Logo Passei Direto
Buscar

Marketing

Outros
O último Capítulo do Título relativo à Administração Tributária trata das certidões negativas.
Considerando o texto e o Código Tributário Nacional, assinale a alternativa correta sobre certidões negativas:
A O contribuinte que tem débitos tributários em processo judicial, e seus bens foram penhorados em montante equivalente à execução, configura-se uma situação em que o sujeito passivo teria direito à emissão de certidão positiva com efeitos de negativa.
B A certidão negativa será sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 20 dias da data da entrada do requerimento na repartição.
C A certidão negativa expedida com culpa, que contenha erro contra a Fazenda Pública, responsabiliza pessoalmente o funcionário que a expedir, pelo crédito tributário e juros de mora acrescidos.
D A certidão positiva com efeito de negativa não poderá ser empregada pelo contribuinte para os mesmos propósitos que a certidão negativa de débitos seria utilizada.
User badge image
Discussões sobre Marketing

há 7 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre certidões negativas, conforme o Código Tributário Nacional: A) O contribuinte que tem débitos tributários em processo judicial, e seus bens foram penhorados em montante equivalente à execução, configura-se uma situação em que o sujeito passivo teria direito à emissão de certidão positiva com efeitos de negativa. - Esta alternativa está correta, pois a certidão positiva com efeitos de negativa é emitida em situações específicas, como a mencionada. B) A certidão negativa será sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e será fornecida dentro de 20 dias da data da entrada do requerimento na repartição. - Esta alternativa não é totalmente precisa, pois a expedição pode depender de outros fatores e não é garantido que sempre será emitida em 20 dias. C) A certidão negativa expedida com culpa, que contenha erro contra a Fazenda Pública, responsabiliza pessoalmente o funcionário que a expedir, pelo crédito tributário e juros de mora acrescidos. - Embora a responsabilidade do funcionário possa existir, a afirmação não é uma regra geral e pode não se aplicar em todos os casos. D) A certidão positiva com efeito de negativa não poderá ser empregada pelo contribuinte para os mesmos propósitos que a certidão negativa de débitos seria utilizada. - Esta alternativa é incorreta, pois a certidão positiva com efeito de negativa é, de fato, utilizada para os mesmos propósitos que a certidão negativa. Após essa análise, a alternativa correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Princípios são ordens fundamentais da matéria, levando a direcionamentos de condutas. Esses princípios podem ser entendidos como mandamentos nucleares. São livres de hierarquia formal, ou seja, nenhum é mais importante que outro. Cabe ponderar que nenhum princípio é absoluto, por serem questionáveis em casos concretos.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A preservação da empresa é um dos princípios do Direito Empresarial, pois a empresa é importante para a sociedade porque ela produz bens e serviços, que são necessários para o nosso dia a dia. Quando uma empresa circula bens e serviços, ela ajuda a movimentar a economia do país, gerando emprego e renda. Por isso, é importante que a empresa cumpra sua função social, que é contribuir para o bem-estar da sociedade.
II. A Constituição Federal diz que a propriedade privada é um direito fundamental, que deve ser protegido pelo Estado. Esse direito também é importante para o direito empresarial, porque permite que as empresas tenham bens e recursos para produzir bens e serviços. A propriedade privada, com a livre iniciativa e a livre concorrência, formam uma tríade que sustenta o Direito Empresarial. A livre iniciativa permite que as empresas sejam criadas e se desenvolvam, e a livre concorrência garante que as empresas tenham que competir entre si para oferecer os melhores produtos e serviços.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Rubens Gomes de Sousa considera o tributo como figura unitária. Já Pontes de Miranda e Alfredo Augusto Becker estabelecem dois tipos de tributos: o imposto (visa financiar serviços estatais e tem por base de cálculo fato lícito qualquer) e as taxas (serviços estatais divisíveis).
Considerando a classificação dos tributos quanto ao impacto financeiro, relacionando-se à repercussão econômico-financeira do tributo, sobre a principal distinção entre os tributos diretos e indiretos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os tributos diretos têm seu ônus financeiro transferido para os consumidores, enquanto tributos indiretos têm uma relação direta com a renda do contribuinte.
II. Os tributos diretos têm uma relação direta entre a cobrança e a renda do contribuinte, de forma que a mesma pessoa obrigada ao pagamento do tributo suporta, efetivamente, o seu ônus econômico.
III. Os tributos indiretos são pagos por todos os integrantes da cadeia produtiva, por exemplo, ICMS, incide em toda a cadeia produtiva e deve, portanto, ser recolhido por todos os integrantes (industriais, atacadistas e varejistas).
IV. A principal diferença entre tributos diretos e indiretos é que, nos tributos diretos, o contribuinte de direito arca efetivamente com o ônus financeiro, enquanto nos tributos indiretos, esse ônus é repassado para quem está na cadeia produtiva (contribuinte de fato).
A II e III, apenas.
B III e IV, apenas.
C II, III e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.
E I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina