Logo Passei Direto
Buscar
Quando abordamos o tema microscópios, deparamo-nos com uma variedade significativa de tipos e modelos. No entanto, antes de partir para o uso de um deles, é importante compreender que cada tipo de microscópio possui uma função específica.
Com relação aos tipos de microscópios e suas funções, analise a sentenças a seguir:
I - Para se visualizar características morfológicas grosseiras de bactérias, leveduras, bolores, algas e protozoários utiliza-se os microscópios do tipo campo claro.
II - Já os microscópios de campo escuro são utilizados para microrganismos que exibem algumas características morfológicas especiais quando vivos e em suspensão fluída.
III - Os microscópios de contraste de fase possuem como aplicação o exame de estruturas celulares em microrganismos maiores e vivos.
IV - Para o exame das ultraestruturas das células microbianas e de vírus, é comum o uso de microscópios de fluorescência.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I - Para se visualizar características morfológicas grosseiras de bactérias, leveduras, bolores, algas e protozoários utiliza-se os microscópios do tipo campo claro. Verdadeiro, os microscópios de campo claro são usados para observar características morfológicas de organismos visíveis. II - Já os microscópios de campo escuro são utilizados para microrganismos que exibem algumas características morfológicas especiais quando vivos e em suspensão fluída. Verdadeiro, os microscópios de campo escuro são eficazes para visualizar organismos vivos que não têm cor, permitindo observar detalhes morfológicos. III - Os microscópios de contraste de fase possuem como aplicação o exame de estruturas celulares em microrganismos maiores e vivos. Verdadeiro, os microscópios de contraste de fase são usados para observar células vivas e suas estruturas internas sem a necessidade de coloração. IV - Para o exame das ultraestruturas das células microbianas e de vírus, é comum o uso de microscópios de fluorescência. Falso, para examinar ultraestruturas de células e vírus, geralmente se utiliza o microscópio eletrônico, não o de fluorescência. Com base nas análises, as sentenças I, II e III estão corretas, enquanto a IV está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: D) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao nos referirmos à qualidade do solo, devemos compreender que ela está associada a reações biológicas e bioquímicas catalisadas pelos microrganismos. Essas reações representam um papel importante no processo de decomposição de resíduos, sejam eles de plantas, animais, industriais ou urbanos.
Portanto, há a necessidade de se avaliar a microbiota do solo e um dos métodos microbiológicos mais empregados é a quantificação da biomassa microbiana do solo. Com base nos métodos utilizados para avaliar a microbiota do solo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O método de microscopia direta pode prover informações úteis da natureza e da composição da microbiota do solo. Nesse método, as biomassas de bactérias e fungos devem ser analisadas separadamente.
( ) O método de Clorofórmio-Fumigação-Incubação (CFI) possibilita a obtenção de resultados referentes à taxa de respiração do solo e, ao mesmo tempo, de estimar a biomassa microbiana pela diferença de emissão de CO2 entre amostras de solo não fumigadas e fumigadas.
( ) O método de Clorofórmio-Fumigação-Extração (CFE) é o método mais indicado em virtude de que, o carbono, proveniente da comunidade microbiana morta, é determinado por extração química.
( ) Uma metodologia que complementa a CFI e a CFE é a respirometria que determina a quantidade de carbono liberado na forma de CO2, resultante da decomposição da matéria orgânica pela comunidade microbiana quimiorganotrófica aeróbia do solo.
A V - V - F - F.
B V - F - V - F.
C F - V - V - V.
D V - V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina