Logo Passei Direto
Buscar

atividade 3 sistemas digitais

Latches e flip-flops são componentes básicos dos sistemas lógicos sequênciais. A função deles consiste em armazenar um bit de informação. No mercado, podemos encontrar diversas implementações de latches e de flip-flops, tais como “RS” e “D”. Para essa questão, descreva a tabela-verdade relativo aos latches e flip-flops tipo “RS” e abstraia os conceitos relacionados respondendo às seguintes questões:



1) Quais os estados que não podem ocorrer nas entradas dos latches e flip-flops “RS”? Esses estados são diferentes quando usamos lógica positiva ou lógica negativa?



2) Qual a diferença entre os latches e flip-flops tipo “RS” em relação ao tipo “D”?



3) Qual a diferença básica entre latches e flip-flops?



Poste a sua resposta em seu portfólio.



Referência



IDOETA, I.V.; CAPUANO, F. G. Elementos de Eletrônica Digital. 41 Ed. São Paulo: Érica, 2012. [recurso eletrônico, Minha Biblioteca]. Disponível em <https://unp.blackboard.com/>.



TOCCI, R. J.; WIDMER, N. S.; MOSS, G. L. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. 12 Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018. [recurso eletrônico, Biblioteca Virtual Universitária]. Disponível em <https://unp.blackboard.com/>. VAHID, F.; LASCHUK, A. Sistemas Digitais: Projeto, otimização e HDLs. Porto Alegre: Bookman, 2008. [recurso eletrônico, Minha Biblioteca]. Disponível em <https://unp.blackboard.com/>.

User badge image
Pablo Fabricio

há 6 anos

User badge image
Pablo Fabricio

há 6 anos

Respostas

User badge image

Andre Smaira

há 6 anos

1)

Os estados em que essas entradas não podem ocorrer são os estados de circuito sequencial. Além disso, esse estado, por estar em sequência, não diferencia a lógica positiva da negativa.

2)

O flip-flop SR é composto por duas entradas, S (set) e R (reset), além do clock. a partir do momento em que ambas entradas forem 0, a saída é a saída anterior, isto é, o estado atual.

Por sua vez, o tipo D caracteriza-se como um circuito síncrono de memória com uma entrada (D), um sinal de clock e saídas Q e QQ, sendo esta última responsável por realimentar o circuito com o valor memorizado.

3)

Latch caracteriza-se como sendo é um circuito sequencial biestável assíncrono, ou seja, é um circuito constituído por portas lógicas, capaz de armazenar um bit de informação.

Por sua vez, os flip-flops são implementados de forma de circuito integrado, ou seja, as mudanças que ocorrem em alguns “componentes” do circuito, interferem nos resultados de entrada ou saída.

Essa resposta te ajudou?

21
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Victor Duarte

há 4 anos

1- Quando a entrada SET é momentaneamente pulsada em nível BAIXO, enquanto a entrada RESET é mantida em nível ALTO, a entrada proibida é 0 0. No caso em que, SET e CLEAR (RESET) são ativadas em nível ALTO, a entrada proibida é 1 1.


2- O latch R-S síncrono não consegue deixar o estado de oscilação quando os atrasos de propagação forem iguais e ocorrer a transição de R=S=1 para R=S=0. Introduzindo um inversor entre as entradas R e S, as mesmas serão iguais, fazendo com que o circuito trabalhe na região normal de operação tal circuito é conhecido com latch D (latch transparente).


3- Os latches são parecidos aos flip-flops porque são dispositivos biestáveis e que podem permanecer em um dos dois estados estáveis usando uma configuração de realimentação, na qual as saídas são ligadas as entradas opostas.

A principal diferença entre os latches e flip-flops é o método usado para a mudança de estado de um ao outro.

Essa resposta te ajudou?

5
Dislike0
User badge image

Tamilla Canjerana

há 6 anos

Certo

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike3

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina