Sobre as beta-lactamases e seu papel na resistência bacteriana aos antibióticos beta-lactâmicos, assinale a alternativa CORRETA:
*
10 pontos
As beta-lactamases são enzimas bacterianas que hidrolisam o anel beta-lactâmico dos antibióticos, inativando-os e conferindo resistência.
Os inibidores de beta-lactamase, como o ácido clavulânico, agem bloqueando a síntese da parede celular bacteriana por inibição da transpeptidase.
As beta-lactamases aumentam a permeabilidade da membrana externa bacteriana, facilitando a entrada dos antibióticos beta-lactâmicos.
A produção de beta-lactamases é exclusiva de bactérias Gram-positivas, não ocorrendo em Gram-negativas.
As beta-lactamases atuam promovendo a metilação do RNA ribossomal, impedindo a ligação dos antibióticos beta-lactâmicos ao ribossomo bacteriano.
Ed
mês passado
A alternativa CORRETA é: "As beta-lactamases são enzimas bacterianas que hidrolisam o anel beta-lactâmico dos antibióticos, inativando-os e conferindo resistência." As outras afirmações contêm erros, como a exclusividade da produção de beta-lactamases em bactérias Gram-positivas e a função dos inibidores de beta-lactamase.