Para não incorrer em exercício irregular de atividade e não sofrer as sanções previstas, existem impedimentos, previstos em lei, que são importantes de serem observados, antes da decisão de empreender em alguma atividade. No campo da atividade empresarial, mais especificamente considerando a figura do empresário, existem algumas particularidades para o seu exercício que devem ser respeitadas. Sabe-se que empresário é quem exerce profissionalmente uma atividade econômica, de forma organizada, com o objetivo de produzir ou de fazer circular bens ou serviços. O empresário pode ser uma pessoa física, que nesse caso é chamado de empresário individual, ou uma pessoa jurídica, chamada de sociedade empresária.
FRAPORTI, Simone. Teoria Geral da Empresa: Impedimentos. Porto Alegre: SAGAH, (20--) (adaptado).
Diante do texto apresentado, analise o caso a seguir.
João Lucas estudou durante muitos anos para o concurso de magistrado, até que um dia realizou seu grande sonho e, agora, ocupa o cargo de juiz. No entanto, ele deseja expandir seu patrimônio tornando-se sócio de uma empresa junto a um grande amigo.
Considerando o exercício da atividade empresarial designado pelo Código Civil Brasileiro e por legislações específicas, e o desejo de João Lucas em participar de uma sociedade com seu amigo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Por ser magistrado, João Lucas é considerado pela Lei impedido de trabalhar como empresário individual, mas ainda pode participar da sociedade com seu amigo, respeitando responsabilidades limitadas.
PORQUE
II. Magistrados são impedidos de possuir registro na Junta Comercial como empresário individual, mas podem participar de sociedade empresária como cotistas ou acionistas, desde que não exerçam função de gerência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a Il é uma proposição falsa.
As asserções I e Il são proposições verdadeiras, e a Il é uma justificativa da l.
A asserção I é uma proposição falsa, e a ll é uma proposição verdadeira.
D
As asserções I e Il são proposições verdadeiras, mas a Il não é uma justificativa da I.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as asserções: I. Por ser magistrado, João Lucas é considerado pela Lei impedido de trabalhar como empresário individual, mas ainda pode participar da sociedade com seu amigo, respeitando responsabilidades limitadas. - Essa afirmação é verdadeira. De fato, magistrados são impedidos de atuar como empresários individuais, mas podem participar de sociedades empresariais, desde que não exerçam funções de gerência. II. Magistrados são impedidos de possuir registro na Junta Comercial como empresário individual, mas podem participar de sociedade empresária como cotistas ou acionistas, desde que não exerçam função de gerência. - Essa afirmação também é verdadeira. Os magistrados não podem ter registro como empresários individuais, mas podem ser cotistas ou acionistas em sociedades empresariais, desde que não atuem na gerência. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: - A asserção II justifica a I, pois explica a condição sob a qual João Lucas pode participar de uma sociedade empresária. Portanto, a alternativa correta é: B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes