Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto abaixo e depois responda: "Sem pretender, a princípio, configurar-se como doutrinal ou normativa, a Análise de Conteúdo se define como um 'conjunto de técnicas de análise das comunicações' que aposta grandemente no rigor do método como forma de não se perder na heterogeneidade de seu objeto. Nascida de uma longa tradição de abordagem de textos, essa prática interpretativa se destaca, a partir do início do século XX, pela preocupação com recursos metodológicos que validem suas descobertas. Na verdade, trata-se da sistematização, da tentativa de conferir maior objetividade a uma atitude que conta com exemplos dispersos, mas variados, de pesquisa com textos." Fonte: ROCHA, Décio; DEUSDARÁ, Bruno. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. ALEA. Vol. 7 n. 2. 2005 p. 305-322, páginas da citação 308. Disponível em:
Sobre a questão da análise de conteúdo, leia as afirmacoes abaixo e depois marque a alternativa correta:
I – A análise de conteúdo é empregada para sintetizar as informações. Portanto, ela se preocupa no levantamento e na quantificação da frequência do emprego de expressões, palavras, conceitos ou temas pronunciados no conjunto do texto selecionado pelo pesquisador.
II – A análise de texto não tem como objetivo sintetizar informações. Seu objetivo é ampliar ao máximo o conhecimento do pesquisador sobre os livros e artigos que está analisando. Portanto, ele não se concentra naquilo que é mais recorrente nos textos selecionados.
III – Na primeira etapa da análise de conteúdo, é fundamental entrevistar os autores dos textos antes de uma análise mais sistemática. Essa entrevista deve ser em profundidade. O grande objetivo dessa técnica é ampliar o conhecimento do cientista social sobre o texto analisado. Sendo assim, a entrevista é fundamental para alcançar esse objetivo.
A Apenas a assertiva II está correta;
B Apenas a assertiva I está correta;
C As assertivas I e III estão corretas;
D As assertivas II e III estão corretas;
E As assertivas I e II estão corretas;

Leia o trecho a seguir: "Assim, com base nas observações desses autores e de muitos outros antropólogos que sempre refletiram sobre seu trabalho de campo, é possível postular, de uma maneira sintética, que a etnografia é uma forma especial de operar em que o pesquisador entra em contato com o universo dos pesquisados e compartilha seu horizonte, não para permanecer lá ou mesmo para atestar a lógica de sua visão de mundo, mas para, seguindo-os até onde seja possível, numa verdadeira relação de troca, comparar suas próprias teorias com as deles e assim tentar sair com um modelo novo de entendimento ou, ao menos, com uma pista nova, não prevista anteriormente". Fonte: MAGNANI, José Guilherme Cantor. Etnografia como prática e experiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 129-156, jul./dez. 2009. Página da citação: 135. Disponível em:
Tendo em conta a citação acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina sobre as características e pressupostos da etnografia, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
I – Uma das condições fundamentais para que se trate de um estudo etnográfico é a de que os sujeitos pesquisados estejam em relação uns com os outros, e não sejam escolhidos com base em critérios abstratos, pois se assim proceder, o pesquisador estará fazendo uma entrevista, e não um estudo etnográfico.
II – A etnografia é baseada no planejamento prévio das entrevistas. É uma pesquisa estruturada, aplicada em condições planejadas, para a obtenção de resultados, com base em elementos preestabelecidos. O objetivo dessa técnica de pesquisa é evitar o caráter espontâneo dos entrevistados.
III – A etnografia impõe ao investigador um afastamento de sua própria cultura, para se situar no interior do fenômeno ao qual pretende observar. Isso se dá por meio de sua participação efetiva nas formas de sociabilidade por meio das quais a realidade investigada se apresenta.
A Apenas a assertiva I está correta
B Apenas a assertiva III está correta
C Apenas as assertivas I e III estão corretas
D Apenas as assertivas II e III estão corretas
E Apenas as assertivas I e II estão corretas

Leia o texto abaixo e depois responda "Apesar de ter surgido em meados da década de 60, o que a torna uma técnica recente, a análise do discurso representa uma complexa ferramenta de análise de textos que abrange diversas abordagens. Seu campo de utilização também é vasto, correspondendo a inúmeras áreas disciplinares, entre elas a educação, a comunicação e meio jornalístico, a política, a jurisprudência, entre outras". Fonte: MEDEIROS, A. S; SILVA, R. A. O estudo do texto nas ciências sociais: notas sobre análise de conteúdo e de discurso. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 121.
Sobre a análise do discurso, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa correta:
I – O pesquisador não precisa registrar literalmente os textos ou falas. A análise do discurso nesse sentido é parecida com a análise de conteúdo. É preciso resumir e sintetizar as fontes de pesquisa.
II – Uma das desvantagens da análise do discurso é que ela está preocupada com as atitudes individuais do autor ou locutor. Assim, o discurso não tem consequências em nível coletivo. Por isso, a análise de discurso é de difícil aplicação nas ciências sociais.
III – A análise do discurso se preocupa com as formas discursivas em si, ou seja, como conteúdo do discurso, e o modo como eles são organizados. A aplicação dessa técnica procura entender a orientação da ação, ou mais especificamente, a função do discurso.
A Apenas a assertiva II está correta;
B As assertivas I e III estão corretas;
C Apenas a assertiva I está correta;
D As assertivas I e II estão corretas;
E Apenas a assertiva III está correta;

Leia o texto abaixo e depois responda "Obviamente, não há uma ‘receita’ sobre as perguntas a serem utilizadas em uma entrevista de profundidade. Como viemos tentando demonstrar, elas dependerão de uma série de circunstâncias que apontam para a situação social dos entrevistados e, de forma mais circunstancial, para a própria situação social da entrevista". Fonte: SALAINI, C. J. Entrevista em profundidade: para além do esquema pergunta e resposta. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 63.
Sobre as etapas da entrevista em profundidade, leia as afirmações abaixo e, depois, marque a alternativa correta:
I – Para uma entrevista é importante que o entrevistador tenha contato prévio com o campo, conhecendo as categorias do grupo social ao qual pertence o entrevistado; ainda, deve haver uma preparação específica, de modo que o entrevistador deve possuir algum treinamento em metodologia qualitativa.
II – Mesmo em uma entrevista de profundidade, o entrevistador deve tentar direcionar as respostas do entrevistado. Portanto, o entrevistador não deve elaborar perguntas que deixem o entrevistado livre.
III – Entre as desvantagens da entrevista em profundidade estão: a necessidade de entrevistadores bem treinados para desenvolver a conversa, e o universo social estudado deve contar com bons narradores, dispostos a desenvolverem os temas propostos.
A Apenas a assertiva II está correta;
B Apenas as assertivas I e III estão corretas;
C Apenas a assertiva I está correta;
D Apenas as assertivas I e II estão corretas;
E Apenas a assertiva III está correta.

Sobre a observação simples na pesquisa social, leia as afirmacoes abaixo e depois marque a sequência correta:
I – Na observação simples o pesquisador elabora um roteiro muito bem estruturado para sua pesquisa. Esse tipo de investigação tem um caráter mais exploratório, e o cientista social está livre para interpretar os resultados da observação de acordo com suas crenças e valores.
II – Na observação simples, são coletados dados e informações são anotadas. Entretanto, isso é feito sem um planejamento prévio. Isso diferencia a observação simples da observação sistemática.
III – Mesmo a observação sendo simples, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do objeto. Qualquer tipo de laço afetivo pode comprometer o trabalho em si.
A Apenas a assertiva I está correta
B Apenas a assertiva III está correta
C Apenas as assertivas II e III estão corretas
D Apenas a assertiva II está correta
E Apenas as assertivas I e III estão corretas

Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, análise as afirmações abaixo sobre o método comparativo e depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
I – A análise comparativa combinada com a observação participante, que é típica dos estudos etnográficos, tem a desvantagem de ser necessariamente rasa e superficial.
II – Quando o pesquisador usa a análise comparativa em suas investigações, ele não pode privilegiar um caso em detrimento do outro. O cientista social deve se esforçar para compreender as peculiaridades dos casos analisados.
III – A qualidade da análise comparativa depende da constituição de um conjunto de informações compostas e ordenadas de modo relativamente uniforme, para realçar a qualidade de análises comparativas.
A Apenas a assertiva I está correta
B Apenas as assertivas I e III estão corretas
C Apenas as assertivas II e III estão corretas
D Apenas a assertiva III está correta
E Apenas as assertivas I e II estão corretas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto abaixo e depois responda: "Sem pretender, a princípio, configurar-se como doutrinal ou normativa, a Análise de Conteúdo se define como um 'conjunto de técnicas de análise das comunicações' que aposta grandemente no rigor do método como forma de não se perder na heterogeneidade de seu objeto. Nascida de uma longa tradição de abordagem de textos, essa prática interpretativa se destaca, a partir do início do século XX, pela preocupação com recursos metodológicos que validem suas descobertas. Na verdade, trata-se da sistematização, da tentativa de conferir maior objetividade a uma atitude que conta com exemplos dispersos, mas variados, de pesquisa com textos." Fonte: ROCHA, Décio; DEUSDARÁ, Bruno. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. ALEA. Vol. 7 n. 2. 2005 p. 305-322, páginas da citação 308. Disponível em:
Sobre a questão da análise de conteúdo, leia as afirmacoes abaixo e depois marque a alternativa correta:
I – A análise de conteúdo é empregada para sintetizar as informações. Portanto, ela se preocupa no levantamento e na quantificação da frequência do emprego de expressões, palavras, conceitos ou temas pronunciados no conjunto do texto selecionado pelo pesquisador.
II – A análise de texto não tem como objetivo sintetizar informações. Seu objetivo é ampliar ao máximo o conhecimento do pesquisador sobre os livros e artigos que está analisando. Portanto, ele não se concentra naquilo que é mais recorrente nos textos selecionados.
III – Na primeira etapa da análise de conteúdo, é fundamental entrevistar os autores dos textos antes de uma análise mais sistemática. Essa entrevista deve ser em profundidade. O grande objetivo dessa técnica é ampliar o conhecimento do cientista social sobre o texto analisado. Sendo assim, a entrevista é fundamental para alcançar esse objetivo.
A Apenas a assertiva II está correta;
B Apenas a assertiva I está correta;
C As assertivas I e III estão corretas;
D As assertivas II e III estão corretas;
E As assertivas I e II estão corretas;

Leia o trecho a seguir: "Assim, com base nas observações desses autores e de muitos outros antropólogos que sempre refletiram sobre seu trabalho de campo, é possível postular, de uma maneira sintética, que a etnografia é uma forma especial de operar em que o pesquisador entra em contato com o universo dos pesquisados e compartilha seu horizonte, não para permanecer lá ou mesmo para atestar a lógica de sua visão de mundo, mas para, seguindo-os até onde seja possível, numa verdadeira relação de troca, comparar suas próprias teorias com as deles e assim tentar sair com um modelo novo de entendimento ou, ao menos, com uma pista nova, não prevista anteriormente". Fonte: MAGNANI, José Guilherme Cantor. Etnografia como prática e experiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 129-156, jul./dez. 2009. Página da citação: 135. Disponível em:
Tendo em conta a citação acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina sobre as características e pressupostos da etnografia, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
I – Uma das condições fundamentais para que se trate de um estudo etnográfico é a de que os sujeitos pesquisados estejam em relação uns com os outros, e não sejam escolhidos com base em critérios abstratos, pois se assim proceder, o pesquisador estará fazendo uma entrevista, e não um estudo etnográfico.
II – A etnografia é baseada no planejamento prévio das entrevistas. É uma pesquisa estruturada, aplicada em condições planejadas, para a obtenção de resultados, com base em elementos preestabelecidos. O objetivo dessa técnica de pesquisa é evitar o caráter espontâneo dos entrevistados.
III – A etnografia impõe ao investigador um afastamento de sua própria cultura, para se situar no interior do fenômeno ao qual pretende observar. Isso se dá por meio de sua participação efetiva nas formas de sociabilidade por meio das quais a realidade investigada se apresenta.
A Apenas a assertiva I está correta
B Apenas a assertiva III está correta
C Apenas as assertivas I e III estão corretas
D Apenas as assertivas II e III estão corretas
E Apenas as assertivas I e II estão corretas

Leia o texto abaixo e depois responda "Apesar de ter surgido em meados da década de 60, o que a torna uma técnica recente, a análise do discurso representa uma complexa ferramenta de análise de textos que abrange diversas abordagens. Seu campo de utilização também é vasto, correspondendo a inúmeras áreas disciplinares, entre elas a educação, a comunicação e meio jornalístico, a política, a jurisprudência, entre outras". Fonte: MEDEIROS, A. S; SILVA, R. A. O estudo do texto nas ciências sociais: notas sobre análise de conteúdo e de discurso. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 121.
Sobre a análise do discurso, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa correta:
I – O pesquisador não precisa registrar literalmente os textos ou falas. A análise do discurso nesse sentido é parecida com a análise de conteúdo. É preciso resumir e sintetizar as fontes de pesquisa.
II – Uma das desvantagens da análise do discurso é que ela está preocupada com as atitudes individuais do autor ou locutor. Assim, o discurso não tem consequências em nível coletivo. Por isso, a análise de discurso é de difícil aplicação nas ciências sociais.
III – A análise do discurso se preocupa com as formas discursivas em si, ou seja, como conteúdo do discurso, e o modo como eles são organizados. A aplicação dessa técnica procura entender a orientação da ação, ou mais especificamente, a função do discurso.
A Apenas a assertiva II está correta;
B As assertivas I e III estão corretas;
C Apenas a assertiva I está correta;
D As assertivas I e II estão corretas;
E Apenas a assertiva III está correta;

Leia o texto abaixo e depois responda "Obviamente, não há uma ‘receita’ sobre as perguntas a serem utilizadas em uma entrevista de profundidade. Como viemos tentando demonstrar, elas dependerão de uma série de circunstâncias que apontam para a situação social dos entrevistados e, de forma mais circunstancial, para a própria situação social da entrevista". Fonte: SALAINI, C. J. Entrevista em profundidade: para além do esquema pergunta e resposta. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 63.
Sobre as etapas da entrevista em profundidade, leia as afirmações abaixo e, depois, marque a alternativa correta:
I – Para uma entrevista é importante que o entrevistador tenha contato prévio com o campo, conhecendo as categorias do grupo social ao qual pertence o entrevistado; ainda, deve haver uma preparação específica, de modo que o entrevistador deve possuir algum treinamento em metodologia qualitativa.
II – Mesmo em uma entrevista de profundidade, o entrevistador deve tentar direcionar as respostas do entrevistado. Portanto, o entrevistador não deve elaborar perguntas que deixem o entrevistado livre.
III – Entre as desvantagens da entrevista em profundidade estão: a necessidade de entrevistadores bem treinados para desenvolver a conversa, e o universo social estudado deve contar com bons narradores, dispostos a desenvolverem os temas propostos.
A Apenas a assertiva II está correta;
B Apenas as assertivas I e III estão corretas;
C Apenas a assertiva I está correta;
D Apenas as assertivas I e II estão corretas;
E Apenas a assertiva III está correta.

Sobre a observação simples na pesquisa social, leia as afirmacoes abaixo e depois marque a sequência correta:
I – Na observação simples o pesquisador elabora um roteiro muito bem estruturado para sua pesquisa. Esse tipo de investigação tem um caráter mais exploratório, e o cientista social está livre para interpretar os resultados da observação de acordo com suas crenças e valores.
II – Na observação simples, são coletados dados e informações são anotadas. Entretanto, isso é feito sem um planejamento prévio. Isso diferencia a observação simples da observação sistemática.
III – Mesmo a observação sendo simples, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do objeto. Qualquer tipo de laço afetivo pode comprometer o trabalho em si.
A Apenas a assertiva I está correta
B Apenas a assertiva III está correta
C Apenas as assertivas II e III estão corretas
D Apenas a assertiva II está correta
E Apenas as assertivas I e III estão corretas

Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, análise as afirmações abaixo sobre o método comparativo e depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
I – A análise comparativa combinada com a observação participante, que é típica dos estudos etnográficos, tem a desvantagem de ser necessariamente rasa e superficial.
II – Quando o pesquisador usa a análise comparativa em suas investigações, ele não pode privilegiar um caso em detrimento do outro. O cientista social deve se esforçar para compreender as peculiaridades dos casos analisados.
III – A qualidade da análise comparativa depende da constituição de um conjunto de informações compostas e ordenadas de modo relativamente uniforme, para realçar a qualidade de análises comparativas.
A Apenas a assertiva I está correta
B Apenas as assertivas I e III estão corretas
C Apenas as assertivas II e III estão corretas
D Apenas a assertiva III está correta
E Apenas as assertivas I e II estão corretas

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Metodologia da Pesquisa
Leia o texto abaixo e depois responda:
"Sem pretender, a princípio, configurar-se como doutrinal ou normativa, a Análise de Conteúdo se define como um “conjunto de técnicas de análise das comunicações”* que aposta grandemente no rigor do método como forma de não se perder na heterogeneidade de seu objeto. Nascida de uma longa tradição de abordagem de textos, essa prática interpretativa se destaca, a partir do início do século XX, pela preocupação com recursos metodológicos que validem suas descobertas. Na verdade, trata-se da sistematização, da tentativa de conferir maior objetividade a uma atitude que conta com exemplos dispersos, mas variados, de pesquisa com textos."
Fonte: ROCHA, Décio; DEUSDARÁ, Bruno. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória. ALEA. Vol. 7 n. 2. 2005 p. 305-322, páginas da citação 308. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/alea/v7n2/a10v7n2.pdf>
Sobre a questão da análise de conteúdo, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa correta:
I – A análise de conteúdo é empregada para sintetizar as informações. Portanto, ela se preocupa no levantamento e na quantificação da frequência do emprego de expressões, palavras, conceitos ou temas pronunciados no conjunto do texto selecionado pelo pesquisador.
II – A análise de texto não tem como objetivo sintetizar informações. Seu objetivo é ampliar ao máximo o conhecimento do pesquisador sobre os livros e artigos que está analisando. Portanto, ele não se concentra naquilo que é mais recorrente nos textos selecionados.
III – Na primeira etapa da análise de conteúdo, é fundamental entrevistar os autores dos textos antes de uma análise mais sistemática. Essa entrevista deve ser em profundidade. O grande objetivo dessa técnica é ampliar o conhecimento do cientista social sobre o texto analisado. Sendo assim, a entrevista é fundamental para alcançar esse objetivo.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a assertiva II está correta;
	
	B
	Apenas a assertiva I está correta;
Você acertou!
Comentário: Apenas a assertiva I está correta. Segundo Premebida et al (2013, p. 116) “A análise de conteúdo é empregada como forma de síntese: reduz o volume de material em uma descrição curta de suas características centrais. Portanto, a análise de conteúdo atua como um filtro que separa aquilo que é mais importante no material textual reunido pelo pesquisador.” Os autores ressaltam ainda que “Em um primeiro passo, o pesquisador encontra os materiais em estado bruto, o que torna impossível a identificação de tendências e a construção de modelos. Para que o pesquisador possa avançar no sentido de superação dessa primeira etapa, é preciso que ele selecione, organize e classifique o material por meio de um esforço minucioso, avaliando o material em torno das hipóteses e idéias que dão orientação a sua pesquisa” (PREMEBIDA et al, 2013, p. 117)
Fonte: PREMEBIDA, Adriano, et al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 117.
	
	C
	As assertivas I e III estão corretas;
	
	D
	As assertivas II e III estão corretas;
	
	E
	As assertivas I e II estão corretas;
Questão 2/10 - Metodologia da Pesquisa
“O método etnográfico surgiu no âmbito da antropologia, no início do século XX, diferenciando as formas de produção do conhecimento desse campo daquelas presentes em outras disciplinas que compõem as ciências sociais.” 
Fonte: CARVALHO, A. P. C. de. O método etnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013.
Acerca das características e pressupostos da etnografia, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – Uma das condições fundamentais para se saber que se trata de um estudo etnográfico é a de que os sujeitos pesquisados estejam em relação uns com os outros, e não sejam escolhidos com base em critérios abstratos, pois se assim proceder, o pesquisador estará fazendo uma entrevista, e não um estudo etnográfico.
II – A etnografia é baseada no planejamento prévio das entrevistas. É uma pesquisa estruturada, aplicada em condições planejadas, para a obtenção de resultados, com base em elementos preestabelecidos. O objetivo dessa técnica de pesquisa é evitar o caráter espontâneo dos entrevistados.
III – A etnografia impõe ao investigador um afastamento de sua própria cultura, para se situar no interior do fenômeno ao qual pretende observar. Isso se dá por meio de sua participação efetiva nas formas de sociabilidade por meio das quais a realidade investigada se apresenta
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a assertiva I está correta;
	
	B
	Apenas a assertiva III está correta;
	
	C
	Apenas as assertivas I e III estão corretas;
Você acertou!
Comentário: apenas as assertivas I e III estão corretas, pois de acordo com Carvalho (2013, p. 81) “O primeiro deles é que o objetivo desse tipo de investigação social é capturar o caráter espontâneo do comportamento humano”.
Fonte: CARVALHO, A. P. C. de. O método etnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 81.
	
	D
	Apenas as assertivas II e III estão corretas;
	
	E
	Apenas as assertivas I e II estão corretas;
Questão 3/10 - Metodologia da Pesquisa
Leia o trecho a seguir: 
"Assim, com base nas observações desses autores e de muitos outros antropólogos que sempre refletiram sobre seu trabalho de campo, é possível postular, de uma maneira sintética, que a etnografia é uma forma especial de operar em que o pesquisador entra em contato com o universo dos pesquisados e compartilha seu horizonte, não para permanecer lá ou mesmo para atestar a lógica de sua visão de mundo, mas para, seguindo-os até onde seja possível, numa verdadeira relação de troca, comparar suas próprias teorias com as deles e assim tentar sair com um modelo novo de entendimento ou, ao menos, com uma pista nova, não prevista anteriormente".
Fonte: MAGNANI, José Guilherme Cantor. Etnografia como prática e experiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 129-156, jul./dez. 2009. Página da citação: 135. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ha/v15n32/v15n32a06.pdf>.
Tendo em conta a citação acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina sobre as características e pressupostos da etnografia, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
I – Uma das condições fundamentais para que se trate de um estudo etnográfico é a de que os sujeitos pesquisados estejam em relação uns com os outros, e não sejam escolhidos com base em critérios abstratos, pois se assim proceder, o pesquisador estará fazendo uma entrevista, e não um estudo etnográfico.
II – A etnografia é baseada no planejamento prévio das entrevistas. É uma pesquisa estruturada, aplicada em condições planejadas, para a obtenção de resultados, com base em elementos preestabelecidos. O objetivo dessa técnica de pesquisa é evitar o caráter espontâneo dos entrevistados.
III – A etnografia impõe ao investigador um afastamento de sua própria cultura, para se situar no interior do fenômeno ao qual pretende observar. Isso se dá por meio de sua participação efetiva nas formas de sociabilidade por meio das quais a realidade investigada se apresenta.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a assertiva I está correta
	
	B
	Apenas a assertiva III está correta
	
	C
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
Você acertou!
Apenas as assertivas I e III estão corretas. Uma das condições fundamentais para que se trate de um estudo etnográfico é a de que os sujeitos pesquisados estejam em relação uns com os outros, e não sejam escolhidos com base em critérios abstratos, pois se assim proceder, o pesquisador estará fazendo uma entrevista, e não um estudo etnográfico. A etnografia impõe ao investigado um afastamento de sua própria cultura, para se situar no interior do fenômeno ao qual pretende observar. Isso se dá por meio de sua participação efetiva nas formas de sociabilidade por meio das quais a realidade investigada se apresenta.
Fonte: CARVALHO, A. P. C. de. O métodoetnográfico. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, Capítulo 6, p. 80, adaptado.
	
	D
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
Questão 4/10 - Metodologia da Pesquisa
Leia o texto abaixo e depois responda
“Apesar de ter surgido em meados da década de 60, o que a torna uma técnica recente, a análise do discurso representa uma complexa ferramenta de análise de textos que abrange diversas abordagens. Seu campo de utilização também é vasto, correspondendo a inúmeras áreas disciplinares, entre elas a educação, a comunicação e meio jornalístico, a política, a jurisprudência, entre outras”.
Fonte: MEDEIROS, A. S; SILVA, R. A. O estudo do texto nas ciências sociais: notas sobre análise de conteúdo e de discurso. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 121.
Sobre a análise do discurso, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa correta:
I – O pesquisador não precisa registrar literalmente os textos ou falas. A análise do discurso nesse sentido é parecida com a análise de conteúdo. É preciso resumir e sintetizar as fontes de pesquisa.
II – Uma das desvantagens da análise do discurso é que ela está preocupada com as atitudes individuais do autor ou locutor. Assim, o discurso não tem  consequências em nível coletivo. Por isso, a análise de discurso é de difícil aplicação nas ciências sociais.
III – A análise do discurso se preocupa com as formas discursivas em si, ou seja, como conteúdo do discurso, e o modo como eles são organizados. A aplicação dessa técnica procura entender a orientação da ação, ou mais especificamente, a função do discurso.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a assertiva II está correta;
	
	B
	As assertivas I e III estão corretas;
	
	C
	Apenas a assertiva I está correta;
	
	D
	As assertivas I e II estão corretas;
	
	E
	Apenas a assertiva III está correta;
Você acertou!
Apenas a assertiva III está correta.  De acordo com Premebida et al (2013, p.121) “Para isso é preciso registrar a fala ou o texto literalmente, sem sintetizar ou corrigir. Transgredir esse procedimento pode comprometer a análise, perdendo-se as características centrais constitutivas da fala ou do discurso que será analisado”. Adiante, os autores ressaltam “O que torna ainda mais pertinente a prática da análise do discurso no contexto da pesquisa social é que o analista não está preocupado com atitudes individuais do autor ou locutor, mas com a construção total do discurso, já que ele representa uma prática social com conseqüências em nível coletivo” (PREMEBIDA et al, 2013, p. 122)
Fonte: PREMEBIDA, Adriano, et al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 117.
Questão 5/10 - Metodologia da Pesquisa
Leia o texto abaixo e depois responda
“Obviamente, não há uma ‘receita’ sobre as perguntas a serem utilizadas em uma entrevista de profundidade. Como viemos tentando demonstrar, elas dependerão de uma série de circunstâncias que apontam para a situação social dos entrevistados e, de forma mais circunstancial, para a própria situação social da entrevista”. 
Fonte: SALAINI, C. J. Entrevista em profundidade: para além do esquema pergunta e resposta. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 63.
Sobre as etapas da entrevista em profundidade, leia as afirmações abaixo e, depois, marque a alternativa correta:
I – Para uma entrevista é importante que o entrevistador tenha contato prévio com o campo, conhecendo as categorias do grupo social ao qual pertence o entrevistado; ainda, deve haver uma preparação específica, de modo que o entrevistador deve possuir algum treinamento em metodologia qualitativa.
II – Mesmo em uma entrevista de profundidade, o entrevistador deve tentar direcionar as respostas do entrevistado. Portanto, o entrevistador não deve elaborar perguntas que deixem o entrevistado livre. 
III – Entre as desvantagens da entrevista em profundidade estão: a necessidade de entrevistadores bem treinados para desenvolver a conversa, e o universo social estudado deve contar com bons narradores, dispostos a desenvolverem os temas propostos.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a assertiva II está correta;
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas;
Você acertou!
Apenas a assertiva I e III estão corretas.  Segundo Ander-Egg, citado por Salaini (2013, p. 61) “Conhecimento prévio do campo: As possibilidade de sucesso da entrevista aumentam se o entrevistador tiver um contato mínimo com as categorias do grupo social à qual o entrevistado pertence [...] Preparação específica: O entrevistado deve possuir algum tipo de ‘treinamento’ em metodologia qualitativa, de uma forma geral, já que nessa modalidade de pesquisa são necessárias algumas aptidões de ‘captação’ social por parte do pesquisador”. O autor ainda afirma “Glaskell (2002) sugere classes de perguntas que privilegiem a construção livre por parte do entrevistado” (SALAINI, 2013, p. 62). Por fim,  Salaini (2013, p. 63)  ressalta “Cabe notar também que execução de uma entrevista em profundidade necessita da presença de entrevistadores bem treinados que possuam desenvoltura no “desenrolar da conversa”. Além disso, a aplicação dessa técnica funciona melhor à medida que o universo social pesquisado possua “bons narradores” dispostos a desenvolverem mais livremente sobre os temas propostos”. 
Fonte: PREMEBIDA, Adriano et al. Pesquisa social. Curitiba: Intersaberes, 2013.
	
	C
	Apenas a assertiva I está correta;
	
	D
	Apenas as assertivas I e II estão corretas;
	
	E
	Apenas a assertiva III está correta.
Questão 6/10 - Metodologia da Pesquisa
Leia o texto abaixo:  
"Um debate instigante e certamente oportuno sobre qual é, afinal, o papel do antropólogo – e a natureza de seu trabalho de pesquisa – talvez possa ser um dos resultados do livro Selvagens, civilizados, autênticos: a produção das diferenças nas monografias salesianas no Brasil (1920-1970), se os estudiosos da área receberem com espírito aberto as provocadoras propostas nele apresentadas por Paula Montero. Fruto mais recente de uma década de pesquisa apoiada institucionalmente pela FAPESP – via o projeto temático Missionários cristãos na Amazônia brasileira: um estudo de mediação cultural e o projeto regular A textualidade missionária: as etnografias salesianas no Brasil –, o novo livro da pesquisadora propõe de forma clara a desmontagem da velha visão do antropólogo como uma espécie de tradutor. Pelo olhar teórico e empiricamente aguçado de Paula, esfuma-se inteiramente a ultrapassada figura do especialista que vai a um mundo do qual nada se sabe – o “outro”, a incompreensível alteridade –, captura ali, na interação com um informante privilegiado que ele jamais apresenta, alguma coisa que até então ninguém sabe o que é, trata de classificá-la, organizá-la e, finalmente, transformando-a em diferença, consegue traduzi-la em termos acessíveis ao universo simbólico de onde partiu para sua jornada." 
A invenção dos índios no Brasil, Maio de 2012. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/22/a-invencao-dos-indios-no-brasil/
A respeito das técnicas e procedimentos do método etnográfico, analise as asserções abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Levantamentos de informações demográficas e morfológicas são procedimentos do método etnográfico;
II. Observação direta, conversas formais e informais são procedimentos e técnicas do método etnográfico;
III. Levantamentos de informações genealógicas e geográficas são procedimentos do método etnográfico;
IV. Entrevistas estruturadas são uma técnica do método etnográfico.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Você acertou!
"O método etnográfico é composto por várias técnicas e procedimentos de coletas de dados - levantamento de informações demográficas, morfológicas, geográficas, genealógicas, observação direta, conversas formais e informais, entrevistas não diretivas, entre outros - que são associados ao trabalhode campo. Este último consiste em uma convivência mais ou menos prolongada do pesquisador junto ao grupo social a ser estudado. O trabalho de campo propicia a aproximação entre o pesquisador e o outro, que, até então, lhe era totalmente estranho, tornando-o familiar." 
Fonte: PREMEBIDA, Adriano, et al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 6.
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Questão 7/10 - Metodologia da Pesquisa
“A observação representa um importante recurso na pesquisa social científica, pois apresenta uma série de características que a distinguem de outras técnicas, como a possibilidade de presenciar em ato os indivíduos em interação. A observação permite que o observador vivencie pessoalmente o fenômeno sendo construído, reconstruído, ganhando contornos e formato por meio das atitudes e relações estabelecidas pelos indivíduos e grupos estudados” 
(MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 67)
Sobre a observação simples na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois marque a sequência correta:
I – Na observação simples o pesquisador elabora um roteiro muito bem estruturado para sua pesquisa. Esse tipo de investigação tem um caráter mais exploratório, e o cientista social está livre para interpretar os resultados da observação de acordo com suas crenças e valores.
II – Na observação simples, são coletados dados e informações são anotadas. Entretanto, isso é feito sem um planejamento prévio. Isso diferencia a observação simples da observação sistemática.
III – Mesmo a observação sendo simples, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do objeto. Qualquer tipo de laço afetivo pode comprometer o trabalho em si.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a assertiva I está correta
	
	B
	Apenas a assertiva III está correta
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas.  Segundo Medeiros e Silva (2013, p. 69) “A observação sistemática é um método de pesquisa estruturado, aplicado em condições controladas para a obtenção de resultados com base em elementos preestabelecidos. ” Os autores ressaltam que ainda que “É importante ressaltar que, ao optar por esse tipo de observação, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento por parte do observador por parte do seu objeto de estudo” (MEDEIROS; SILVA, 2013, p. 68).
Fonte: MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, Capítulo 5, pp. 68-76
	
	D
	Apenas a assertiva II está correta
	
	E
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
Questão 8/10 - Metodologia da Pesquisa
Leia o trecho a seguir: 
"Em uma afirmação bastante conhecida, o antropólogo Guy E. Swanson diz que “pensar sem comparar é impensável”, pois, “uma vez ausente a comparação, estarão ausentes também a pesquisa e o pensamento científicos” (Swanson, 1973, p. 145). Não iria tão longe. Há certamente formas de fazer ciência que não invocam diretamente o procedimento comparativo, como os trabalhos de pesquisa essencialmente descritivos e limitados a um único caso que, embora mais modestos do ponto de vista de seu alcance teórico, contribuem para o avanço do conhecimento por meio da observação e da interpretação rigorosas dos fatos. Não há dúvida, porém, de que o procedimento comparativo é o que produz explicações mais robustas do ponto de vista científico, pois fornece ao pesquisador vários casos estratégicos a partir dos quais ele pode controlar a relação entre as variáveis analisadas".
Fonte: PERISSINOTTO, Renato. Comparação, história e interpretação: Por uma ciência política histórico-interpretativa. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 28, n. 83, página da citação: 151. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v28n83/10.pdf>.
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, análise as afirmações abaixo sobre o método comparativo e depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
 I – A análise comparativa combinada com a observação participante, que é típica dos estudos etnográficos, tem a desvantagem de ser necessariamente rasa e superficial.
II – Quando o pesquisador usa a análise comparativa em suas investigações, ele não pode privilegiar um caso em detrimento do outro. O cientista social deve se esforçar para compreender as peculiaridades dos casos analisados.
III – A qualidade da análise comparativa depende da constituição de um conjunto de informações compostas e ordenadas de modo relativamente uniforme, para realçar a qualidade de análises comparativas.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a assertiva I está correta
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Você acertou!
As assertivas II e III estão corretas. Segundo Premebida, Neves e Seráfico (2013, p. 106) “Já os estudos feitos com base em levantamentos, geralmente fundamentos no emprego de questionários e medidas estatísticas, existe maior nível de padronização na coleta de dados, importante para o controle dos dados comparados. As desvantagens apontadas pelos críticos são a superficialidade do conjunto de dados coletados – em relação à métodos com maior profundidade analítica, como o etnográfico”
Fonte:  PREMBIDA, A.; NEVES, F. M.; SERÁFICO, M. Análise comparativa. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, Capítulo 8, p. 99-112
	
	D
	Apenas a assertiva III está correta
	
	E
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
Questão 9/10 - Metodologia da Pesquisa
“Obviamente na há uma ‘receita’ sobre as perguntas a serem utilizadas em um entrevista de profundidade. Como viemos tentando demonstrar, elas dependerão de uma série de circunstâncias que apontam para a situação social dos entrevistados e, de forma mais circunstancial, para a própria situação social da entrevista”.
Fonte: SALAINI, C. J. Entrevista em profundidade: para além do esquema pergunta e resposta. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, pp. 63.
Sobre as etapas da entrevista em profundidade, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa que faz a análise correta:
I – Ander-Egg (1976) descreve alguns tópicos que devem ser considerados em qualquer entrevista. Entre esse tópicos estão: contato prévio do campo, ou seja, o entrevistador deve conhecer as categorias do grupo social à qual pertence o entrevistado, e preparação específica, o entrevistador deve possuir algum treinamento em metodologia qualitativa, pois é necessário ao pesquisador a capacidade de captação social
II – Mesmo em uma entrevista de profundidade, o entrevistador deve tentar direcionar as respostas do entrevistado. Portanto, o entrevistador não deve elaborar perguntas que deixem o entrevistado livre. Um exemplo desse tipo de pergunta é: “Como era no tempo em que você....?
III – Entre as desvantagens da entrevista em profundidade estão: a necessidade de entrevistadores bem treinados para desenvolver a conversa, e o próprio campo estudado deve contar com bons narradores, dispostos a desenvolver os temas propostos.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a assertiva II está correta;
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas;
Você acertou!
Apenas as assertivas I e III estão corretas.  Segundo Ander-Egg, citado por Salaini (2013, p. 61) “Conhecimento prévio do campo: As possibilidades de sucesso da entrevista aumentam se o entrevistador tiver um contato mínimo com as categorias do grupo social à qual o entrevistado pertence [...] Preparação específica: O entrevistado deve possuir algum tipo de ‘treinamento’ em metodologia qualitativa, de uma forma geral, já que nessa modalidade de pesquisa são necessárias algumas aptidões de ‘captação’ social por parte do pesquisador”. O autor ainda afirma“Glaskell (2002) sugere classes de perguntas que privilegiem a construção livre por parte do entrevistado” (SALAINI, 2013, p. 62). Por fim,  Salaini (2013, p 63)  ressalta “Cabe notar também que execução de uma entrevista em profundidade necessita da presença de entrevistadores bem treinados que possuam desenvoltura no “desenrolar da conversa”. Além disso, a aplicação dessa técnica funciona melhor à medida que o universo social pesquisado possua “bons narradores” dispostos a desenvolverem mais livremente sobre os temas propostos”. Fonte: SALAINI, C. J. Entrevista em profundidade: para além do esquema pergunta e resposta.
In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, Capítulo 4, pp. 53-64.
	
	C
	Apenas a assertiva I está correta;
	
	D
	Apenas as assertivas I e II estão corretas;
	
	E
	Apenas a assertiva III está correta;
Questão 10/10 - Metodologia da Pesquisa
Leia o texto abaixo e depois responda
“A observação representa um importante recurso na pesquisa social científica, pois apresenta uma série de características que a distinguem de outras técnicas, como a possibilidade de presenciar em ato os indivíduos em interação. A observação permite que o observador vivencie pessoalmente o fenômeno sendo construído, reconstruído, ganhando contornos e formato por meio das atitudes e relações estabelecidas pelos indivíduos e grupos estudados”. 
Fonte: MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 67.
Sobre a observação simples na pesquisa social, leia as afirmações abaixo e depois marque a alternativa correta:
I – Na observação simples não há a elaboração de um roteiro estruturado para a pesquisa. Isso ocorre em razão do caráter mais exploratório dessa pesquisa, de modo que o cientista social está livre para interpretar os resultados da observação de acordo com suas crenças e valores. 
II – Na observação simples, são coletados dados e informações são anotadas. Entretanto, isso é feito sem um planejamento prévio. Isso diferencia a observação simples das outras
III – Mesmo a observação sendo simples, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento do objeto. Qualquer tipo de laço afetivo pode comprometer o trabalho em si.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas a assertiva I está correta;
	
	B
	Apenas a assertiva III está correta;
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas;
As assertivas II e III estão correta.  Segundo Medeiros e Silva (2013, p. 68) “É importante ressaltar que, ao optar por esse tipo de observação, o pesquisador deve levar em conta o distanciamento por parte do observador em relação ao seu objeto de estudo....”. Os autores ainda salientam que “A diferença de outros tipos de observação é que, nesse caso, coletam-se informações sem um planejamento prévio” (MEDEIROS; SILVA, 2013, p. 68, adaptado)
Referência: MEDEIROS, A. S.; SILVA, R. A. A observação na pesquisa social: olhar de perto como método. In. PREMEBIDA, A. et. al. Pesquisa Social. Curitiba: Intersaberes, 2013, Capítulo 5, pp. 68-76.
	
	D
	Apenas a assertiva II está correta;
	
	E
	Apenas as assertivas I e III estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina