Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Relações ecológicas são aquelas que acontecem entre os seres vivos, sejam eles da mesma espécie (relação intraespecífica) ou aquela que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes (relação interespecífica). Essas relações determinam o modo como o ser vivo se relaciona, garantindo sua sobrevivência e equilíbrio ecológico de todo um sistema. 
Na relação intraespecífica um indivíduo se relaciona com outro da mesma espécie afim de garantir sua sobrevivência, território, perpetuação da sua linhagem e entre outros objetivos. Um exemplo muito interessante é da aranha Viúva-Negra (Latrodectus) que após o ato sexual alimenta-se do seu parceiro para recuperaras energias gastas durante o ato. A verdade é que o macho após o coito, retira o seu aparelho reprodutor brusca e rapidamente, com isso ocorre a quebra do mesmo o fazendo sangrar até a morte, como isso acontece muito rápido ele nem consegue sair do local e a fêmea acaba optando em come-lo visando seu bem-estar e sobrevivência.
Já na relação interespecífica, que ocorre entre espécies diferentes, podemos observar que elas podem ser harmônicas(quando há um benefício para uma ou ambas espécies) ou desarmônicas (quando não existem benefícios). Um exemplo de uma relação harmoniosa é a da rêmora e do tubarão. A rêmora gruda no tubarão para aproveitar os restos de comida, transporte e uma proteção indireta contra predadores. O tubarão não tem benefício nenhum com isso, mas também não há prejuízos.
Com essas relações exemplificadas, podemos concluir que é de extrema importância a existência das mesmas para que o equilíbrio ecológico ocorra na natureza, garantindo a existência de micro e macro espécies que dependem direta ou indiretamente uma das outras. A destruição desse equilíbrio causa perturbações que vão desde conseqüências imperceptíveis até a extinção de uma espécie. Por tanto, é natural e deve assim continuar, que cada indivíduo ou matilha viva em seu habitat natural que tem os recursos essenciais para a sua continuidade na Terra. 
REFERÊNCIAS
CASTRO DUTRA, Pamela. Relações Ecológicas. Infoescola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/>. Acesso em: 26de abril de 2021.
FAGANELLI BRAUN SEIXAS, Cristina. Relações ecológicas -Os tipos de relacionamento entre os seres vivos. UOL. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/relacoes-ecologicas-os-tipos-de-relacionamento-entre-os-seres-vivos.htm>. Acesso em: 26 de abril de 2021.
NADAI, Mariana. Por que a aranha viúva-negra mata o macho após o acasalamento?. Disponível em <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-aranha-viuva-negra-mata-o-macho-apos-o-acasalamento/>. Super Interessante, 2018. Acesso em: 26 de abril de 2021. 
EquilíbrioEcológico. Portal São Francisco. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/equilibrio-ecologico>. Acesso em: 26 de abril de 2021

Mais conteúdos dessa disciplina