Logo Passei Direto
Buscar

História Contemporânea

Colégio Objetivo
Ao longo da existência humana na história e na sociedade tivemos muitos sistemas de economia como o mercantilismo, capitalismo, socialismo, capitalismo e liberalismo. Como toda história tem mudanças e adaptação, alguns desses sistemas têm também as suas adaptações para se compactuar com a nossa sociedade atual e assim continuar “vivendo”, mesmo que não seja adotada como plano econômico de algum país, mas continue como uma ideia.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo:
I. Neoliberalismo sempre é lembrado como seu criador Adam Smith, principalmente em sua obra A riqueza das nações, publicada em 1776. Segundo Smith (1983), para um mundo melhor teria que haver uma livre iniciativa, atitudes econômicas dos indivíduos e que suas relações não fossem limitadas por regras e regulamentos que o Estado opõe.
II. Para a doutrina liberal, se houver uma procura para o lucro o ser humano terá motivação e interesse para buscar este lucro, sendo assim a pessoa não se sentirá limitada pelo Estado e começará a buscar o lucro que ela precisa ou até mais do que ela necessita, sendo ela responsável pelas suas ações.
III. Para os neoliberais sua principal defesa na economia está baseada no livre mercado, pois segundo eles isso irá garantir o crescimento econômico e também o desenvolvimento social do país.
IV. As principais características do Neoliberalismo são: Privatização de empresas estatais; Livre circulação de capitais internacionais; Uma abertura econômica para empresas multinacionais; Medidas de protecionismo econômico; A redução de impostos e tributos que são cobrados indiscriminadamente.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Neoliberalismo sempre é lembrado como seu criador Adam Smith, principalmente em sua obra "A Riqueza das Nações", publicada em 1776. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois Adam Smith é uma figura central no liberalismo econômico, mas o termo "neoliberalismo" se refere a uma corrente que surgiu posteriormente, no século XX, e não é correto atribuir a ele a criação do neoliberalismo. Portanto, essa afirmativa é falsa. II. Para a doutrina liberal, se houver uma procura para o lucro, o ser humano terá motivação e interesse para buscar este lucro, sendo assim a pessoa não se sentirá limitada pelo Estado e começará a buscar o lucro que ela precisa ou até mais do que ela necessita, sendo ela responsável pelas suas ações. Essa afirmativa é verdadeira, pois reflete a ideia central do liberalismo de que a busca pelo lucro é um motor para a economia e que o Estado deve ter um papel limitado. III. Para os neoliberais, sua principal defesa na economia está baseada no livre mercado, pois segundo eles isso irá garantir o crescimento econômico e também o desenvolvimento social do país. Essa afirmativa é verdadeira, já que o neoliberalismo defende o livre mercado como um meio para promover crescimento econômico e desenvolvimento. IV. As principais características do Neoliberalismo são: Privatização de empresas estatais; Livre circulação de capitais internacionais; Uma abertura econômica para empresas multinacionais; Medidas de protecionismo econômico; A redução de impostos e tributos que são cobrados indiscriminadamente. Essa afirmativa é falsa, pois o neoliberalismo é caracterizado pela redução do protecionismo econômico, e não pela sua promoção. Com base nessa análise, as afirmativas verdadeiras são II e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: c) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência – a zona ocupada pelo Exército e/ou outras Forças armadas comunistas no término da guerra (...). Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e os oceanos, assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências coloniais.” (HOBSBAWM, 1994, p. 179).
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Com o fim da segunda guerra mundial, tendo como conclusão lançamentos de bombas atômicas, o mundo entrou em um período conhecido como Guerra Fria, em que ficamos divididos entre duas superpotências econômicas, sendo elas: os EUA (socialismo) e a URSS (capitalismo).
( ) A Guerra fria que de fato tentou corresponder a sua retórica de luta pela supremacia ou aniquilação não era aquela em que decisões fundamentais eram tomadas pelos governos, mas a nebulosa disputa entre seus vários serviços secretos reconhecidos ou não reconhecidos, que o ocidente produziu esses tão característicos subprodutos da tensão internacional, a ficção de espionagem e assassinato clandestino.
( ) Os EUA e a União Soviética estavam em uma corrida armamentista e cada vez mais buscavam inovar seus arsenais de armas buscando novas tecnologias para armas, aviões, carros, tanques e mísseis convencionais ou nucleares.
( ) A mostra de poderio militar era um fator irrelevante na época, pois não se pretendia realizar um confronto direto, de fato.
a. F, V, V, F.
b. V, V, F, F.
c. V, F, V, F.
d. V, F, F, V.
e. F, V, F, V.

A livre concorrência equivale a uma recompensa que se concede àqueles que fornecem as melhores mercadorias pelos preços mais baixos. Ela oferece uma recompensa imediata e natural, que uma multidão de rivais alimenta a esperança de conseguir, e atua com maior eficácia que um castigo distante, do qual cada um talvez espere escapar (SMITH, 1983, p. 104).
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Para a doutrina liberal, se houver uma procura para o lucro o ser humano terá motivação e interesse para buscar este lucro, sendo assim a pessoa não se sentirá limitada pelo Estado e começará a buscar o lucro que ela precisa ou até mais do que ela necessita, sendo ela responsável pelas suas ações.
( ) A ideia de neoliberalismo de Adam Smith ficou muito famosa, tanto que a sua obra mais famosa “a riqueza das nações” foi reeditada e citada várias vezes no mundo acadêmico e na economia.
( ) Assim como outras ideologias, o neoliberalismo também é uma forma de ver o mundo. Ele surgiu na década de 70, tendo o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico, mas diferente do liberalismo sua ênfase não é sobre a interferência do estado sobre a economia.
( ) O liberalismo como potencial antídoto para ameaças à ordem social capitalista e como solução para as mazelas do capitalismo havia muito se achava oculto sob as asas da política pública.
a. V, F, V, F.
b. V, V, F, F
c. F, F, V, V.
d. F, V, F, V.
e. V, V, V, V.

É um termo que entrou em uso na época de 1980, período de processo de integração econômica, política e social internacional, fazendo com que o mundo se tornasse mais conectado. Atualmente não é mais necessário viajar para um país para termos acesso à sua cultura, pois com a tecnologia isso torna-se possível. Assim, com ela temos acesso a outras culturas em tempo real, o que torna o conhecimento bastante acessível a quem tem acesso à internet. Entretanto, apesar de todos os prós, existem também os contras.
Tal afirmativa refere-se ao conceito de:
a. Inovação.
b. Liberalismo.
c. Tecnologia.
d. Globalização.
e. Imperialismo.

Os trinta anos gloriosos, também conhecidos como “os anos dourados” na concepção de Hobsbawm (1995), duraram de 1946 até 1975. Nesse período, houve um crescimento vertiginoso econômico e social nos países desenvolvidos, sendo considerado pelos observadores como a era de ouro do capitalismo. Os EUA, que haviam saído fortalecidos da Segunda Guerra, continuaram avançando e outros países da Europa viram uma recuperação vertiginosa.
Deste modo, quanto a este período, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeira e “F” para falsa:
( ) Observou-se um aumento da produção de alimentos, mais rápido do que o crescimento da população, isso não significa, entretanto que a pobreza foi extirpada e a desigualdades entre os países ricos e os do chamado Terceiro Mundo desapareceram.
( ) O crescimento da produção de manufaturados também quase quadruplicou, mas isso teve um custo ecológico grande, apesar disso não ser pauta recorrente na época, onde se colocava em voga o domínio da natureza pelo ser humano e o progresso ilimitado.
( ) Segundo Hobsbawm (1995), o que permitiu esse crescimento também foi o preço baixo do petróleo saudita, cujo barril custava menos de dois dólares.
( ) O boom tecnológico não se restringiu à produção de bens de consumo, mas também à produção de novos materiais sintéticos, como o plástico, que de acordo com Hobsbawm (1995) foi uma invenção sem precedentes.
a. V, V, V, V.
b. F, V, V, V.
c. V, V, F, F.
d. F, F, V, V.
e. F, V, F, V.

Para a doutrina liberal, se houver uma procura para o lucro o ser humano terá motivação e interesse para buscar este lucro, sendo assim a pessoa não se sentirá limitada pelo Estado e começará a buscar o lucro que ela precisa ou até mais do que ela necessita, sendo ela responsável pelas suas ações. Esse sistema revelaria de modo espontâneo o que a sociedade necessita.
Diante disto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Sem qualquer intervenção da lei, os interesses e os sentimentos privados das pessoas naturalmente as levam a dividir e distribuir o capital de cada sociedade.
( ) Para os liberalistas sua principal defesa na economia está baseada no livre mercado, pois segundo eles isso irá garantir o crescimento econômico e também o desenvolvimento social do país.
( ) Liberalismo sempre é lembrado como seu criador Adam Smith, principalmente em sua obra A riqueza das nações, publicada em 1776. Segundo Smith (1983), para um mundo melhor teria que haver uma livre iniciativa, atitudes econômicas dos indivíduos e que suas relações não fossem limitadas por regras e regulamentos que o Estado opõe.
( ) Harvey (2005, p. 20) nos diz “O liberalismo como potencial antídoto para ameaças à ordem social capitalista e como solução para as mazelas do capitalismo havia muito se achava oculto sob as asas da política pública.”
a. F, V, F, V.
b. V, F, F, V.
c. F, V, V, F.
d. V, F, V, F.
e. V, V, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina