Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:
I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores.
PORQUE.
II. O investimento em responsabilidade social pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais, que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.
Escolha uma opção:
a.
Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é a explicação da segunda.
b.
Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
c.
A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
d.
A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não explica a primeira.
e.
A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda explica a primeira.
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar as afirmações: I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores. Essa afirmação é verdadeira, pois sugere ações que uma empresa pode tomar para melhorar a relação com a comunidade e contribuir para o desenvolvimento social. II. O investimento em responsabilidade social pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais, que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania. Essa afirmação também é verdadeira, pois descreve os benefícios que a empresa pode obter ao investir em responsabilidade social. Agora, vamos verificar a relação entre as duas afirmações: A afirmação I apresenta uma proposta de ação (investir em responsabilidade social), enquanto a afirmação II explica os benefícios e a imagem positiva que essa ação pode gerar. Portanto, a primeira afirmação é uma ação que pode levar aos resultados descritos na segunda. Com base nessa análise, a alternativa correta é: a) Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é a explicação da segunda.