Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação
COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOINVILLE
EEB. PROFESSORA JANDIRA D'ÁVILA
Rua Emílio Landmann, 100, Aventureiro - Fone/Fax: (47) 3461-1540
Joinville SC - eebjandira@sed.sc.gov.br
	
	COMPONENTE CURRICULAR/DISCIPLINA: Arte 
	 9º ano 1, 2 e 3
	PROFESSOR(a): Ane Eveline Gomes
	ESTUDANTE:
	Data: 13/04/2021 e
20/04/2021
	OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO: Contextos e práticas: vida e obra do artista Edvard Munch.
	HABILIDADES:
(EF06AR02) Explorar, reconhecer e produzir criativamente os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a partir de narrativas pessoais, sociais e estéticas. 
(EF06AR07) Conhecer, valorizar e respeitar os artistas, tais como: artistas plásticos, ilustradores, designers, grafiteiros, artesãos e os curadores locais, estabelecendo relações com os nacionais e internacionais de forma investigativa, crítica e sensível.
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS
ARTE 
TEMA: EDVARD MUNCH: UM GRITO INFINDÁVEL 
Em 1893 Edvard Munch pinta “O Grito”, é uma obra feita em óleo, têmpera e pastel em cartão de pequenas dimensões: 91 x 73.5 cm. Há uma série de fatores que influenciaram Munch para a realização deste quadro. 
Desde um período em que esteve doente em Nice, em 1892. Edvard escreveu em seu diário o momento que por certo o inspirou a pintar a sua obra: “Estava a passear cá fora com dois amigos, e o Sol começava a pôr-se - de repente o céu ficou vermelho, cor de sangue - Parei, sentia-me exausto e apoiei-me a uma cerca – havia sangue e língua de fogo por cima do fio de azul-escuro e da cidade – os meus amigos continuaram a andar e eu ali fiquei, de pé, a tremer de medo – e senti um grito infindável a atravessar a Natureza”. 
Obra mais famosa do pintor norueguês e um dos marcos maiores do Expressionismo, em “O Grito”, o desespero e a angústia tomam enormes proporções. Detalhe curioso dessa obra é que ela retrata um personagem andrógeno, em uma situação de desespero e angústia existencial.
O quadro “O Grito” tornou-se uma das obras de arte mais reconhecidas em todo o mundo só suplantada pela “Mona Lisa" de Leonardo Da Vinci. Mas o que tornará esta obra de arte tão famosa e apelativa? Será a misteriosa figura central do seu quadro? Será a dor intensa que este personifica? Serão as cores tortuosas que nos tocam a alma? Será uma identificação que inconscientemente fazemos quando somos confrontados com a sua angústia?
“A arte também é a expressão da vida aprisionada num quadro”. Essa frase se enquadra perfeitamente para falarmos na obra O Grito, de Edvard Munch. Inspirados nas releituras abaixo, reflita sobre os fatos de nossas vidas e tente relacioná-la com a pintura de Munch.
ATIVIDADE: A partir das reflexões sobre o quadro O Grito, crie uma releitura (desenho) cujo objetivo é relacionar fatos desesperadores de nossa realidade (políticos, sociais, ambientais e outros) como referência para sua criação artística. Para fazer sua composição artística você vai precisar folha sulfite, lápis de cor ou canetinha se preferir, pode também utilizar recorte e colagem de resta. 
Use as imagens abaixo como fonte de inspiração.
 Lembrando que ápos o término da 
 Atividade tirar foto e 
encaminhar no Classroom
 Bom Estudo!
 Profª Ane Eveline

Mais conteúdos dessa disciplina