Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: A técnica de divisão e conquista é dividida em três etapas. Na primeira (dividir), é realizada a divisão do problema em subproblemas menores. Na segunda (conquistar), os subproblemas são resolvidos por chamadas recursivas até a completa resolução. Por fim, os subproblemas são combinados para obter a solução final de todo o problema.
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O algoritmo Merge Sort divide o vetor em duas metades, ordenando-as recursivamente e, finalmente, mescla as duas metades ordenadas. Sua complexidade de tempo é O(n log n).
II. A eficiência e a baixa complexidade de tempo do Merge Sort ocorrem graças ao algoritmo que escolhe um elemento central chamado pivô, o qual ajuda a reorganizar os elementos do vetor.
A+
A
A-
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
User badge image
Praticando Para Aprender

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada asserção: I. O algoritmo Merge Sort divide o vetor em duas metades, ordenando-as recursivamente e, finalmente, mescla as duas metades ordenadas. Sua complexidade de tempo é O(n log n). Esta asserção é verdadeira. O Merge Sort realmente divide o vetor em duas metades, ordena cada metade recursivamente e depois as mescla, e sua complexidade de tempo é O(n log n). II. A eficiência e a baixa complexidade de tempo do Merge Sort ocorrem graças ao algoritmo que escolhe um elemento central chamado pivô, o qual ajuda a reorganizar os elementos do vetor. Esta asserção é falsa. O Merge Sort não utiliza um pivô; essa descrição se aplica ao Quick Sort, que é um algoritmo diferente. Agora, vamos às alternativas: - As asserções I e II são proposições falsas. (Falso, pois a I é verdadeira) - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (Falso, pois a II é falsa) - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Verdadeiro, esta é a correta) - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Falso, pois a I é verdadeira) - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Falso, pois a II é falsa) Portanto, a alternativa correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: Do ponto de vista da complexidade computacional, existem alguns tipos de problemas para os quais não existem algoritmos eficientes para resolvê-los. A maioria desses problemas tem um algoritmo que fornece uma solução, e esse algoritmo é a busca de força bruta. Esse algoritmo, no entanto, não fornece uma solução eficiente e, portanto, não é viável para computação com nada mais do que a menor entrada. A razão pela qual não há algoritmos eficientes para esses problemas é que esses problemas estão todos em uma categoria que poderia ser chamada de “um pouco menos que aleatório”. Eles são próximos do aleatório, de fato, ainda que não permitam nenhum algoritmo significativo além do de força bruta.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
Problemas Tratáveis, como aqueles de complexidade NP e NP-Hard, não podem ser resolvidos dentro de um tempo aceitável.
Problemas Intratáveis, os quais geralmente requerem tempos exponenciais de processamento, não podem ser resolvidos dentro de um tempo aceitável.
Problemas Insolúveis, os quais dificilmente serão resolvidos em um tempo polinomial, não podem ser resolvidos dentro de um tempo aceitável.
Problemas de Parada, os quais geralmente requerem tempos polinomiais de processamento, não podem ser resolvidos dentro de um tempo aceitável.
Problemas Heurísticos, os quais são resolvidos utilizando heurísticas e técnicas de força bruta, não podem ser resolvidos dentro de um tempo aceitável.

Mais conteúdos dessa disciplina