Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso acerca dos Porcelanatos
Os porcelanatos consistem em placas de revestimentos compostas por 70% de minerais rochosos nobres — como o Feldspato — queimados a altas temperaturas, processo que os tornam mais impermeáveis e mais resistentes que as cerâmicas comuns.
O porcelanato técnico, normalmente, tende a ser um produto mais caro que o esmaltado, por ser mais resistente e durável, devido ao baixíssimo índice de absorção de umidade (≤ 0,1%) — aproximadamente cinco vezes menor do que o do porcelanato convencional — o que lhe confere maior vida útil.
Os porcelanatos podem ser classificados em “naturais” ou “polidos”. Os “naturais” apresentam superfície fosca ou acetinada, resultante de tratamento especial, que garante elevada resistência a manchas; já os “polidos” possuem superfície mais lisa e com intensidade variável de brilho, decorrente de um processo de polimento mecânico. No entanto, há de se ressaltar que o acabamento “polido” proporciona uma superfície mais impermeável que o acabamento “natural”, pois o processo de polimento pode gerar microporosidades.
O porcelanato técnico é recomendado para áreas de intenso tráfego, visto que são compostos por uma massa porcelânica uniforme e possuem a mesma cor na sua composição, portanto, não recebem qualquer tipo de finalização com esmalte. O mesmo é classificado com o PEI 5.
Ed
há 6 dias
Vamos analisar cada afirmação sobre os porcelanatos: 1. Os porcelanatos consistem em placas de revestimentos compostas por 70% de minerais rochosos nobres — como o Feldspato — queimados a altas temperaturas, processo que os tornam mais impermeáveis e mais resistentes que as cerâmicas comuns. - Verdadeiro (V). Essa afirmação está correta, pois os porcelanatos são realmente compostos por minerais nobres e são queimados a altas temperaturas, o que os torna mais resistentes e impermeáveis. 2. O porcelanato técnico, normalmente, tende a ser um produto mais caro que o esmaltado, por ser mais resistente e durável, devido ao baixíssimo índice de absorção de umidade (≤ 0,1%) — aproximadamente cinco vezes menor do que o do porcelanato convencional — o que lhe confere maior vida útil. - Verdadeiro (V). Essa afirmação também é verdadeira, pois o porcelanato técnico é mais caro e possui um índice de absorção de umidade muito baixo. 3. Os porcelanatos podem ser classificados em “naturais” ou “polidos”. Os “naturais” apresentam superfície fosca ou acetinada, resultante de tratamento especial, que garante elevada resistência a manchas; já os “polidos” possuem superfície mais lisa e com intensidade variável de brilho, decorrente de um processo de polimento mecânico. No entanto, há de se ressaltar que o acabamento “polido” proporciona uma superfície mais impermeável que o acabamento “natural”, pois o processo de polimento pode gerar microporosidades. - Falso (F). A afirmação é falsa porque, embora o acabamento polido tenha uma superfície mais lisa, ele pode sim apresentar microporosidades, mas isso não significa que seja mais impermeável que o natural. O acabamento natural pode ser mais resistente a manchas. 4. O porcelanato técnico é recomendado para áreas de intenso tráfego, visto que são compostos por uma massa porcelânica uniforme e possuem a mesma cor na sua composição, portanto, não recebem qualquer tipo de finalização com esmalte. O mesmo é classificado com o PEI 5. - Verdadeiro (V). Essa afirmação é verdadeira, pois o porcelanato técnico é realmente recomendado para áreas de intenso tráfego e é classificado com o PEI 5. Agora, juntando as classificações, temos: V - V - F - V. Portanto, a alternativa correta que apresenta a sequência é: b) V, V, V, F.