Logo Passei Direto
Buscar

Após quatro anos de bons serviços prestados à sociedade, Caio decide ampliar as atividades do negócio que ele administra e decide tomar um empréstimo mediante à hipoteca do imóvel de propriedade da sociedade empresária, onde funciona a sede.

Como forma de impactar a sociedade com sua estratégia mercadológica, Caio convida os sócios para uma reunião em que apresentará os rendimentos já obtidos com o empréstimo, que fora utilizado para aquisição de estoque a um preço baixíssimo, junto aos fornecedores. Caio pretende demonstrar, com isso, que a sociedade terá um ganho relativo a 30% do faturamento anual com essa medida estratégica. No dia da reunião com os sócios, Caio apresenta essa estratégia que, após três meses de implantação, já fez com que a sociedade tivesse um aumento de 7% do faturamento anual.

A partir do caso apresentado, elabore um relatório que apresente se a decisão de Caio é legal e poderia ter sido tomada sem a deliberação dos sócios. Para tanto, você deverá dominar as regras para a administração da sociedade e quais são os impedimentos fixados para o administrador.


User badge image
Alessandra Cunha

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

A decisão de Caio em tomar um empréstimo mediante a hipoteca do imóvel da sociedade empresária sem a deliberação dos sócios pode ser considerada ilegal, dependendo do tipo de sociedade e das regras estabelecidas no contrato social. 1. Poderes do Administrador: Em sociedades limitadas, por exemplo, o administrador deve agir dentro dos limites de seus poderes, conforme estipulado no contrato social. Se o contrato exigir a aprovação dos sócios para operações que envolvam a hipoteca de bens da sociedade, Caio deveria ter convocado uma assembleia para deliberar sobre o assunto. 2. Impedimentos: O administrador não pode realizar atos que comprometam o patrimônio da sociedade sem a autorização dos sócios, especialmente quando se trata de bens imóveis. A hipoteca é um ato que pode impactar significativamente a saúde financeira da empresa e, portanto, requer a deliberação dos sócios. 3. Consequências: Caso Caio tenha agido sem a devida autorização, ele pode ser responsabilizado por eventuais prejuízos causados à sociedade e aos demais sócios. Além disso, os sócios podem contestar a validade do empréstimo e da hipoteca. Portanto, a decisão de Caio, ao que parece, não foi legal e deveria ter sido tomada com a deliberação dos sócios.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina