Para que o aprendizado fique mais interessante vamos fazer como se fosse real. Vamos dimensionar o SESMT para uma empresa produtora de café, uma das principais do país. Conta com um espaço de 500 mil metros quadrados e capacidade para processar diariamente, 70 toneladas de café solúvel em pó. Para isso, a empresa funciona 24 horas por dia, 365 dias ao ano e conta com aproximadamente 2.500 funcionários
Para dimensionar o SESMT é necessário ter os seguintes dados: – Atividade de atuação da empresa (ramo de atividade): – Quantidade de funcionários: – Grau de Risco:
Ed
anteontem
Para dimensionar o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) de uma empresa produtora de café, você precisa considerar os seguintes pontos: 1. Atividade de atuação da empresa: No caso, a empresa é do ramo de produção de café, especificamente café solúvel em pó. 2. Quantidade de funcionários: A empresa conta com aproximadamente 2.500 funcionários. 3. Grau de Risco: O grau de risco deve ser determinado com base nas atividades realizadas e nas condições de trabalho. Para uma empresa de café, o grau de risco pode variar, mas geralmente é classificado como 2 (risco médio) ou 3 (risco alto), dependendo das operações específicas e dos processos envolvidos. Com essas informações, você pode consultar a Norma Regulamentadora NR 4, que estabelece a quantidade mínima de profissionais do SESMT a serem contratados, considerando o número de funcionários e o grau de risco da atividade.