Logo Passei Direto
Buscar
O Banco da Fortuna realizou um financiamento para a Construtora Império realizar a construção de uma indústria têxtil. Entretanto, ao realizar o contrato de financiamento, Renata, a gerente do banco, não solicitou a apresentação da licença ambiental para verificar se a construtora estava em conformidade com as obrigações previstas na legislação ambiental.
Diante do caso exposto, assinale a alternativa correta.
Caso ocorra algum dano ambiental decorrente da construção, o banco não terá responsabilidade em recompor a área degradada, afinal, ele apenas realizou o empréstimo e não teve nenhuma participação direta com o dano ambiental.
Conforme a lei da Política Nacional do Meio Ambiente, a instituição financeira tem obrigação de solicitar documentos que comprovem que o financiado está em dia com suas obrigações ambientais, caso não o faça, poderá responder subsidiariamente por dano ambiental causado pelo financiado.
Havendo dano ambiental decorrente da construção, o banco será responsabilizado solidariamente, junto com a construtora, para recompor a área degradada. Trata-se de responsabilidade civil objetiva, prevista na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente.
Nenhuma instituição financeira poderá ser responsabilizada pela conduta ou resultados das atividades de seus financiados.
De acordo com a Constituição Federal, as instituições financeiras, poderão responder solidariamente no polo passivo com o financiado (poluidor direto), caso não solicite no momento do empréstimo comprovação do cumprimento das normas ambientais.
A
B
C
D
E
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Analisando as alternativas apresentadas, vamos considerar a legislação ambiental e a responsabilidade das instituições financeiras em relação ao financiamento de atividades que possam causar danos ao meio ambiente. A) "Caso ocorra algum dano ambiental decorrente da construção, o banco não terá responsabilidade em recompor a área degradada, afinal, ele apenas realizou o empréstimo e não teve nenhuma participação direta com o dano ambiental." - Essa afirmação não considera a responsabilidade que pode ser atribuída ao banco. B) "Conforme a lei da Política Nacional do Meio Ambiente, a instituição financeira tem obrigação de solicitar documentos que comprovem que o financiado está em dia com suas obrigações ambientais, caso não o faça, poderá responder subsidiariamente por dano ambiental causado pelo financiado." - Esta alternativa está correta, pois a lei realmente prevê essa obrigação. C) "Havendo dano ambiental decorrente da construção, o banco será responsabilizado solidariamente, junto com a construtora, para recompor a área degradada. Trata-se de responsabilidade civil objetiva, prevista na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente." - Embora a responsabilidade solidária possa ser considerada, a afirmação não é tão precisa quanto a alternativa B. D) "Nenhuma instituição financeira poderá ser responsabilizada pela conduta ou resultados das atividades de seus financiados." - Essa afirmação é incorreta, pois as instituições financeiras podem sim ser responsabilizadas. E) "De acordo com a Constituição Federal, as instituições financeiras poderão responder solidariamente no polo passivo com o financiado (poluidor direto), caso não solicite no momento do empréstimo comprovação do cumprimento das normas ambientais." - Essa alternativa também é verdadeira, mas a alternativa B é mais direta em relação à obrigação de solicitar documentos. Portanto, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Maria está assistindo à televisão na sala de sua casa, quando de repente, cai um balão e incendeia grande parte da área de reserva legal de seu sítio.
Diante do caso, assinale a alternativa correta.
Maria será responsável por recompor a área degradada e pagará multa para o respectivo órgão ambiental fiscalizador, pois com base na Teoria do Risco integral, havendo nexo de causalidade entre o sujeito e o dano ambiental, aquele deverá responder independentemente de sua culpa, no âmbito civil e administrativo, trata-se da responsabilidade objetiva.
Maria será responsável por recompor a área degradada e pagará multa para o respectivo órgão ambiental fiscalizador. Caso a multa não seja paga no prazo estipulado, poderá responder por crime ambiental, pois a infração que consta no auto de infração, corresponde ao delito ambiental previsto na lei de crimes ambientais.
Maria poderá se recusar a recompor a área degradada, pois ela estava assistindo à televisão, e não tem culpa do balão ter caído na reserva legal de seu sítio, afinal, não há nexo de causalidade entre ela e o dano ambiental.
Maria será obrigada a recompor a área degradada, porque independentemente da sua culpa, ela tem a obrigação de reparar os danos ambientais ocorridos em sua propriedade, pois a responsabilidade civil ambiental é objetiva.
Maria será obrigada a recompor a área degradada, porque independentemente da sua culpa, ela tem a obrigação de reparar os danos ambientais ocorridos em sua propriedade, pois a responsabilidade civil ambiental é subjetiva.
A
B
C
D
E

Mais conteúdos dessa disciplina