Leia o texto apresentado a seguir:
Suponha que você esteja passando por uma estrada e aviste um carvalho. Você para e fica a observá-lo. Enquanto você está ali parado, passam algumas pessoas que comentam sobre ele. Passa um caçador e diz: esta árvore é um bom abrigo para pássaros. Em seguida, para um madeireiro: esta árvore daria uma belíssima mesa. Uma garota romântica olha para a árvore e pensa que ali seria uma boa paisagem para namorar. Todos veem carvalhos diferentes, no entanto, o carvalho é um só.
Podemos afirmar que
Ase a percepção significa observação científica e isenta de emoção, então podemos afirmar que as três pessoas veem a mesma coisa: uma árvore, com determinada forma, provida de tronco, galhos, folhas etc.
Buma explicação fenomenológica para o relatado acima seria: cada um vê algo diferente quando olha o carvalho porque não vemos objetos puros. Nosso olhar é sempre acompanhado de significações. O significado que as coisas têm para nós se revela no modo como falamos sobre elas e no uso que fazemos delas.
Cpara a abordagem cognitiva, a visão que cada um tem do carvalho é explicada pela maneira própria de cada um ser afetado, ou seja, distintos afetos são mobilizados quando olhamos para o objeto.
Dse pensarmos na existência de um mundo dos objetos independente dos sujeitos, podemos compreender porque cada sujeito viu o carvalho de determinado modo.
Epara a abordagem sócio-histórica, os fenômenos acima descritos expressam a visão subjetiva de um mundo objetivo/coletivo.
Ed
semana passada
Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a resposta correta. A) Se a percepção significa observação científica e isenta de emoção, então podemos afirmar que as três pessoas veem a mesma coisa: uma árvore, com determinada forma, provida de tronco, galhos, folhas etc. - Essa afirmação ignora a subjetividade da percepção, então não é correta. B) Uma explicação fenomenológica para o relatado acima seria: cada um vê algo diferente quando olha o carvalho porque não vemos objetos puros. Nosso olhar é sempre acompanhado de significações. O significado que as coisas têm para nós se revela no modo como falamos sobre elas e no uso que fazemos delas. - Esta alternativa reflete bem a ideia de que a percepção é influenciada por significados pessoais, então parece correta. C) Para a abordagem cognitiva, a visão que cada um tem do carvalho é explicada pela maneira própria de cada um ser afetado, ou seja, distintos afetos são mobilizados quando olhamos para o objeto. - Embora essa afirmação tenha um fundo de verdade, não abrange completamente a ideia de significação que a situação apresenta. D) Se pensarmos na existência de um mundo dos objetos independente dos sujeitos, podemos compreender porque cada sujeito viu o carvalho de determinado modo. - Essa alternativa sugere uma visão objetiva que não considera a subjetividade da percepção, então não é correta. E) Para a abordagem sócio-histórica, os fenômenos acima descritos expressam a visão subjetiva de um mundo objetivo/coletivo. - Essa afirmação é um pouco confusa e não se alinha bem com a ideia de que a percepção é individual e influenciada por significados pessoais. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa na explicação do fenômeno descrito é a B: "Uma explicação fenomenológica para o relatado acima seria: cada um vê algo diferente quando olha o carvalho porque não vemos objetos puros. Nosso olhar é sempre acompanhado de significações. O significado que as coisas têm para nós se revela no modo como falamos sobre elas e no uso que fazemos delas."