Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Colégio Objetivo
Leia o trecho a seguir (Pedro, 2014, p. 485): Frequentemente, confundimos moral e ética quando nos referimos indistintamente ora ao universo das normas e dos valores sociais tout court, ora quando aludimos ao facto de que a ética e a axiologia têm o mesmo significado, não estabelecendo quaisquer fronteiras e limites entre cada uma delas, dada a natureza da sua proximidade, por um lado, nem efetuando as respetivas interações de complementaridade que entre si se podem tecer, por outro.
Com base no texto de Ana Paula Pedro (2014), qual alternativa expressa a diferença conceitual entre ética e moral?
a. A ética diz respeito ao cumprimento estrito das leis, e a moral se refere à interioridade dos sujeitos e suas intenções.
b. Tanto a ética quanto a moral tratam exclusivamente da vida privada dos sujeitos, sendo irrelevantes para sistemas coletivos ou institucionais.
c. A ética está ligada à reflexão filosófica sobre o agir humano, enquanto a moral refere-se ao conjunto de normas e costumes vigentes em uma determinada sociedade.
d. A moral é voltada para a criação de teorias filosóficas, enquanto a ética atua exclusivamente no campo religioso e doutrinário.
e. A ética e a moral são sinônimos exatos, apenas com origens etimológicas distintas, não havendo qualquer diferença prática entre elas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas para identificar a que melhor expressa a diferença conceitual entre ética e moral, conforme o trecho apresentado. a) A ética diz respeito ao cumprimento estrito das leis, e a moral se refere à interioridade dos sujeitos e suas intenções. - Essa definição não é precisa, pois a ética não se limita ao cumprimento das leis. b) Tanto a ética quanto a moral tratam exclusivamente da vida privada dos sujeitos, sendo irrelevantes para sistemas coletivos ou institucionais. - Essa afirmação é incorreta, pois tanto a ética quanto a moral podem influenciar sistemas coletivos. c) A ética está ligada à reflexão filosófica sobre o agir humano, enquanto a moral refere-se ao conjunto de normas e costumes vigentes em uma determinada sociedade. - Esta alternativa é a mais adequada, pois distingue a ética como uma reflexão filosófica e a moral como normas sociais. d) A moral é voltada para a criação de teorias filosóficas, enquanto a ética atua exclusivamente no campo religioso e doutrinário. - Essa afirmação é incorreta, pois a ética não se limita ao campo religioso. e) A ética e a moral são sinônimos exatos, apenas com origens etimológicas distintas, não havendo qualquer diferença prática entre elas. - Essa afirmação é falsa, pois há diferenças conceituais entre ética e moral. Portanto, a alternativa correta é: c) A ética está ligada à reflexão filosófica sobre o agir humano, enquanto a moral refere-se ao conjunto de normas e costumes vigentes em uma determinada sociedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Agostinho de Hipona, importante filósofo cristão do período Medieval, fez uso do conhecimento filosófico como meio de divulgação da fé cristã.
Entre os desafios enfrentados pelos filósofos cristãos nesse contexto, ressalta-se:
a. o pluralismo cultural da sociedade, em que um grande número de tendências sociais se chocam com a afirmação de doutrinas mais tradicionais
b. o cenário de incerteza política e social, fazendo com que os filósofos buscassem perspectivas mais particularistas sobre a moral e as condições da vida boa
c. a articulação entre a fé e os fundamentos da lógica formal filosófica enquanto meio de defesa e divulgação do Cristianismo, em expansão na Europa
d. a necessidade de transição do pensamento mítico, baseado em alegorias, para o pensamento racional, constituído pela lógica formal
e. a desvinculação entre a fé religiosa e as atividades filosóficas e científicas, as quais passaram a exigir uma liberdade incondicional de ação

Michel Foucault, importante estudioso contemporâneo, analisou a história das relações de poder e, entre suas conclusões, ele afirma que: A. o valor das ações não depende da própria ação, mas das consequências que se seguem a esta. Assim, o uso máximo do poder se justifica pelos fins que forem alcançados. B. os valores são relativos e construídos pela sociedade a partir de opiniões que se firmam enquanto oficiais e dominantes em determinado contexto. C. o poder, na sociedade contemporânea, é praticado por meio da autoridade conferida ao conhecimento especializado nas microrrelações entre os indivíduos. D. os valores universais continuam válidos e constituem-se em fonte de autoridade sobre as tendências conflitantes da contemporaneidade. E. os princípios morais necessitam da articulação com a razão lógico-formal, a fim de proporcionar maior entendimento e aceitação no processo de expansão da moralidade cristã.

Mais conteúdos dessa disciplina