia, a concepção de uma faixa etária diferenciada, com interesses próprios e necessitando de uma formação específica, só aconteceu em meio à Idade Moderna. 
A mudança se deveu ao outro acontecimento da época: 
a emergência de uma nova noção de parentesco, mas num núcleo unicelular, preocupado em manter sua privacidade (impedindo a intervenção dos parentes em seus negócios internos) e estimular o afeto entre seus membros.  
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 11ª Ed. São Paulo: Global, 2003. 
  
Levando em consideração o texto acima e o que foi estudado na Aula 1 do material didático, é correto afirmar:  
Escolha uma opção:
a. ERRADA Apesar do conceito de “infância” ser uma criação da Idade Moderna, as crianças sempre foram cuidadas dentro de núcleos familiares de modo especial, uma vez que elas são biologicamente mais fracas do que os adultos e incapazes de sobreviver sem a devida atenção. 
b. Com o surgimento do conceito de “infância”, muitas crianças foram tiradas do convívio com o mundo para serem “protegidas” dentro das paredes da casa, o que afeta seu desenvolvimento e retarda seu amadurecimento emocional e intelectual.
c. Correto A valorização da infância proporcionou uma união familiar antes inexistente, contudo, também proporcionou meios para que o desenvolvimento intelectual da criança fosse controlado e suas emoções manipuladas.
d. A escola é o ambiente mais propício para que a criança consiga exercer todo o seu potencial e individualidade.
e. A repartição entre o mundo adulto e infantil é baseado puramente no critério da idade, uma vez que, biológica e intelectualmente, uma criança não difere de um adulto.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 2
Incorreto
Texto da questão
Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/Livros/noticia/2016/01/20-tirinhas-sobre-paixao-por-livros.html>. Acesso em 06 out. 2020 
 
Levando em consideração o que Regina Zilberman considera Literatura autoritária e Literatura emancipatória, assinale a alternativa correta:  
Escolha uma opção:
a. A Literatura emancipatória, já que não expressão nenhuma lição que precisa ser aprendida, é uma leitura divertida para as crianças, mas não colabora para a sua formação intelectual ou moral.
b. ERRADA Livros que exigem da criança um papel ativo em sua leitura devem ser evitados, pois pode ser complexo demais para a compreensão infantil. 
c.Literatura autoritária é aquela que pretende educar a criança nos moldes do adulto, privilegiando sua visão do mundo e suas normas.
 d. ERRADO Um texto literário infantil deve sempre apresentar à criança um mundo igual ao que ela habita, para que, assim, haja um melhor entendimento do texto lido.
e.Um dos melhores modos de ensinar à criança certas regras da sociedade ou perigos do mundo é através da literatura, já que esse aprendizado se dá de modo natural, no tempo da criança (uma vez que ela pode pegar e largar o livro quando quiser).
 
Feedback
Sua resposta está incorreta.

Mais conteúdos dessa disciplina