Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Atente para a seguinte passagem de texto: “Nos estabelecimentos fdhgfdade ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira”.
A partir do fragmento de texto destacado e dos conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre a história da África, marque a alternativa correta:
A As novas conclusões apontam para explicações que levam em conta a história da África por si só, sem relação com o Brasil ou com a Europa.
B A lei 10.639 sobre obrigatoriedade dos estudos de História e Cultura afro-brasileira não causaram grandes efeitos no ensino e na produção de material didático.
C A implementação da lei 10.639 de 2003 foi resultado também de anos de militância do movimento negro por mais espaço na educação.
D Os estudos de história e cultura africana são relevantes na historiografia brasileira desde o período imperial.
E Hoje se consolidou na historiografia brasileira a ideia de que apenas a história da Europa é relevante o suficiente para ser estudada.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 18 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 18 horas

Vamos analisar as alternativas com base no contexto da lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. A) As novas conclusões apontam para explicações que levam em conta a história da África por si só, sem relação com o Brasil ou com a Europa. - Essa afirmação não é correta, pois a história da África é frequentemente estudada em relação à história do Brasil, especialmente devido à diáspora africana. B) A lei 10.639 sobre obrigatoriedade dos estudos de História e Cultura afro-brasileira não causaram grandes efeitos no ensino e na produção de material didático. - Essa afirmação é enganosa, pois a lei teve um impacto significativo, embora ainda haja desafios na implementação. C) A implementação da lei 10.639 de 2003 foi resultado também de anos de militância do movimento negro por mais espaço na educação. - Esta alternativa é correta, pois a lei foi fruto de uma luta histórica do movimento negro por reconhecimento e inclusão na educação. D) Os estudos de história e cultura africana são relevantes na historiografia brasileira desde o período imperial. - Embora a história africana tenha relevância, a formalização do ensino se deu mais recentemente, com a lei 10.639. E) Hoje se consolidou na historiografia brasileira a ideia de que apenas a história da Europa é relevante o suficiente para ser estudada. - Essa afirmação é incorreta, pois a lei 10.639 busca justamente mudar essa perspectiva. Portanto, a alternativa correta é: C) A implementação da lei 10.639 de 2003 foi resultado também de anos de militância do movimento negro por mais espaço na educação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a seguinte citação: “Artigo 4º – […]: A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito pela dignidade da pessoa humana. Implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem a minorias e os dos povos autóctones”.
De acordo com a citação acima e com os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre o pensamento social no século XX à diversidade cultural, analise as seguintes afirmativas e assinale a correta:
A Na segunda metade do século XX, poucas pesquisas deram atenção à diversidade cultural nas ciências humanas em geral.
B A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, da Unesco, é um documento que pode ser lido como uma proposta construtiva e positiva para a dignidade das pessoas.
C Com a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, a Unesco basicamente reafirmou o lugar já de destaque dos indígenas, negros, mulheres, da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) produção do conhecimento.
D Os pós-modernos não enfrentaram o problema das relações entre saber e poder, permitindo assim que as estruturas tradicionais de dominação continuassem sem questionamentos.
E Um dos resultados mais evidentes da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural e a fobia em relação às pessoas pertencentes ao grupo LGBT na maior parte dos países do mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina