Logo Passei Direto
Buscar
A designer e professora universitária Kristin Cullen apresenta uma abordagem específica do processo metodológico do design gráfico (In: CULLEN, Kristin. Layout Workbook: a Real-world Guide to Building Pages in GraphicDesign. Gloucester: Rockport Publishers, 2005, pp. 26-41):



A. Instruções de projeto: visão geral e meticulosa do projeto, contendo as instruções que devem guiar o designer em todos os passos seguintes, concentrada em três aspectos: no entendimento do problema trazido pelo cliente em todos os seus aspectos, na relação cliente-designer, e no público alvo.



B. Pesquisa e coleta de informações: revisão de todo o material fornecido pelo cliente, pesquisas e coletas de informação adicionais, incluindo materiais e estratégias de comunicação correntes do seu cliente; dependendo da complexidade do projeto, pesquisadores profissionais devem ser incorporados à equipe.



C. Brainstorming: atividade solucionadora de problemas, geradora de ideias, executada individualmente ou em grupo, em que, eventualmente, até mesmo o cliente pode participar. Entre as técnicas possíveis, estão a escrita livre, mapas cognitivos, listas de ideias e pensamentos, e pranchas de inspiração visual com imagens selecionadas.



D. Conceituação: formulação do esquema visual do projeto. “O conceito é o elo temático entre o design, sua função, e a mensagem entregue ao observador” (Cullen,2005: p. 34). Pode ser mais simples e objetivo, ou mais profundo, por exemplo, através do uso de analogias, metáforas e simbolismos. O conceito do projeto determina uma ideia singular e centrada, sobre a qual se baseia o desenvolvimento do design.



E. Experimentação e desenvolvimento: transformação dos elementos visuais em soluções coesivas, em procedimentos que vão de estudos visuais básicos à variações refinadas, onde as diversas opções desenvolvidas vão se afunilando na direção da solução final. Normalmente, isso implica decisões sobre: paletas de cor; famílias tipográficas; maneiras de tratar ilustrações e fotografias; o uso de grafismos, formas e elementos lineares de suporte visual; hierarquias com níveis de informação dominantes e subordinados; a disposição e o arranjo em sequência do conteúdo visual e textual; grades e sistemas de proporção distintos para estruturar a página etc.



Com relação à execução, após a implementação do caminho escolhido e os ajustes finais, quais os próximos passos que devem ser adotados na verificação dos resultados?

A
Depois de pronto, já não é necessário verificar se o resultado se mostra esteticamente forte, pois deve atender às instruções do projeto. Por fim, a peça é entregue.

B
Depois de pronto, verifica-se se o resultado se mostra esteticamente forte, num sistema unificado e consistente, com a mensagem claramente comunicada e útil para o observador, e não é necessário verificar se efetivamente atende às instruções do projeto. Por fim, o design é apresentado ao cliente.

C
O design é apresentado ao cliente, e, em caso de necessidade, procede-se sutis refinamentos e a peça é entregue.

D
Depois de pronto, verifica-se se o resultado se mostra esteticamente forte, num sistema unificado e consistente, com a mensagem claramente comunicada e útil para o observador, e se efetivamente atende às instruções do projeto. Por fim, o design é apresentado ao cliente, e, em caso de necessidade, procede-se sutis refinamentos e a peça é entregue.



E
Nada se tem a fazer, pois o processo já está terminado.
User badge image
Yasmim Ponciano

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao processo de verificação dos resultados após a execução do design, conforme a abordagem de Kristin Cullen. A análise das opções é a seguinte: A) Esta opção sugere que não é necessário verificar a estética do resultado, o que não é uma prática recomendada no design gráfico, pois a estética é fundamental. B) Embora mencione a verificação estética, diz que não é necessário verificar se atende às instruções do projeto, o que também não é correto, pois é essencial que o design atenda às diretrizes estabelecidas. C) Esta opção menciona a apresentação ao cliente e possíveis refinamentos, mas não aborda a verificação estética ou a conformidade com as instruções do projeto. D) Esta opção é a mais completa, pois menciona a verificação estética, a consistência do design, a comunicação clara da mensagem e a conformidade com as instruções do projeto, além de incluir a apresentação ao cliente e a possibilidade de refinamentos. E) Esta opção afirma que nada mais precisa ser feito, o que é incorreto, pois sempre há espaço para revisão e refinamento. Portanto, a alternativa correta é: D. Depois de pronto, verifica-se se o resultado se mostra esteticamente forte, num sistema unificado e consistente, com a mensagem claramente comunicada e útil para o observador, e se efetivamente atende às instruções do projeto. Por fim, o design é apresentado ao cliente, e, em caso de necessidade, procede-se sutis refinamentos e a peça é entregue.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina