Logo Passei Direto
Buscar
O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas multifatoriais, incluindo fatores genéticos e ambientais, que afeta a capacidade da pessoa de manter o foco e a atenção, influenciando no controle de impulsos e na regulação da atividade motora, gerando distrações constantes, dificuldade para finalizar as atividades que começa, esquecimento rápido, por mudar o foco daquilo que está fazendo com frequência, impulsividade ou o seu o oposto, ou seja, a pessoa com déficit de atenção também pode passar horas para tentar decidir algo sem chegar a nenhuma conclusão. Isso acontece porque não existe somente um tipo de TDAH.
Considerando o que você estudou sobre TDAH, relacione a coluna das características com a coluna dos subtipos:
1 Desatenção predominante A Existe a dificuldade em manter o foco e ação impulsiva em diferentes situações
2 Hiperatividade/impulsividade predominante B A pessoa é distraída, tem dificuldade para manter o foco e para seguir orientações básicas
3 Tipo combinado C Há maior dificuldade para o (auto)controle e a autorregulação. Corpo e mente são agitados.
a. 1A; 2C; 3B
b. 1C; 2A; 3B
c. 1C; 2B; 3A
d. 1A; 2B; 3C
e. 1B; 2C; 3A
User badge image
Progresso com Exercícios

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada uma das características e subtipos do TDAH para encontrar a correspondência correta: 1. Desatenção predominante: A descrição indica que a pessoa tem dificuldade em manter o foco e seguir orientações, o que se encaixa na opção B. 2. Hiperatividade/impulsividade predominante: Aqui, a descrição fala sobre a dificuldade de (auto)controle e autorregulação, o que se relaciona com a opção C. 3. Tipo combinado: Este tipo envolve tanto a desatenção quanto a hiperatividade/impulsividade, e a descrição A menciona a dificuldade em manter o foco e a ação impulsiva. Agora, vamos relacionar as características com os subtipos: - 1 (Desatenção predominante) - B (A pessoa é distraída, tem dificuldade para manter o foco e para seguir orientações básicas) - 2 (Hiperatividade/impulsividade predominante) - C (Há maior dificuldade para o (auto)controle e a autorregulação. Corpo e mente são agitados.) - 3 (Tipo combinado) - A (Existe a dificuldade em manter o foco e ação impulsiva em diferentes situações) Portanto, a combinação correta é: d. 1B; 2C; 3A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um dos maiores desafios enfrentados pela escola está relacionado com os alunos que não aprendem. Os educandos com pouca ou nenhuma motivação para aprender e que, mais cedo ou mais tarde, fracassam diante das demandas conteudistas e acabam por adquirir inúmeras dificuldades de aprendizagem. Igualmente, alguns educadores possuem poucas expectativas com relação a esses alunos e se sentem pouco competentes para desenvolver uma intervenção adequada. Essa falta de competência se acentua quando a aprendizagem volta-se ao conhecimento matemático. Parece que as dificuldades relacionadas à linguagem são mais bem acolhidas e trabalhadas pelos professores da sala de aula. A problemática situa-se em relação às dificuldades específicas de aprendizagem da matemática, porque muitos professores ainda trabalham de forma tradicional, não utilizando recursos e estratégias adequados à aquisição das habilidades matemáticas.
Analise as informações abaixo, categorizando-as em verdadeiras ou falsas:
( ) Problemas de aprendizagem por parte discente e ensino inadequado por parte docente, resultam em fracasso escolar, que pode vir associado à carência de recursos biológicos e psicológicos, enquanto requisitos básicos e fundamentais para a aprendizagem.
( ) A discalculia é um transtorno motor que tem origem no sistema maturacional de determinadas estruturas cerebrais. A imaturidade maior ou menor das funções neurológicas, se caracterizam como processo evolutivo e não lesional.
( ) Acolher quem possui alguma dificuldade de aprendizagem específica é tão importante quanto disponibilizar demandas e condições específicas para sua inclusão. A percepção da limitação de quem possui discalculia pode incorrer em perda da autoestima e da motivação para aprender.
( ) A discalculia se manifesta somente em pessoas com deficiência intelectual ou potencialmente dotados com altas habilidades. A pessoa com discalculia poderá desenvolver facilmente todas as habilidades cognitivas necessárias para a superação do transtorno.
a. V, F, V, F.
b. V, V, F, V.
c. F, V, F, F.
d. V, F, V, V.
e. F, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina