Logo Passei Direto
Buscar
(ENEM 2009) O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.
A transformação mencionada no texto é a:
a. evaporação
b. solidificação
c. liquefação
d. fusão
User badge image
Ensinando Através de Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar a descrição do texto. Ele menciona que a água ou a umidade da terra absorve calor e, quando atinge uma certa temperatura, algumas moléculas começam a subir para a atmosfera. Esse processo é característico da transformação de água líquida em vapor. Agora, vamos às alternativas: a. evaporação - Este é o processo em que a água se transforma de líquido para vapor, absorvendo calor. É exatamente o que o texto descreve. b. solidificação - Este é o processo de transformação de líquido para sólido, o oposto do que está sendo descrito. c. liquefação - Este termo se refere à transformação de um sólido ou gás em líquido, o que não se aplica aqui. d. fusão - Este é o processo de transformação de sólido para líquido, que também não se aplica ao que o texto descreve. Portanto, a transformação mencionada no texto é: a. evaporação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aquino, Paletta e Almeida propuseram dividir o gerenciamento ambiental em três tópicos: (i) gerenciamento de risco de poluição das águas; (ii) gerenciamento de risco de poluição do ar e (ii) gerenciamento de risco de poluição do solo. Entretanto, os mesmos autores destacaram que essa divisão é apenas para simplificar a parte didática, pois vale lembrar nenhum dos diversos tipos de poluição ocorre em um ambiente específico (aquático, terrestre ou atmosférico), mas sim de forma interligada direta ou indiretamente, o que torna ainda mais complexo o estudo do risco em poluição em si. Fonte: AQUINO, A. R.; PALETTA, F. C.; ALMEIDA, J. R. Risco Ambiental, 2017.
Julgue os itens a seguir acerca do gerenciamento de risco em poluição das águas.
I As principais preocupações quanto a poluição de ambientes aquáticos, refere-se a entrada de águas residuárias, lançamentos de efluentes industriais líquidos ou sólidos, em águas naturais ou de abastecimento público;
II No caso das águas para abastecimento público há também uma grande preocupação referente a toxicidade gerada por determinados organismos como toxinas liberadas por microalgas e pela presença de microrganismos patogênicos, principalmente por bactérias e protozoários;
III Os três tipos principais de tratamentos são: físico, químico e biológico. Os processos físicos são utilizados para separar sólidos em suspensão nas águas residuárias, mas também podem ser utilizadas para equalizar e homogeneizar um efluente;
IV Os processos químicos são utilizados principalmente para a remoção de contaminantes químicos uma vez que é necessário aumentar a eficiência de remoção de um elemento ou substância, ou modificar seu estado ou estrutura, simplesmente para alterar suas características químicas.
a. As afirmativas III e IV estão corretas.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. As afirmativas I e II estão corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida.
Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é INCORRETO afirmar que:
a. As águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial.
b. A contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície.
c. A emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental.
d. A água potável é cada vez mais escassa no globo, em razão do uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano.

Mais conteúdos dessa disciplina