Logo Passei Direto
Buscar
A metameria verdadeira foi uma importante característica adquirida independentemente por alguns filos de metazoários. Sobre essa grande novidade evolutiva foram elaboradas as seguintes afirmacoes:
Sobre essa grande novidade evolutiva foram elaboradas as seguintes afirmações: I. O filo Mollusca foi o primeiro a apresentar metameria verdadeira. II. A metameria verdadeira possibilitou o incremento nos métodos de locomoção, principalmente a escavação em substratos moles. III. Cada metâmero apresenta certa independência, permitindo maior especialização de regiões específicas do corpo do animal.
I, II e III.
I e II.
II e III.
I e III.
Apenas a II.
User badge image
Praticando Para o Saber

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O filo Mollusca foi o primeiro a apresentar metameria verdadeira. Falso. O filo que é mais conhecido por apresentar metameria verdadeira é o Annelida (vermes segmentados), e não o Mollusca. II. A metameria verdadeira possibilitou o incremento nos métodos de locomoção, principalmente a escavação em substratos moles. Verdadeiro. A metameria permite uma locomoção mais eficiente e adaptativa, especialmente em ambientes como substratos moles. III. Cada metâmero apresenta certa independência, permitindo maior especialização de regiões específicas do corpo do animal. Verdadeiro. A metameria verdadeira permite que diferentes segmentos do corpo se especializem para funções específicas, aumentando a eficiência do organismo. Com base nas análises: - A afirmação I é falsa. - As afirmações II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as trocas gasosas em moluscos, ela pode ser feita:
Exclusivamente por ctenídios.
Pelo tegumento (cutânea) ou por ctenídios.
Exclusivamente pelo tegumento (cutânea).
Pelo tegumento (cutânea), por ctenídios ou por pulmões primitivos.
Por ctenidídios ou por pulmões primitivos.

Apesar da variedade de hábitos alimentares encontrados nos moluscos, de maneira geral, a alimentação dentro do filo pode ser classificada como macrofagia e microfagia. A microfagia atinge seu ápice na classe Bivalvia, onde a suspensivoria predomina na maior parte dos bivalves autobrânquios. A principal modificação que permitiu esse processo nesses grupos de bivalves foi:
Surgimento de tentáculos sulcados especializados chamados de captáculos.
Surgimento de tentáculos cefálicos.
Confecção de redes de muco por expansões do pé muscular.
Aumento e especialização da rádula.
Aumento e especialização dos ctenídeos, que se tornam pectinados.

Uma cavidade do corpo preenchida por líquido auxilia na sustentação corporal por meio de um esqueleto hidrostático, torna o transporte interno mais eficiente e permite maior desenvolvimento de órgãos internos, como estruturas excretoras e gônadas. Essa afirmação refere-se a:
Hemocele.
Cavidade gastrovascular.
Cavidade do manto.
Metameria.
Celoma.

Mais conteúdos dessa disciplina