Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias avaliacao objetiva tentativa 1 de 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a citação abaixo: “Assim, é preciso buscar definir a capacidade, presente nos artefatos, de agir, de produzir efeitos: os artefatos também nos moldam; não apenas nos expressam, mas igualmente, de formas e em graus variados nos constituem. O artefato, desse modo, é, ao mesmo tempo, produto e vetor das relações que seus fabricantes e usuários estabelecem em sociedade e, ainda, produtor de seres sociais” (MENESES, U. T. B. Prefácio. In: CARVALHO, V. C. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo: USP/Fapesp, 2008, p.12)
Com base no texto e no livro didático é correto afirmar:
A - A funcionalidade do objeto deve ser alvo de análise do historiador.
B - Os objetos que formam a cultura material são produtos das relações sociais.
C - Os valores dos objetos e o modo como circulavam também definam as relações sociais.
D - A cultura material diz respeito às tradições mantidas pelos grupos sociais estudados.
E - Os artefatos são representações dos grupos sociais.

Sobre a relação entre Memória e História Pública, é possível afirmar que:
Leia a citação a seguir: “As numerosas contendas sobre a memória coletiva e o dever de memória têm frequentemente colocado a disciplina histórica no centro de debates públicos com amplas repercussões políticas e sociais” (História pública - Os Editores. Estud. hist. (Rio J.), Rio de Janeiro , v. 27, n. 54, p. 229-230, dez. 2014, p. 229).
A - É contundente diante de temas políticos e econômicos que ocupam as preocupações dos grupos sociais.
B - A relação é desgastada justamente pela exposição desses temas ao público.
C - Trata-se um projeto que envolve publicações estritamente acadêmicas.
D - É comum que empresas contratem historiadores para os seus quadros de funcionários.
E - Com esse debate, é possível afirmar que a História tem seu maior espaço no mundo público, ao invés do acadêmico.

Leia atentamente a citação abaixo e escolha a alternativa correta de acordo com ela e o livro didático: “A postura que adotamos com respeito ao passado, quais as relações entre passado, presente e futuro não são apenas questões de interesse vital para todos: são indispensáveis. É inevitável que nos situemos no continuum de nossa própria existência, da família e do grupo a que pertencemos. É inevitável fazer comparações entre o passado e o presente: é essa a finalidade dos álbuns de família ou filmes domésticos. Não podemos deixar de aprender com isso, pois é o que a experiência significa”. (HOBSBAWM, Eric J. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.36)
Escolha a alternativa correta:
A - O conhecimento histórico é resultado da experiência coletiva e individual, que se dão em dimensões temporais diversas.
B - As fontes decorrentes da experiência coletiva ou individual têm representações coletivas.
C - A relação questionadora entre passado e presente tem por intenção unilateral compreender as expectativas de futuro.
D - O historiador Eric Hobsbawm sugere que o passado deve ser analisado em detrimento do futuro.
E - A relação passado, presente e futuro só é profícua quando analisada junto a fontes oficiais, baseadas na experiência.

No que diz respeito à relação da Memória com a História considere a citação abaixo: “a memória não diz respeito à verdade, mas à construção de sentidos. Por isso é que duas pessoas que viveram juntas uma mesma situação têm, muitas vezes, recordações diversas. Reminiscências de experiências vividas, reconstruídas e inventadas” (SILVA, Sergio Baptista da. Apresentação: repensando objetos, arte e cultura material. Horiz. antropol. Porto Alegre , v. 17, n. 36, p. 7-11, Dec. 2011, p.56)
A partir dessas considerações e do livro didático é correto afirmar:
A - É de fácil compreensão a escolha do que será preservado da memória no mundo coletivo.
B - A escolha do que será preservado no mundo coletivo vêm de profissionais da área.
C - A escolha do Patrimônio pode ser material ou imaterial por decisão apenas de profissionais.
D - A escolha do patrimônio deve priorizar uma identidade homogênea e abrangente.
E - Lugares de Memória tem por objetivo definir os espaços de memória coletiva.

Leia o trecho a seguir: "Até onde se sabe, o Pergaminho Vindel é o único testemunho remanescente de músicas de cantigas de amigo [...] O Pergaminho apresenta particularidades paleográficas próximas das observadas no Cancioneiro da Ajuda e nos códices das Cantigas de Santa Maria" (MASSINI-CAGLIARI, G. Cantigas medievais profanas e religiosas. in: A música da fala dos trovadores: desvendando a prosódia medieval. São Paulo: Editora Unesp, 2015, p. 45-46).
A análise paleográfica, utilizada neste estudo, refere-se:
A - À análise de manuscritos antigos, como os da Idade Média europeia, em relação à materialidade de seu suporte.
B - Ao estudo de moedas e medalhas antigas, fontes privilegiadas de informações sobre antigos governantes e os momentos em que estiveram no poder.
C - À genealogia, especialmente de reis e rainhas, de forma a esclarecer antigas linhagens reais e determinar os legítimos herdeiros dos tronos europeus.
D - Aos princípios da Escola Metódica francesa, que afirmavam que todos os documentos, escritos ou não, deveriam ser usados como fontes históricas.
E - À análise de fontes artísticas, especialmente musicais, de forma a determinar as diferentes relações estabelecidas entre a cultura erudita e a cultura popular.

José Pádua é uma referência na escrita da História Ambiental no Brasil. Atente à citação dele e, posteriormente, escolha a resposta correta: [...] Cada vez se percebe mais a presença da história humana na constituição de paisagens "naturais". Ao mesmo tempo, nota-se a forte diversidade das formas de percepção cultural do mundo biofísico e de sua relação com a vida humana, seja em sentido diacrônico, seja em sincrônico [...] A história ambiental, como ciência social, deve sempre incluir as sociedades humanas. Mas também reconhecer a historicidade dos sistemas naturais. O desafio, [...] é construir uma leitura aberta e interativa da relação entre ambos (PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da História Ambiental. In: Estudos Avançados, vol.24 no.68 São Paulo, 2010, p.96-97)
Escolha a resposta correta:
A - Para Pádua é possível separar os temas naturais aos sociais relacionados ao ser humano.
B - Para Pádua a historicidade própria da natureza é o que determina a sua relação com o homem.
C - Para Pádua, na pesquisa o historiador deve compreender como o ser humano domina a natureza.
D - Para Pádua, a relação entre homem e natureza é por meio das apropriações de recursos naturais.
E - Para Pádua, as alterações naturais transformam a paisagem, a qual é uma fonte para a prática de pesquisa.

O historiador Jacques Le Goff faz observações sobre o trabalho do historiador na citação abaixo. Leia-a atentamente: O documento é uma coisa que fica, que dura, e o testemunho, o ensinamento (para evocar a etimologia) que ele traz devem ser em primeiro lugar analisados desmistificando-lhe o seu significado aparente. O documento é monumento. Resulta do esforço das sociedades históricas para impor ao futuro – voluntária ou involuntariamente – determinada imagem de si próprias. No limite, não existe um documento-verdade. Todo o documento é mentira. Cabe ao historiador não fazer o papel de ingênuo” (LE GOFF, LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003, p.545-548).
Após a leitura, escolha a alternativa correta.
A - Para Le Goff, documento é monumento por ser um constructo cultural e atemporal.
B - Para Le Goff, documentos são testemunhos em geral escritos, neutros e de acordo com os fatos.
C - Para o historiador Le Goff, documentos são mentiras por trazerem perspectivas dos acontecimentos.
D - Para o historiador Le Goff, documentos variam de significados por serem compostos de subjetividade.
E - Para Le Goff, o conceito de monumento, entre eles, estátuas, são representações sociais e culturais.

Analisando as transformações históricas do conceito de “feio”, o escritor Umberto Eco (1932-2016) afirmou, em sua obra “História da Feiura,” que: "O feio é também um fenômeno cultural. Os membros das classes "altas" sempre consideraram desagradáveis ou ridículos os gostos das classes "baixas". Poderíamos dizer, é certo, que os fatores econômicos sempre pesaram nestas discriminações, no sentido em que a elegância sempre foi associada ao uso de tecidos, cores e pedras caríssimos. Mas muitas vezes o fator discriminante não era econômico, mas cultural" (ECO, Umberto. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 15-16).
Considerando esse trecho, bem como os seus conhecimentos sobre a obra, é correto afirmar:
A - Conceitos estéticos como de “beleza” e “feiura” podem ser compreendidos historicamente, pois dialogam com as concepções culturais e sociais de determinada época e lugar.
B - Considerando a metodologia histórica, não é possível analisar objetivamente conceitos como “belo” e “feio,” pois são gostos individuais e não dialogam com a sociedade.
C - A abordagem cultural de temas do passado levanta o problema teórico de que, usualmente, as práticas e gostos de outras épocas não são influenciados pela economia ou política.
D - O “elegante” e o “belo”, na atualidade, são consequências de um processo evolutivo dos gostos, que partem de concepções medievais grosseiras, até alcançar o refinamento atual.
E - Trabalhos sobre a beleza ou a feiura estão mais associados à literatura do que à história, pois trabalham com subjetividades que não podem ser identificadas em documentos históricos.

Leia atentamente a citação abaixo e escolha a alternativa correta. A cronologia não é algo que causa demérito a um trabalho, porém, entre o nascer e o morrer há muitas perspectivas e comportamentos identitários dos indivíduos. Vavy Pacheco Borges dá um exemplo sobre isso quando cita como exemplo o cinema, porque o roteiro deste em geral tem os chamados flashbacks, que permitem idas e vindas, simultaneidade de imagens, ou que se cruzam (BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In.: PINSKI, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p.223-227).
Escolha a alternativa correta:
A - Para se trabalhar com biografia na prática de pesquisa é preciso dar sentido à vida do biografado.
B - Considerar a bibliografia e escritos já publicados sobre o biografado, como reportagens, livros, diários, entre outros.
C - Entender que o indivíduo se destaca em seu tempo histórico, por isso seu destaque na sociedade em que insere.
D - As diversas perspectivas de análise da vida de um biografado se dão com base em uma cronologia.
E - Comportamentos identitários diversos estão inscritos em uma cronologia do biografado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a citação abaixo: “Assim, é preciso buscar definir a capacidade, presente nos artefatos, de agir, de produzir efeitos: os artefatos também nos moldam; não apenas nos expressam, mas igualmente, de formas e em graus variados nos constituem. O artefato, desse modo, é, ao mesmo tempo, produto e vetor das relações que seus fabricantes e usuários estabelecem em sociedade e, ainda, produtor de seres sociais” (MENESES, U. T. B. Prefácio. In: CARVALHO, V. C. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo: USP/Fapesp, 2008, p.12)
Com base no texto e no livro didático é correto afirmar:
A - A funcionalidade do objeto deve ser alvo de análise do historiador.
B - Os objetos que formam a cultura material são produtos das relações sociais.
C - Os valores dos objetos e o modo como circulavam também definam as relações sociais.
D - A cultura material diz respeito às tradições mantidas pelos grupos sociais estudados.
E - Os artefatos são representações dos grupos sociais.

Sobre a relação entre Memória e História Pública, é possível afirmar que:
Leia a citação a seguir: “As numerosas contendas sobre a memória coletiva e o dever de memória têm frequentemente colocado a disciplina histórica no centro de debates públicos com amplas repercussões políticas e sociais” (História pública - Os Editores. Estud. hist. (Rio J.), Rio de Janeiro , v. 27, n. 54, p. 229-230, dez. 2014, p. 229).
A - É contundente diante de temas políticos e econômicos que ocupam as preocupações dos grupos sociais.
B - A relação é desgastada justamente pela exposição desses temas ao público.
C - Trata-se um projeto que envolve publicações estritamente acadêmicas.
D - É comum que empresas contratem historiadores para os seus quadros de funcionários.
E - Com esse debate, é possível afirmar que a História tem seu maior espaço no mundo público, ao invés do acadêmico.

Leia atentamente a citação abaixo e escolha a alternativa correta de acordo com ela e o livro didático: “A postura que adotamos com respeito ao passado, quais as relações entre passado, presente e futuro não são apenas questões de interesse vital para todos: são indispensáveis. É inevitável que nos situemos no continuum de nossa própria existência, da família e do grupo a que pertencemos. É inevitável fazer comparações entre o passado e o presente: é essa a finalidade dos álbuns de família ou filmes domésticos. Não podemos deixar de aprender com isso, pois é o que a experiência significa”. (HOBSBAWM, Eric J. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.36)
Escolha a alternativa correta:
A - O conhecimento histórico é resultado da experiência coletiva e individual, que se dão em dimensões temporais diversas.
B - As fontes decorrentes da experiência coletiva ou individual têm representações coletivas.
C - A relação questionadora entre passado e presente tem por intenção unilateral compreender as expectativas de futuro.
D - O historiador Eric Hobsbawm sugere que o passado deve ser analisado em detrimento do futuro.
E - A relação passado, presente e futuro só é profícua quando analisada junto a fontes oficiais, baseadas na experiência.

No que diz respeito à relação da Memória com a História considere a citação abaixo: “a memória não diz respeito à verdade, mas à construção de sentidos. Por isso é que duas pessoas que viveram juntas uma mesma situação têm, muitas vezes, recordações diversas. Reminiscências de experiências vividas, reconstruídas e inventadas” (SILVA, Sergio Baptista da. Apresentação: repensando objetos, arte e cultura material. Horiz. antropol. Porto Alegre , v. 17, n. 36, p. 7-11, Dec. 2011, p.56)
A partir dessas considerações e do livro didático é correto afirmar:
A - É de fácil compreensão a escolha do que será preservado da memória no mundo coletivo.
B - A escolha do que será preservado no mundo coletivo vêm de profissionais da área.
C - A escolha do Patrimônio pode ser material ou imaterial por decisão apenas de profissionais.
D - A escolha do patrimônio deve priorizar uma identidade homogênea e abrangente.
E - Lugares de Memória tem por objetivo definir os espaços de memória coletiva.

Leia o trecho a seguir: "Até onde se sabe, o Pergaminho Vindel é o único testemunho remanescente de músicas de cantigas de amigo [...] O Pergaminho apresenta particularidades paleográficas próximas das observadas no Cancioneiro da Ajuda e nos códices das Cantigas de Santa Maria" (MASSINI-CAGLIARI, G. Cantigas medievais profanas e religiosas. in: A música da fala dos trovadores: desvendando a prosódia medieval. São Paulo: Editora Unesp, 2015, p. 45-46).
A análise paleográfica, utilizada neste estudo, refere-se:
A - À análise de manuscritos antigos, como os da Idade Média europeia, em relação à materialidade de seu suporte.
B - Ao estudo de moedas e medalhas antigas, fontes privilegiadas de informações sobre antigos governantes e os momentos em que estiveram no poder.
C - À genealogia, especialmente de reis e rainhas, de forma a esclarecer antigas linhagens reais e determinar os legítimos herdeiros dos tronos europeus.
D - Aos princípios da Escola Metódica francesa, que afirmavam que todos os documentos, escritos ou não, deveriam ser usados como fontes históricas.
E - À análise de fontes artísticas, especialmente musicais, de forma a determinar as diferentes relações estabelecidas entre a cultura erudita e a cultura popular.

José Pádua é uma referência na escrita da História Ambiental no Brasil. Atente à citação dele e, posteriormente, escolha a resposta correta: [...] Cada vez se percebe mais a presença da história humana na constituição de paisagens "naturais". Ao mesmo tempo, nota-se a forte diversidade das formas de percepção cultural do mundo biofísico e de sua relação com a vida humana, seja em sentido diacrônico, seja em sincrônico [...] A história ambiental, como ciência social, deve sempre incluir as sociedades humanas. Mas também reconhecer a historicidade dos sistemas naturais. O desafio, [...] é construir uma leitura aberta e interativa da relação entre ambos (PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da História Ambiental. In: Estudos Avançados, vol.24 no.68 São Paulo, 2010, p.96-97)
Escolha a resposta correta:
A - Para Pádua é possível separar os temas naturais aos sociais relacionados ao ser humano.
B - Para Pádua a historicidade própria da natureza é o que determina a sua relação com o homem.
C - Para Pádua, na pesquisa o historiador deve compreender como o ser humano domina a natureza.
D - Para Pádua, a relação entre homem e natureza é por meio das apropriações de recursos naturais.
E - Para Pádua, as alterações naturais transformam a paisagem, a qual é uma fonte para a prática de pesquisa.

O historiador Jacques Le Goff faz observações sobre o trabalho do historiador na citação abaixo. Leia-a atentamente: O documento é uma coisa que fica, que dura, e o testemunho, o ensinamento (para evocar a etimologia) que ele traz devem ser em primeiro lugar analisados desmistificando-lhe o seu significado aparente. O documento é monumento. Resulta do esforço das sociedades históricas para impor ao futuro – voluntária ou involuntariamente – determinada imagem de si próprias. No limite, não existe um documento-verdade. Todo o documento é mentira. Cabe ao historiador não fazer o papel de ingênuo” (LE GOFF, LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003, p.545-548).
Após a leitura, escolha a alternativa correta.
A - Para Le Goff, documento é monumento por ser um constructo cultural e atemporal.
B - Para Le Goff, documentos são testemunhos em geral escritos, neutros e de acordo com os fatos.
C - Para o historiador Le Goff, documentos são mentiras por trazerem perspectivas dos acontecimentos.
D - Para o historiador Le Goff, documentos variam de significados por serem compostos de subjetividade.
E - Para Le Goff, o conceito de monumento, entre eles, estátuas, são representações sociais e culturais.

Analisando as transformações históricas do conceito de “feio”, o escritor Umberto Eco (1932-2016) afirmou, em sua obra “História da Feiura,” que: "O feio é também um fenômeno cultural. Os membros das classes "altas" sempre consideraram desagradáveis ou ridículos os gostos das classes "baixas". Poderíamos dizer, é certo, que os fatores econômicos sempre pesaram nestas discriminações, no sentido em que a elegância sempre foi associada ao uso de tecidos, cores e pedras caríssimos. Mas muitas vezes o fator discriminante não era econômico, mas cultural" (ECO, Umberto. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 15-16).
Considerando esse trecho, bem como os seus conhecimentos sobre a obra, é correto afirmar:
A - Conceitos estéticos como de “beleza” e “feiura” podem ser compreendidos historicamente, pois dialogam com as concepções culturais e sociais de determinada época e lugar.
B - Considerando a metodologia histórica, não é possível analisar objetivamente conceitos como “belo” e “feio,” pois são gostos individuais e não dialogam com a sociedade.
C - A abordagem cultural de temas do passado levanta o problema teórico de que, usualmente, as práticas e gostos de outras épocas não são influenciados pela economia ou política.
D - O “elegante” e o “belo”, na atualidade, são consequências de um processo evolutivo dos gostos, que partem de concepções medievais grosseiras, até alcançar o refinamento atual.
E - Trabalhos sobre a beleza ou a feiura estão mais associados à literatura do que à história, pois trabalham com subjetividades que não podem ser identificadas em documentos históricos.

Leia atentamente a citação abaixo e escolha a alternativa correta. A cronologia não é algo que causa demérito a um trabalho, porém, entre o nascer e o morrer há muitas perspectivas e comportamentos identitários dos indivíduos. Vavy Pacheco Borges dá um exemplo sobre isso quando cita como exemplo o cinema, porque o roteiro deste em geral tem os chamados flashbacks, que permitem idas e vindas, simultaneidade de imagens, ou que se cruzam (BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In.: PINSKI, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p.223-227).
Escolha a alternativa correta:
A - Para se trabalhar com biografia na prática de pesquisa é preciso dar sentido à vida do biografado.
B - Considerar a bibliografia e escritos já publicados sobre o biografado, como reportagens, livros, diários, entre outros.
C - Entender que o indivíduo se destaca em seu tempo histórico, por isso seu destaque na sociedade em que insere.
D - As diversas perspectivas de análise da vida de um biografado se dão com base em uma cronologia.
E - Comportamentos identitários diversos estão inscritos em uma cronologia do biografado.

Prévia do material em texto

Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Leia a citação abaixo: 
“Assim, é preciso buscar definir a capacidade, presente nos artefatos, de agir, de produzir efeitos: os artefatos também nos moldam; não apenas nos expressam, mas igualmente, de formas e em graus variados nos constituem. O artefato, desse modo, é, ao mesmo tempo, produto e vetor das relações que seus fabricantes e usuários estabelecem em sociedade e, ainda, produtor de seres sociais” (MENESES, U. T. B. Prefácio. In: CARVALHO, V. C. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo: USP/Fapesp, 2008, p.12) 
Com base no texto e no livro didático é correto afirmar: 
A - A funcionalidade do objeto deve ser alvo de análise do historiador.
B - Os objetos que formam a cultura material são produtos das relações sociais.
C - Os valores dos objetos e o modo como circulavam também definam as relações sociais.check_circleResposta correta
D - A cultura material diz respeito às tradições mantidas pelos grupos sociais estudados.
E - Os artefatos são representações dos grupos sociais. 
Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 2 de 10
Leia a citação a seguir:
 “As numerosas contendas sobre a memória coletiva e o dever de memória têm frequentemente colocado a disciplina histórica no centro de debates públicos com amplas repercussões políticas e sociais” (História pública - Os Editores. Estud. hist. (Rio J.), Rio de Janeiro , v. 27, n. 54, p. 229-230, dez. 2014, p. 229).
Sobre a relação entre Memória e História Pública, é possível afirmar que:
A - É contundente diante de temas políticos e econômicos que ocupam as preocupações dos grupos sociais.check_circleResposta correta
B - A relação é desgastada justamente pela exposição desses temas ao público.
C - Trata-se um projeto que envolve publicações estritamente acadêmicas.
D - É comum que empresas contratem historiadores para os seus quadros de funcionários.
E - Com esse debate, é possível afirmar que a História tem seu maior espaço no mundo público, ao invés do acadêmico.
Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 3 de 10
Leia atentamente a citação abaixo e escolha a alternativa correta de acordo com ela e o livro didático: 
 
“A postura que adotamos com respeito ao passado, quais as relações entre passado, presente e futuro não são apenas questões de interesse vital para todos: são indispensáveis. É inevitável que nos situemos no continuum de nossa própria existência, da família e do grupo a que pertencemos. É inevitável fazer comparações entre o passado e o presente: é essa a finalidade dos álbuns de família ou filmes domésticos. Não podemos deixar de aprender com isso, pois é o que a experiência significa”. (HOBSBAWM, Eric J. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.36) 
A - O conhecimento histórico é resultado da experiência coletiva e individual, que se dão em dimensões temporais diversas.check_circleResposta correta
B - As fontes decorrentes da experiência coletiva ou individual têm representações coletivas.
C - A relação questionadora entre passado e presente tem por intenção unilateral compreender as expectativas de futuro.
D - O historiador Eric Hobsbawm sugere que o passado deve ser analisado em detrimento do futuro.
E - A relação passado, presente e futuro só é profícua quando analisada junto a fontes oficiais, baseadas na experiência.
Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 4 de 10
No que diz respeito à relação da Memória com a História considere a citação abaixo: 
 
“a memória não diz respeito à verdade, mas à construção de sentidos. Por isso é que duas pessoas que viveram juntas uma mesma situação têm, muitas vezes, recordações diversas. Reminiscências de experiências vividas, reconstruídas e inventadas” (SILVA, Sergio Baptista da. Apresentação: repensando objetos, arte e cultura material. Horiz. antropol. Porto Alegre , v. 17, n. 36, p. 7-11, Dec. 2011, p.56) 
 
 
A partir dessas considerações e do livro didático é correto afirmar: 
A - É de fácil compreensão a escolha do que será preservado da memória no mundo coletivo.
B - A escolha do que será preservado no mundo coletivo vêm de profissionais da área.
C - A escolha do Patrimônio pode ser material ou imaterial por decisão apenas de profissionais.
D - A escolha do patrimônio deve priorizar uma identidade homogênea e abrangente.
E - Lugares de Memória tem por objetivo definir os espaços de memória coletiva.check_circleResposta correta
Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 5 de 10
Leia o trecho a seguir:
"Até onde se sabe, o Pergaminho Vindel é o único testemunho remanescente de músicas de cantigas de amigo [...] O Pergaminho apresenta particularidades paleográficas próximas das observadas no Cancioneiro da Ajuda e nos códices das Cantigas de Santa Maria"
(MASSINI-CAGLIARI, G. Cantigas medievais profanas e religiosas. in: A música da fala dos trovadores: desvendando a prosódia medieval. São Paulo: Editora Unesp, 2015, p. 45-46).
A análise paleográfica, utilizada neste estudo, refere-se: 
A - À análise de manuscritos antigos, como os da Idade Média europeia, em relação à materialidade de seu suporte.check_circleResposta correta
B - Ao estudo de moedas e medalhas antigas, fontes privilegiadas de informações sobre antigos governantes e os momentos em que estiveram no poder.
C - À genealogia, especialmente de reis e rainhas, de forma a esclarecer antigas linhagens reais e determinar os legítimos herdeiros dos tronos europeus.
D - Aos princípios da Escola Metódica francesa, que afirmavam que todos os documentos, escritos ou não, deveriam ser usados como fontes históricas.
E - À análise de fontes artísticas, especialmente musicais, de forma a determinar as diferentes relações estabelecidas entre a cultura erudita e a cultura popular.
Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 6 de 10
José Pádua é uma referência na escrita da História Ambiental no Brasil. Atente à citação dele e, posteriormente, escolha a resposta correta:
[...] Cada vez se percebe mais a presença da história humana na constituição de paisagens "naturais". Ao mesmo tempo, nota-se a forte diversidade das formas de percepção cultural do mundo biofísico e de sua relação com a vida humana, seja em sentido diacrônico, seja em sincrônico [...] A história ambiental, como ciência social, deve sempre incluir as sociedades humanas. Mas também reconhecer a historicidade dos sistemas naturais. O desafio, [...] é construir uma leitura aberta e interativa da relação entre ambos (PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da História Ambiental. In: Estudos Avançados, vol.24 no.68 São Paulo, 2010, p.96-97) 
A - Para Pádua é possível separar os temas naturais aos sociais relacionados ao ser humano.
B - Para Pádua a historicidade própria da natureza é o que determina a sua relação com o homem. 
C - Para Pádua, na pesquisa o historiador deve compreender como o ser humano domina a natureza.
D - Para Pádua, a relação entre homem e natureza é por meio das apropriações de recursos naturais.
E - Para Pádua, as alterações naturais transformam a paisagem, a qual é uma fonte para a prática de pesquisa.check_circleResposta correta
Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 7 de 10
O historiador Jacques Le Goff faz observações sobre o trabalho do historiador na citação abaixo. Leia-a atentamente: 
 
O documento é uma coisa que fica, que dura, e o testemunho, o ensinamento (para evocar a etimologia) que ele traz devem ser em primeiro lugar analisados desmistificando-lhe o seu significado aparente. O documento é monumento. Resulta do esforço das sociedades históricas para imporao futuro – voluntária ou involuntariamente – determinada imagem de si próprias. No limite, não existe um documento-verdade. Todo o documento é mentira. Cabe ao historiador não fazer o papel de ingênuo”(LE GOFF, LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003, p.545-548).   
Após a leitura, escolha a alternativa correta.  
A - Para Le Goff, documento é monumento por ser um constructo cultural e atemporal.
B - Para Le Goff, documentos são testemunhos em geral escritos, neutros e de acordo com os fatos.
C - Para o historiador Le Goff, documentos são mentiras por trazerem perspectivas dos acontecimentos. 
D - Para o historiador Le Goff, documentos variam de significados por serem compostos de subjetividade.check_circleResposta correta
E - Para Le Goff, o conceito de monumento, entre eles, estátuas, são representações sociais e culturais.
Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 8 de 10
Analisando as transformações históricas do conceito de “feio”, o escritor Umberto Eco (1932-2016) afirmou, em sua obra “História da Feiura,” que:
"O feio é também um fenômeno cultural. Os membros das classes "altas" sempre consideraram desagradáveis ou ridículos os gostos das classes "baixas". Poderíamos dizer, é certo, que os fatores econômicos sempre pesaram nestas discriminações, no sentido em que a elegância sempre foi associada ao uso de tecidos, cores e pedras caríssimos. Mas muitas vezes o fator discriminante não era econômico, mas cultural" (ECO, Umberto. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 15-16).
 
Considerando esse trecho, bem como os seus conhecimentos sobre a obra, é correto afirmar:
A - Conceitos estéticos como de “beleza” e “feiura” podem ser compreendidos historicamente, pois dialogam com as concepções culturais e sociais de determinada época e lugar.check_circleResposta correta
B - Considerando a metodologia histórica, não é possível analisar objetivamente conceitos como “belo” e “feio,” pois são gostos individuais e não dialogam com a sociedade.
C - A abordagem cultural de temas do passado levanta o problema teórico de que, usualmente, as práticas e gostos de outras épocas não são influenciados pela economia ou política.
D - O “elegante” e o “belo”, na atualidade, são consequências de um processo evolutivo dos gostos, que partem de concepções medievais grosseiras, até alcançar o refinamento atual. 
E - Trabalhos sobre a beleza ou a feiura estão mais associados à literatura do que à história, pois trabalham com subjetividades que não podem ser identificadas em documentos históricos.
Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 9 de 10
Leia atentamente a citação abaixo e escolha a alternativa correta. 
 
A cronologia não é algo que causa demérito a um trabalho, porém, entre o nascer e o morrer há muitas perspectivas e comportamentos identitários dos indivíduos. Vavy Pacheco Borges dá um exemplo sobre isso quando cita como exemplo o cinema, porque o roteiro deste em geral tem os chamados flashbacks, que permitem idas e vindas, simultaneidade de imagens, ou que se cruzam (BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In.: PINSKI, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p.223-227) 
A - Para se trabalhar com biografia na prática de pesquisa é preciso dar sentido à vida do biografado.
B - Considerar a bibliografia e escritos já publicados sobre o biografado, como reportagens, livros, diários, entre outros.check_circleResposta correta
C - Entender que o indivíduo se destaca em seu tempo histórico, por isso seu destaque na sociedade em que insere.
D - As diversas perspectivas de análise da vida de um biografado se dão com base em uma cronologia. 
E - Comportamentos identitários diversos estão inscritos em uma cronologia do biografado.
Prova de Práticas de Pesquisa com Fontes e Novas Tecnologias - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 10 de 10
É muito comum que trabalhos acadêmicos como artigos, monografias, dissertações e teses, venham acompanhados de resumos, que sintetizem aspectos essenciais tanto de sua temática quanto da metodologia aplicada. 
Leia, a seguir, o trecho de um resumo de uma tese de doutorado, defendida em 2019, com o título “Imigrantes japoneses e seus descendentes em Uraí, Paraná: reconfigurações de identidades culturais”: 
"Esta pesquisa estuda a Colônia Pirianito, fundada em 1936 pela Companhia Nambei Tochi Kabushiki Kaisha e, posteriormente, denominada de Uraí (1947). [...] Nosso objeto de pesquisa são as estruturas culturais antigas ligadas à tradição japonesa ainda vigentes em quatro gerações de japoneses e seus descendentes, analisadas no período de 1936-2018. Os objetivos da pesquisa são: analisar a ressignificação de identidades culturais e das relações identitárias de quatro gerações de japoneses, visando entender como as identidades são produzidas e reproduzidas, por meio da transformação e da diferença nas fronteiras da cultura" (DA SILVA, José Junio. Imigrantes japoneses e seus descendentes em Uraí, Paraná: reconfigurações de identidades culturais. Resumo. Tese de doutorado em História. Curitiba: UFPR, 2019. p. 4).
Analisando o resumo do trabalho, é possível identificar o recorte temporal da pesquisa como:
A - 1936 aos dias atuais.
B - 1947-2018
C - 1936-2019
D - 1936-1947
E - 1936-2018check_circleResposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina