Logo Passei Direto
Buscar

Saúde do Idoso

Colégio Objetivo
Sobre o envelhecimento fisiológico e patológico, analise as afirmacoes a seguir.
A análise dessas afirmações permite concluir que estão corretas:
1 - O envelhecimento fisiológico, ou senescência, reduz a vitalidade da pessoa idosa, definida como a capacidade de defesa contra as agressões dos meios interno e externo, o que os torna mais vulneráveis.
2 – A redução fisiológica da vitalidade atribuída ao envelhecimento normal, por si só, é suficiente para gerar incapacidades ou dependência funcional.
3 – O envelhecimento patológico, consequência de uma ou mais doenças, e agravado por fatores ambientais e contextuais, compromete, de forma mais intensa, a vitalidade da pessoa idosa, associando-se ao declínio funcional.
4 – Considerando que as doenças estão mais presentes entre os indivíduos idosos, tem-se que o propósito da manutenção da saúde nessa faixa etária deve ser o diagnóstico e tratamento dessas doenças.
2 e 4 apenas.
1 e 3 apenas.
2 e 3 apenas.
1 e 2 apenas.
User badge image
idosossaudaveis

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar as afirmações: 1. Correta - O envelhecimento fisiológico realmente reduz a vitalidade e torna os idosos mais vulneráveis. 2. Incorreta - A redução da vitalidade não é, por si só, suficiente para gerar incapacidades; outros fatores também influenciam. 3. Correta - O envelhecimento patológico compromete a vitalidade de forma mais intensa e está associado ao declínio funcional. 4. Incorreta - O foco deve ser na promoção da saúde e prevenção, não apenas no diagnóstico e tratamento de doenças. Portanto, as afirmações corretas são 1 e 3. A resposta correta é: 1 e 3 apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A suplementação vitamínica em idosos é tema bastante discutido.
Avaliando as indicações a seguir, inferimos estar correto que:
o uso de suplementos vitamínicos, em geral, em idosos deve ser estimulado durante as consultas.
concentrações inferiores a 30 ng/mL de 25-OH-Vitamina D são consideradas deficientes para a população geral, devendo ser suplementada.
a USPSTF, em 2021, menciona o benefício da suplementação diária com 600 UI de vitamina D e aproximadamente 1200 mg de cálcio para a prevenção primária de fraturas em mulheres que vivem na comunidade, na pós-menopausa.
é recomendado consumo de até 1200 mg por dia de cálcio, principalmente por meio de leite e derivados, podendo utilizar suplementação vitamínica de cálcio, se necessário.

Mais conteúdos dessa disciplina