Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Pois bem, pensemos em duas cidades descritas por Agostinho em sua obra “A cidade de Deus: uma divina e outra terrena”. A divina, cidade de Deus, na qual o homem encontra a sua realização, ou seja, realiza-se como pessoa, uma vez que se volta para Deus. Mas não se trata de morrer e subir ao céu, mas sim de viver como o apóstolo Paulo: viver no mundo, mas não ser desse mundo.
O enunciado acima nos revela:
a. O desprezo que Santo Agostinho demonstra sobre a questão da felicidade e de uma vida virtuosa do homem, apontando o que chama de realização pessoal.
b. A preocupação que Santo Agostinho demonstra sobre a questão da filosofia e da política.
c. A preocupação que Santo Agostinho demonstra sobre a questão da infelicidade e de uma vida sem virtude do homem, apontando o que chama de realização pessoal.
d. A preocupação que Santo Agostinho em apagar a felicidade e a virtude do homem.
e. A preocupação que Santo Agostinho demonstra sobre a questão da felicidade e de uma vida virtuosa do homem, apontando o que chama de realização pessoal.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as alternativas com base no que Agostinho discute em "A Cidade de Deus". Ele fala sobre a cidade divina, onde o homem se realiza ao se voltar para Deus, e a ideia de viver no mundo, mas não ser desse mundo, sugere uma busca por uma vida virtuosa e pela verdadeira felicidade. Analisando as opções: a) O desprezo que Santo Agostinho demonstra sobre a questão da felicidade e de uma vida virtuosa do homem, apontando o que chama de realização pessoal. - Esta opção não é correta, pois Agostinho valoriza a felicidade e a virtude. b) A preocupação que Santo Agostinho demonstra sobre a questão da filosofia e da política. - Embora Agostinho aborde filosofia e política, a questão central aqui é sobre a realização pessoal e a felicidade. c) A preocupação que Santo Agostinho demonstra sobre a questão da infelicidade e de uma vida sem virtude do homem, apontando o que chama de realização pessoal. - Esta opção não é a melhor, pois Agostinho não foca apenas na infelicidade, mas na busca pela realização. d) A preocupação que Santo Agostinho em apagar a felicidade e a virtude do homem. - Esta opção é incorreta, pois Agostinho não busca apagar a felicidade e a virtude. e) A preocupação que Santo Agostinho demonstra sobre a questão da felicidade e de uma vida virtuosa do homem, apontando o que chama de realização pessoal. - Esta opção é a mais adequada, pois reflete a busca de Agostinho pela verdadeira felicidade e virtude na vida do homem. Portanto, a alternativa correta é: e) A preocupação que Santo Agostinho demonstra sobre a questão da felicidade e de uma vida virtuosa do homem, apontando o que chama de realização pessoal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aristóteles, produziu algumas obras através de diálogos e muitos desses diálogos era sobre temas políticos, destinados aos homens, cidadãos de Atenas. Entre essas obras podemos apresentar “Ética a Nicômaco”, no qual além da ética, temos uma forte posição política. Destacamos ainda a “Ética a Eudemo” e a “Magna Moralia”, também conhecida como a Grande Moral. Além dessas obras citadas, podemos destacar a “Retórica”, que aborda reflexões sobre a relação entre a retórica e a política.
Assinale a alternativa correta que explique a política em Aristóteles:
a. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (práxis), que promove nos homens confirmação nas atitudes e aprimorando a ação atingindo o que ele chama de “prática acionária” ou “treinamento” (ad exercebuntur).
b. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (práxis), que promove no homem a virtude, descartando a ação atingindo o que ele chama de “virtude prática” ou “virtude” (virtus).
c. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (práxis), que não promove no homem mudanças, aprimorando a ação atingindo o que ele chama de “sabedoria prática” ou “prudência” (phronēsis).
d. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (práxis), que promove no homem mudanças, aprimorando a ação atingindo o que ele chama de “sabedoria prática” ou “prudência” (phronēsis).
e. Aristóteles apresenta a ciência como “ação” (sabedoria), que promove no homem confirmações, tornando a ação uma prática. (práxis).

A democracia em sua essência deveria consistir na prática da execução dos interesses e valores comuns de uma determinada sociedade política. Em que as decisões tomadas democraticamente, seriam legítimas se estiver ligada à vontade comum do povo. Já a democracia praticada, está ligada diretamente a relação de dominação e dominados, ou seja, está ligada a disputa de poder para pertencer a elite política. Mas podemos mudar essa relação entre a democracia na essência e a aplicada? Claro que sim. E isso passaria pela escolha dos governantes. Pela própria escolha dentro da elite política. Dentro do jogo político, existe a luta pela conquista do povo. Ou seja, existe uma disputa interna na elite pelo “voto” das pessoas que se enquadram dentro do processo de escolha. Vale destacar ainda que o voto é o único momento que o povo participa diretamente do processo democrático.
Após ler o texto, análise as sentenças abaixo e responda o que se pede sobre o “elitismo político”:
I – Devido à irracionalidade das massas e à impossibilidade de obter consensos racionais entre indivíduos auto interessados, a participação política não poderia ir além do momento da escolha das elites políticas;
II – Cunhou-se o termo elitismo democrático para caracterizar justamente a prioridade atribuída às elites políticas e líderes de partidos e governos para o real funcionamento e estabilidade da Democracia.
III - O elitismo democrático, por sua vez, excluí do universo democrático a participação do povo em tentar compor a vida pública. Eles consideram que cidadãos comuns não estão e não são capacitados para liderar e conduzir a política.
a. As sentenças I e II estão corretas.
b. As sentenças I e III estão corretas.
c. As sentenças II e III estão corretas.
d. As sentenças I, II e III estão corretas.
e. Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina