Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
O tratamento das arritmias cardíacas, que são alterações no ritmo ou na frequência dos batimentos cardíacos, envolve uma variedade de fármacos que têm como objetivo normalizar a função elétrica do coração.
Qual é o mecanismo de ação dos fármacos antiarrítmicos para modificar a geração e a condução do impulso elétrico cardíaco?
a) Aumento da inclinação da fase 4 das células marca-passo.
b) Redução do potencial limiar das células marca-passo.
c) Prolongamento do período refratário efetivo.
d) Aumento da duração do potencial diastólico máximo.
e) Bloqueio dos efeitos autônomos simpáticos no coração.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para responder à sua pergunta sobre o mecanismo de ação dos fármacos antiarrítmicos, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Aumento da inclinação da fase 4 das células marca-passo - Isso se refere a um aumento na velocidade de despolarização, o que pode levar a uma maior frequência cardíaca, mas não é um mecanismo geral dos antiarrítmicos. b) Redução do potencial limiar das células marca-passo - Isso poderia facilitar a geração de impulsos, mas não é o principal mecanismo dos antiarrítmicos. c) Prolongamento do período refratário efetivo - Este é um mecanismo importante dos antiarrítmicos, pois ajuda a prevenir a reentrada e outras arritmias, tornando mais difícil para o coração gerar impulsos elétricos anormais. d) Aumento da duração do potencial diastólico máximo - Isso não é um mecanismo típico dos antiarrítmicos. e) Bloqueio dos efeitos autônomos simpáticos no coração - Embora isso possa ter um efeito sobre a frequência cardíaca, não é o principal mecanismo de ação dos fármacos antiarrítmicos. Dentre as opções, a que melhor descreve um mecanismo de ação comum dos fármacos antiarrítmicos é: c) Prolongamento do período refratário efetivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual dos seguintes fármacos reduz a síntese de colesterol inibindo a enzima HMG-CoA redutase?
A. Fenofibrato.
B. Niacina.
C. Colestiramina.
D. Lovastatina.
E. Genfibrozila.

Qual dos seguintes padrões de angina ocorre devido a um espasmo na artéria coronária e não está necessariamente relacionado com atividade física, frequência cardíaca ou pressão arterial? A ) Angina crônica. B Angina típica. C Angina silenciosa. D) Angina de Prinzmetal. E ) Angina instável.

A angina no peito é o principal sintoma da doença cardíaca isquêmica, manifestando-se por dor súbita e em aperto na região subesternal. Com referência às drogas que previnem a angina, assinale a opção incorreta.
A As drogas antianginosas reduzem a duração, a freqüência e a gravidade das crises e melhoram a tolerância ao exercício.
B As drogas antianginosas podem ser antagonistas dos canais de sódio, diminuindo sua ativação e causando a vasodilatação.
C Utilizado no tratamento da angina, o propanolol bloqueia os receptores $-adrenérgicos.
D Os nitritos orgânicos favorecem a redistribuição do fluxo sanguíneo no coração de pacientes com angina estável.
E A associação de bloqueadores adrenérgicos com nitritos orgânicos diminui os efeitos indesejáveis associados aos nitritos, como a taquicardia reflexa e os efeitos inotrópicos.

Mais conteúdos dessa disciplina