Logo Passei Direto
Buscar
imigrantes japoneses. Ao chegar ao Brasil, Joaquim Lima Moraes adaptou o instrumento para uso por pessoas cegas, utilizando uma folha de borracha compressora para deixar as contas fixas e poder ser lido por tato. Consiste em uma moldura com 21 eixos, cada um contendo cinco contas, quatro na parte inferior e uma na parte superior. Atualmente, é possível utilizar o instrumento para executar diversas operações, como soma, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, entre outras.
Qual é o nome do instrumento mencionado?
A Soroban
B Cubaritmo
C Reglete
D Bengala Longa
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar as opções apresentadas: A) Soroban - É um ábaco japonês, utilizado para cálculos, mas não é especificamente adaptado para pessoas cegas. B) Cubaritmo - Não é um instrumento conhecido para cálculos, e não se relaciona com a descrição dada. C) Reglete - É um instrumento que pode ser utilizado por pessoas cegas, e a descrição se encaixa bem, pois é uma moldura com contas que pode ser lida pelo tato. D) Bengala Longa - É um instrumento utilizado por pessoas cegas para locomoção, mas não tem relação com cálculos. Com base na descrição do instrumento que Joaquim Lima Moraes adaptou para uso por pessoas cegas, a alternativa correta é: C) Reglete.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“Aceitar e respeitar a diferença é uma dessas virtudes sem o que a escuta não se pode dar. Se discrimino o menino ou a menina pobre, a menina ou o menino negro, o menino índio, a menina rica; se discrimino a mulher, a camponesa, a operária, não posso evidentemente escutá-las, e se não as escuto, não posso falar com eles, mas a eles, de cima para baixo. Sobretudo, me proíbo entendê-los. Se me sinto superior ao diferente, não importa quem seja, recuso-me escutá-lo ou escutá-la. O diferente não é o outro a merecer respeito, é um isto ou aquilo, destratável ou desprezível” (Paulo Freire, 2013, p. 118).
Neste contexto, assinale a alternativa que corresponde às ações necessárias que o professor deve apresentar.
A É importante planejar ações pedagógicas que contemplem parte das necessidades dos alunos, organizados em grupos ou individuais, para que tenhamos consciência de nossas limitações. É necessário conhecer a história, as possibilidades e as limitações de cada aluno para produzir experiências pedagógicas significativas.
B É importante planejar ações pedagógicas que contemplem todas as necessidades dos alunos, organizados em grupos ou individuais, e tenhamos consciência de nossas limitações ao abraçar o desafio de sempre buscar respostas que atendam expectativas diferentes. É necessário conhecer a história, a cultura, as necessidades, as possibilidades e as limitações de cada aluno para produzir experiências pedagógicas significativas.
C É importante planejar ações pedagógicas que contemplem todas as necessidades dos alunos, de forma individual, e que tenhamos consciência de nossas limitações ao abraçar o desafio de sempre buscar respostas que atendam expectativas diferentes.
D É necessário conhecer a história, a cultura, as possibilidades e as limitações de cada aluno para produzir experiências únicas.

Apesar do avanço tecnológico que tem proporcionado acesso a recursos pedagógicos voltados para as pessoas com deficiência visual, muitos ainda se apresentam com altos custos, o que muitas vezes impede o seu acesso por parte dos alunos. Alguns deles já são conhecidos pelos educadores, porém, sem um acesso a quem tem direito. Veja alguns exemplos a seguir e os relacione.
Assinale a alternativa correta.
I. Software de braile.
II. Tecnologia de reconhecimento de voz.
III. Tecnologia de reconhecimento de imagem.
IV. Periféricos Braile.
( ) Permitem que o aluno acesse salas de aula virtuais e interaja diretamente com os computadores utilizando um sistema de comunicação escrita em braile. Por meio de alguns deles, o usuário pode utilizar as mesmas funções do teclado, com auxílio de um pequeno teclado braile.
( ) Possibilita à pessoa com deficiência visual acessar conteúdos, programas e aplicativos usando câmeras e dispositivos com reconhecimento de imagem. Por meio de comandos de voz ou mesmo direcionamento dos dedos da mão sobre a tela, o aluno consegue visualizar imagens com alta qualidade.
( ) Permite que o aluno reconheça vozes para acessar conteúdos, programas e aplicativos. Alguns recursos podem auxiliá-lo a reconhecer por completo uma frase, como um dicionário digital com todas as palavras da língua portuguesa. Geralmente fornecem informações por meio de áudio e vídeo em suas telas.
( ) Por meio dele, o aluno utiliza o teclado para auxiliar na leitura. Alguns programas propiciam a conversão de palavras em letras braile. Esses programas geralmente são fornecidos gratuitamente.
A I – II – III – IV.
B IV – III – II – I
C III – IV – II – I
D IV – I – II – III

Mais conteúdos dessa disciplina