Logo Passei Direto
Buscar
Acerca do Marxismo, todas as alternativas estão corretas, exceto:
a. O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas.
b. O Marxismo propõe a coletivização dos meios de produção.
c. O Marxismo critica a exploração do trabalhador.
d. O Marxismo busca a emancipação da classe trabalhadora.
e. O Marxismo analisa as relações de classe na sociedade.
User badge image
Aprendendo com Desafios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder a essa questão, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao Marxismo: a) O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas. - Esta afirmação está incorreta, pois o Marxismo defende a coletivização dos meios de produção, não o controle pela iniciativa privada. b) O Marxismo propõe a coletivização dos meios de produção. - Esta afirmação está correta, pois é um dos princípios fundamentais do Marxismo. c) O Marxismo critica a exploração do trabalhador. - Esta afirmação está correta, já que a crítica à exploração é central na teoria marxista. d) O Marxismo busca a emancipação da classe trabalhadora. - Esta afirmação está correta, pois o objetivo do Marxismo é a libertação da classe trabalhadora. e) O Marxismo analisa as relações de classe na sociedade. - Esta afirmação está correta, pois a análise das relações de classe é uma parte essencial do Marxismo. Dessa forma, a única alternativa que não está correta em relação ao Marxismo é a) O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas. Portanto, a resposta correta é a)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, considere as afirmativas a seguir.
I. A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.
II. A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização.
III. Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.
IV. A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.
a. I
b. II
c. III
d. I, II e III
e. I, II, III e IV

A relação entre trabalho e modo de produção capitalista é:
I. Baseada na posse dos meios de produção pelos empresários capitalistas e pela venda da força de trabalho por parte do trabalhador; assim, no capitalismo, o trabalho é como qualquer outra mercadoria colocada à disposição no mercado.
II. Estruturada na distribuição equânime de renda e no declínio do capitalismo industrial e tecnocrata.
III. Determinante para a ocorrência de conflitos entre as classes sociais.
IV. Determinante para a ampliação da exploração do trabalhador.
a. I
b. II
c. III
d. IV
e. I, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina