Logo Passei Direto
Buscar
Dentre as ações específicas para a saúde do trabalhador, a implementação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) representa um dos principais fortalecimentos da atenção à saúde do trabalhador no SUS.
Sobre o tema, analise as afirmacoes a seguir:
1. A RENAST é uma rede de atenção desenvolvida por meio da articulação do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que visa a garantia da atenção integral à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras brasileiros.
2. A RENAST tem como objetivo central integrar e organizar a rede de serviços do SUS para as ações de assistência e vigilância em saúde dos trabalhadores. Além disso, conta com uma rede regionalizada formada pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, os CERESTs.
3. O modelo de atenção da RENAST integra-se com o modelo de atenção do SUS, visto que se organiza na própria Rede de Atenção à Saúde (RAS) a partir dos princípios da universalidade, equidade, integralidade e do controle social, estruturando-se de modo regionalizado e hierarquizado, com prioridade para as ações da APS e com enfoque na promoção da saúde.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1 e 2, apenas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A resposta correta é: 1, 2 e 3, apenas. Todas as afirmações sobre a RENAST estão corretas e refletem os objetivos e a estrutura da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS. A RENAST realmente busca garantir a atenção integral à saúde dos trabalhadores, integrar e organizar a rede de serviços do SUS e se alinha aos princípios do SUS.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: Um aspecto legal importante para o médico de família e comunidade é o conhecimento das diretrizes instituídas pela Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 3.214, de 1978, relativas à medicina e à segurança do trabalho. Dentre as mais importantes estão as que se referem aos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), ao programa de controle médico de saúde ocupacional, às atividades e operações insalubres, à ergonomia e à segurança e à saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde. Analisando o texto apresentado, concluímos que se refere a: Doenças ocupacionais. Acidente de trabalho. Normas Regulamentadoras (NR). Classificação Internacional de Doenças (CID).

Mais conteúdos dessa disciplina