Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
A relação de emprego é uma modalidade do gênero relação de trabalho. A relação de emprego será configurada quando estiverem presentes seus requisitos (elementos fático-jurídicos), quais sejam: pessoa física, pessoalidade, subordinação, onerosidade e não eventualidade.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(     ) É a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade (art. 1º da Lei 9.608/1998);
(     ) Na qual não existe subordinação/dependência jurídica entre aquele que presta serviço e o tomador, ou seja, o prestador de serviços realiza o serviço ou a obra para uma ou mais pessoas com profissionalidade e habitualidade, assumindo o risco da atividade.
(     ) É aquele realizado pelo servidor público através de um regime jurídico próprio diferenciado do previsto na CLT, aplicando-se as regras da Lei 8.112/1990;
(     ) É aquele realizado para complementar a formação do estudante, sendo supervisionado pela instituição de ensino e desenvolvido no ambiente de trabalho por educandos que frequentam o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental.
(     ) É aquele com caráter temporário e que não está relacionado com a atividade-fim da empresa, não existindo continuidade na prestação de serviços;
a. 1, 3, 4, 2, 5
b. 4, 2, 3, 1, 5
c. 2, 4, 5, 3, 1
d. 5, 3, 1, 2, 4
e. 5, 1, 3, 4, 2
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das definições apresentadas e relacioná-las com os números correspondentes: 1. Atividade não remunerada: Refere-se ao trabalho voluntário, que se encaixa na descrição do artigo 1º da Lei 9.608/1998. Portanto, corresponde ao número 5. 2. Prestação de serviços sem subordinação: Isso descreve a relação de trabalho autônomo, onde não há dependência jurídica. Portanto, corresponde ao número 2. 3. Servidor público com regime jurídico próprio: Isso se refere ao trabalho de servidores públicos, que é regido pela Lei 8.112/1990. Portanto, corresponde ao número 3. 4. Atividade para complementar a formação do estudante: Isso se refere ao estágio, que é supervisionado e visa a formação do estudante. Portanto, corresponde ao número 4. 5. Caráter temporário e não relacionado à atividade-fim: Isso descreve o trabalho temporário, que não é contínuo. Portanto, corresponde ao número 1. Agora, organizando as respostas: - 5 (Atividade não remunerada) - 1 - 2 (Sem subordinação) - 2 - 3 (Servidor público) - 3 - 4 (Estágio) - 4 - 1 (Caráter temporário) - 5 Assim, a sequência correta é: 5, 2, 3, 4, 1. Analisando as alternativas, a correta é a e. 5, 1, 3, 4, 2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As Convenções Coletivas de Trabalho:
a. serão celebradas por escrito, sem emendas nem rasuras, em apenas duas vias, sendo uma delas destinada a registro.
b. podem limitar direitos indisponíveis dos trabalhadores considerados individualmente, em razão de seu caráter normativo.
c. não poderão estipular período de duração superior a dois anos, havendo expressa disposição legal de limitação do prazo máximo de validade.
d. serão celebradas pelos sindicatos, independentemente de anterior deliberação em Assembleia Geral especialmente convocada para esse fim.
e. poderão prever, facultativamente, penalidades para os Sindicatos convenentes, os empregados e as empresas em caso de violação de seus dispositivos.

Com relação à duração do trabalho, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho, é certo que:
a. o acordo de compensação de horas trabalhadas será celebrado em acordo ou convenção coletiva de trabalho e o período será de um ano.
b. o tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, em regra, será computado na jornada de trabalho.
c. serão computadas como jornada extraordinária, em regra, as variações de horário no registro de ponto não-excedentes a quinze minutos, observado o limite máximo de vinte minutos diários.
d. a duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não-excedente de 3, exclusivamente, mediante contrato coletivo de trabalho.
e. os diretores e chefes de departamento terão direito ao recebimento das horas extras laboradas, por não exercerem encargos de gestão, havendo expressa disposição legal.

As relações são estabelecidas com o Direito Constitucional sob a análise da constituição sob a matéria trabalhista, bem como a forma hierárquica estabelecida; o Direito Civil com sua parte de contratos e a menção do artigo 8 da CLT sobre o direito comum; o Direito Penal e seu código na parte de crimes contra a organização do trabalho; o Direito Administrativo com seu regime de contratação de servidores e seus decretos de natureza administrativa; o Direito Comercial dando origem nas leis trabalhistas; o Direito Internacional e suas convenções da OIT; o Direito da Seguridade Social com o objetivo de assegurar alguns direitos dos trabalhadores; o Direito Tributário e as contribuições de origem trabalhista; o Direito Econômico e sua política de obtenção de pleno emprego; e o Direito Processual do Trabalho que regulamento o Direito do Trabalho.
De acordo com as relações estabelecidas do direito do trabalho com as demais áreas do direito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Com relação aos requisitos da relação de emprego, na Onerosidade o trabalhador deve exercer suas atividades de forma repetida, em atividades permanentes do empregador. Assim, a prestação de serviço deverá ocorrer contínua e permanentemente, em que o trabalhador se torna parte integrante da cadeia produtiva da empresa.
( ) Com relação aos requisitos da relação de emprego, na Não Eventualidade o serviço deverá ser realizado pessoalmente pelo empregado, não podendo ser substituído por outro, exceto em situação esporádica e com a aceitação do empregador.
( ) No Princípio da Primazia da Realidade estabelece que a verdade real deve prevalecer sobre a verdade formal. Assim, para o direito do trabalho os fatos reais prevalecem sobre as formas, ou seja, o importante é o que realmente aconteceu e não o que está escrito na norma.
( ) O princípio da Norma mais favorável estabelece que, o operador do direito deverá optar, dentre duas ou mais interpretações possíveis de um preceito que trata de regras trabalhistas, pela que seja mais favorável ao trabalhador. Portanto, quando houver dúvida a respeito da interpretação da norma, o intérprete deverá escolher aquela que beneficiar o hipossuficiente.
a. V, F, V, F
b. F, F, V, F
c. V, V, F, V
d. F, F, V, V
e. V, V, V, F

Mais conteúdos dessa disciplina