A criatividade pode ser favorecida a partir de um ambiente rico de estímulos, utilizando para isso jogos. brincadeiras e princípios pedagógicos que conduzem ao desenvolvimento de iniciativas criativas. No campo da Educação Física, é correto afirmar que podemos favorecer a criatividade:
A. Estabelecer relações pedagógicas que prezem pela liberdade de construir e transformar (regras, objetivos, materiais), comprometido com a capacidade de dialogar, imaginar, negociar, convencer, fazer trocas, antecipar.
B. Quando aplicamos especialmente 3 tipos de jogos: jogos de cartas, de tabuleiros e também Rpg, porque estes são os jogos que a literatura já comprovou serem eficazes no ganho da criatividade e são classificados como criativos.
C. Promover especialmente atividade individuais e não grupais, visto que a criatividade é linerente a cada pessoa, logo, as soluções para os problema e desafios são individuais
D. Pesquisando por jogos diversos chamados de "criativos" e os aplicando várias vezes ao grupo, como forma de garantr a criativicade cas pessoas.
E. Promovendo jogos e atividades em que o componente da competição esteja em evidencia, ou seja, atividades que prezem pela busca da performance e eficiência
Ed
há 2 meses
Para favorecer a criatividade no campo da Educação Física, é importante considerar como as interações e o ambiente de aprendizado podem estimular a imaginação e a inovação. Vamos analisar as alternativas: A. Estabelecer relações pedagógicas que prezem pela liberdade de construir e transformar (regras, objetivos, materiais), comprometido com a capacidade de dialogar, imaginar, negociar, convencer, fazer trocas, antecipar. - Esta opção enfatiza a liberdade e a interação, que são fundamentais para estimular a criatividade. B. Quando aplicamos especialmente 3 tipos de jogos: jogos de cartas, de tabuleiros e também RPG, porque estes são os jogos que a literatura já comprovou serem eficazes no ganho da criatividade e são classificados como criativos. - Embora esses jogos possam ser criativos, a afirmação é muito restritiva e não abrange outras formas de estimular a criatividade. C. Promover especialmente atividades individuais e não grupais, visto que a criatividade é inerente a cada pessoa, logo, as soluções para os problemas e desafios são individuais. - Esta opção limita a criatividade ao individualismo, desconsiderando a importância da colaboração e interação em grupo. D. Pesquisando por jogos diversos chamados de "criativos" e os aplicando várias vezes ao grupo, como forma de garantir a criatividade das pessoas. - Essa abordagem pode ser útil, mas não necessariamente garante a criatividade, pois a repetição pode levar à estagnação. E. Promovendo jogos e atividades em que o componente da competição esteja em evidência, ou seja, atividades que prezem pela busca da performance e eficiência. - A competição pode inibir a criatividade, pois pode levar a um foco excessivo em resultados em vez de exploração e inovação. A alternativa que melhor favorece a criatividade, promovendo um ambiente rico em estímulos e interações, é a: A. Estabelecer relações pedagógicas que prezem pela liberdade de construir e transformar (regras, objetivos, materiais), comprometido com a capacidade de dialogar, imaginar, negociar, convencer, fazer trocas, antecipar.