Logo Passei Direto
Buscar
As organelas são compartimentos delimitados por membrana celular, desempenham funções específicas dentro da célula, porém trabalham de maneira integrada para que a célula exerça sua atividade.
Relacione a função apresentada com a organela à qual ela se refere.
I. Transporte de substâncias e produção de esteroides ou proteínas.
II. Organela citoplasmática constituída por membrana celular, se dispõe no interior da célula como sáculos achatados e empilhados. Sua função é processar e armazenar os produtos sintetizados na célula.
III. Vesículas contendo enzimas digestivas que atuam na degradação de partículas endocitadas pela célula.
A) I. Complexo golgiense; II. Retículo endoplasmático; III. Lisossomos.
B) I. Retículo endoplasmático; II. Lisossomos; III. Complexo golgiense.
C) I. Retículo endoplasmático; II. Complexo golgiense; III. Lisossomos.
D) I. Lisossomos; II. Retículo endoplasmático; III. Complexo golgiense.
E) I. Lisossomos; II. Complexo golgiense; III. Retículo endoplasmático.
User badge image
Discussões sobre Bases Biológicas

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das funções apresentadas e as organelas correspondentes: I. Transporte de substâncias e produção de esteroides ou proteínas. Essa função está relacionada ao Retículo Endoplasmático, que é responsável pela síntese de proteínas e lipídios. Portanto, I se refere ao Retículo Endoplasmático. II. Organela citoplasmática constituída por membrana celular, se dispõe no interior da célula como sáculos achatados e empilhados. Sua função é processar e armazenar os produtos sintetizados na célula. Essa descrição se refere ao Complexo Golgiense, que processa e armazena proteínas e lipídios. Portanto, II se refere ao Complexo Golgiense. III. Vesículas contendo enzimas digestivas que atuam na degradação de partículas endocitadas pela célula. Essa função é típica dos Lisossomos, que são responsáveis pela digestão celular. Portanto, III se refere aos Lisossomos. Agora, vamos relacionar as funções com as organelas: - I. Retículo Endoplasmático - II. Complexo Golgiense - III. Lisossomos Com isso, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) I. Retículo endoplasmático; II. Complexo golgiense; III. Lisossomos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De um modo geral, quanto maior for sua solubilidade em lipídios e menor seu tamanho molecular, mais facilmente se dará sua passagem pela membrana. A água constitui uma exceção notável: apesar da barreira hidrofóbica, suas moléculas difundem-se de forma relativamente rápida através da membrana. Entretanto, a célula precisa de algumas moléculas que não são capazes de atravessar a membrana plasmática por simples difusão, como aminoácidos e nucleotídeos. Deste modo, é vital para a célula que ela possua uma série de mecanismos que permitam ou auxiliem sua passagem, especificamente, através dessa barreira.
Sobre as proteínas de transporte na membrana celular, é correto afirmar que
A) tanto proteínas carreadoras/transportadoras quanto proteínas de canal medeiam o transporte de substâncias contra o gradiente de concentração.
B) no transporte mediado por proteína de canal, ocorre o reconhecimento do soluto a ser transportado, que se liga ao sítio ativo de forma semelhante à ligação enzima-substrato.
C) essas proteínas são importantes para transportar pequenas moléculas lipossolúveis, sem gasto de energia e a favor do gradiente de concentração.
D) em geral, as proteínas de canal encontram-se permanentemente abertas, não sendo necessário um estímulo para permitir a passagem da substância.
E) quando a proteína carreadora/transportadora carrear uma substância contra o gradiente de concentração, este será considerado transporte ativo, pois ocorreu gasto de energia.

Proteínas são as macromoléculas mais abundantes presentes em todos os sistemas vivos. Elas representam cerca de 50 a 80% do peso seco das células. As proteínas são compostas por uma combinação de até 22 aminoácidos e apresentam uma grande variedade estrutural devido ao número expressivo de possibilidades de sequências de aminoácidos. Em teoria, um decapeptídeo (peptídeo composto por 10 aminoácidos) poderia apresentar 2,2 x 1011 (220 trilhões) de sequências (arranjos) diferentes com o mesmo número de resíduos de aminoácidos na molécula. Mas como os aminoácidos são capazes de formar proteínas? Os aminoácidos apresentam a capacidade de formar ligações covalentes entre os grupos amino (NH2) de um aminoácido e carboxílico (COOH) de outro, reação que é catalisada por um conjunto de enzimas, formando as chamadas ligações peptídicas. Assim, eles originam cadeias polipeptídicas que, ao atingirem uma certa extensão (cerca de 50 resíduos), recebem o nome de proteína.
Em relação às funções biológicas desempenhadas pelas proteínas, julgue as afirmativas a seguir.
I. Proteínas estruturais, como o colágeno e a queratina, participam da estruturação de células e tecidos, servindo como suporte para fornecer proteção e resistências às estruturas biológicas.
II. Em geral, enzimas são proteínas que exibem propriedades catalíticas, as quais apresentam capacidade de reagir de forma específica com determinados constituintes denominados substratos.
III. A hemoglobina e a albumina do soro são exemplos de proteínas que atuam eficientemente no transporte de moléculas no plasma sanguíneo.
A) II e III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I, II e III.
D) I e III, apenas.
E) I, apenas.

As células podem ser classificadas em eucariontes e procariontes. Bactérias são exemplos de células procariontes. Em relação à estrutura, as células procariontes são caracterizadas por A B C D E presença de organelas membranosas. ausência de membrana nuclear. fornecimento de energia por mitocôndrias. presença de nucleoplasma. ausência de membrana plasmática.

Mais conteúdos dessa disciplina