Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
(IDCAP/PMST, 2019) “Um educador, que se preocupe com que a sua prática educacional esteja voltada para a transformação, não poderá agir inconsciente e irrefletidamente.” (Luckesi, p.46). Nesta frase, Cipriano Carlos Luckesi destaca a transformação como sendo o principal objetivo em um processo de aprendizagem e sugere que para alcançá-lo é fundamental que todo planejamento seja baseado na intencionalidade. Contextualizado no processo de avaliação escolar, este pensamento propõe que
o estudante deve ter na avaliação de aprendizagem uma forma exata de saber o que aprendeu.
o aluno deve ter a oportunidade de participar da elaboração das regras, dos limites, dos critérios de avaliação, das tomadas de decisão, além de assumir pequenas responsabilidades.
a avaliação é uma ação isolada que visa quantificar o nível de aprendizagem do educando.
o professor deve proporcionar ao estudante uma participação efetiva no processo de aprendizagem, mas ser o único responsável pelos critérios de avaliação escolhidos.
a avaliação é uma forma de o professor analisar seu nível de competência, baseado nos resultados apresentados pelos alunos.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A frase de Luckesi enfatiza a importância da intencionalidade no planejamento educacional e sugere que a avaliação deve ser um processo participativo. Portanto, a opção que melhor se alinha a essa ideia é: "o aluno deve ter a oportunidade de participar da elaboração das regras, dos limites, dos critérios de avaliação, das tomadas de decisão, além de assumir pequenas responsabilidades." Essa abordagem valoriza a participação do estudante e promove uma avaliação mais significativa e reflexiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Funcab- SEEAC-2014) Luckesi (2007) define avaliação como um julgamento qualitativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse julgamento deve existir para
medir as informações que o aluno foi capaz de reter.
auxiliar o professor na tomada de decisão quanto ao seu trabalho.
decidir o grau de dificuldade de testes e provas.
atribuir notas aos alunos.
revelar o nível de aprovação/reprovação de uma escola.

O planejamento, mais que predizer o futuro, se constitui em uma aposta, um cálculo que preside à ação, para criar o futuro desejado, a partir das possibilidades que vislumbramos, sem a garantia de que tenhamos o controle sobre esse futuro.
Na elaboração do planejamento educacional, a descrição de habilidades e competências está diretamente relacionada
às atividades propostas.
aos recursos disponíveis.
à seleção dos conteúdos.
à avaliação.
ao tempo previsto.

O trabalho do professor da disciplina Arte deve se atentar aos conceitos educacionais e teóricos sobre os conteúdos. Na visão educacional sobre o ponto de vista pedagógico, o ensino de Arte deve ser considerado como
criações artísticas que os alunos produzem fora do ambiente escolar.
obra artística criadas em sala de aula que representam formas de expressão.
processo de criação da identidade cultural baseada em vivências socioemocionais dentro e fora da escola.
experiências estéticas vivenciadas pelos alunos na sua cultura familiar.
forma de expressão das linguagens como música, desenho, pintura, entre outros.

(Funrio – UFRB – 2015- Adaptada) O planejamento de ensino, processo de sistematização dos conteúdos e ações docentes, visa organizar o trabalho pedagógico, racionalizando as atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem.
O processo de planejamento participativo implica uma gestão
centralizada.
humanista.
autocrática.
autônoma.
democrática.

A busca pela significação da vida e a compreensão do lugar do ser humano no universo têm sua necessidade respondida, tanto pela arte quanto pela ciência. Mediante a construção de objetos de conhecimento que, juntamente com as relações sociais, políticas e econômicas, sistemas filosóficos e éticos, há a formação do conjunto de manifestações simbólicas de uma determinada cultura.
Nesse viés de pensamento, podemos afirmar que:
as experiências vividas pelo artista e pelo espectador nem sempre contribuem na sua arte.
a obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana refletindo as emoções e vivências estéticas unificadas.
o que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidades de conhecimento humano é a qualidade de comunicação entre os seres humanos que a obra de arte propicia, tornando-se uma linguagem universal.
a obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações normalmente desconhecidos.
a percepção estética contempla a criação da arte, mas não sua apreciação.

Mais conteúdos dessa disciplina