Logo Passei Direto
Buscar
A contabilidade deve estar voltada aos usuários específicos de cada país, por outro lado, ela deve também atender às demandas normativas de seu país de origem. Essa dualidade explica a busca da harmonização das normas contábeis locais em relação às normas utilizadas internacionalmente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A contabilidade brasileira passou a adaptar-se às normas internacionais, de forma que os relatórios financeiros passassem a evidenciar o patrimônio das entidades segundo critérios mais amplamente utilizados.
II. A ideia principal é que um demonstrativo levantado no Brasil, relativo às operações de uma entidade brasileira, possa ser comparável com os demonstrativos dessa mesma entidade ou de outras entidades que estejam atuando em países diferentes.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada asserção: I. A contabilidade brasileira passou a adaptar-se às normas internacionais, de forma que os relatórios financeiros passassem a evidenciar o patrimônio das entidades segundo critérios mais amplamente utilizados. Verdadeira, a contabilidade brasileira realmente se adaptou às normas internacionais (IFRS), buscando maior transparência e comparabilidade. II. A ideia principal é que um demonstrativo levantado no Brasil, relativo às operações de uma entidade brasileira, possa ser comparável com os demonstrativos dessa mesma entidade ou de outras entidades que estejam atuando em países diferentes. Verdadeira, essa é uma das principais razões para a adoção das normas internacionais, permitindo a comparação entre entidades de diferentes países. Agora, vamos às alternativas: a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. (Incorreta, pois ambas são verdadeiras) b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (Incorreta, pois a II é uma justificativa correta da I) c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. (Incorreta, pois a I é verdadeira) d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. (Correta, ambas são verdadeiras e a II justifica a I) e. As asserções I e II são proposições falsas. (Incorreta, pois ambas são verdadeiras) Portanto, a alternativa correta é: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O CPC 02 que trata dos efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis, apresenta que uma entidade tem a possibilidade de manter suas atividades operacionais em moeda estrangeira de algumas formas. Considerando esse trecho, analise as alternativas abaixo a respeito do CPC 02.
I. Ele pode ser aplicado no processo de contabilização das transações em moeda estrangeira, exceto para transações com derivativos e saldos que são cobertas pelo CPC 48 – Instrumentos Financeiros;
II. Ele pode ser aplicado no processo de conversão de resultados e posição financeira das operações que a entidade possui no exterior que necessitam ser incluídas nas demonstrações contábeis por meio de consolidação (ou equivalência patrimonial);
III Ele pode ser aplicado no processo de conversão de resultados e posição financeira da entidade para uma moeda diferente da sua.
IV. Ele pode ser aplicado nas entidades que exportam e importam somente.
a. I, II, III e IV.
b. I e II, apenas.
c. III, apenas.
d. I, II e III apenas.
e. I, apenas.

Vários países têm projetos oficiais de convergência das normas contábeis locais para as normas IFRS. No Brasil, o movimento de convergência foi bastante tímido, limitando-se às discussões acadêmicas e seminários apresentados por empresas de auditoria, pelo Instituto Brasileiro de Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), bem como a algumas palestras de professores, ou divulgação de artigos em revistas e congressos. Em 2005, foi criado o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), para liderar o processo de convergência do padrão de Contabilidade brasileiro ao IFRS.
Considerando o início do processo de harmonização das normas contábeis no Brasil acima, analise as afirmacoes a seguir sobre os benefícios do processo de internacionalização destas normas:
I. Comparabilidade – significa permitir a comparação de demonstrativos derivados de países diferentes.
II. Negociabilidade – tornar mais viável a comercialização das ações das empresas submetidas a normas internacionais em diferentes mercados de ações, possibilitando o aumento do luxo de capitais entre países.
III. Integração de informações – benefício que se estende à contabilidade governamental utilizada para o controle de indicadores econômicos.
IV. Redução – da necessidade de ajustes e de explicações nos demonstrativos financeiros apresentados em diferentes contextos.
a. I, apenas.
b. II, III e IV apenas.
c. I e II, apenas.
d. III, apenas.
e. I, II, III e IV.

O conceito de controle da Contabilidade, que é transformar todos os elementos patrimoniais em reais, para dar uma medida única para o patrimônio. A forma de fazer esse controle, extinguindo o processo de contagem dos elementos patrimoniais e sua valorização, é registrar cada transação de todos os eventos econômicos. Em outras palavras, a Contabilidade instituiu, como método de controle patrimonial, o registro (a escrituração, o lançamento) de todos os fatos administrativos ou contábeis, ou seja, todas as ocorrências (transações) de todos os eventos econômicos.
Analisando o fragmento de texto exposto acima, temos que o controle patrimonial dentro de uma empresa se refere:
a. Ao ato de controlar os bens e as obrigações de uma empresa.
b. Ao ato de controlar os direitos de uma empresa.
c. Ao ato de controlar os bens de uma empresa.
d. Ao ato de controlar as obrigações de uma empresa.
e. Ao ato de controlar os bens, os direitos e as obrigações de empresa.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) surgiu a partir do apoio das entidades de interesse na normatização contábil brasileira, tendo como objetivo garantir a convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais.
Dentre os ganhos esperados a partir desse processo estão: ___________ dos gastos inerentes ao processo de elaboração das demonstrações financeiras, o que se consegue a partir do momento em que uma mesma demonstração, elaborada no Brasil, passa a atender (mesmo com alguns ajustes) às ____________ internacionais.
___________ do processo de emissão de normas contábeis, pois cada entidade (principalmente as que apoiaram a criação do CPC) é responsável pela emissão de normas que regulam a atividade contábil no Brasil.
___________ da representação e produção das normas que afetam diferentes agentes do contexto contábil e do mercado de ações.
a. Redução; Carências; Centralização; Descentralização.
b. Aumento; Legislações; Democratização; Descentralização.
c. Aumento; Necessidades; Descentralização; Democratização.
d. Redução; Legislações; Centralização; Democratização.
e. Redução; Necessidades; Centralização; Descentralização.

Mais conteúdos dessa disciplina