Logo Passei Direto
Buscar
O governo de José Sarney foi inicialmente marcado pela frustração político-ideológica da volta à democracia com a morte de Tancredo Neves. Ocupando o posto de vice-presidente, Sarney foi o primeiro civil a tomar posse do governo presidencial após os anos da ditadura. Historicamente ligado às tradicionais oligarquias nordestinas, o governo José Sarney tinha a difícil missão de recuperar a economia brasileira sem abrir mão dos privilégios das elites que apoiavam.
Qual das alternativas a seguir é correta sobre o governo Sarney?
A definiu o racismo como crime inafiançável, mas não legislou sobre o crime de tortura.
B Determinou a diminuição da jornada de trabalho de 48 horas para 44 horas semanais.
C restabeleceu o habeas corpus, mas não mencionou o habeas data.
D Foi o primeiro presidente civil depois da ditadura, mas não suspendeu as eleições diretas para presidente da República.
E Foi adiada a convocação de uma nova Constituinte, protelando, assim, uma nova Constituição.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o governo de José Sarney: A) Definiu o racismo como crime inafiançável, mas não legislou sobre o crime de tortura. - Essa afirmação é verdadeira, pois a Constituição de 1988, que foi promulgada durante seu governo, realmente definiu o racismo como crime inafiançável, mas a questão da tortura não foi abordada de forma específica. B) Determinou a diminuição da jornada de trabalho de 48 horas para 44 horas semanais. - Essa afirmação é incorreta, pois a redução da jornada de trabalho foi uma conquista da Constituição de 1988, mas não uma determinação direta do governo Sarney. C) Restabeleceu o habeas corpus, mas não mencionou o habeas data. - O habeas corpus já existia antes e foi garantido pela nova Constituição, mas o habeas data foi introduzido na Constituição de 1988, então essa afirmação é confusa. D) Foi o primeiro presidente civil depois da ditadura, mas não suspendeu as eleições diretas para presidente da República. - Essa afirmação é verdadeira, pois Sarney assumiu a presidência após a morte de Tancredo Neves, mas as eleições diretas não foram realizadas durante seu governo. E) Foi adiada a convocação de uma nova Constituinte, protelando, assim, uma nova Constituição. - Essa afirmação é incorreta, pois a convocação da Assembleia Constituinte ocorreu durante seu governo. Após essa análise, a alternativa correta é: A) Definiu o racismo como crime inafiançável, mas não legislou sobre o crime de tortura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É denominado 'Nova República' na história do Brasil, o período imediatamente posterior ao Regime Militar, época de exceção das liberdades fundamentais e de perseguição a opositores do poder. É exatamente pela repressão do período anterior que afloram, de todos os setores da sociedade brasileira o desejo de iniciar uma nova fase do governo republicano no país, com eleições diretas, além de uma nova constituição que contemplasse as aspirações de todos os cidadãos. Pode-se denominar tal período também como a Sexta República Brasileira.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A promulgação do novo texto constitucional em 1988 não foi capaz de inaugurar um novo trato das questões institucionais.
II. A nova constituição deixou clara a capacidade de pressão e a intransigência das forças conservadoras, apesar de ter assegurado conquistas expressivas por parte dos trabalhadores e dos movimentos sociais.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Já no Planalto, Collor foi acusado de envolvimento em um esquema de corrupção organizado pelo seu ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias, o PC Farias. As primeiras denúncias surgiram após os 100 primeiros dias de mandato e repercutiram na imprensa que, livre da censura da ditadura militar, pode investigar o caso.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A situação política e a imagem social de Fernando Collor estavam muito manchadas.
II. Além do plano econômico de Collor fracassar, houve muitas denúncias de corrupção em seu governo.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

No que se refere às reformas, o governo conseguiu que o Congresso Nacional aprovasse a quebra dos monopólios estatais nas áreas de comunicação e petróleo, bem como a eliminação de restrições ao capital estrangeiro. A ampla política de privatização de empresas estatais renovou o país, por exemplo, nas áreas de telefonia e de extração e comercialização de minérios. O governo também cuidou que projetos de mudanças mais consistentes na estrutura e no funcionamento do Estado brasileiro fossem encaminhados a partir da discussão das reformas tributária e fiscal, da previdência social e dos direitos trabalhistas. O argumento era de que essas reformas e mudanças administrativas tinham por objetivo fomentar a modernização das estruturas estatais, a fim de sustentar o desenvolvimento econômico e a integração do país no mercado mundial.
Sobre o Brasil do período FHC é possível afirmar que:
I. Os mecanismos utilizados na defesa da moeda nacional e manutenção de altas taxas de juros implicaram um ritmo lento de crescimento econômico.
II. Sofreu uma elevação do índice de desemprego, que atingiu 5,6% em 1997 e 7,6% em 1998.
III. Fez com que o Banco Central adotasse a política de 1 para 1 com relação ao dólar.
a. I, apenas.
b. I, II e III.
c. III, apenas.
d. I e II, apenas.
e. II e III, apenas.

No segundo mandato do governo Lula a inflação foi controlada e o índice de desemprego diminuiu. Para desenvolver a infraestrutura do país foi criado o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2007, que construiu portos, rodovias, ferrovias, investiu-se em saneamento básico. Com o crescimento da economia brasileira, o país ingressou no Bloco de países emergentes (BRIC) formado também por Rússia, Índia e China, em 2011. O crescimento econômico brasileiro também o levou ao ingresso no G-20, constituído pela União Europeia e as dezenove maiores economias mundiais. A crise econômica mundial de 2008 teve pouca ressonância no Brasil, gerando um clima de otimismo. Além disso, houve a descoberta de jazidas de petróleo abaixo das camadas de sal no solo, que ficaram conhecidas como Pré-sal, prometendo ainda maior crescimento econômico para o país.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. É possível afirmar que o Brasil teve um crescimento econômico considerável durante os mandatos do presidente Lula.
II. O PIB brasileiro cresceu em média 4% ao ano e o número de empregos formais atingiu quase 16 milhões.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

O Cruzado II foi um pacote fiscal que acabou por fornecer uma válvula de escape para toda a inflação reprimida durante o congelamento de preços. O Plano pretendia controlar o déficit fiscal aumentando a receita tributária. Permanecia o gatilho salarial, porém, os índices de inflação eram 'ajustados' de modo a evitar o seu disparo. de todo modo, em 1987, o índice atingiu um patamar que disparou o gatilho. A população teve que enfrentar vários aumentos de preços, num só dia: 60% no preço da gasolina; 120% dos telefones e energia; 100% das bebidas; 80% dos automóveis; 45% a 100% dos cigarros.
Qual das alternativas a seguir caracteriza corretamente o Plano cruzado II?
a. Determinou a diminuição das tarifas dos serviços públicos e o congelamento dos preços.
b. fez com que as reservas cambiais brasileiras se deterioraram rapidamente em função do aquecimento do consumo.
c. Tinha como objetivo o pagamento integral da dívida externa brasileira, problema que se alongava por duas décadas.
d. Conseguiu manter a inflação contida em aproximadamente 3%.
e. Fez com que o governo ganhasse grande popularidade, aumentando o prestígio de José Sarney.

Mais conteúdos dessa disciplina