Logo Passei Direto
Buscar
Com o objetivo de gerar energia elétrica, a União, atendendo a todos os protocolos exigidos por lei sobre a gestão de riscos nucleares, decidiu construir uma usina nuclear.
Sobre a responsabilidade ambiental, assinale a alternativa correta.
Por ter responsabilidade exclusiva, a União responderá administrativa e penalmente, independentemente de reparar o dano causado ao meio ambiente e aos moradores da região.
Por se tratar de tempestade, a União não terá obrigação em reparar o dano causado.
A responsabilidade da União é subjetiva. Assim, tendo em vista a ausência de culpa por sua parte, não poderá ser responsabilizada em reparar os danos causados.
A União não pode ser responsabilizada pelos danos causados. A responsabilidade é exclusiva da empresa construtora da usina nuclear.
A responsabilidade da União é objetiva. Assim, mesmo no caso de ausência de culpa por sua parte, poderá ser responsabilizada em reparar os danos causados.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

A alternativa correta é: "A responsabilidade da União é objetiva. Assim, mesmo no caso de ausência de culpa por sua parte, poderá ser responsabilizada em reparar os danos causados." Isso se deve ao fato de que, em casos de atividades que envolvem risco, como a construção de usinas nucleares, a responsabilidade é objetiva, ou seja, a União pode ser responsabilizada independentemente de culpa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Banco da Fortuna realizou um financiamento para a Construtora Império realizar a construção de uma indústria têxtil. Entretanto, ao realizar o contrato de financiamento, Renata, a gerente do banco, não solicitou a apresentação da licença ambiental para verificar se a construtora estava em conformidade com as obrigações previstas na legislação ambiental.
Diante do caso exposto, assinale a alternativa correta.
Caso ocorra algum dano ambiental decorrente da construção, o banco não terá responsabilidade em recompor a área degradada, afinal, ele apenas realizou o empréstimo e não teve nenhuma participação direta com o dano ambiental.
Conforme a lei da Política Nacional do Meio Ambiente, a instituição financeira tem obrigação de solicitar documentos que comprovem que o financiado está em dia com suas obrigações ambientais, caso não o faça, poderá responder subsidiariamente por dano ambiental causado pelo financiado.
Havendo dano ambiental decorrente da construção, o banco será responsabilizado solidariamente, junto com a construtora, para recompor a área degradada. Trata-se de responsabilidade civil objetiva, prevista na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente.
Nenhuma instituição financeira poderá ser responsabilizada pela conduta ou resultados das atividades de seus financiados.
De acordo com a Constituição Federal, as instituições financeiras, poderão responder solidariamente no polo passivo com o financiado (poluidor direto), caso não solicite no momento do empréstimo comprovação do cumprimento das normas ambientais.
A
B
C
D
E

Maria está assistindo à televisão na sala de sua casa, quando de repente, cai um balão e incendeia grande parte da área de reserva legal de seu sítio.
Diante do caso, assinale a alternativa correta.
Maria será responsável por recompor a área degradada e pagará multa para o respectivo órgão ambiental fiscalizador, pois com base na Teoria do Risco integral, havendo nexo de causalidade entre o sujeito e o dano ambiental, aquele deverá responder independentemente de sua culpa, no âmbito civil e administrativo, trata-se da responsabilidade objetiva.
Maria será responsável por recompor a área degradada e pagará multa para o respectivo órgão ambiental fiscalizador. Caso a multa não seja paga no prazo estipulado, poderá responder por crime ambiental, pois a infração que consta no auto de infração, corresponde ao delito ambiental previsto na lei de crimes ambientais.
Maria poderá se recusar a recompor a área degradada, pois ela estava assistindo à televisão, e não tem culpa do balão ter caído na reserva legal de seu sítio, afinal, não há nexo de causalidade entre ela e o dano ambiental.
Maria será obrigada a recompor a área degradada, porque independentemente da sua culpa, ela tem a obrigação de reparar os danos ambientais ocorridos em sua propriedade, pois a responsabilidade civil ambiental é objetiva.
Maria será obrigada a recompor a área degradada, porque independentemente da sua culpa, ela tem a obrigação de reparar os danos ambientais ocorridos em sua propriedade, pois a responsabilidade civil ambiental é subjetiva.
A
B
C
D
E

Mais conteúdos dessa disciplina