Logo Passei Direto
Buscar
Os gastrópodes, com cerca de 70 mil espécies, estão entre os mais diversos grupos de animais do planeta, sendo a classe com maior radiação adaptativa dos moluscos.
Sobre esse grupo, foram feitas as seguintes afirmações:
I. A enorme diversidade de formas dos gastrópodes pode ser explicada principalmente pelo grande desenvolvimento da rádula e seu uso para explorar uma enormidade de hábitos alimentares dentro do filo.
II. Os gastrópodes foram os únicos representantes de moluscos que invadiram o ambiente terrestre, desenvolvendo modificações respiratórias e reprodutivas para isso.
III. O pé achatado, em forma de machado, foi uma adaptação para cavar em ambientes de substrato mole, sendo fortemente desenvolvido nos gastrópodes.
IV. O processo de torção, ocorrido ainda na fase larvar, é exclusivamente encontrado nos gastrópodes.
V. A concha única espiralada é típica dos gastrópodes, porém algumas espécies desenvolveram conchas com duas valvas, mantidas unidas pelo ligamento da charneira.
I, II e IV.
III e V.
II, III e IV.
I e V.
II, IV e V.
User badge image
Praticando Para o Saber

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os gastrópodes: I. A enorme diversidade de formas dos gastrópodes pode ser explicada principalmente pelo grande desenvolvimento da rádula e seu uso para explorar uma enormidade de hábitos alimentares dentro do filo. Verdadeiro, a rádula é uma estrutura importante para a alimentação dos gastrópodes e contribui para sua diversidade. II. Os gastrópodes foram os únicos representantes de moluscos que invadiram o ambiente terrestre, desenvolvendo modificações respiratórias e reprodutivas para isso. Verdadeiro, os gastrópodes são os moluscos que mais se adaptaram ao ambiente terrestre. III. O pé achatado, em forma de machado, foi uma adaptação para cavar em ambientes de substrato mole, sendo fortemente desenvolvido nos gastrópodes. Falso, o pé dos gastrópodes é geralmente mais adaptado para locomoção do que para cavar, embora algumas espécies possam ter adaptações específicas. IV. O processo de torção, ocorrido ainda na fase larvar, é exclusivamente encontrado nos gastrópodes. Verdadeiro, a torção é uma característica distintiva dos gastrópodes. V. A concha única espiralada é típica dos gastrópodes, porém algumas espécies desenvolveram conchas com duas valvas, mantidas unidas pelo ligamento da charneira. Falso, as conchas com duas valvas são características de bivalves, não de gastrópodes. Agora, vamos ver quais combinações de itens são verdadeiras: - I, II e IV: Todos verdadeiros. - III e V: Ambos falsos. - II, III e IV: II e IV verdadeiros, III falso. - I e V: I verdadeiro, V falso. - II, IV e V: II e IV verdadeiros, V falso. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma cavidade do corpo preenchida por líquido auxilia na sustentação corporal por meio de um esqueleto hidrostático, torna o transporte interno mais eficiente e permite maior desenvolvimento de órgãos internos, como estruturas excretoras e gônadas. Essa afirmação refere-se a:
Hemocele.
Cavidade gastrovascular.
Cavidade do manto.
Metameria.
Celoma.

A metameria representa a maior inovação evolutiva dos anelídeos. Além disso, a cavidade celômica verdadeira atinge o mais alto grau de desenvolvimento dentre todos os protostomados.
Sobre essas características dentro dos anelídeos, foram feitas as seguintes afirmacoes:
I. Cada segmento do corpo é formado por um bloco celômico e com repetições de estruturas, sendo separado por septos intersegmentares.
II. A presença de septos intersegmentares separando e individualizando os segmentos corporais ocorre em todos os poliquetas e oligoquetas.
III. O celoma nos anelídeos está restrito a certas partes do corpo, como a cavidade pericardial, aos metanefrídeos e às gônadas.
IV. A metameria promove certa independência de segmentos, o que permite certa especialização de partes do corpo, como visto em muitos poliquetas sedentários tubícolas e cavadores de galerias.
V. O celoma é amplo e bem desenvolvido em poliquetas e oligoquetas, mas nos hirudíneos ele está preenchido pelo tecido botrioide.
I, II e V.
II, III e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
I, IV e V.

Uma das novidades evolutivas dos moluscos foi o surgimento do manto, duas pregas de epiderme que se estendem e projetam a partir da parede dorsal do corpo, formando um espaço denominado cavidade do manto.
Sobre o manto e sua cavidade, é correto afirmar, exceto:
O manto é um epitélio secretor, sendo responsável por secretar a concha dos moluscos.
Os ctenídeos e os osfrádios estão alojados no teto da cavidade do manto.
Na cavidade do manto encontram-se as aberturas terminais do trato digestivo, dos nefrídios e das gônadas.
A cavidade do manto está sempre posicionada na extremidade posterior do corpo.
Em algumas classes, o manto pode ter papel importante na locomoção, caso dos cefalópodes que se utilizam da propulsão a jato, e na respiração, como nos gastrópodes pulmonados, onde a cavidade funciona como um pulmão primitivo.

Apesar da variedade de hábitos alimentares encontrados nos moluscos, de maneira geral, a alimentação dentro do filo pode ser classificada como macrofagia e microfagia. A microfagia atinge seu ápice na classe Bivalvia, onde a suspensivoria predomina na maior parte dos bivalves autobrânquios. A principal modificação que permitiu esse processo nesses grupos de bivalves foi:
Surgimento de tentáculos sulcados especializados chamados de captáculos.
Surgimento de tentáculos cefálicos.
Confecção de redes de muco por expansões do pé muscular.
Aumento e especialização da rádula.
Aumento e especialização dos ctenídeos, que se tornam pectinados.

Mais conteúdos dessa disciplina