Logo Passei Direto
Buscar

aol 4 eng economica 1010

User badge image
Aguiar luis

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “De acordo com Gitman (2010), o payback Simples é um dos métodos mais comuns para analisar investimentos em projetos. A técnica tem como função calcular o período em que a empresa obterá o retorno de seu investimento inicial. Caso esse período de tempo seja menor do que o estipulado pela empresa, tem-se um projeto viável. O autor também comenta que a utilização do método é grande entre pequenos empresários por possuir um cálculo trivial, já que não leva em consideração o valor temporal do dinheiro.” Fonte: SILVA, C. E.; HENRIQUE, D. C.; MIMURA, A. T. Análise Do Payback Descontado Em Sistemas Residenciais De Captação De Água De Chuva No Estado De Santa Catarina. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 18, n. 3, 2018, p. 1046 e 1047.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a validade do método payback, assinale a alternativa que melhor descreve sua utilização:
Sua análise leva em consideração riscos inerentes à empresa.
Apresenta a análise dos fluxos de caixa conservadores.
Pode ser utilizado para avaliar as mudanças estruturais de impacto relevante.
Pode ser utilizado como indicador primário ou adicional para a decisão.
Pode ser utilizado como substituto às demais ferramentas de avaliação.

Leia o trecho a seguir: “Dado, informação e conhecimento são elementos fundamentais para a comunicação e a tomada de decisão nas organizações, mas seus significados não são tão evidentes. Eles formam um sistema hierárquico de difícil delimitação. O que é um dado para um indivíduo pode ser informação e/ou conhecimento para outro. Davenport (1998) corrobora esse ponto de vista colocando resistência em fazer essa distinção, por considerá-la nitidamente imprecisa.” Fonte: ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Inf. v. 32, n.1, Brasília, jan.-abr. 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre viabilidade econômica, assinale a afirmativa correta:
As análises de viabilidade econômica são características de momentos em que a empresa irá realizar um grande investimento.
Ao desejar se capitalizar para uma operação, um gestor tem no investimento em renda fixa a ferramenta ideal em um cenário de queda da taxa Selic.
A tomada de decisão é algo que depende, principalmente, da previsão dos retornos das aplicações em renda fixa das empresas.
A tomada de decisão é algo que, apesar de contar com ferramentas de engenharia econômica, apresenta flexibilidade quanto às opções de escolha.
O risco inerente às aplicações em renda fixa é atrelado ao valor da taxa de juros pré-estabelecida.

Leia o trecho a seguir: “O payback simples conforme Nogueira (2007) consiste em determinar o número de períodos necessários para recuperar o capital investido. O mesmo avalia a atratividade de um investimento, todavia não serve para seleção entre possibilidades de investimento. Conforme Marquezan e Brondani (2006), a fórmula para cálculo do payback é dada pelo valor do retorno por período dividido pelo valor do investimento.” Fonte: DOMINGOS, B. S.; MOREIRA, C. R.; RESENDE, E. W.; RODRIGUES, D. M. S.; DORNELAS, J. O. Estudo de payback simples para a substituição do gás liquefeito de petróleo pelo biogás em uma unidade hospitalar em Minas Gerais. In: Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe, 9. 2017, Sergipe. Anais [...]. Sergipe: UFS, 2017, p. 195.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, é correto afirmar que o prazo de retorno do investimento:
representa as aplicações e as entradas de capital na empresa.
esclarece o tempo necessário para o investidor recuperar o investimento.
ocorre quando o fluxo de caixa da empresa é positivo.
são os pagamentos realizados à empresa.
representa o tempo em que os juros se igualam ao capital investido.

Leia o trecho a seguir: “De acordo com Chandler (1990), a utilização da capacidade plena da planta de produção é uma condição básica para a obtenção de vantagens de custo decorrentes das economias de escala. Se o volume estiver abaixo da capacidade, os custos efetivos por unidade tendem a crescer e as vantagens potenciais de custo podem não ser completamente realizadas. Nesse sentido, torna-se ainda mais importante a coordenação entre as diferentes atividades da empresa para que a utilização da capacidade plena da instalação possa ser atingida continuamente.” Fonte: VINHOLI, M. M. B.; BRANDÃO, H. M. Economia de escala no processo de resfriamento do leite. Ciênc. agrotec., v.33, n.1, Jan./Feb. 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre recuperação de capital investido, pode-se afirmar que, para análise do problema da substituição de equipamentos:
considera a vida útil do bem em detrimento do custo de manutenção
utiliza a vida útil contábil do equipamento.
utiliza o CPL para calcular os fluxos de caixa para o equipamento.
utiliza o CUL para calcular os fluxos de caixa para o equipamento.
está relacionado ao conceito da taxa marginal de substituição técnica.

Leia o trecho a seguir: “A relação entre observância do custo de oportunidade e o ponto de equilíbrio se dá no conteúdo observado para o cálculo do ponto de equilíbrio, sendo considerado, apenas, os custos variáveis e os custos fixos, não havendo qualquer consideração ao custo de oportunidade, considerado um custo importante e relevante, nos dias atuais. Martins (2000) considera ponto de equilíbrio, quando ocorre a conjunção dos custos totais com as receitas totais, não havendo, desta forma, nem lucro e nem prejuízo.” Fonte: CRUZ, J. O impacto do custo do capital próprio no ponto de equilíbrio. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1, jan.-jun. 2006.
Considerando essas informações sobre a análise do ponto de equilíbrio, assinale a alternativa que o define corretamente:
É a análise do VPL neutro sob os fluxos de caixa.
É o ponto no qual há contração da oferta de modo a se igualar à demanda.
É a análise que mostra os fluxos de caixa positivos.
É o ponto no qual as receitas cobrem todos os custos.
A partir desse ponto, a empresa deve se atentar para quedas no investimento.

Leia o trecho a seguir: “No que tange à mensuração e amortização, Hendriksen e Van Breda (1999) explicam que ativos intangíveis são difíceis de medir. Essa característica é particularmente verdadeira no caso de intangíveis que não podem ser identificados separadamente, tais como goodwill. O custo é a base usual, escolhida em termos pragmáticos. Os ativos intangíveis são amortizados assim como os ativos tangíveis são depreciados. A vida útil utilizada deve ser sua duração econômica estimada.” Fonte: MARQUES, J. A.; SANTOS, R. F.; GOUVEIA, V. A. L. Análise da Evidenciação do Ativo Intangível nas Demonstrações Contábeis. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 13, n. 52, p. 45 - 54, set/dez. 2011, p. 46.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de depreciação acelerada:
É calculada a partir da deflação do valor nominal da depreciação.
Ocorre devido ao desempenho dos investimentos em níveis mais abrangentes.
É a soma da vida útil do bem à depreciação.
Ocorre via depreciação calculada exponencialmente em relação ao capital.
Ocorre devido à superutilização de um equipamento durante sua vida útil.

Em uma fábrica existem 5 tipos de peças diferentes que não usadas por apresentarem defeitos em suas estruturas. 50% das peças são do tipo A, 30% do tipo B, 5% do tipo C, 10% do tipo D e 5% do tipo E. No total, 820 peças estão defeituosas.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre condição de certeza e risco, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, quantas peças do tipo B são defeituosas, a média, a mediana e a moda dessas peças:
246, 164, 81 e 42.
246, 164, 82 e 41.
245, 164, 41 e 82.
246, 164, 41 e 82.
245, 164, 42 e 81.

Leia o trecho a seguir: “[...] as hipóteses de que a sensibilidade do investimento privado brasileiro a diminuições na carga tributária bruta e na taxa básica de juros da economia são relativamente altas. Com efeito, se essas sensibilidades forem baixas, o aumento no crescimento do produto potencial (i.e., o "benefício social") associado a tais medidas também será baixo. Por outro lado, poucos discordariam que o "custo social" de uma redução significativa da carga tributária e dos gastos públicos correntes é alto.” Fonte: SANTOS, C. H.; PIRES, M. C. C. Qual a sensibilidade dos investimentos privados a aumentos na carga tributária brasileira? Uma investigação econométrica. Rev. Econ. Polit., v. 29, n.3, São Paulo, jul./sept. 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a análise de sensibilidade, pode-se afirmar que ela:
é um método que viabiliza a variação de fatores que influenciam o fluxo de caixa.
é uma análise referente ao impacto das capitalizações nos fluxos de caixa.
mede o quanto se consegue variar de um bem a partir dos juros reais.
é uma análise que independe da magnitude, mas depende do sinal do impacto.
é o patamar de referência que acompanha a variação diante do método.

Leia o trecho a seguir: “Ao buscarem identificar lucratividade e participação de mercado, satisfação de clientes, retenção de clientes, habilidades dos funcionários, prazos e incertezas dos fluxos de caixa futuros, não podem ser vistos como indicadores de tendência ou vetores de desempenho (leading indicators) [...]. Por exemplo, qual o papel dos indicadores financeiros numa análise de valor econômico, quando esta propõe ajustes às regras contábeis geralmente aceitas e ao cálculo do custo do capital nas taxas de retorno do investimento?” Fonte: PACE, E. S. U.; BASSO, L. F. C.; SILVA, M. A. Indicadores de desempenho como direcionadores de valor. Rev. adm. Contemp., v.7, n.1, Curitiba Jan./Mar. 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre valores e custos, pode-se afirmar que:
Valor Atual Líquido (VAL) é conhecido também como valor equivalente.
VPL negativo incorre em custo presente anualizado.
o Valor Uniforme Líquido (VUL) é o valor presente atualizado.
se as receitas forem menores do que o custo, tem-se o custo uniforme líquido.
o Valor Atual Líquido (VAL) traz o valor futuro a valor presente.

Leia o trecho a seguir: “Segundo Matos (2002), as decisões sobre a viabilidade econômica de projetos de investimento resultam da estimativa e análise de indicadores de viabilidade. Dentre esses indicadores podem-se destacar o Valor Presente Líquido (VPL), a Relação Benefício/Custo (B/C), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Período de Payback (PP), sendo importante salientar que a análise desses indicadores deve ser feita de maneira conjunta para auxiliar na tomada de decisão.” Fonte: FIGUEIREDO, A.; SANTOS, P.; SANTOLIN, R.; REIS, B. Integração na criação de frangos de corte na microrregião de Viçosa – MG: viabilidade econômica e análise de risco. Rev. Econ. Sociol. Rural. v. 44, n. 4, Brasília, out.-dec. 2006.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre viabilidade econômica, é correto afirmar que:
a análise de viabilidade econômica utiliza-se da TIR, VPL e TMA para medir a opção mais viável em meio ao custo de oportunidade.
o maior desafio do gestor é analisar os indicadores internos da empresa unidos ao cenário econômico para tomar a melhor decisão possível.
existe viabilidade econômica acima da curva de possibilidade de produção caso haja a certeza de que a capacidade produtiva da firma irá aumentar.
as curvas de isoquanta e isocusto representam os custos de oportunidade relacionados a uma gama de 3 ou mais opções.
o custo de oportunidade entre o governo escolher mais inflação do que desemprego é o valor aumento do nível de preços.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “De acordo com Gitman (2010), o payback Simples é um dos métodos mais comuns para analisar investimentos em projetos. A técnica tem como função calcular o período em que a empresa obterá o retorno de seu investimento inicial. Caso esse período de tempo seja menor do que o estipulado pela empresa, tem-se um projeto viável. O autor também comenta que a utilização do método é grande entre pequenos empresários por possuir um cálculo trivial, já que não leva em consideração o valor temporal do dinheiro.” Fonte: SILVA, C. E.; HENRIQUE, D. C.; MIMURA, A. T. Análise Do Payback Descontado Em Sistemas Residenciais De Captação De Água De Chuva No Estado De Santa Catarina. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 18, n. 3, 2018, p. 1046 e 1047.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a validade do método payback, assinale a alternativa que melhor descreve sua utilização:
Sua análise leva em consideração riscos inerentes à empresa.
Apresenta a análise dos fluxos de caixa conservadores.
Pode ser utilizado para avaliar as mudanças estruturais de impacto relevante.
Pode ser utilizado como indicador primário ou adicional para a decisão.
Pode ser utilizado como substituto às demais ferramentas de avaliação.

Leia o trecho a seguir: “Dado, informação e conhecimento são elementos fundamentais para a comunicação e a tomada de decisão nas organizações, mas seus significados não são tão evidentes. Eles formam um sistema hierárquico de difícil delimitação. O que é um dado para um indivíduo pode ser informação e/ou conhecimento para outro. Davenport (1998) corrobora esse ponto de vista colocando resistência em fazer essa distinção, por considerá-la nitidamente imprecisa.” Fonte: ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Inf. v. 32, n.1, Brasília, jan.-abr. 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre viabilidade econômica, assinale a afirmativa correta:
As análises de viabilidade econômica são características de momentos em que a empresa irá realizar um grande investimento.
Ao desejar se capitalizar para uma operação, um gestor tem no investimento em renda fixa a ferramenta ideal em um cenário de queda da taxa Selic.
A tomada de decisão é algo que depende, principalmente, da previsão dos retornos das aplicações em renda fixa das empresas.
A tomada de decisão é algo que, apesar de contar com ferramentas de engenharia econômica, apresenta flexibilidade quanto às opções de escolha.
O risco inerente às aplicações em renda fixa é atrelado ao valor da taxa de juros pré-estabelecida.

Leia o trecho a seguir: “O payback simples conforme Nogueira (2007) consiste em determinar o número de períodos necessários para recuperar o capital investido. O mesmo avalia a atratividade de um investimento, todavia não serve para seleção entre possibilidades de investimento. Conforme Marquezan e Brondani (2006), a fórmula para cálculo do payback é dada pelo valor do retorno por período dividido pelo valor do investimento.” Fonte: DOMINGOS, B. S.; MOREIRA, C. R.; RESENDE, E. W.; RODRIGUES, D. M. S.; DORNELAS, J. O. Estudo de payback simples para a substituição do gás liquefeito de petróleo pelo biogás em uma unidade hospitalar em Minas Gerais. In: Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe, 9. 2017, Sergipe. Anais [...]. Sergipe: UFS, 2017, p. 195.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, é correto afirmar que o prazo de retorno do investimento:
representa as aplicações e as entradas de capital na empresa.
esclarece o tempo necessário para o investidor recuperar o investimento.
ocorre quando o fluxo de caixa da empresa é positivo.
são os pagamentos realizados à empresa.
representa o tempo em que os juros se igualam ao capital investido.

Leia o trecho a seguir: “De acordo com Chandler (1990), a utilização da capacidade plena da planta de produção é uma condição básica para a obtenção de vantagens de custo decorrentes das economias de escala. Se o volume estiver abaixo da capacidade, os custos efetivos por unidade tendem a crescer e as vantagens potenciais de custo podem não ser completamente realizadas. Nesse sentido, torna-se ainda mais importante a coordenação entre as diferentes atividades da empresa para que a utilização da capacidade plena da instalação possa ser atingida continuamente.” Fonte: VINHOLI, M. M. B.; BRANDÃO, H. M. Economia de escala no processo de resfriamento do leite. Ciênc. agrotec., v.33, n.1, Jan./Feb. 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre recuperação de capital investido, pode-se afirmar que, para análise do problema da substituição de equipamentos:
considera a vida útil do bem em detrimento do custo de manutenção
utiliza a vida útil contábil do equipamento.
utiliza o CPL para calcular os fluxos de caixa para o equipamento.
utiliza o CUL para calcular os fluxos de caixa para o equipamento.
está relacionado ao conceito da taxa marginal de substituição técnica.

Leia o trecho a seguir: “A relação entre observância do custo de oportunidade e o ponto de equilíbrio se dá no conteúdo observado para o cálculo do ponto de equilíbrio, sendo considerado, apenas, os custos variáveis e os custos fixos, não havendo qualquer consideração ao custo de oportunidade, considerado um custo importante e relevante, nos dias atuais. Martins (2000) considera ponto de equilíbrio, quando ocorre a conjunção dos custos totais com as receitas totais, não havendo, desta forma, nem lucro e nem prejuízo.” Fonte: CRUZ, J. O impacto do custo do capital próprio no ponto de equilíbrio. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1, jan.-jun. 2006.
Considerando essas informações sobre a análise do ponto de equilíbrio, assinale a alternativa que o define corretamente:
É a análise do VPL neutro sob os fluxos de caixa.
É o ponto no qual há contração da oferta de modo a se igualar à demanda.
É a análise que mostra os fluxos de caixa positivos.
É o ponto no qual as receitas cobrem todos os custos.
A partir desse ponto, a empresa deve se atentar para quedas no investimento.

Leia o trecho a seguir: “No que tange à mensuração e amortização, Hendriksen e Van Breda (1999) explicam que ativos intangíveis são difíceis de medir. Essa característica é particularmente verdadeira no caso de intangíveis que não podem ser identificados separadamente, tais como goodwill. O custo é a base usual, escolhida em termos pragmáticos. Os ativos intangíveis são amortizados assim como os ativos tangíveis são depreciados. A vida útil utilizada deve ser sua duração econômica estimada.” Fonte: MARQUES, J. A.; SANTOS, R. F.; GOUVEIA, V. A. L. Análise da Evidenciação do Ativo Intangível nas Demonstrações Contábeis. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 13, n. 52, p. 45 - 54, set/dez. 2011, p. 46.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de depreciação acelerada:
É calculada a partir da deflação do valor nominal da depreciação.
Ocorre devido ao desempenho dos investimentos em níveis mais abrangentes.
É a soma da vida útil do bem à depreciação.
Ocorre via depreciação calculada exponencialmente em relação ao capital.
Ocorre devido à superutilização de um equipamento durante sua vida útil.

Em uma fábrica existem 5 tipos de peças diferentes que não usadas por apresentarem defeitos em suas estruturas. 50% das peças são do tipo A, 30% do tipo B, 5% do tipo C, 10% do tipo D e 5% do tipo E. No total, 820 peças estão defeituosas.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre condição de certeza e risco, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, quantas peças do tipo B são defeituosas, a média, a mediana e a moda dessas peças:
246, 164, 81 e 42.
246, 164, 82 e 41.
245, 164, 41 e 82.
246, 164, 41 e 82.
245, 164, 42 e 81.

Leia o trecho a seguir: “[...] as hipóteses de que a sensibilidade do investimento privado brasileiro a diminuições na carga tributária bruta e na taxa básica de juros da economia são relativamente altas. Com efeito, se essas sensibilidades forem baixas, o aumento no crescimento do produto potencial (i.e., o "benefício social") associado a tais medidas também será baixo. Por outro lado, poucos discordariam que o "custo social" de uma redução significativa da carga tributária e dos gastos públicos correntes é alto.” Fonte: SANTOS, C. H.; PIRES, M. C. C. Qual a sensibilidade dos investimentos privados a aumentos na carga tributária brasileira? Uma investigação econométrica. Rev. Econ. Polit., v. 29, n.3, São Paulo, jul./sept. 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a análise de sensibilidade, pode-se afirmar que ela:
é um método que viabiliza a variação de fatores que influenciam o fluxo de caixa.
é uma análise referente ao impacto das capitalizações nos fluxos de caixa.
mede o quanto se consegue variar de um bem a partir dos juros reais.
é uma análise que independe da magnitude, mas depende do sinal do impacto.
é o patamar de referência que acompanha a variação diante do método.

Leia o trecho a seguir: “Ao buscarem identificar lucratividade e participação de mercado, satisfação de clientes, retenção de clientes, habilidades dos funcionários, prazos e incertezas dos fluxos de caixa futuros, não podem ser vistos como indicadores de tendência ou vetores de desempenho (leading indicators) [...]. Por exemplo, qual o papel dos indicadores financeiros numa análise de valor econômico, quando esta propõe ajustes às regras contábeis geralmente aceitas e ao cálculo do custo do capital nas taxas de retorno do investimento?” Fonte: PACE, E. S. U.; BASSO, L. F. C.; SILVA, M. A. Indicadores de desempenho como direcionadores de valor. Rev. adm. Contemp., v.7, n.1, Curitiba Jan./Mar. 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre valores e custos, pode-se afirmar que:
Valor Atual Líquido (VAL) é conhecido também como valor equivalente.
VPL negativo incorre em custo presente anualizado.
o Valor Uniforme Líquido (VUL) é o valor presente atualizado.
se as receitas forem menores do que o custo, tem-se o custo uniforme líquido.
o Valor Atual Líquido (VAL) traz o valor futuro a valor presente.

Leia o trecho a seguir: “Segundo Matos (2002), as decisões sobre a viabilidade econômica de projetos de investimento resultam da estimativa e análise de indicadores de viabilidade. Dentre esses indicadores podem-se destacar o Valor Presente Líquido (VPL), a Relação Benefício/Custo (B/C), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Período de Payback (PP), sendo importante salientar que a análise desses indicadores deve ser feita de maneira conjunta para auxiliar na tomada de decisão.” Fonte: FIGUEIREDO, A.; SANTOS, P.; SANTOLIN, R.; REIS, B. Integração na criação de frangos de corte na microrregião de Viçosa – MG: viabilidade econômica e análise de risco. Rev. Econ. Sociol. Rural. v. 44, n. 4, Brasília, out.-dec. 2006.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre viabilidade econômica, é correto afirmar que:
a análise de viabilidade econômica utiliza-se da TIR, VPL e TMA para medir a opção mais viável em meio ao custo de oportunidade.
o maior desafio do gestor é analisar os indicadores internos da empresa unidos ao cenário econômico para tomar a melhor decisão possível.
existe viabilidade econômica acima da curva de possibilidade de produção caso haja a certeza de que a capacidade produtiva da firma irá aumentar.
as curvas de isoquanta e isocusto representam os custos de oportunidade relacionados a uma gama de 3 ou mais opções.
o custo de oportunidade entre o governo escolher mais inflação do que desemprego é o valor aumento do nível de preços.

Prévia do material em texto

25/04/2022 20:26 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_98039_1/outline/assessment/_5259922_1/overview/attempt/_17960213_1/review/inline-feedback?… 1/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“De acordo com Gitman (2010), o payback Simples é um dos métodos mais comuns para analisar investimentos em 
projetos. A técnica tem como função calcular o período em que a empresa obterá o retorno de seu investimento inicial. 
Caso esse período de tempo seja menor do que o estipulado pela empresa, tem-se um projeto viável. O autor também 
comenta que a utilização do método é grande entre pequenos empresários por possuir um cálculo trivial, já que não 
leva em consideração o valor temporal do dinheiro.”
Fonte: SILVA, C. E.; HENRIQUE, D. C.; MIMURA, A. T. Análise Do Payback Descontado Em Sistemas Residenciais De 
Captação De Água De Chuva No Estado De Santa Catarina. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 18, n. 3, 
2018, p. 1046 e 1047.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a validade do método payback, assinale a alternativa 
que melhor descreve sua utilização:
Sua análise leva em consideração riscos inerentes à empresa.
Apresenta a análise dos fluxos de caixa conservadores.
Pode ser utilizado para avaliar as mudanças estruturais de impacto relevante.
Resposta corretaPode ser utilizado como indicador primário ou adicional para a decisão.
Pode ser utilizado como substituto às demais ferramentas de avaliação.
Pergunta 2 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“Dado, informação e conhecimento são elementos fundamentais para a comunicação e a tomada de decisão nas 
organizações, mas seus significados não são tão evidentes. Eles formam um sistema hierárquico de difícil delimitação. 
O que é um dado para um indivíduo pode ser informação e/ou conhecimento para outro. Davenport (1998) corrobora 
esse ponto de vista colocando resistência em fazer essa distinção, por considerá-la nitidamente imprecisa.”
Fonte: ANGELONI, Maria Terezinha. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Inf. v. 32, n.1, Brasília, jan.-
abr. 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre viabilidade econômica, assinale a afirmativa correta:
25/04/2022 20:26 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_98039_1/outline/assessment/_5259922_1/overview/attempt/_17960213_1/review/inline-feedback?… 2/7
Ocultar opções de resposta 
As análises de viabilidade econômica são características de momentos em que a empresa irá realizar um 
grande investimento.
Ao desejar se capitalizar para uma operação, um gestor tem no investimento em renda fixa a ferramenta 
ideal em um cenário de queda da taxa Selic.
A tomada de decisão é algo que depende, principalmente, da previsão dos retornos das aplicações em 
renda fixa das empresas.
Resposta correta
A tomada de decisão é algo que, apesar de contar com ferramentas de engenharia 
econômica, apresenta flexibilidade quanto às opções de escolha.
O risco inerente às aplicações em renda fixa é atrelado ao valor da taxa de juros pré-estabelecida.
Pergunta 3 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“O payback simples conforme Nogueira (2007) consiste em determinar o número de períodos necessários para 
recuperar o capital investido. O mesmo avalia a atratividade de um investimento, todavia não serve para seleção entre 
possibilidades de investimento. Conforme Marquezan e Brondani (2006), a fórmula para cálculo do payback é dada 
pelo valor do retorno por período dividido pelo valor do investimento.”
Fonte: DOMINGOS, B. S.; MOREIRA, C. R.; RESENDE, E. W.; RODRIGUES, D. M. S.; DORNELAS, J. O. Estudo de 
payback simples para a substituição do gás liquefeito de petróleo pelo biogás em uma unidade hospitalar em Minas 
Gerais. In: Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe, 9. 2017, Sergipe. Anais [...]. Sergipe: UFS, 2017, p. 195.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, é correto afirmar que o prazo de retorno do investimento:
representa as aplicações e as entradas de capital na empresa.
Resposta corretaesclarece o tempo necessário para o investidor recuperar o investimento.
ocorre quando o fluxo de caixa da empresa é positivo.
são os pagamentos realizados à empresa.
representa o tempo em que os juros se igualam ao capital investido.
25/04/2022 20:26 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_98039_1/outline/assessment/_5259922_1/overview/attempt/_17960213_1/review/inline-feedback?… 3/7
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 4 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“De acordo com Chandler (1990), a utilização da capacidade plena da planta de produção é uma condição básica para 
a obtenção de vantagens de custo decorrentes das economias de escala. Se o volume estiver abaixo da capacidade, 
os custos efetivos por unidade tendem a crescer e as vantagens potenciais de custo podem não ser completamente 
realizadas. Nesse sentido, torna-se ainda mais importante a coordenação entre as diferentes atividades da empresa 
para que a utilização da capacidade plena da instalação possa ser atingida continuamente.”
Fonte: VINHOLI, M. M. B.; BRANDÃO, H. M. Economia de escala no processo de resfriamento do leite. Ciênc. 
agrotec., v.33, n.1, Jan./Feb. 2009.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre recuperação de capital investido, pode-se afirmar que, 
para análise do problema da substituição de equipamentos:
considera a vida útil do bem em detrimento do custo de manutenção
utiliza a vida útil contábil do equipamento.
utiliza o CPL para calcular os fluxos de caixa para o equipamento.
Resposta corretautiliza o CUL para calcular os fluxos de caixa para o equipamento.
está relacionado ao conceito da taxa marginal de substituição técnica.
Pergunta 5 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“A relação entre observância do custo de oportunidade e o ponto de equilíbrio se dá no conteúdo observado para o 
cálculo do ponto de equilíbrio, sendo considerado, apenas, os custos variáveis e os custos fixos, não havendo 
qualquer consideração ao custo de oportunidade, considerado um custo importante e relevante, nos dias atuais. 
Martins (2000) considera ponto de equilíbrio, quando ocorre a conjunção dos custos totais com as receitas totais, não 
havendo, desta forma, nem lucro e nem prejuízo.”
25/04/2022 20:26 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_98039_1/outline/assessment/_5259922_1/overview/attempt/_17960213_1/review/inline-feedback?… 4/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Fonte: CRUZ, J. O impacto do custo do capital próprio no ponto de equilíbrio. Revista de Contabilidade do Mestrado 
em Ciências Contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1, jan.-jun. 2006.
Considerando essas informações sobre a análise do ponto de equilíbrio, assinale a alternativa que o define 
corretamente:
É a análise do VPL neutro sob os fluxos de caixa.
É o ponto no qual há contração da oferta de modo a se igualar à demanda.
É a análise que mostra os fluxos de caixa positivos.
Resposta corretaÉ o ponto no qual as receitas cobrem todos os custos.
A partir desse ponto, a empresa deve se atentar para quedas no investimento.
Pergunta 6 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“No que tange à mensuração e amortização, Hendriksen e Van Breda (1999) explicam que ativos intangíveis são 
difíceis de medir. Essa característica é particularmente verdadeira no caso de intangíveis que não podem ser 
identificados separadamente, tais como goodwill. O custo é a base usual, escolhida em termos pragmáticos. Os ativos 
intangíveis são amortizados assim como os ativos tangíveis são depreciados. A vida útil utilizada deve ser sua duração 
econômica estimada.”
Fonte: MARQUES, J. A.; SANTOS, R. F.; GOUVEIA, V. A. L. Análise da Evidenciação do Ativo Intangível nas 
Demonstrações Contábeis. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 13, n. 52, p. 45 - 54, set/dez. 2011, p. 46
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, assinale a alternativa que melhordescreve o conceito de 
depreciação acelerada:
É calculada a partir da deflação do valor nominal da depreciação.
Ocorre devido ao desempenho dos investimentos em níveis mais abrangentes.
É a soma da vida útil do bem à depreciação.
Ocorre via depreciação calculada exponencialmente em relação ao capital.
Resposta corretaOcorre devido à superutilização de um equipamento durante sua vida útil.
25/04/2022 20:26 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_98039_1/outline/assessment/_5259922_1/overview/attempt/_17960213_1/review/inline-feedback?… 5/7
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 7 -- /1
Em uma fábrica existem 5 tipos de peças diferentes que não usadas por apresentarem defeitos em suas estruturas. 
50% das peças são do tipo A, 30% do tipo B, 5% do tipo C, 10% do tipo D e 5% do tipo E. No total, 820 peças estão 
defeituosas.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre condição de certeza e risco, assinale a alternativa 
que apresenta, respectivamente, quantas peças do tipo B são defeituosas, a média, a mediana e a moda dessas 
peças:
Resposta correta246, 164, 82 e 41.
245, 164, 42 e 81.
246, 164, 81 e 42.
245, 164, 41 e 82.
246, 164, 41 e 82.
Pergunta 8 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“[...] as hipóteses de que a sensibilidade do investimento privado brasileiro a diminuições na carga tributária bruta e na 
taxa básica de juros da economia são relativamente altas. Com efeito, se essas sensibilidades forem baixas, o 
aumento no crescimento do produto potencial (i.e., o "benefício social") associado a tais medidas também será baixo. 
Por outro lado, poucos discordariam que o "custo social" de uma redução significativa da carga tributária e dos gastos 
públicos correntes é alto.”
Fonte: SANTOS, C. H.; PIRES, M. C. C. Qual a sensibilidade dos investimentos privados a aumentos na carga 
tributária brasileira? Uma investigação econométrica. Rev. Econ. Polit., v. 29, n.3, São Paulo, jul./sept. 2009.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a análise de sensibilidade, pode-se afirmar que ela:
25/04/2022 20:26 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_98039_1/outline/assessment/_5259922_1/overview/attempt/_17960213_1/review/inline-feedback?… 6/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Resposta corretaé um método que viabiliza a variação de fatores que influenciam o fluxo de caixa.
é uma análise referente ao impacto das capitalizações nos fluxos de caixa.
mede o quanto se consegue variar de um bem a partir dos juros reais.
é uma análise que independe da magnitude, mas depende do sinal do impacto.
é o patamar de referência que acompanha a variação diante do método.
Pergunta 9 -- /1
Leia o trecho a seguir:
“Ao buscarem identificar lucratividade e participação de mercado, satisfação de clientes, retenção de clientes, 
habilidades dos funcionários, prazos e incertezas dos fluxos de caixa futuros, não podem ser vistos como indicadores 
de tendência ou vetores de desempenho (leading indicators) [...]. Por exemplo, qual o papel dos indicadores 
financeiros numa análise de valor econômico, quando esta propõe ajustes às regras contábeis geralmente aceitas e ao 
cálculo do custo do capital nas taxas de retorno do investimento?”
Fonte: PACE, E. S. U.; BASSO, L. F. C.; SILVA, M. A. Indicadores de desempenho como direcionadores de valor. Rev. 
adm. Contemp., v.7, n.1, Curitiba Jan./Mar. 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre valores e custos, pode-se afirmar que:
Valor Atual Líquido (VAL) é conhecido também como valor equivalente.
VPL negativo incorre em custo presente anualizado.
o Valor Uniforme Líquido (VUL) é o valor presente atualizado.
se as receitas forem menores do que o custo, tem-se o custo uniforme líquido.
Resposta corretao Valor Atual Líquido (VAL) traz o valor futuro a valor presente.
Pergunta 10 -- /1
25/04/2022 20:26 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_98039_1/outline/assessment/_5259922_1/overview/attempt/_17960213_1/review/inline-feedback?… 7/7
Ocultar opções de resposta 
Leia o trecho a seguir:
“Segundo Matos (2002), as decisões sobre a viabilidade econômica de projetos de investimento resultam da estimativa 
e análise de indicadores de viabilidade. Dentre esses indicadores podem-se destacar o Valor Presente Líquido (VPL), 
a Relação Benefício/Custo (B/C), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Período de Payback (PP), sendo importante 
salientar que a análise desses indicadores deve ser feita de maneira conjunta para auxiliar na tomada de decisão.”
Fonte: FIGUEIREDO, A.; SANTOS, P.; SANTOLIN, R.; REIS, B. Integração na criação de frangos de corte na 
microrregião de Viçosa – MG: viabilidade econômica e análise de risco. Rev. Econ. Sociol. Rural. v. 44, n. 4, Brasília, 
out.-dec. 2006.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre viabilidade econômica, é correto afirmar que:
a análise de viabilidade econômica utiliza-se da TIR, VPL e TMA para medir a opção mais viável em meio ao 
custo de oportunidade.
Resposta correta
o maior desafio do gestor é analisar os indicadores internos da empresa unidos ao 
cenário econômico para tomar a melhor decisão possível.
existe viabilidade econômica acima da curva de possibilidade de produção caso haja a certeza de que a 
capacidade produtiva da firma irá aumentar.
as curvas de isoquanta e isocusto representam os custos de oportunidade relacionados a uma gama de 3 
ou mais opções.
o custo de oportunidade entre o governo escolher mais inflação do que desemprego é o valor aumento do 
nível de preços.

Mais conteúdos dessa disciplina