Logo Passei Direto
Buscar
Uma arbitragem, conduzida na Argentina segundo as regras da Câmara de Comércio Internacional CCI, condenou uma empresa com sede no Brasil ao pagamento de uma indenização à sua ex-sócia argentina.
Para ser executável no Brasil, esse laudo arbitral:
A Dispensa homologação pelo STJ, nos termos da Convenção de Nova York.
B Precisa ser homologado pelo Judiciário argentino e depois, pelo STJ.
C Precisa ser homologado pelo STJ, por ser laudo arbitral estrangeiro.
D Dispensa homologação, por ser laudo arbitral proveniente de país do Mercosul.
E Dispensa homologação, por não ter sido proferido por autoridade judiciária.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Para que um laudo arbitral estrangeiro seja executável no Brasil, ele deve seguir as normas estabelecidas pela legislação brasileira e pela Convenção de Nova York sobre o Reconhecimento e a Execução de Sentenças Arbitrais Estrangeiras. Analisando as alternativas: A) Dispensa homologação pelo STJ, nos termos da Convenção de Nova York. - Incorreto, pois a homologação é necessária. B) Precisa ser homologado pelo Judiciário argentino e depois, pelo STJ. - Incorreto, a homologação no Judiciário argentino não é um requisito para a execução no Brasil. C) Precisa ser homologado pelo STJ, por ser laudo arbitral estrangeiro. - Correto, a homologação pelo STJ é necessária para a execução de laudos arbitrais estrangeiros no Brasil. D) Dispensa homologação, por ser laudo arbitral proveniente de país do Mercosul. - Incorreto, a homologação ainda é necessária, mesmo que o laudo venha de um país do Mercosul. E) Dispensa homologação, por não ter sido proferido por autoridade judiciária. - Incorreto, a natureza arbitral do laudo não isenta da necessidade de homologação. Portanto, a alternativa correta é: C) Precisa ser homologado pelo STJ, por ser laudo arbitral estrangeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o conceito de nacionalidade, assinale a opção correta.
O brasileiro nato e o brasileiro naturalizado que exerçam atividade contrária ao interesse nacional estão sujeitos à perda da nacionalidade, mediante processo judicial, assegurada ao réu ampla defesa.
Além das condições previstas no texto constitucional, a Polícia Federal, por meio de decreto, pode estabelecer novos casos em que se exija a condição de brasileiro nato para a ocupação de cargos, empregos e funções públicas.
O brasileiro naturalizado há mais de 10 anos se equipara ao brasileiro nato, não estando sujeito à perda da nacionalidade mediante processo judicial.
A CF considera brasileiros natos, independentemente de formalidades, os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, se qualquer deles estiver a serviço do Brasil.
A exemplo dos países que se formaram a partir de grande contingente de imigrantes, o Brasil adota predominantemente o critério do jus sanguinis para definição da nacionalidade, admitindo, porém, em situações específicas, a aplicação do jus soli.

Sobre as normas imperativas, lois de police, e sua relação com as normas de Direito Internacional Privado, assinale a afirmativa correta:
Devem ser aplicadas imediatamente pelo juiz do foro, independente da norma estrangeira indicada pelo Direito Internacional Privado como sendo aplicável ao caso.
São normas definidas exclusivamente em tratados internacionais ratificados pelos Estados.
Diante de casos conectados a múltiplos ordenamentos jurídicos, as lois de police têm por finalidade apontar a lei aplicável ao caso.
São, essencialmente, normas de ordem publica.
As lois de police revogam as regras de conexão.

Mais conteúdos dessa disciplina