Ed
há 2 semanas
O diagnóstico mais provável é Anemia hemolítica autoimune. Justificativa: - Icterícia, urina escura e esplenomegalia indicam hemólise. - Hemoglobina baixa (7,8 g/dL) com reticulócitos elevados (8%) indica anemia regenerativa, típica de hemólise. - Aumento da lactato desidrogenase e bilirrubina indireta reforçam a hemólise. - Coombs direto positivo indica presença de anticorpos contra hemácias, caracterizando anemia hemolítica autoimune. - Esfregaço com esferócitos é típico de destruição extravascular das hemácias no baço. Fisiopatologia: Na anemia hemolítica autoimune, o sistema imunológico produz anticorpos (geralmente IgG) que se ligam às hemácias, marcando-as para destruição principalmente no baço (hemólise extravascular), levando à anemia, icterícia e esplenomegalia. As outras opções não se encaixam nos achados clínicos e laboratoriais apresentados.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material