Logo Passei Direto
Buscar
Leia os textos a seguir: Texto 1 Essa abordagem parte da ideia de que o comércio internacional é vantajoso mesmo quando uma nação produz internamente os bens a um custo mais baixo do que as demais nações também envolvidas. Neste caso, considera-se a produtividade e a relação entre as horas necessárias para a produção do bem especializado. Texto 2 Abordagem baseada no contexto de livre-comércio, defende a ideia de que os países se especializam em seus bens mais produtivos e os exportam para outros países. Baseava-se na quantidade de horas necessárias para a produção do bem especializado. Texto 3 No contexto do livre comércio, essa abordagem defende que cada país irá se especializar na produção do bem intensivo no fator de produção abundante.
Considerando as informações, avalie as afirmacoes abaixo:
I - O texto 3 se refere à Teoria das Vantagens Comparativas, que defende as mesmas premissas da Teoria das Proporções de Fatores.
II - O texto 2 se refere à Teoria da Vantagem Absoluta, que tem como contraponto principal a Teoria da Vantagem Comparativa.
III - O texto 1 se refere à abordagem Mercantilista, que foi desenvolvida como um contraponto à Teoria das Proporções de Fatores.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I - O texto 3 se refere à Teoria das Vantagens Comparativas, que defende as mesmas premissas da Teoria das Proporções de Fatores. Falso. O texto 3 fala sobre especialização com base na abundância de fatores de produção, que é mais relacionado à Teoria das Proporções de Fatores, enquanto a Teoria das Vantagens Comparativas se concentra na eficiência relativa de produção entre países. II - O texto 2 se refere à Teoria da Vantagem Absoluta, que tem como contraponto principal a Teoria da Vantagem Comparativa. Verdadeiro. O texto 2 realmente descreve a especialização e a exportação de bens mais produtivos, que é uma característica da Teoria da Vantagem Absoluta, e a Vantagem Comparativa é o contraponto. III - O texto 1 se refere à abordagem Mercantilista, que foi desenvolvida como um contraponto à Teoria das Proporções de Fatores. Falso. O texto 1 não se refere à abordagem Mercantilista, mas sim a uma ideia que se alinha mais com a Teoria das Vantagens Comparativas. Com base nas análises, apenas a afirmação II é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: Em meados dos anos 2000, o primeiro passo internacional da Osklen foi a entrada em Portugal. A grife escolheu a franquia como a forma de entrada em seu primeiro mercado. Nesta parceria, coube a Osklen o papel de prestar apoio ao franqueado, fornecer os produtos das coleções e garantir que a qualidade que a marca busca fosse atendida pelo sócio local. O então futuro sócio foi até a marca, pois reconhecia nela um potencial que poderia ser explorado com sucesso em seu país. A Osklen, tendo reconhecido a capacidade de gestão e conhecimento do mercado local do parceiro, assinou um contrato com ele, para que ele fosse o primeiro franqueado em sua primeira loja internacional. Após alguns anos de trajetória internacional no mesmo formato de franquias, a empresa optou por uma entrada diferenciada nos Estados Unidos. A estratégia de entrada adotada foi a de abertura de loja própria. Assim, a primeira loja aberta foi em Nova York, cidade em que todas as grandes grifes da moda encontram-se presente com suas marcas. A expansão norte-americana deverá continuar contando com a abertura da segunda loja em Miami. Para consolidar esta entrada no mercado norte-americano, criou-se uma equipe (formada por brasileiros e americanos) para permanecer no local e, assim, ser responsável por toda a operação nos EUA. Optou-se por uma estratégia de longo prazo, sem que a empresa tivesse planos mais agressivos de abertura de lojas.
Qual alternativa caracteriza os dois modos de entrada distintos escolhidos pela empresa?
Baixa proximidade cultural (Portugal) – Baixo controle da gestão da operação (EUA).
Alta proximidade cultural (Portugal) – Baixo comprometimento de recursos (EUA).
Alto controle da gestão da operação (Portugal) – Baixo comprometimento de recursos (EUA).
Alto comprometimento de recursos (Portugal) – Alta proximidade cultural (EUA).
Baixo comprometimento de recursos (Portugal) – Alto controle da gestão da operação (EUA).

Leia o texto a seguir: Quanto ao processo de internacionalização, a particularidade mais marcante da empresa é que a sua estratégia está direcionada para garantir o ritmo de crescimento dos seus negócios, priorizando as aquisições, fusões e os processos de inovação. Com base nos dados levantados, a empresa continuará atuando como uma organização global, ou seja, enxergando o mundo como um único mercado e exercendo um forte controle das operações na sede da corporação, embora já se deslocando para o modelo transnacional, na medida em que está sendo cada vez mais pressionada pela responsividade local exercida pelos mercados. No que se refere à estrutura organizacional, o modelo misto adotado pela empresa, ao combinar os critérios de estrutura global integrada por função, por produtos e por área geográfica, atribui fluidez e flexibilidade para que a empresa possa enfrentar os desafios da competição internacional e empreender as mudanças necessárias no tempo adequado e em todos os níveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - Ao integrar critérios de função, produtos e áreas geográficas, a empresa se assemelha ao tipo de estrutura global matricial.
II - A pressão pela responsividade local faz a empresa adotar um modelo mais centralizado de estrutura organizacional.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Leia o texto a seguir: O porto seco que a empresa utiliza procura se diferenciar de seus concorrentes por meio de uma rede integrada de operações que liga unidades estabelecidas nos aeroportos de Cumbica, Congonhas e Viracopos, nas duas margens do porto de Santos e na matriz da empresa. Assim, há uma interligação das operações que possibilita diversas formas de importação e exportação, combinando modais e aproximando o processo de distribuição à fábrica ou ao cliente internacional – tendo sempre uma alternativa no caso de imprevistos e, como mencionado acima, possibilitando a redução das taxas de serviços. Como ponto negativo, partindo do porto seco, os produtos só podem ser levados pelo modal ferroviário para embarque na margem esquerda do porto, uma vez que não há conexão por ferrovia com a margem direita. No entanto, quando o frete é fechado de acordo com determinado incoterm, a empresa não consegue controlar de que lado o navio irá atracar, já que o importador fica aguardando o máximo de tempo, no intuito de conseguir um frete mais em conta – caso em que o vendedor encerra suas responsabilidades quando a mercadoria é entregue e arrumada a bordo do navio no porto de embarque.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta:
Os incoterms FOB (Livre a Bordo) e CFR (Custo e Frete) preveem as mesmas condições em termos da exportação.
O texto especifica a utilização do incoterm CFR (Custo e Frete), que pode ser consultado no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Leia o texto a seguir: As empresas podem tornar-se internacionais mediante fusões e aquisições. Porém, a maioria deve sua inserção nos mercados mundiais a produtos inovadores, o que constitui uma das dificuldades principais sentidas pelas empresas brasileiras; a outra é a criação de marcas internacionais. A internacionalização através do investimento direto é uma das poucas alternativas para empresas que enfrentam a competição global, com rápidas mudanças tecnológicas. Aquisições internacionais podem ajudar a empresa a obter conhecimento e tecnologia; entretanto, nenhuma firma sobrevive no longo prazo simplesmente com base nisso. É preciso que a empresa adquira capacidade em pesquisa, desenvolvimento e design, além de combinar, integrar e reconfigurar as competências obtidas externamente com a sua base de conhecimento. Os principais ativos das empresas resultam mais de sua base tecnológica e de sua capacidade operacional do que de suas habilidades comerciais.
Refletindo sobre as características da internacionalização das empresas multinacionais originárias de países emergentes, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
I - Multinacionais provenientes de países emergentes buscam acesso à tecnologia e conhecimento quando optam pela internacionalização.
II - O acesso ao mercado internacional permite que as multinacionais de países emergentes desenvolvam vantagens de propriedade.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Sobre a internacionalização de micro, pequenas e médias empresas no Brasil, avalie as seguintes afirmativas:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I - Cooperativas de exportação reduzem a viabilidade da internacionalização de MPMEs brasileiras.
II - A experiência internacional acumulada pelo empreendedor dificulta a internacionalização de MPMEs em países de alta renda.
III - Os obstáculos ambientais citados pelo texto podem ser amenizados pelas iniciativas de cooperação e compartilhamento de custos entre pequenos negócios em vias de internacionalização.
IV - Apesar dos obstáculos ambientais apresentados pelo texto, existem políticas públicas que incentivam a internacionalização de MPMEs brasileiras.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.

A partir das informações apresentadas sobre as diferentes fases de integração econômica, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - A União Europeia após a criação da moeda comum (euro) se tornou uma União Aduaneira.
II - A livre circulação de bens, serviços, mão de obra e capitais representa os estágios iniciais de integração econômica.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Sobre a internacionalização do setor bancário, avalie as afirmativas a seguir:
Estão corretas apenas as alternativas:
I - A escolha dos bancos por uma forma de entrada no mercado internacional de baixo custo (escritórios de representação) evidencia a abordagem econômica da internacionalização das empresas.
II - A opção pela internacionalização a partir dos vínculos culturais e institucionais com o país anfitrião representa uma premissa da Teoria OLI (Ownership-Location-Internalization).
III - A legislação restritiva à presença de instituições estrangeiras do país anfitrião inviabiliza a internacionalização dos bancos.
IV - Quando o banco transfere sua tecnologia para as operações internacionais, ele explora suas “vantagens de propriedade”, o que é previsto pela Teoria OLI (Ownership-Location-Internalization).
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina