Um homem de 55 anos foi conduzido ao serviço de emergência apresentando hemorragia extensa, após ter sofrido a perda de três dedos da mão direita enquanto tentava serrar uma barra de ferro na oficina em que trabalha. Sabendo-se que o extravasamento de sangue, com consequente diminuição do volume circulante, pode acarretar consequências graves ou fatais, alguns mecanismos fisiológicos autoprotetores são desencadeados pelo sistema circulatório para deter ou minimizar a perda sanguínea.
Sobre esses mecanismos, analise as afirmativas a seguir:
I. O conjunto dos mecanismos fisiológicos é denominado hemostasia e inclui a contração de pequenos músculos lisos do interior da parede dos vasos, a agregação de plaquetas e o desenvolvimento e a formação de uma rede de fibras de fibrina que vai aprisionar os elementos figurados do sangue.
II. Na fase inicial do processo de coagulação, ocorre a expansão do coágulo e a formação de um tampão por agregação plaquetária, que vai impedir o extravasamento sanguíneo.
III. O principal mecanismo desencadeado para deter a perda de volume sanguíneo é a liberação de plaquetas, que vão contribuir para o processo de formação do coágulo, que se desenvolve a partir de uma rede de fibras de proteínas insolúveis.
IV. Durante a fase final do processo de hemostasia, ocorre a contração e a dissolução do coágulo por fibrinogênese.
V. Durante o processo de coagulação, ocorre o desenvolvimento de um tampão de proteína solúvel, denominada fibrina, e desagregação de plaquetas, que desencadeiam a formação do coágulo.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Ed
há 3 dias
Vamos analisar cada afirmativa: I. O conjunto dos mecanismos fisiológicos é denominado hemostasia e inclui a contração de pequenos músculos lisos do interior da parede dos vasos, a agregação de plaquetas e o desenvolvimento e a formação de uma rede de fibras de fibrina que vai aprisionar os elementos figurados do sangue. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e descreve bem o processo de hemostasia. II. Na fase inicial do processo de coagulação, ocorre a expansão do coágulo e a formação de um tampão por agregação plaquetária, que vai impedir o extravasamento sanguíneo. Falso, na fase inicial ocorre a agregação plaquetária, mas não a expansão do coágulo, que acontece em fases posteriores. III. O principal mecanismo desencadeado para deter a perda de volume sanguíneo é a liberação de plaquetas, que vão contribuir para o processo de formação do coágulo, que se desenvolve a partir de uma rede de fibras de proteínas insolúveis. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as plaquetas são fundamentais na formação do coágulo. IV. Durante a fase final do processo de hemostasia, ocorre a contração e a dissolução do coágulo por fibrinogênese. Falso, a fibrinogênese refere-se à formação de fibrina, e a dissolução do coágulo ocorre por um processo chamado fibrinólise, não fibrinogênese. V. Durante o processo de coagulação, ocorre o desenvolvimento de um tampão de proteína solúvel, denominada fibrina, e desagregação de plaquetas, que desencadeiam a formação do coágulo. Falso, a fibrina é uma proteína insolúvel que forma a rede do coágulo, e a desagregação de plaquetas não é um evento que ocorre durante a formação do coágulo. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta é: Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade