Leia os textos: TEXTO I A avaliação formativa é aquela em que os principais participantes, professor e estudante, “formam-se” mutuamente no centro da discussão, que são os resultados. Enquanto na avaliação somativa o foco está no resultado enquanto símbolo (nota, conceito ou visto), na avaliação formativa o foco está na análise dos resultados e no ecossistema educativo que envolve a intervenção. (Adaptado do texto base, 2024). TEXTO II A avaliação "bancária" é o reflexo da educação bancária. Nela, os alunos se transformam em meros arquivos das verdades descobertas previamente pelos professores. A avaliação torna-se um mero ato de cobrança, e não uma atividade cognoscitiva em que educador e educando discutem o conhecimento. (Romão, J. E. Avaliação Dialógica. 2006) Com base nos textos apresentados e na relação entre as funções da avaliação (diagnóstica, somativa e formativa), avalie as afirmações a seguir: I. Uma avaliação para diagnóstico é definida pela finalidade dada à análise dos resultados, e não apenas pelo instrumento utilizado, podendo ocorrer em diversos momentos do percurso pedagógico. II. A avaliação somativa, por focar na mensuração e ordenação do desempenho em símbolos, é considerada tecnicamente inadequada e deve ser substituída integralmente pela avaliação reflexiva no contexto escolar. III. O caráter formativo de uma avaliação é consolidado no "pós-prova", por meio de estratégias como a reescrita, a análise do erro e o automonitoramento cognitivo pelo estudante. IV. A avaliação crítica pressupõe instrumentos que permitam ao estudante a argumentação e a fundamentação, superando o modelo de simples devolução de depósitos de conteúdos decorados. É correto apenas o que se afirma em: Opções da pergunta 15: I e II. I, III e IV. I, II, III e IV. II e III. II, III e IV.